Vitorianas macabras

Vitorianas macabras Charlotte Brontë...

Resenhas - Vitorianas Macabras

Fefe 23/09/2021

empenho impressionante da glr da dark side mas eu não estava suportando mais ler esse livro. queria ver coisas mais nojentas e pitorescas estilo psicopata americano

Mari 27/09/2021

Mais um livro belíssimo da Darkside, com excelentes textos de apoio sobre a rainha Vitória e o período vitoriano.

Cada conto traz uma breve biografia e uma foto de cada autora, e são interessantes para conhecer a escrita de cada uma e despertar o interesse para ler outras obras delas. Em relação ao conteúdo de cada história, sinceramente não achei nada demais em nenhum deles, são objetivos, muito breves e nada ?assustadores? (caso alguém vá com essa expectativa, irá se frustrar). Eles são ideais mesmo para entendermos melhor esse período.

Confesso que o nome que me fez comprar esse livro foi o da Charlotte Brontë, mas fiquei triste que o conto dela é o mais curto, só tem três páginas.

Em suma, é um livro bastante interessante e é ideal para quem se interessa pelo período vitoriano.

Jenifer Cerdas 03/10/2021

Assustador
O livro é maravilhoso em todos os aspectos: edição perfeita, histórias interessantes e traz muito mais do que os contos. Muitas curiosidades sobre a era vitoriana, além de imagens e fotografias. Como sempre a Darkside arrasa.

Fred.Braga 08/10/2021

Vitorianas macabras
Mais um da Darkside junto com a Tv macabra, amei muito esse livro em todos os aspectos, conto favorito, ?mortos em mármore?

claudia 17/10/2021

Alguns contos muito bons, outros nem tanto
Na média, achei uma boa coletânea. Li os contos originais em inglês e não o livro físico da Darkside. A leitura flui muito bem e os contos não são tão macabros assim. O que, para mim, foi um ponto positivo, pois não gosto de histórias de terror.
Meus contos preferidos foram Amour dure (Vernon Lee), Mortos em mármore (Edith Nesbit), O coche fantasma (Amelia Edwards) e A sombra da morte (Mary Braddon).
Os piores, na minha opinião, foram Napoleão e o espectro (Charlotte Bronté) e A janela da biblioteca (Margaret Oliphant).
Recomendo para aqueles que gostam de autores vitorianos.
Boa dica de leitura para o Victober (projeto de leitura de autores vitorianos no mês de outubro, seguido por alguns booktubers, como a Cristina, do canal Relivrando).

Ruan.Oliveira 17/10/2021

Magnífico
Confesso que sou suspeito pra falar porque sou meio ~tiete~ de qualquer informação sobre a era vitoriana, inclusive foi por isso que não pensei duas vezes ao adquirir esse livro, mas, mesmo com isso em questão, foi uma leitura enriquecedora.

Além das mais diversas autoras que não tinha conhecimento, pude saber mais sobre essa era sombria em diversos aspectos, como também tive informações mais aprofundadas sobre a própria rainha Vitória.

Encontrei contos que me fizeram imergir em diversos momentos, uma leitura mais do que recomendada. ??

nalurodrigues 27/10/2021

Mediano, porém satisfatório
Como uma coletânea de contos, é quase certeira a possibilidade de não gostar de um ou outro. Triste mesmo é saber que eu mesma só gostei de alguns bem seletos, tanto que poderia contar nos dedos... de uma única mão. A maioria é deixada em aberto de forma irritante ou possui um enredo entediante ou uma escrita lenta, mas ainda existem os contos mais satisfatórios, tão bem pensados que poderiam ser usados como inspiração para filmes e séries — se é que já não foram. Claro, são escritoras da era vitoriana, ou seja, era um público diferente, um outro tipo de escrita que fascinava o leitor... Mas não posso trair meu critério com base no tempo só pra dar estrelinhas à mais na nota enquanto tenho isso muito bem definido na mente. Em compensação, o acervo histórico do livro é muito bom. A Macabra trás diversas curiosidades, fatos interessantes e fotografias de arrepiar que fazem jus ao título. Eles souberam muito bem iniciar e encerrar o volume a fim de não deixá-lo tão básico e a isso dou meus parabéns.
Agora, se você for apaixonado por contos de tempos passados, recomendo fortemente.
Caso contrário, recomendo que leia um ou outro, dê uma brecha para respirar e se recompor antes de seguir para o próximo. Leia um livro do seu agrado nesse meio tempo, beba alguma coisa, desfrute da leitura aos poucos. Sei que eu devia tê-lo feito.

site: writemeinblood.tumblr.com

Mirela Ugioni 01/11/2021

Terminei de ler esse livro há uma semana mais ou menos, e fiquei simplesmente fascinada por ele. É um livro de contos assustadores, escrito por mulheres da Era Vitoriana. Ele conta também a história da Rainha Victória, trazendo curiosidades que eu sequer imaginava, uma rainha que precisou assumir aos 18 anos de idade e que surpreendeu em muitos aspectos, inclusive sendo casada com um fantasma até sua morte, viveu o luto até seu último dia. Uma frase pra esse livro: que mulheres meus amigos.

lavolterwitch 02/11/2021

mulheres escritoras na história
eu comprei esse aqui esperando que fosse um livro sobre psicopatas vitorianas, a lida valeu a pena mesmo assim, eu não tinha ideia que uma mulher tinha escrito frankenstein

Kévia @letrasdakevia 15/11/2021

histórias famosas hoje em dia criadas por homens se inspiraram nas historias dessas mulheres
Vitorianas Macabras é uma antologia com 13 autoras da era vitoriana que não necessariamente tinham o terror como nicho principal (não todas) mas acabaram se aventurando e criaram contos diversos sobre o tema.

