O Segredo da livraria de Paris

O Segredo da livraria de Paris Lily Graham

Resenhas - O Segredo da Livraria de Paris

Agatha419 18/09/2023

Os filhos da Segunda Guerra Mundial
Gostei muito do livro. Leitura rápida e fluida.
Os personagens são muito cativantes. Gostei de todos e são todos muito bem desenvolvidos e utilizados na trama. Você consegue perceber a voz de cada um deles.

Queria uma história da juventude de Dupont e conhece- lo um pouco mais.

O passado de Valerie é bem óbvio, não é difícil imaginar de quem ela é filha.

Mas não é só disso que se trata o livro. Trata-se também da ocupação estrangeira, do quanto essa situação é terrível e do quanto um povo luta por sua libertação, que existem pessoas boas entre os "inimigos", enfim, nada é preto no branco principalmente durante uma guerra.

É também uma história de amor, amor romântico, amor pela família e amor por sua pátria também.

Primeira vez que li sobre esse tema.
Nunca parei pra pensar nos "filhos da Segunda Guerra" agora vou pesquisar mais sobre isso.

Re Nader 17/09/2023

Apaixonante
Leitura leve! Envolvente e como eu amo, cheia de romance, segundas chances, amizades e memórias!
Um olhar sobre a guerra que talvez nós tenhamos esquecido de estudar nas escolas... um ponto de vista pouco comentado e muito sério.
Com delicadeza e muito sentimentalismo a autora relembra fatos da guerra que nos fazem repensar a bondade e a maldade humanas, e como isso impactou realmente vidas de bebês por todos os lados da guerra.

@Mihleituras 13/09/2023

Amei o livro, bem curtinho e rápido de ler. A escrita é muito fluída. Conta a história de amor de um casal em tempos de guerra, muito linda e triste ao mesmo tempo.

Alexsandro9 08/09/2023

Vale a pena.
Livro para relaxar em uma leitura rápida, interessante e envolvente. É aquele tipo de livro onde você tem a curiosidade e vontade de desvendar a história.

CInt_lo 08/09/2023

Uma história emocionante sobre os filhos da segunda guerra mundial. Sobre a violência e os duros estigmas impostos nas mulheres durante esse período frio da Europa

Vitória 06/09/2023

Eu sou muito fã de romances históricos, mas acho que, justamente por gostar tanto do gênero, acabo sendo muito exigente com livros desse tipo, e são poucos os que me agradam. Lembro que a última a me pegar de jeito foi a Kate Quinn. Li A Rede de Alice em 2021 e A Caçadora ano passado, os dois favoritos da vida, mas desde então os romances históricos só caíam na minha mão pra irem embora da minha casa assim que eu terminasse de ler. Isso mudou bem aqui, com a Lily Graham. A mulher juntou Zafón e Kate Quinn, dois dos meus autores favoritos da vida, em um livro só, e o resultado foi espetacular.
Iniciei essa leitura já com um pé atrás por ser um livro curto. Eu sou daquela pessoa que gosta de calhamaço, que gosta quando o autor desenvolve bem os protagonistas nos seus mínimos detalhes, e acabo achando que, em livros menores, isso não é feio de uma forma tão perfeita. Aqui a querida me mostrou que eu estava errada. A escrita dela é fluida, o livro definitivamente não fala sobre assuntos leves, mas a curiosidade sobre o passado da Valerie e 500 outros assuntos é tão grande que eu simplesmente não conseguia parar de ler. Se tivesse pego ele em um dia mais tranquilo, eu facilmente conseguiria concluir a leitura em um dia só. Os personagens são bem desenvolvidos, apesar das poucas páginas, porque a autora não perde tempo com nada. O trabalho de edição aqui é muito bem feito, porque nenhuma cena é colocada sem um propósito.
O detalhe de grande parte da história se passar numa livraria foi a cereja do bolo. Em um minuto eu fui transportada de volta à Sempere e Filhos, e fazer algo minimamente semelhante ao meu livro favorito da vida não é pra qualquer um. A Valerie e o Dupont são leitores no sentido mais intrínseco da palavra. Dá pra perceber só pelo carinho com que os dois falam de certos títulos que parte da felicidade deles está dentro de páginas, e é impossível que um leitor não seja conquistado por isso. Sem falar que o Dupont é hilário. Eu gargalhava alto com qualquer mínima conversa entre os dois onde ele colocava os autores franceses um degrau acima de todos os outros, e só por esses trechos também deu pra perceber que a autora é uma grande leitora.
A Valerie é uma personagem muito carismática. Nas partes narradas por ela eu sentia quase como se fosse uma amiga minha me contando uma história. Eu me apeguei fácil a ela e torci demais pela personagem. Os sentimentos, as incertezas e seguranças dela são tão bem descritas que eu imergia nisso tudo de um jeito que era quase como se estivesse acontecendo comigo. Sem falar no romance. Freddy é um príncipe. A gente percebe na primeira página que ele também está apaixonado por ela e guarda isso em segredo, mas nada disso faz com que a trama perca a graça, pelo contrário. Eu ficava ansiosa por cada encontro deles, cada encosto de mão, e gritei feito uma louca quando eles finalmente se abriram um para o outro. É uma história de amor linda e muito verdadeira.
A trama do passado foi a que menos me conquistou, e por isso o livro perdeu meia estrela. Eu não sentia meu ritmo de leitura diminuir, porque ainda estava curiosa pra saber o que tinha acontecido nos mínimos detalhes, mas é inegável que a Mireille não me pegou da mesma forma que a filha dela. O romance dela com o Mattaus é bom, mas aqui foi o único momento em que eu senti falta de algumas páginas a mais. Eu não conseguia acreditar no sentimento dos dois da mesma forma que eu acreditava no da Valerie e do Freddy. No fim das contas aqueles que eu mais gostei da trama do passado foram Dupont e Clotilde, porque eu já estava apegada a eles no presente. De toda forma, é um livro incrível. Achei importante a autora ter trazido um livro de guerra que foge do óbvio que vemos todo dia pelas livrarias, e mostra que as consequências ruins desses conflitos não acabam no momento do cessar fogo.Minha primeira compra na loucura de 5,99 do submarino valeu muito a pena, e eu com certeza irei ler tudo o que essa mulher publicar.

