Pet Sematary

Pet Sematary Stephen King

Resenhas - O Cemitério

Rafael Oliveira 13/05/2024

O Cemitério
Louis Creed, um jovem médico, sua esposa Rachel e seus dois filhos Ellie e Gage se mudam para uma pequena cidade do Maine em uma residência a beira da rodovia. Logo no inícios conhecem seu novo vizinho, um morador local chamado Crandall, o qual Louis desenvolve um grande laço de amizade.

Em um passeio com a família, Crendall mostra o cemitério de bichos que existe na região da casa. Neste local várias crianças já enterraram seus bichinhos de estimação.

Após um acidente com o gato de Ellie, que acaba morrendo, Crandall resolve fazer Loius enterrar o gato em num local após o cemitério de bichos. No dia seguinte, o gato aparece vivo, com alguns detalhes diferentes.

A história leva boas páginas para fazer toda esta apresentação, até que um outro acidente acontece e atitudes são tomadas, que leva o livro para um passo além.

É um livro bem lento, bem repetitivo e previsível. Tem muito pouco diálogo, o que torna a leitura pouca fluída. As motivações são explicadas, mas em poucas eu concordava ou via lógica.

Eu particularmente não gostei, comparava bastante com o tipo de escrita que tem em O Iluminado, talvez seja o momento que King estava na carreira, pois é um livro mais antigo dele.
-Rafaela 13/05/2024minha estante
Um sonífero de livro, péssimo kkk

Rafael Oliveira 13/05/2024minha estante
Foi difícil Rafa ?

Gustavo616 12/05/2024

Hey! Ho! Let's go!
Mais um livro do Rei Stephen, e claro, ele não me decepciona NUNCA! O Cemitério é um livro incrível, eu já tinha visto o filme e não havia gostado, mas o livro é o completo oposto! A obra começa até simples no início, não tem muito acontecimentos que te fazem encontrar distinções para outras obras de horror, inclusive as do próprio King, porém, ao passar da leitura, o livro toma uma proporção que só o King consegue fazer, te deixando atento aos fatos com tremenda curiosidade e desejo de conseguir entender tudo que está acontecendo no universo de Ludlow e o "simiterio" de bichos. Recomendo muito para quem tem interesse em livros assim, e também para quem deseja iniciar suas leituras das obras do Stephen King. É um livro de boa leitura, muito bem explicado, e sem lacunas abertas que causam estranheza e dúvidas, e o final dele é magnífico, não poderia terminar de maneira melhor. Esse é o meu quarto livro do autor, tenho mais 2 para ler, e com toda certeza eu passarei a aumentar essa coleção. NOTA 10!!!

Katy 11/05/2024

Já sei que vai ser meu preferido do King
Tenho muita dificuldade em ler os livros do King porque, apesar das histórias serem incríveis, acho que o autor enrola demais e isso me incomoda. Sempre que vou tentar ler os livros dele, tenho a sensação que acontece uma coisa relevante a cada cem páginas e isso me faz começar a me arrastar na leitura. Entretanto, tenho um carinho super especial pelo filme cemitério maldito (marcou minha infância e já perdi as contas de quantas vezes assisti!), então queria muito ler o livro.
Ver que o meu filme tão querido foi super fiel ao livro, até nas descrições e falas, deixou meu coração quentinho. O autor ainda enrolou bastante, várias divagações, vários "vai-e-vem" de pensamentos que se prolongam no decorrer das páginas e não acrescentam muito na história, mas eu ainda amei, amei matar a saudade da minha história de terror favorita.

