A sociedade da neve

Resenhas - A Sociedade da Neve

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carolina335 09/02/2024

Que história
Fiquei obcecada com o acontecimento dos andes depois de ver o filme e o livro ajuda a entender melhor o que aconteceu

Lidiane.Malheiros 04/02/2024

Emocionante
"o verdadeiro milagre é que, ao viver tanto tempo se esquivando da morte, resvalando nela o tempo todo, aprendemos da forma mais intensa o que significa estar vivo."

Eu lembro de ter visto o filme " Vivos" de 1993 que conta sobre esse acidente.
Ler o livro com o depoimento deles é um sentimento totalmente diferente.

Tudo que eles tiverem de passar para sobreviver e o quão fortes foram pra isso.
Emocionante é a palavra para descrever esse livro.

Julia5354 01/02/2024

Que leitura sensacional, não consigo descrever tudo o que senti lendo esse livro.
Lindo demais ler os 16 relatos e acompanhar como cada um aprendeu a lidar com a dor dessa tragédia e como fizeram isso unidos e nunca deixando a humanidade de lado.
Simplesmente inesquecível!

rafa 28/01/2024

Impossível não ler esse livro e não se emocionar, fiquei interessada na história depois de ver o filme da Netflix que merece um Oscar, simplesmente perfeito.

Jean Silva 25/01/2024

"Nós ajudamos você a salvar nossa vida"
Que livro espetacular! Faltam palavras para descrever o quanto esta obra é profunda, emocionante e diversa. Ela é sobre o acidente aéreo de 1972, no qual um avião caiu nos Andes e os sobreviventes precisaram ficar completamente sozinhos na neve por 72 dias.

Para desenvolver este livro o autor (que era amigo dos envolvidos no acidente) entrevistou todos os 16 sobreviventes. E o livro não se limita a narrar os fatos, os capítulos são alternados, em um capítulo a história do voo se desenvolve, e no outro, um dos sobreviventes relata sua própria experiência para resistir ao período em que estavam isolados, e assim vai até o final do livro.

Literalmente todos os 16 sobreviventes têm autoria de um capítulo do livro, isso é ótimo para mostrar o quanto a experiência foi diversa. Claro, houve toda um movimento pelo grupo, que foi essencial para conseguirem sair da situação, mas também é possível notar como cada um vivenciou a situação de uma forma específica.

Essa história é muito complexa e levanta muitos sentimentos como tristeza, medo, agonia, alívio. Eu achei bem pesado em alguns momentos, são experiências dificílimas que parecem vir direto de um mundo fictício, mas não, realmente aconteceu. É isso, esses relatos têm muito a ensinar sobre a natureza humana, força de vontade e etc, cabe a cada um pensar no aprendizado que vai levar de tudo isso.

Kasimoes 24/01/2024

Sociedade
Essa equipe, sociedade, grupo, conjunto? de sobreviventes tinham características que os mantiveram vivos nas piores circunstâncias em um lugar totalmente inóspito.

mozsieur 19/01/2024

Definitivamente não é um livro pra todo mundo, você tem que gostar desse tipo de leitura!
Pra mim foi exatamente o que eu precisava após assistir o filme, a riqueza em detalhes e a proximidade do autor com os sobreviventes tornou tudo ainda melhor. Me fez chorar durante toda a leitura.

Meria Martell 18/01/2024

Caramba, que lindeza de livro. Principalmente por saber que o autor era amigo do time. Tocante demais. Eu literalmente chorei do prefácio até o fim kkkkkkk
Lindo demais.
Não é sobre a tragédia, é sobre como eles criaram essa sociedade cheia de afeto e compaixão.
Uma verdadeira lição.
Jeamlucasog 18/01/2024minha estante
Ele é ficção ou não? Fiquei na dúvida kkk

L4y 20/02/2024minha estante
não ficção bro

Vinicius 16/01/2024

Morrer ou sobreviver?
Este livro conta a história real de um acidente que aconteceu em 1972.

Eu nunca tinha ouvido falar nada sobre o desastre até ver uma propaganda do livro no Instagram da editora. Já assisti ao filme, mas preferi ler o livro primeiro.

Não existe a necessidade de ler o livro caso você não queira um aprofundamento da tragédia.