Os meus prediletos foram:
• Mortos em mármore - Edith Nesbit
• A prece - Violet Hunt
• O conto da velha ama - Elizabeth Gaskell
• A sombra da m0rte - Mary Elizabeth Braddon
• Amor dure - Vemon Lee

No geral são contos muitos bons, tirando uns 2 ou 3 que realmente não curti.

Descobri que histórias famosas hoje em dia (criadas por homens) se inspiraram na escrita e nas histórias dessas mulheres, mas elas infelizmente não tiveram o devido reconhecimento.

Ao final há um compilado com curiosidades reais sobre a era vitoriana na Inglaterra e todos os horrores que permearam durante o reinado da Rainha Victoria, como os serial killers, freak shows, fotografias bizarras e muitos outros terrores.

Não é uma leitura leve, mas também não é das mais pesadas, da pra ler sem ter pesadelos kk (acredite, eu sou bastante impressionável). Ganhei essa edição no natal de 2020 do meu namorado e foi um presentão. Amei a leitura!

Hana 26/11/2021

Alguns contos são fenomenais, principalmente os primeiros. Os últimos, no entanto, são maçantes. Acho que a escolha da ordem dos contos atrapalhou o meu ritmo e experiência de leitura.
No geral, é um livro bastante interessante, com textos extras que valem muito a pena.

Tiffany 01/12/2021

Tem um pouco de macabro mesmo
Quando eu peguei esse livro de contos pra ler, eu esperava ir deitar para dormir com medo das coisas que eu li, mas não foi bem isso que aconteceu.
Se teve um conto que me deixou com medo foi muito, mas mesmo não tendo tanto para dar medo, foi até um pouco interessante acompanhar essas histórias criadas por mulheres da era vitoriana.
E eu mesma pude conhecer um pouco mais da Rainha Vitória. Foi uma distração junto com certo aprendizado.
Os relatos do final do livro foram mais nojentos/assustadores/terríveis do que os contos em si.

Giovanna.paginasda 04/12/2021

O hype é grande, mas não é tudo isso.
Comprei o livro por conta das resenhas positivas, então já comecei lendo com altas expectativas, mas foi tudo decepcionante.

Vamos para os pontos positivos:
Ver como era a vida na Era Vitoriana é muito interessante, saber como foi a vida da Rainha Vitória e como ela fez a Inglaterra se tornar um país mórbido durante seu reinado. Ver também a biografia das autoras de cada conto é muito legal, ver como muitas publicavam seus livros com nomes masculinos para que as pessoas as levassem a sério, e tem alguns contos que realmente são muito legais.

Agora a parte negativa:
Somente alguns contos são legais. São 13 contos no total, e eu só realmente me interessei e gostei dos 5 primeiros. O resto eu fui lendo com tédio, pulando parágrafo, pulando página. Era uns contos que tinham inícios legais, mas o desenvolvimento era cansativo, o final não explicava nada e eu só pensava "meu deus, esse livro não acaba nunca". Realmente pensei em desistir de ler, mas aguentei até o final.

O livro é muito bonito, como sempre a Darkside sabe como fazer livros lindos, a capa dura, as ilustrações dentro, queria que todo esse trabalho para deixar o livro bonito fosse feito para escolher contos mais legais.

Dri 12/12/2021

Uma linda e merecida homenagem para as autoras vitorianas
Então eu li Vitorianas Macabras e foi uma leitura surpreendentemente prazerosa!

E isso porque como eu já disse aqui algumas vezes, tenho muita dificuldade com clássicos por achar os costumes mais antigos chatos. Mas impossível ficar entediada com as autoras desse livro.

É claro que por ser antologia, gostei de alguns contos mais do que de outros, mas consegui achar todos bons. E é incrível que as histórias de vida das autoras sejam tão interessantes quanto os próprios contos, muitas lutaram pra escrever e desafiaram padrões da época de diversas formas.

Amei que além de ter um resumo da vida de cada autora, no final tem várias páginas contextualizando a época vitoriana e falando de acontecimentos daquele tempo, inclusive os bizarros. É um livro bem completo e que proporciona uma experiência imersiva no tema.

E quanto aos contos, aqui tem marido amaldiçoado pela esposa morta, fantasma em elevador, estátua de mármore sinistra, amor eterno macabro, vulto na biblioteca, diversos tipos de assombrações, pessoas questionando a sanidade e muito mais.

E quase todos os contos eu nunca tinha visto em nenhuma outra antologia. O que já demonstra a falta de mulheres em livros desse tipo e aumenta ainda mais o valor de Vitorianas Macabras.

Andrea 15/12/2021

O livro é lindo!
A escrita é muito boa. Apesar de que, com esse livro, percebi que a era vitoriana do terror não é minha favorita. Não posso deixar de reconhecer quando um livro é bom, mesmo ele não sendo do meu agrado.