Última parada: Auschwitz

Última parada: Auschwitz Eddy de Wind

Resenhas - Última parada: Auschwitz

Rodrigo 16/09/2023

É como estar dentro do campo
Interessante como no início do livro, tudo parece tão impactante e monstruoso, mas ao decorrer a descrição se torna mais monótona e lendo você acaba (como quem esteve lá) se habituando a rotina do campo. E o final tudo é tão repentino e a ansiedade de um reencontro em cada linha.

Maysa 04/09/2023

É um livro de muitas informações, cheio de detalhes.. bem diferente do que ja li em outros livros com o mesmo tema. Ele mostra outros pontos de vista e outro cenario do campo de concentração
Estava esperando outro tipo de leitura, nao me agradou muito a escrita, mas por contexto historico e por conhecimento, acho que vale o investimento no livro

Nathalia998 28/08/2023

Não valeu a pena ...
No início estava ruim e o final parecia o início.
A história é boa, porém. Foi mal elaborada, os personagens,se perdem com o desenrolar do livro.
Não foi possível ter uma noção da ordem em que tudo aconteceu,me senti completamente perdida.
Em fim... Não valeu a pena.
Mari.Vasconcelos 02/02/2024minha estante
Concordo contigo. Uffa! Pensei que eu tava lendo errado

Carolina.Perdigão 27/08/2023

Que livro incrível! O diário é contado com minuciosos detalhes e num ritmo impressionante que é impossível de parar. Leitura pesada com relatos fortes da crueldade vivida pelos prisioneiros de um campo de concentração.

Taty 17/08/2023

Emocionante e esclarecedor
Emocionante e esclarecedor sobre tudo que aconteceu naquele período de trevas para a humanidade.
Relato real de um sobrevivente do campo de concentração.
Barbáries, desumanidade e maldade.
Importante relato para não deixar que os mortos do holocausto tenham sofrido em vão.

anaísa 19/07/2023

Um livro mt triste mas mt importante, fico ainda mais chocada de descobrir as coisas q aconteciam no holocausto.

Ingrid 02/07/2023

Triste realidade
O livro conta a história de como um médico sobreviveu à Auschwitz.

É impressionante pensar como o ser humano pode ser tão cruel, como podem ter feito tudo isso com outros seres humanos.

Eddy conta sobre sua dor, suas perdas, sobre como buscava força para viver aquele inferno.

Termino o livro com vergonha do ser humano.

Cah. 01/07/2023

Abandonei!
Por ser o primeiro diário escrito dentro do
campo de concentração de Auschwitz, pensei que seria uma leitura que me prenderia do início ao fim, infelizmente foi o contrário, fui empurrando com a barriga até metade, quando não aguentei mais continuar a leitura ...

Lamento de verdade por não sido um dos livros sobre a Segunda Guerra Mundial que entrou pra minha lista de recomendados.
Nathalia998 30/09/2023minha estante
Super te intendo.
O livro é realmente muito chato, a história é monótona, quando li percebi que algumas coisas não fazem sentido.
Creio que a intenção foi boa,mas. O desenrolar da história foi mal elaborada de mais.
Concluí a leitura na base do ódio.

Cah. 02/10/2023minha estante
Se eu não gostar de um livro, abandono, não tenho paciência!

Camila.Castro 28/06/2023

Escrita não é das melhores mas o livro é bom.
Gosto muito de ler livros sobre a temática do Holocausto. Lembrar é importante para nunca mais repetirmos os mesmos erros. O livro foi escrito foi escrito ainda durante o holocausto, por um homem que ainda enfrentava seus horrores. A escrita não é a das melhores porque ele não era um escritor mas um médico, então as vezes se arrasta um pouco. Mas ele se sobressai justamente por ser um dos poucos livros escritos ao mesmo tempo em que os acontecimentos se davam.

Jeanne.Vieira 25/06/2023

Escrito no campo
Comecei a leitura com auta expectativa, depois entendi que o escritor tinha uma única visão, a dele. Não sabia nada que estava volta. As partes mais destruidoras mentalmente é conforme ele vai descobrindo tudo que era feito nos muros que ele não conheceu. Eu esperava a esposa no final. Mas as montanhas estavam longe demais. Não apaixonei. Não lerei novamente, mas cumpriu seu papel. Sei mais um capítulo horrível dessa parte da história da humanidade.

Eduardo 16/06/2023

Que relato!
Quanto mais eu leio sobre esta terrível mancha sobre a história da humanidade, mais eu me espanto!

Meu Deus!

Prisioneiro n° 150822

eiabelhinha 03/06/2023

[...]
"Senti que algo tinha mudado em mim.Que precisava continuar a viver, que queria viver para contar isso, para convencer as pessoas que isso aconteceu de verdade."

Pensei muito sobre o que escrever a respeito desse livro, mas após uma leitura como essa não existem palavras só sentimentos.

@srta.bookstan 29/05/2023

Mais um relato emocionante referente a Auschwitz que tenho a oportunidade de ler. Rico em detalhes sobre a rotina, no campo de concentração, no ponto de vista de um médico que tinha acesso a informações, lugares e a contatos importantes. Nesta obra o autor descreve todas as atrocidades que viveu e presenciou em forma de diário, narrado na terceira pessoa através de um personagem inventado, pelo mesmo, por conta de não suportar os traumas vivenciados.

A cada obra que leio sobre o tema ainda consigo me surpreender com tamanha crueldade, me surpreendo com o ponto em que o ser humano chegou, e me surpreendo com todas as coisas que são capazes de fazer a um semelhante.

Gosto de indicar obras desse tema como necessárias porque "não devemos esquecer a história, para que ela não se repita".

Thais 18/05/2023

Não devemos esquecer!
Esse livro tem conteúdo extremamente sensível, então não cabe a mim dizer se o livro é bom ou ruim! Essa história foi algo real vivenciado pelo autor, e não é uma leitura fácil, para os mais sensíveis.
Eu tive um pouco de dificuldade com a escrita, ou talvez a tradução, não foi tão fluída pra mim, em algumas partes fiquei confusa!
Foi uma leitura importante, acho que sempre é válido ler sobre a história do holocausto, pra que não esqueçamos, e pra que jamais isso volte a se repetir.