O filme pegou bem a essência da obra e deixou de fora algumas coisas que não são tão importantes, mas interessantes.

Não há muito o que se falar, pois trata-se da narrativa dos fatos ocorridos da queda do avião até depois que os sobreviventes foram resgatados.

Cada um dos sobreviventes teve uma experiência diferente com as situações que passaram durante os 72 dias em que ficaram presos em uma montanha.

A minha edição é a de 50 anos e o livro já começa com um breve resumo de tudo o que aconteceu. Não gostei que os capítulos são intercalados entre a narrativa dos fatos e os depoimentos dos sobreviventes.

Fica um pouco confuso até você se acostumar com a proposta, pois no primeiro testemunho já existem diversos “spoilers" do que vem a seguir.

Os últimos depoimentos são bem pesados e difíceis de digerir, pois alguns são de sobreviventes que nunca deram entrevistas ou não gostam de ficar relembrando o que aconteceu no acidente. São bem mais honestos que os primeiros que parecem um pouco romantizados devido a grande exploração comercial da história por alguns dos que escaparam das montanhas.

Por ter estudado com todos os envolvidos no acidente, o autor conseguiu entrevistar os 16 sobreviventes, incluindo os que não queriam/querem falar sobre a catástrofe.

Apesar de tudo o que passaram, os sobreviventes ainda sofrem julgamentos sobre a antropofagia, talvez tenha sido o que deu a enorme visibilidade ao acidente. Porém, nunca saberemos o que é estar em lugar isolado, com temperatura de -30ºC, sem comida, feridos etc.

Chama muita atenção ter acontecido com diversos jovens adultos que passaram por tudo isso, tendo de amadurecer repentinamente, ajudando uns aos outros e tomando decisões impulsivas.

Eles criaram uma sociedade primitiva e todos tiveram um papel importante no desfecho do acidente, principalmente os mortos. 40 passageiros, 5 tripulantes e apenas 16 conseguiram escapar deste inferno.

É um livro que traz muitas reflexões e ficará na minha memória por muitos anos.

Paulo1243 13/01/2024

Um livro que vale a pena ser lido
Já conhecia a história e li o livro depois de ver o filme.

Achei espetacular a forma direta e honesta que é escrito. É uma história dura, triste ? mas que carrega uma beleza dentro dela.

Fabi.Filippo 06/01/2024

Sou fascinada por essa história
? ?????? ?? ??????? ?? ??? ? ????????? ??? ???????? ??? ????? ?????????? ?? ?????? ?????? ??? ???? ???? ??????, ? ??ç? ??? ??? ???? ? ??? ?? ?????? ? ???????? ? ??? ?????? ?ó? ??????, ????????, ? ???????? ??? ??? ?í ??? ????ç?? ? ??? ?????? ???? ???? ???????? ??? ??? ???????, ?? ?????????????, ??é ????.

Essa frase diz tudo sobre a Sociedade da Neve. E quem não faz parte dela não tem como julgar.

Os relatos dos 16 sobreviventes são emocionantes e de uma maneira nos leva para aquele local.

Adorei o livro

Jefe 31/12/2023

O interessante do livro é que conta a visão de cada sobrevivente sobre como foi o acidente, como foi sobreviver na montanha, sobre o trabalho que tiveram e o que cada um sentiu durante e após. História surreal. Emocionante.

Beatles 16/05/2023

Ótimo livro para quem quer se aprofundar no tema.
Ele não tem cronologia então para os leitores de primeira viagem talvez não gostem, eu sugiro lerem Milagre Dos Andes, Os Sobreviventes primeiros.
Apesar de ter 3 livros sempre tem algo diferente, uma história não contata etc.

Daniel Muniz 08/05/2022

A sociedade da neve
Sem sombras de dúvidas o melhor livro que li esse ano e um dos melhores que lá li em minha vida. Além da história contada pelos 16 sobreviventes, esse livro é um livro que fala sobre companheirismo, sobre resiliência, sobre coragem, sobre fé, e sobre humanidade. Chega a ser um livro de auto-ajuda devido a escrita de alguns dos sobreviventes. É um livro que te mostra e te ensina a viver. Uma grata surpresa e um estupendo livro. Recomendadíssimo?

1 | 2 | 3 | 4 | 5