Taka 11/05/2024

Muito bom!
Ai gente, eu nem sei o que dizer, eu amei. King tem um dom de mexer com coisas sensíveis sem deixar você traumatizada. O tema é delicado, mas ao mesmo tempo é intenso. Enfim... amei kkk

JoAo366 09/05/2024

O cemitério
Ja tinha ouvido falar muito bem desse livro mas não imaginei que gostaria tanto, com certeza entra para meu top 5 do King. Por mais que o final do livro parece um pouco previsível há uma reviravolta nas ultimas páginas e, além disso, o desenvolvimento da estória é instigante e fluido.

torino0 09/05/2024

Entediado até pra fazer a resenha desse
Vamos lá, é o livro mais enrolado do king, e com enrolado eu quero dizer que tem muita informação que não acrescenta em nada na história. demora muito pra engatar e o maior ponto negativo desse livro pra mim, foi o fato da sinopse contar 75% do livro e até esses 75% é um desconforto morno que é colocado pro leitor sentir que algo vai acontecer, e esse algo é tão frustrante que mesmo depois de terminado, ainda falta molho.
personagens sem graça e sem profundidade, sei que o luto é algo muito pessoal, mas o louis é muito est*pido.
é chato, arrastado, sem ação e um dos piores do king que já li:/

clarabizarria 09/05/2024

"Mas um homem planta o que pode... e cuida do que plantou."
Aqui eu pude conhecer o quanto a escrita do King é sensacional. O cara definitivamente sabe o que faz. Esse é o terceiro livro que leio do mesmo e posso afirmar que o que não me fez abandonar a leitura antes das 250 páginas foi a escrita fluida do escritor.

A história começa de maneira bastante entediante e esse cenário perdura por mais tempo do que eu gostaria. Louis Creed e sua família de comercial de margarina é tudo o que promete ser, mas algumas coisas acontecem e mudam drasticamente o rumo da história.

Sinceramente eu não poderia esperar o que essas páginas me contaram, além de ao longo dos acontecimentos o autor se vale de algumas reflexões bem interessantes - que na minha opinião valeriam mais páginas - mas não tão profundas, até por conta do cenário que se é abordado.

Eu senti uma referência a Frankenstein, mas não sei se estou certa. O desejo por dar a vida àquele que não a possui. As consequências de ações não racionalmente pensadas. O jogo de emoções para lidar com o desenrolar do fim.

Talvez, para alguns, o final seja nada mais que uma ponta solta e tenha até frustrado o leitor. Para mim foi um final que me fez fechar o livro e agradecer por não ter desistido logo nas primeiras páginas.

Analú Oliveira 09/05/2024

Sem graça.
Escrita boa, porém a história não me pegou, talvez não li no momento certo da minha vida, pois as resenhas são na maioria positivas, mas é aquela coisa, cada um tem sua opinião. Chato!!

Beatriz.Cremonesi 09/05/2024

O cemitério
Sem palavras. Stephen King é simplesmente incrível. É um livro relativamente grande e pelo tamanho eu li rápido, já que a narrativa me prendeu muito. A história é muito interessante e traz um suspense muito legal durante a leitura.

alice kaspbrak 08/05/2024

O homem né
O livro prende bastante a gente do começo ao fim, a história é ótima e a forma como é contada tb. Não chega a ficar entediante em nhm parte da narrativa. Durante o livro eu consegui acompanhar os pensamentos do Louis de uma forma tão real que parece que tá vindo da minha própria cabeça. Sou suspeita pra falar mas eu adoro a forma como o king consegue achar várias vertentes de um só pensamento, fazendo a gente pensar junto com o personagem, de várias formas diferentes e sobre uma só situação. É incrível. Massss, não fui muito fã do final kkkkkkkk talvez eu não tenha entendido o real significado, mas enfim. Simplesmente O homem

Léo 08/05/2024

Uau.
Eu tentei ler esse livro três vezes, contando com esta em que finalmente consegui concluir. Sou um dos maiores inimigos de livros em 3° pessoa mas, neste livro, Stephen King conseguiu mostrar-me o quanto ela pode ser poderosa quando bem utilizada. Não é fácil trabalhar com personagens distintos, todos com personalidades marcantes, quando não se sabe o que está fazendo.

