Última parada: Auschwitz

Última parada: Auschwitz Eddy de Wind

Resenhas - Última parada: Auschwitz

QUEIJO460 14/05/2023

Última Parada: Auschwitz.
Este não foi o primeiro livro que li, mas foi o que iniciou o meu hábito de leitura continua. Sendo também o primeiro livro que comprei. Na época eu tinha grande interesse na segunda guerra mundial, consumia muito conteúdo sobre a tal, então adquiri o livro.
Este livro relata a experiência de Eddy de Wind, último médico judeu a formar-se na Universidade de Leiden, na Holanda, durante a Segunda Guerra Mundial. O livro foi escrito logo após a saída de Eddy do campo de concentração, sendo assim, os eventos estavam muito frescos na mente de Eddy.
Neste livro, o campo de concentração de Auschwitz é muito bem detalhado para o leitor. É mostrado que havia uma espécie de classes entre os próprios presos, sendo os judeus, os últimos desta classe, como também, os mais odiados pelos próprios presos. Está disponível também no final do livro, um mapa do campo de concentração.
Marcos5813 14/05/2023minha estante
Parece ser bom

Isac 11/04/2023

Real, comovente e chocante!
"O instinto de crueldade, que em todo homem civilizado é sistematicamente reprimido desde a infância...foi desatado no povo alemão."

Somente esse trecho do livro, consegue uma definição perfeita sobre o próprio, a crueldade e o ódio desenfreado dos alemães para com os judeus e outros povos, é realmente chocante! Durante a leitura o próprio escritor relata as coisas que viu e ouviu dentro do maior campo de concentração nazista. Destaque para as experiências do médico nazista Mengele, que basta apenas algumas poucas descrições, para vermos o quão sádico ele era. Para quem gosta de assuntos relacionados com a Segunda Guerra Mundial, precisa ler esse livro pois é um relato histórico vívido e recomendo á leitura veementemente para aqueles que querem conhecer mais essa parte trágica da nossa história.

Único ponto negativo, foi o formato que o livro escrito, haja visto que é um diário, seria mais interessante para o leitor que fosse dividido entre dia, mês e ano e não em capítulos como acontece. Mas como esse era o objetivo do escritor, haja visto que ele criou um personagem para contar sua própria história, temos que aceitar, mas de qualquer forma fica aqui minha crítica, fora isso... recomendo!!

Amanda.Brisa 26/03/2023

Intenso e reflexivo
Como todo livro sobre o holocausto, esse nos deixa imerso em um ambiente caótico e triste. É tão ruim saber que isso faz parte da nossa história. Tão ruim saber que tamanha maldade e alucinação aconteceu. Sem contar que essa história é de um personagem real, que fez um diário dos seus dias de luta naquele lugar.

Hugo 25/03/2023

Não devemos esquecer a história, para que ela não se repita. Muitas vezes essa advertência vem junto de um grito de horror. Único livro escrito dentro de um campo de concentração, não tenho certeza.
Bem detalhado, até mesmo porque a pesquisa do seu autor foi feita em campo, praticamente. O que não guarda em marcas no corpo, guarda em traumas psicológicos, apesar de toda a lucidez do texto.

é um diário, não tem como objetivo ficcional de dar profundidade as personagens, ela existe para aquele que escreve o diário e isso basta para ele. Publicado nos anos 40 sem fazer sucesso. Um dos filhos encontrou e decidiu emprestar para uma exposição sobre o Holocausto. Quando foi relançado, aí então é que foi redescoberto e virou um grande sucesso.

"Arbeit macht frei.. o trabalho liberta você.
[...] uma ilusão, esse portão não era outra coisa que não o portão do inferno"

O que torna a leitura difícil é a realidade de seu conteúdo, da realidade do que um ser humano pode fazer com outro.

