O segredo da livraria de Paris (Audiobook)

O segredo da livraria de Paris (Audiobook) Lily Graham

Resenhas - O Segredo da Livraria de Paris

Marii97 23/03/2023

Esse livro ao mesmo tempo que é tão profundo e reflexivo é tão leve e descontraído que, o torna super gostoso de ser lido, a leitura flui tão bem a ponto de esquecer que se está lendo e ir apenas virando as páginas e viajando com os personagens. Ele se passa, em maior parte, na Segunda Guerra Mundial já que é onde está o passado da protagonista e de seus pais e por estar nesse cenário, o livro aborda coisas que sabemos mas também, em pontos de vistas que jamais pensaríamos e imaginaríamos, o que nos faz repensar sobre as coisas, se comover e também a se emocionar pelos fatos. Mas, por outro lado, chega a ser tão engraçado e dinâmico a interação e convivência (implicâncias) da protagonista com o dono da livraria que é um quebra clima perfeito e facilmente arranca um sorriso do leitor. O livro e sua história é muitíssimo bom, para se aprender um pouco mais sobre a Segunda Guerra, os franceses, essa época mas, para descontrair no dia a dia também como é uma leitura fluída e apreciativa.

Nanda 22/03/2023

Adorei!
Adorei ver um outro lado da segunda guerra, adorei os personagens, adorei o romance, adorei tudo kkkk recomendo!

The OC 17/03/2023

Li por acaso e adorei! Os personagens são cativantes e tem um embasamento histórico bem legal! Recomendo

de Paula 14/03/2023

Uma outra visão sobre o impacto da guerra
Eu gostei dessa leitura por ela ser algo diferente do lugar comum de refugiados e das vítimas verdadeiras do horror da violência de um conflito de dimensões mundiais, trouxe um viés diferente de saber o que aconteceu com os filhos das uniões entre inimigos. E de pensar que isso acontece em todos os conflitos, ainda mais os abusos decorrentes do poder dos soldados ou até mesmo dos navegadores ou outros personagens da história humana. Quando algo acontece por amor, ainda assim deixam as marcas da maldade e do sonho do oprimido se tornar opressor.

É uma história previsível, obviamente desde o início sabemos que a garota está em busca dos pais e quem provavelmente eles devem ser, porém, a história é contada de uma forma agradável, com pontos altos e de clímax espalhadas pelos capítulos, tornando instigante a jornada. Demora muito para acontecer algumas coisas e são contadas de forma rasa, mas, é envolvente no que se propõe.

Gosto da abordagem de saber o que aconteceu na França antes dos Aliados e Charles de Gaulle salvarem Paris dos alemães, não li muitos livros sobre este momento, afinal, por se tratar de um país tão desenvolvido, esquecemos do passado sombrio e quantas vezes a cidade das luzes foi destruída. Mas, o que mais me impressiona é o foco que a autora dá para os filhos que descendem dessas coisas tenebrosas que o ser humano é capaz. Sabemos que tem filho de estupro, mas, as relações humanas acontecem apesar das dificuldades, senão, nem estaríamos aqui, porque reprodução na Idade Média não deve ter sido nada fácil.

O expurgo me lembrou o que aconteceu no final de Jogos Vorazes, quando eles venceram a guerra e queriam criar arenas para os filhos da Capital, perpetuando a maldade que sofreram como se isso fosse trazer algo minimamente bom em retorno. A vingança é um caminho de desgaste que não trazem recompensas tangíveis na realidade.

O romance foi fraco, achei que tudo se resolveu muito rápido para protagonista e sua mãe, porque não tem uma complexidade ou dúvidas sobre o relacionamento, o que poderia dar uma impulsionada neste ponto da história. Talvez um desgaste entre Fred e Valerie deixasse as emoções mais fortes, mas nem isso a autora nos deu. Fiquei frustrada neste ponto.

É uma leitura agradável, boa para fazer em períodos de ressaca literária, mas não tem muita profundidade dos assuntos abordados, nem na narrativa ficcional, nem na história de Paris da década de 1940. Pensando nisso, talvez não seja uma indicação para pessoas com muita crítica sobre o assunto que serve de mote, mas, para fins de entretenimento, tem qualidade.

Juliann@ 13/03/2023

cheirinho de nostalgia...
Temino esse livro com uma já imensa sensação de nostalgia. Fiquei amiga dos melhores personagens. Esse livro me fez compreender que a vida é difícil em qualquer época, no entanto foi mais difícil ainda em tempos passados. Como as mulheres e as crianças sofreram após a segunda guerra mundial nos paises efetuados pelos nazistas. As vezes reclamamos de barriga cheia! Vivemos hoje em uma era de ansiedade, mas o passado foi ainda mais andioso e trágico. Excelente livro. Recomendo de fato a leitura. Ao longo da história ele nos faz refletir sobre tantas coisas; nos faz questionar as nossas atitudes no lugar dos personagens. A autora escreve excepcionalmente. 5 ?????

Niara.Cunha 13/03/2023

Enredo simples mas a temática interessante
O livro trata da história de uma sobrevivente da 2° guerra mundial que vive na Inglaterra, mas descobre um avô francês.

Essa sobrevivente vai a França para conhecer o avô e tentar descobrir mais sobre sua história.

Durante o enredo já conseguimos prever o desenrolar da história, simples, porém que trás em si uma realidade provavelmente distante de nós brasileiros, que é dos "filhos da guerra". Pessoas que nasceram fruto de relações entre homens e mulheres de "lados opostos".
De como essas pessoas foram tratadas e como foi a vida delas.