gabiiidiiiass 05/09/2023

Impactada...
Foi como o livro me deixou.

Este é aquele tipo de obra que quando você termina fica olhando para o teto para digerir a história e também aceitar que não vai mais ler nada sobre os personagens.
Nossa, os personagens... Impossível não adquirir carinho por todos, principalmente por quem você menos espero... Vicent Dupont, o senhor rabugento que demonstra amor em pequenas atitudes. Sentirei muita falta dele, juro kkkkk.
O livro é muito interessante também por mostrar como era a Ocupação nazista em Paris e em como o governo simplesmente abandonou a população; também mostra o preconceito que filhos de alemães com parisienses e as próprias sofriam no país.

Gabrielle 03/09/2023

História envolvente, que mistura fatos históricos e ficção.
A história é instigante, a cada página lida a curiosidade aumentava e o apego as histórias ali escritas também crescia.
O segredo da livraria de Paris é algo avassalador e afável ao mesmo tempo, considerando o contexto. Gostei da narrativa, começei a ler e não queria parar, logo tive afeição pelos personagens e começei a torcer pelas suas conquistas. Meu sono me obrigou a continuar no outro dia e agora aqui estou acabei de terminar de ler, vejo que valeu a pena comprar esse livro "só pra ver se é legal" e por fim me surpreender.
A história mistura drama, tensão e sorrisos bobos no decorrer dos acontecimentos. Adorei a Valerie, Madame Joubert e claro Dupont.
Muito envolvente.

Chri5tiane 30/08/2023

Clichê, previsível e delicioso de ler.
A história discorre na velocidade correta, sem atropelar nada e sem enrolação.
Me apaixonei pelos personagens. Na verdade sou suspeita, romances em tempos de guerra são os meus preferidos.
??

Bruna.Caroline 30/08/2023

O livro é muito fofo, é um, dos poucos, que consegue abordar o tema da segunda guerra de uma maneira leve.

Tati 30/08/2023

Um romance histórico cativante
"O Segredo da Livraria de Paris" é um livro emocionante que nos transporta a uma deslumbrante Paris dos anos 60, e para seu trágico contraste dos anos 40,
Um dos maiores pontos fortes dessa obra, é sua descrição detalhada do ambiente, que ajuda a nos manter imersos na historia por horas, além do que devido ao seu contexto histórico utilizado de forma sublime me ajudou a me conectar com os personagens e a trama principal pois tornou tudo mais real e impactante ao tratar de temas como nazismo e preconceito, mas apesar desses temas a autora soube fazer um belo contraste de romance e drama familiar.
Me identifiquei com a personagem principal ainda mais por ela ser uma leitora ávida.

Kamilla Vanessa 30/08/2023

Gostei da história e do estilo de escrita da autora mas devo admitir que esperava um desfecho um pouco menos previsível

Júlia 28/08/2023

O segredo da livraria de Paris
Livro extremamente mediano, mais para ruim do que para bom. Repleto de distorções da história para fazer o casal ficar bonitinho.

Sofi 20/08/2023

O segredo da livraria de Paris
Gostei da história e do enredo, mas achei um pouco clichê e nada surpreendente ou inovador. Gosto de livros de época, principalmente relacionados à Segunda Guerra Mundial e ainda mais envolvendo livrarias; além disso, ele é bem escrito e gera uma leitura fluida. Em geral uma boa leitura, mas nada surpreendente.