Vitorianas macabras

Vitorianas macabras Charlotte Brontë...

Resenhas - Vitorianas Macabras

Dri 12/12/2021

Uma linda e merecida homenagem para as autoras vitorianas
Então eu li Vitorianas Macabras e foi uma leitura surpreendentemente prazerosa!

E isso porque como eu já disse aqui algumas vezes, tenho muita dificuldade com clássicos por achar os costumes mais antigos chatos. Mas impossível ficar entediada com as autoras desse livro.

É claro que por ser antologia, gostei de alguns contos mais do que de outros, mas consegui achar todos bons. E é incrível que as histórias de vida das autoras sejam tão interessantes quanto os próprios contos, muitas lutaram pra escrever e desafiaram padrões da época de diversas formas.

Amei que além de ter um resumo da vida de cada autora, no final tem várias páginas contextualizando a época vitoriana e falando de acontecimentos daquele tempo, inclusive os bizarros. É um livro bem completo e que proporciona uma experiência imersiva no tema.

E quanto aos contos, aqui tem marido amaldiçoado pela esposa morta, fantasma em elevador, estátua de mármore sinistra, amor eterno macabro, vulto na biblioteca, diversos tipos de assombrações, pessoas questionando a sanidade e muito mais.

E quase todos os contos eu nunca tinha visto em nenhuma outra antologia. O que já demonstra a falta de mulheres em livros desse tipo e aumenta ainda mais o valor de Vitorianas Macabras.

Andrea 15/12/2021

O livro é lindo!
A escrita é muito boa. Apesar de que, com esse livro, percebi que a era vitoriana do terror não é minha favorita. Não posso deixar de reconhecer quando um livro é bom, mesmo ele não sendo do meu agrado.

Julinho 16/12/2021

Gostei bastante da seleção de contos, e milagrosamente, dessa vez a revisão dessa editora não foi tão porca quanto é de costume.

Novack 19/12/2021

Macabramente perfeito
O livro não só aborda alguns dos famosos escritores góticos da época. Na verdade, ele vai além. Pois não podemos esquecer que paralelo a toda a questão da morte e paranormalidade, temos uma época muito retrógrada para os direitos femininos. Vitorianas Macabras, como o nome já diz, vem homenagear 13 autoras transgressoras do seu tempo que também abraçaram o terror, mas que não obtiveram obrigatoriamente o reconhecimento necessário (algumas até utilizavam pseudônimos masculinos).

neusmon 27/12/2021

Fuga
Foi uma fuga da minha zona de conforto mas foi legal saber o que passava por trás de várias assassinas famosas

Isis Porto 31/12/2021

Alguns contos bons e outros mais ou menos, alguns que dão medo e outros não. No geral os contos são bons e (ao meu ver) um toque leve de terror na maioria, não dá medo ao ponto de não conseguir dormir

@jaquepoesia 26/01/2022

Excelente!
👑Fatos sobre a Rainha Alexandrina Victoria que descobri através da leitura de #vitorianasmacabras da @darksidebooks

⚰1. A rainha e o fantasma de Albert
Buscando manter o esposo falecido por perto, Victoria manteve os aposentos de Albert intocados após sua morte e, ordenou que os criados continuassem a trazer água morna para o toalete matinal do esposo, além de trocarem as roupas de cama e trazerem toalhas limpas. Os vasos continuaram a receber flores frescas, os casacos e sapatos do marido permaneceram recebendo os devidos cuidados.
A viúva de Windsor pediu para o escultor William Theed tirar o molde das mãos do cadáver para tê-las sempre ao seu alcance. Além disso Victoria levava o busto de gesso do falecido para as reuniões familiares e o encaixava em todas as fotos.

💀2. O culto aos falecidos
Não era só a Rainha Victoria a única a ter obsessão pela morte e a prestar culto à um falecido. Na Londres oitencentista, a expectativa de vida era muito baixa e a taxa de mortalidade infantil era drasticamente baixa. E para os que podiam arcar com os custos, era comum solicitarem pintura, fotografias e até monumentos póstumos e bonecas semelhantes a cadáveres de bebês para manter viva a memória dos mortos.
Em meados dos século XIX, famosos médiuns norte-americanos começaram a visitar Londres, oferecendo demonstrações de suas habilidades.
Robert James Lee de apenas 13 anos teria encarnado Albert e teria após algumas sessões recebido da própria Rainha o convite para um cargo no Palácio se mantendo assim próximo dela, mas o jovem recusou.

♀️3. Inspiração das sufragistas
Um dos traços marcantes do período vitoriano é a luta pela emancipação das mulheres e pelo voto feminino. Embora Victoria fosse inspiração para as sufragistas, se opôs ao pleito de suas súditas. Victoria julgava ser mais apropriado as mulheres o espaço doméstico do que o político. Mas nem mesmo a própria Victoria suportava a vida doméstica, e foi justamente reinando que teve emancipação, liberdade, autonomia e o respeito em geral negado às mulheres.
Victoria nunca se tornou de fato uma #feminista mas no final de sua vida descobriu que o melhor destino para as #mulheres sempre foi a independência.