E Stephen King sabia muito bem o que estava fazendo.

Personagens absurdamente humanos, momentos de tensão absoluta e um desfecho de arrepiar qualquer um.

Simplesmente, maravilhoso.

Eduarda1009 08/05/2024

Esperava mais
Foi meu primeiro livro do King e confesso que esperava muito mais.
A premissa é muito boa, mas o livro demora muito para ficar interessante. Até o meio é só o dia-a-dia de uma família qualquer com alguns sonhos estranhos e histórias de um cemitério de bichos. Nada que realmente desse medo ou prendesse a atenção.
O fim foi mais triste do que assustador, acho que tinha mais potencial.
Se for comparar com O que Aconteceu com Annie, acho que um ponto a favor seria que King explicou a origem do cemitério, o que não aconteceu muito bem no livro da CJ Tudor.

Elcimar.Matos 08/05/2024

O coração de um homem é mais empedernido?
O livro começa nos apresentando a família Creed com a sua mudança para Ludlow na Nova Inglaterra, onde o Louis consegue um emprego de Médico na Universidade.

King nos apresenta Louis como um Médico que entende o ciclo da vida e aceita a morte como algo natural. Já Rachel tem trauma com mortes e se nega a falar sobre o assunto. Eles tem dois filhos, Ellie e Gage. Ellie tem uma personalidade forte e um pavio curto como Rachel e Gage tem apenas um ano e ainda não fala e ao decorrer do livro ele vai crescendo.

Jud Crandall é o vizinho da família, o típico senhor de idade que sabe tudo sobre a cidade e os seus acontecimentos, é bom um personagem na história, gostei bastante dos personagens, o King é mestre em criá-los com tanta complexidade e peculiaridade.

Aqui o King nos enche com cenas de terror nu e cru, algumas vezes nos dando nojo, anseio e medo.

O fato do Louis ser um Médico que aceita a morte e depois ele começando a negá-la de acordo com a perda de uma pessoa amada nos mostra como a morte pode ser dificilmente encarada na prática apesar de suas crenças, ainda temos o cenário de Ludlow e todo o terror atmosférico que mexe com o psicólogo dos personagens.

Único ponto incômodo para mim, é de que o Louis foi apático no momento em que a familia mais precisava dele, ele tentou resolver e ajudar a família da forma errada, ele não ter conseguido aparar a Rachel naquele momento me deixou com um pouco de raiva dele.

Não sei qual foi o objetivo final do King com este livro, se foi apenas fazer uma história de horror com o que ele está habituado ou falar sobre a dor da perda de uma pessoa amada e como pode ser difícil encarar o luto realmente.

Independente do objetivo, eu gostei bastante e devorei esse final, não achei que foi apressado como alguns acharam, sinto que apenas foi fluindo, não tinha necessidade de enrolar. Para mim é um dos melhores finais de livro do King.

Mas ainda sinto que faltou alguma coisa nesse livro para eu dar cinco estrelas.

O King tem uma escrita incomparável, as suas descrições sempre estimulam a minha imaginação fértil, e eu me pego criando um filme na minha cabeça, eu amo escritas que fazem isso tão bem!

Enfim, matei a saudade que eu estava de ler o King e sabia que ele conseguiria me resgatar ao hábito de leitura e despertar minha paixão pela leitura, após uma grande ressaca literária por ter deixado de lado esse hobbie de leitura de ficção que eu amo por questão de trabalho, estudo e obsessão por produtividade? Eu estava apenas lendo livros da faculdade, mas a busca apenas por produtividade acaba matando a nossa identidade e é necessário termos equilíbrio, não largarei a leitura de ficção nunca mais, pois ainda prefiro ler do que ver filmes e séries.

Tatá 05/05/2024

É um livro que dispara alguns gatilhos, e faz você refletir muito sobre a morte
É um dos meus favoritos do King
Me deixou angustiada em vários momentos