Um romance leve, com nível de suspense baixo, mas que nos faz empatizar com histórias alheias.

Ali 10/03/2023

Perfeito!
Eu amo tanto essa história! Mesmo com todo o peso que carrega consegue ser um dos livros mais lindos que eu já li! Fala de amor, família, perseverança, esperança, amizade, nossa, tanta coisa que eu ficaria horas aqui escrevendo. Já li muito sobre a segunda guerra e esse com certeza entrou na lista de um dos melhores. Na verdade essa é uma releitura dele que valeu muito a pena. Ele vai continuar na minha estante para que eu possa ler essa história ainda algumas vezes.

Debora.Oliveira 01/03/2023

Ideal para quem ama romances históricos
Livro curtinho e super interessante! Temos um mistério que envolve logo de início! Além de ser ambientado em uma livraria que é algo que amo!

"O que muitos homens não perceberam depois de travarem todas essas guerras é que, no fim, não existem verdadeiros vencedores; existem apenas vítimas, e elas continuam aparecendo muito tempo depois da guerra."

Tice 01/03/2023

O segredo da livraria de Paris
Gosto de romance de época
Aprecio um enredo histórico e desafiador.

A história narrada nessas páginas acontece no período da Segunda Guerra Mundial, o que me leva ao envolvimento pela precisão dos fatos.
Valéria, aos 3 anos de idade, foi separada dos seus familiares afim de ter a sua integridade e até a vida preservada frente aos interesses de defesa provocados por um conflito guerrilheiro. Viveu 17 anos sem conhecer a sua verdadeira história. Até que aos 20, sozinha e sem ninguém seu, ela se inscreveu para ocupar a vaga de atendente numa livraria de Paris. Vicent, o dono da livraria era um senhor também solitário, apenas uma velha amiga e vizinha lhe visitava.
Os fatos são narrados em dois tempos: passado e presente e provoca no leitor uma vontade de resolver tudo.

Uma leitura agradável, leve e charmosa.

Michelly21 27/02/2023

Grata surpresa
Não conhecia a autora e cheguei a esse livro por indicação em um site, leio bastante coisa sobre Segunda Guerra/ Holocausto.
Apesar de ser uma ficção com dados históricos, o livro retrata bem sobre o expurgo.
Me apaixonei pelos personagens e me peguei torcendo por eles.
Recomendo

Ariani 26/02/2023

O segredo da livraria de Paris

Já li alguns livros sobre dramas da segunda guerra, contudo esse possui um drama diferente.
(...) Valerie uma francesa criada em Londres por uma prima de sua mãe , que aos 20 anos quer conhecer a sua história, vi da da França aos três anos de idade , a moça decide conhecer seu passado ao descobrir que seu avô paterno ainda vive na França e possui uma livraria , a qual ela candidata a trabalhar ....

Um desenrolar dramático , Valerie descobre porque foi enviada para Londres tão pequenina ,uma história de coragem , amor e superação !

Talita 26/02/2023

Sensível e emocionante
Que livro bom! Que delicadeza na narrativa. Um romance ambientado na Segunda Guerra Mundial, mostrando todo o sofrimento causado as famílias francesas durante a ocupação do seu território pelos nazistas. Difícil não se emocionar. Recomendo!

Squep 24/02/2023

Gostei
Livro gostosinho de ler. Gostei muito da leitura, destaquei vários trechos que achei interessante, foi uma leitura bem rápida e comovente.

Paulascrap 23/02/2023

Maravilhoso
"Só o que de fato sabia sobre sua antiga vida era que seu avô possuia uma livraria em Paris,, próxima ao rio e que ele ainda estava vivo, e talvez tivesse as respostas, aquelas que ninguém mais lhe daria. Não era um conto de fadas, era uma busca, por sua história, seu passado".

📌📖 A trama foi baseada em fatos com base em um artigo lido pela autora : A França finalmente seus filhos de guerra". Durante a segunda guerra mulheres francesas geraram duzentas mil crianças da união com soldados alemães nazistas, e quando a guerra terminou foram consideradas colaboradoras. sendo presas, executadas e humilhadas. Salvar essas crianças, muitas delas recorreram a parentes alemães ou escondê-las, mesmo que isso significasse afastá-las de suas famílias.

📌📖 Valerie,, hoje uma velha senhora retorna a Paris e durante uma viagem de trem conta sua história de vida à sua companheira de viagem Annie.

📌📖 Em um cenário delicioso, uma pequena e tradicional livraria de rua em Paris, Valerie chega para assumir um oferta de emprego com um livreiro bem teimoso, seu avô Vicent Dupont, ainda que ele não soubesse sua real identidade.

📌📖 Ao descobrir onde poderia encontrar respostas sobre sua mãe biológica, Valerie não hesitou em retornar para o lugar no qual acharia respostas, mas com receio de revelar sua relação familiar com Dupont aproveita a oportunidade de emprego até que se sinta segura em revelar a verdade.

📌📖 A escrita da autora flui muito bem, a descrição dos cenários nos envolve nas ruas e costumes parisienes e a ambientação na pequena livraria com um livreiro teimoso que não admitia que seus clientes comprassem "porcaria" literária segundo a sua opinião nos diverte além de emocionar com todas as revelações de vida durante a segunda guerra e infância e suposto abandono de Valerie.

#osegredodalivrariadeparis #lilygraham #segundaguerra #paris #romancehistórico #baseadoemfatosreais.