M ou N?

M ou N? Agatha Christie

Resenhas - M ou N?

Marcela 16/02/2024

Esse foi o primeiro livro que li da autora, queria um livro menor para ver se me adaptava a escrita. Foi uma leitura mais lenta mas gostei bastante da pegada. Espero encontrar um dela com mais ação agora

Rach 15/02/2024

Muito fraco
Nesse a Agatha já estava em fim de carreira? Pois parece. Livros dos Beresford já costumam ser mais chatos que os outros, mas um ou outro tem uma narrativa que te prende e deixa ansiosa. Esse aqui não teve nada. Um enredo que diz nada com nada, personagens muito frivolos, nada aprofundados e nenhum deles nos deixa marca nenhuma de que possa ser o grande vilão (e QUE grande vilão, história mais sem sal, nem teve nada demais nesse sentido), nenhuma surpresa na hora H, e a descoberta do vilão ainda é muito besta, totalmente sem querer E NO FINAL ERA AQUILO MESMO, coisa que geralmente não acontece nos livros de Tommy e Tuppence, sempre tem a última reviravolta que vira tudo de ponta cabeça. Livro bem fraquinho.

Maria Eduarda 14/02/2024

-Camuflagem. Um perfeito disfarce.
?M ou N?, livro escrito por Agatha Christie em 1941 é um dos mais célebres romances da autora a tratar dos meandros da espionagem. A dama do crime escreveu vários livros durante a Segunda Guerra Mundial, porém, poucos trazem tantas referências marcantes quanto essa obra, portanto, abstêm toda uma atmosfera de espionagem, camuflagem, tensões, medos e falatórios sobre a Guerra.

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo ? incluindo todas as grandes potências ? organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Está relacionada com a expansão do totalitarismo na Europa e teve como causa direta o expansionismo germânico naquele período. Além disso, a derrota na Primeira Guerra tornou-se fonte de humilhação e causa de uma grave crise econômica que atingiu a Alemanha na década de 1920. Adolf Hitler, foi um político alemão que serviu como líder do Partido Nazista, Chanceler da Alemanha Nazista de 1934 até 1945. Como ditador do Reich Alemão, ele foi o principal instigador da Segunda Guerra Mundial na Europa e figura central do Holocausto.
Logo, a autora expressava nitidamente suas histórias no momento atual da época, ou seja, o auge da Segunda Guerra Mundial.
Uma curiosidade sobre esse livro é que a autora Agatha Christie foi investigada por conta desse volume, pois ela usou elementos da sociedade do Reino Unido, chamando a atenção do serviço de inteligência britânica e sendo obrigada a prestar respostas sobre algumas coisas escritas na obra.

Nessa perspectiva, o livro retrata dois novos espiões investigadores: Tommy e Tuppence. tendo em vista que parecem em 5 livros escritos pela Rainha do crime. Eles, diferente de Hércules Poirot, não pensam de maneira reflexiva, mas agem com muita cautela e análise para coletar informações confidenciais de outras pessoas, como verdadeiros espiões. Logo, o cenário histórico parece perfeito para Tommy e Tuppence atuarem. Incialmente os velhos amantes de investigação criticam como a idade avançada deles prejudica a oferta de emprego na área de espionagem, como eles são desconstruídos e considerados obsoletos pela sociedade.

No entanto, um agente inglês é assassinado na Escócia, suas últimas palavras foram "M ou N. Song Susie". (Ele foi assassinado pois supostamente sabia informações imprescindíveis sobre pessoas infiltradas no comando inglês para obter informações ou espalhar informações falsas para os ingleses). E por esse motivo o velho Tommy é acionado para substituir o antigo espião e descobrir o significado das suas últimas palavras, porém, o condado exige sigilo absoluto, logo, que ele não envolva Tuppence. Bem que Tommy tenta seguir as ordens superiores, mas sua esposa é esperta demais e descobre tudo e até se antecipa em vários momentos atuando como uma agente disfarçada também, que acaba se tornando quem verdadeiramente protagoniza o livro e se torna a peça fundamental para juntar o quebra cabeça e solucionar todo o mistério.
Outrossim, logo mais tarde, os espiões descobrem que M ou N são letras que já foram ouvidas antes. São as iniciais ou codinomes destinados a dois agentes nazistas muito importantes. Eles têm por encargo organizar a quinta-coluna nos países estrangeiros e são elementos de ligação entre o país visado e a Alemanha. Sabemos que N é um homem e M é uma mulher. São agentes de confiança de Hitler.

A leitura do livro ?M ou N? foi extremamente arrebatadora, repleta de espionagem, investigação, estudo e operação inteligente, estava na minha wist-list desde que comecei a me afeiçoar pelos livros da Agatha Christie, imaginei que seria bom, mas não tão bom! Sou entediadamente cdf em acontecimentos históricos e esse livro entrou entre meus prediletos, sou inteiramente fanática por essa escritora, ela é impetuosamente fenomenal.

Portanto, indubitavelmente oriento ler os livros desses detetives em ordem cronológica, para acompanhar a linha de relacionamento do casal espião e a história ter mais desenvoltura, porém a experiência do livro fugindo da ordem também é ótima! Indico cegamente esse livro e se você é se você se interessa por eventos históricos como a Segunda Guerra Mundial, eu aconselho livros como ?O menino do pijama listrado?, ? A menina que roubava livros?, ?Diário de Anne Frank? e filmes como ?O pianista, de Roman Polanski (2002)?, ?Filhos da Guerra, de Agnieszka Holland (1990)?, ?Fuga de Sobibor (1987)?, ?Fugindo do Inferno (1963)? entre muitos outros?