Evelin 09/03/2023

Livro forte e impactante.
Um ótimo livro, como todo livro baseado em fatos reais o que não falta são detalhes.
Muito detalhado e você consegue sentir as angústias e medo dos personagens a cada relato a angústia e o medo passam para você, a leitura de deixa completamente imersa, como se estivesse dentro do campo de concentração e fosse passar por tudo aquilo, a cada novo relato, novo personagem que surge os relatos de horror e crueldade só pioram. Os relatos de Eddy mostram o medo e a coragem de viver e tentar sobreviver aos abusos sofridos nos campos de concentração. Realmente muito impactante, confesso que senti meu estômago embrulhar por vários momentos e em alguns precisei dar pausas na leitura pois achava muito forte os relatos e maltratos que aconteciam, nas câmeras de gás, laboratórios humanos em que em sua maioria as cobaias eram mulheres as entre linhas e incertezas de vida ou morte... o quanto estar ?vivo? para eles que estavam passando por aquilo era relativo pois partes já haviam morrido segundos antes, as dúvidas a esperança quase infantil de que por algum milagre seu ente querido ou esposa possa ter sobrevivido e também encontrado a liberdade.. o último capítulo foi um dos mais difíceis pois ali tinha o relato de desespero onde finalmente os personagens encontram a liberdade ou a morte onde o sofrimento acaba, literalmente acaba?. No caminho encontravam-se outras vítimas dos alemães, que passaram por coisas iguais ou piores, onde se tem o relato do desespero dos carrascos tentando encobrir de todas as formas as atrocidades e crimes cometidos.. podemos ler milhares de livros sobre esse período sombrio, mas sempre iremos nos chocar. Pois sabemos que ainda existem muitas histórias que não foram contadas que podem ter ficado perdidas no passado em um laboratório, vala ou câmera de gás? Um ótimo livro, uma ótima lição.

NatAlia 07/03/2023

Chorei muito a cada página, mas principalmente com o final.
É quase inacreditável que um ser humano possa ter feito isso com outro.
Recomendo que leiam, mas é uma leitura muito forte e com relatos bem sensíveis.
Durante a leitura eu fiquei com sensação de muito medo e pude ver o quão indefeso o ser humano é. Fiquei muito triste, assustada e revoltada.

LEMBRAR PARA NÃO REPETIR.

HOLOCAUSTO NUNCA MAIS!!!

Giuliana 01/03/2023

Última parada: Auschwitz
Um diário de um sobrevivente ao holocausto. Livro triste mas necessário para que nunca se repita e ninguém mais se esqueça de tudo de ruim que aconteceu naquele tempo.

Luciano 28/02/2023

Dentre os livros que li até agora sobre Auschwitz, esse é o melhor sem dúvida, leitura fácil, cada página te prende pela história, e tudo te trás pra dentro de Auschwitz e suas barbáries.

elita.y 23/02/2023

Não tenho nem palavras para descrever o quão emocionante esse livro é!
Ele (e muitas outras obras) descrevem a respeito das dificuldades na época da Segunda Guerra Mundial, mas sempre darei um destaque a este, pois foi escrito DENTRO do campo! A forma a qual Eddy consegue remeter o seu dia a dia, descrevendo todas as atrocidades cometidas pelos alemães é, de certa forma, um tanto assustador.
A forma que Eddy (e outros judeus) lutam pela sua sobrevivência todos os dias é tão?nem consigo achar palavras, apenas leiam, vale muito à pena.

annadorony 04/02/2023

não tem como classificar um livro assim, mas estou classificando mais pela leitura não ter sido tão fluida pra mim, não tem muito oque falar, mas recomendo todos lerem já que foi totalmente escrito dentro do campo de concentração, para melhor entendimento sobre o assunto

Ellen 22/01/2023

Como todas as histórias e estórias do holocausto, traz muita dor e memórias dos horrores aos quais os Judeus foram submetidos?

Isa 19/01/2023

Devastador.
"Tenho que continuar vivendo para contar sobre isso, para contar a todos, para convencer as pessoas de que aconteceu de verdade..."
Não há como classificar um livro como esse, só recebe 4 estrelas porque a leitura não foi tão fluida pelo conteúdo ser tão pesado, mas, ainda assim, considero um livro super necessário pelas reflexões que surgem durante toda a trajetória.

Stela 14/01/2023

Interessante
Para aqueles que gostam de saber mais sobre a Segunda Guerra e como era dentro de. Campo de Concentração é uma ótima leitura