Déb 30/01/2022

Vitorianas
O livro trás uma série de contos de terror escritos exclusivamente por mulheres vitorianas, e que estavam sempre a frente do seu tempo, mulheres fortes e revolucionárias.

Confesso que não senti nenhum medo, ou fiquei assustada com as histórias, algumas claro, são melhores que outras, mas nada que gere um Pânico, um horror

Ps: as curiosidades sobre a rainha Vitória, agrega muito ao conteúdo do livro

Isabela 31/01/2022

Tem como dar mil estrelas?! ?
Que livro minha gente!!!

Ahh a era Vitoriana... as loucuras, os amores, os ópios, os enforcamentos, os espectros, os mortos... é tudo tão louco, tão curioso..
E esse livro nos mostra TUDO!

Introdução maravilhosa com resumão de Rainha Vitória, contos esplêndidos de mulheres moderníssimas, um breve relato dos horrores da época, filmes recomendados, fotos incríveis.

Dos 13 contos, os que mais gostei foram: O Coche Fantasma (Amelia B. Edwards) e A Janela da Biblioteca (Margaret Oliphant)

Amei, recomendo muito!

Zihtuan 31/01/2022

Esse livro é tudo que eu esperava, na verdade é até melhor.

A edição dele é divina e cada detalhe biográfico das autoras só complementa ainda mais a história. Realmente posso pesquisar mais sobre cada uma e lamento um pouco o fato de ver que de algumas embora se tenha o que foi escrito quase não se saiba a respeito da própria autora.

Com relação aos contos gostei mais de uns do que outros, mas o mais importante sem dúvida foi poder conhecer. Gostei de saber que algumas delas foram citadas/reconhecidas por autores conhecidos e célebres. É um compilado singular de qualidade.

Recomendo e leria mais vezes, sempre que possível. O final também com indicações de filmes ambientados no período vitoriano e a galeria são fantásticos. Um livro perfeito do início ao fim!

Roberta Irds 02/02/2022

Autoras livres e transgressoras!

Eu comecei a leitura com grandes expectativas que como sempre foram alcançadas e superadas!.
Posso dizer que amei logo de início, pois possui uma introdução sobre o que foi a Era Vitoriana e fala um pouco sobre a monarca que denominou essa época.

"Elas são vozes da Era Vitoriana e nunca serão silenciadas"

Esse livro é uma incrível antologia com 13 contos de 13 mulheres livres e transgressoras. Suas histórias poderosas que mesmo ao longo das décadas ainda conseguem nos fazer sentir horror de uma forma totalmente estupenda!
A minha felicidade foi enorme em ler cada conto dessas mulheres que foram e até hoje são, símbolos de força, criatividade e poder. Infelizmente algumas entraram em esquecimento com o passar dos anos e só tenho a agradecer ainda mais a @darksidebooks e @macabratv por terem nos presenteado com esse livro rico de conteúdo!.

Não teve nenhum conto que não tenha sido do meu agrado, porém particularmente teve três que conquistaram meu coraçãozinho putrefato: "O Coche Fantasma" de Amelia B. Edwards, "A Janela da Biblioteca" de Margaret Oliphant e "A Sombra da Morte" de Mary Elizabeth Braddon.

Além dos contos, ainda temos mais um pouco sobre a Rainha Vitória ao fim do livro, assim como uma lista de filmes e peculiaridades sobre a época e claro, algumas fotografias mórbidas (inclusive dá vontade de imprimir todas e colar na parede).

site: https://www.instagram.com/p/CD7IoPQAIeC/

Tati- Leitora 06/02/2022

Eu amei a leitura, a grande maioria dos contos me entreteu muito e fiquei apaixonada por conhecer a escrita e história de vida de tantas escritoras de terror.
Amei muito e super recomendo!

Livia.Vitonis 22/03/2022

Excelente
Contando com diversos contos, escritos exclusivamente por mulheres, somos transportados ao período vitoriano em toda a sua glória macabra e gótica, uma leitura que deve constar no repertório de todos os amantes do período vitoriano, fluída, contando com histórias bem escritas e de fácil leitura, é o clássico do terror clássico.

Jothamon 27/03/2022

Simples histórias nada simples.
Um livro com algumas histórias de grandes mulheres vitorianas, sendo que todos os textos foram escritos durante o reinado da Rainha Vitória.
A leitura é extremamente poderosa, na qual todos os textos estão relacionados à morte ou ao sobrenatural. E mesmo nas histórias em que não há muita "ação", o texto não deixa de surpreender em momento nenhum.
Muitos textos de terror atuais parecem ter se espelhado em algumas destas leituras.
Além disso, conta como era ser mulher nessa época em que o machismo era ainda maior que hoje.
Desta forma podemos ver as lutas travadas por estas escritoras e outras mulheres de todas as épocas.
Uma leitura maravilhosa, com momentos de tirar o fôlego e tramas sensacionais. As autoras demonstram um poder incrível sobre a descrição do além.
Morte. Passagem. Medo. Paixão.

Cosmonauta 09/05/2022

Superação
A Darkside se supera neste livro com excelência na seleção dos contos, projeto gráfico impecável e textos com informações adicionais que fazem o leitor se sentir na época vitoriana.