?- Esta guerra está terrível - gemeu a Sra Perenna.
Tommy concordou e disse que se fosse por ele, Hitler seria enforcado. Um louco, um verdadeiro louco.?
Warley Pablo 15/02/2024minha estante
Introdução à história, avaliação e resenha completa do livro. Existe formas de uma resenha ser mais bem escrita do que as suas? Meu Deus, você foi perfeita! Parabéns, meu amor, sua escrita é invejável!!!!!!

Debs Vezzali 07/02/2024

Esperava mais
Poxa, fiquei bastante interessada quando li a sinopse, ainda mais depois de já ter lido uma obra da Agatha. Comecei a ler e foi ficando chato, quase não tinha vontade de ler e parecia que a história não ia para lugar algum. Não me arrependo de ter lido, mas achei fraco.

O final foi bom, eu gostei mesmo, até me surpreendeu, mas como, para mim, a leitura foi arrastada e não me cativou, tive que dar essa nota.

Uma pena :(

Daniel1402 27/01/2024

Uma trama no mínimo interessante
A história é bem desenvolvida e muito fluida, com certeza foi uma das histórias da Agatha que eu mais me diverti lendo, o jeito como os personagens vão se envolvendo com os suspeitos e descobrem suas características é muito bem executado, entretanto a solução do mistério achei bem simplória, não foi nada surreal, podemos dizer que já dá para prever inclusive o culpado e para ser sincero, achei que a história não bateu tanto na questão dos detalhes, na questão de não ser necessário uma leitura atenta e talvez nem tivesse o que se analisar, já que o Tommy descobre ao acaso e a Tuppence por dois detalhes, um passa até imperceptível, mas o outro já dava para se imaginar algo.

Pedro1898 26/01/2024

Uma ótima surpresa!
Esperava bem pouco desse livro, mas me surpreendi, não é lento, a leitura flui muito bem, especialmente por ser um livro ?curto? a trama é muito interessante e a reviravolta muito boa! gostei muito desse livro, Agatha nunca decepciona.

Carol 25/01/2024

Depois de já conhecer um pouco da escrita da autora, esperei muito para esse livro.
Foi meu primeiro contato com o casal Tommy e Tuppence, e fiquei esperando o mesmo nível de suspense das histórias de Poirot, o que não aconteceu?
A história é boa porém não me prendeu tanto e o final não foi tão cativante.

lele_borges15 23/01/2024

Uma ótima primeira impressão da Agatha Christie
Comprei um livro em uma promoção da Amazon. Já conhecia a Agatha Christie, principalmente a coleção de capa dura da Collins, mas não tinha dado importância maior. Quando o livro chegou, o enfiei dentro da gaveta e o deixei de lado, pensando que não ia gostar tanto de ler um livro fino e julgando a autora por ser muito antiga... gente, errei feio.

Todo o meu medo de ser um livro maçante por ser antigo evaporou no exato momento em que li a primeira página. Apesar de, no primeiro momento, ser um pouco confuso se ambientar na história (e depois descobri que o livro, apesar de poder ser lido sozinho, fazia parte de uma "minissérie" da Agatha) e decorar o nome de todos os personagens, logo em seguida nós somos envolvidos pelo mistério e somos obrigados a devorar o livro até o final.

Eu já tinha sido avisada da fama da Agatha de fazer livros impossíveis de descobrir o verdadeiro vilão antes do final, então não fiquei nem um pouco surpresa quando percebi que tinha seguido as pistas erradas e o vilão era totalmente diferente. Também não fiquei nem um pouco surpresa ao perceber que eu nunca teria adivinhado que era x pessoa. Era algo que eu já estava esperando.

Mas a engenhosidade de Tuppence para desmascarar os vilões... genteeeee, isso me surpreendeu em um nivel! Eu não sabia que alguém poderia ser tão engenhoso para preparar uma armadilha - e pior, bem embaixo do meu nariz, mas sem eu nem imaginar. E antes de descobrir que era tudo armação de Tuppence, eu ainda pensei: "meu Deus, que mulher ingênua!". Ingênua fui eu KKKKKK. A surpresa foi tanta que eu dei uma gargalhada quando descobri tudo.

Amei o livro da Agatha, e a leitura me fez querer comprar a coleção inteira da Collins. Já estou economizando para isso.

Cláudio 23/01/2024

Meu primeiro contato com o casal de espiões Tommy e Tuppence e particularmente não me prendeu tanto, a história e o contexto pra mim é massante demais. Confesso que fico mais animado com um pouco mais de suspense e talvez o raciocínio de Poirot em outras narrativas acabaram me mal acostumando, talvez eu dê uma outra chance pra alguma outra aventura perigosa desses dois, mas por enquanto acho que vou ficar com outros focados mas em assassinatos mais misteriosos

Bruna 23/01/2024

Esse foi o mais diferente que já li de Agatha, gostei bastante do tema abordar a questão da guerra e espiões. Suspeitei de quem era desde o começo apenas um deles claro o outro nem tinha noção.

Um ótimo livro.

Lili235 23/01/2024

Calma???
No início do livro eu tava muito empolgada no meio eu fiquei um pouco desanimada pq tava bem parado mas do nada tudo começou a melhorar muito, enfim muito bom.

malu.ludvig 20/01/2024

Uma trama mirabolante
Nunca imaginaria ser a Mrs. Sprot e o comandante. A parte em que o Grant chega para salvar ela foi incrível!!!!
Agatha Christie arrasando como sempre
Amei o Tommy e a Tuppence decidindo adotar a Betty
O livro é impecável

rosaszmaria 18/01/2024

Primeirinho do ano! feliz que eu consegui fazer uma leitura leve e sem me cobrar. quero ler mais nesse ano, porque é algo que me faz feliz :). eu gostei de ler esse livro, me envolvi na história, me surpreendi e quis colocar a betty num potinho pra proteger de todo o mal ?