O segredo da livraria de Paris (Audiobook)

O segredo da livraria de Paris (Audiobook) Lily Graham

Resenhas - O Segredo da Livraria de Paris

Bia Franco 10/05/2024

Muito bom!
Livro super envolvente, enredo muito bem desenvolvido, sendo capaz de tratar do tema Segunda Guerra Mundial e deixar o coração quentinho no final.

Keell 06/05/2024

O segredo da livraria de Paris conta a história de Velarie, uma jovem que foi enviada para Inglaterra ainda criança, e decide voltar a Paris e descobrir os segredos envolvendo o seu nascimento e a sua história.

Ela acreditava ser sozinha no mundo, sendo Amélia, prima da sua falecida mãe, a única parente viva, porém, quando ela chega aos 20 anos, Amélia decide contar que seu avô, Vicent, está vivo e morando no mesmo lugar em que ela nasceu.

O livro se alterna entre dois momentos, o período em que a 2° guerra mundial atingiu a França e o pós-guerra, com Velarie já adulta em Paris.

Por se tratar de um livro ambientado durante a Guerra, obviamente vai haver muitas partes pesadas, tristes e com alguns gatilhos para tentativas de est*pro. Apesar do livro ser pequeno e com uma escrita fácil, o livro em si não é leve, os momentos que retratam a guerra é revoltante de inúmeras formas possíveis. Em contrapartida, temos uma Velarie já adulta nos anos 60 descobrindo a sua verdadeira história. Sem saber que ela era sua neta, o ranzinza Vicent acaba se tornando um personagem agradável ao construir esses momentos com a neta perdida.

É um livro direto, sem enrolação e com uma escrita fluida, podendo ser lido em um dia. A história é bastante interessante, apesar de triste, tem um final feliz. Para quem gosta de livros ambientados durante a guerra, vale a leitura.

Carolina273 05/05/2024

Uma das melhores leituras do ano até agora! Um livro curto em páginas, mas intenso em cada linha! Uma história de amor em meio à guerra, ao caos, aos preconceitos. Chorei como criança em vários momentos, queria que a história fosse diferente pq não era justo aquele sofrimento, mas em tudo a narrativa é maravilhosa!!!!

Daiário de Leitura 05/05/2024

O segredo da livraria de Paris
Valerie tinha três anos quando foi levada de Paris para Londres para que pudesse sobreviver a guerra. Porém 20 anos depois a pessoa que a criou decide que é hora dela saber a verdade e conta que seu avô ainda está vivo e tem uma livraria em Paris.

Ela então decide se candidatar a uma vaga de livreira, mas sem identificar quem ela realmente é para conhecer seu avô e descobrir mais sobre seus pais.

Dupont é um senhor ranzinza e reservado, mas que aos poucos vai se afeiçoando pela garota que acabou de se tornar sua nova funcionária.

Aos pouco Valerie vai conseguindo informações sobre sua família até descobrir de fato tudo o que aconteceu.

??????

- Essa leitura eu realizei via áudiolivro. Foi muito rápida e fluida, eu não queria parar de ouvir a história. Ela é comovente, triste, mas cheia de amor, medo e coragem.

- Ela se passa em 1940, quando os acontecimentos estão em curso e 1960, quando Valerie está tentando descobrir tudo que aconteceu.

p.s.: Segundo a autora, em notas, alguns acontecimentos da guerra foram alterados as datas para que se adaptasse a linearidade da história.

p.s. 2: O início do livro que se conecta com o final do livro tem uma situação que eu achei super fofinha.

- Eu simplesmente amei e recomendo. Foi uma experiência muito boa.

Kah 29/04/2024

O segredo da livraria de Paris
Gente, que livro bom.
Eu não estava esperando muita coisa, mas me vi ansiosa para descobrir toda a trama, o livro mescla passado e presente e esse tipo de narração sempre me envolve na história.
O final achei um tanto corrido e senti que faltou desenvolver um pouco melhor, mas mesmo assim, foi uma boa leitura.

mariaacec 29/04/2024

Esse livro me emocionou MUITO. devorei ele muito rápido pq fiquei cada vez mais querendo chegar ao fim pro meu coração ficar quentinho com o final feliz. e que bom que apesar do sofrimento que a maior parte dos personagens sofreu durante o livro todo(o dumont ter sido obrigado a "abandonar" sua neta, a morte dos pais da valerie, a clotilde ter que se mudar), no fim deu tudo certo. acho que há muito tempo não lia um livro com uma boa lição de moral que realmente trouxesse uma história com um tema super importante e que prendesse a atenção do leitor.

Vivi 27/04/2024

Livro muito gostoso de se ler. A história de uma jovem que era filha de uma francesa que se casou com um alemão nazista durante a ocupação da França pelos nazistas.

Mi_lendo23 22/04/2024

Que livro perfeito!
Valerie, uma jovem de 21 anos, vive em Londres com sua tia Amelie desde os três anos de idade pois foi obrigada a deixar Paris, sua cidade natal, que estava sendo ocupada por nazistas durante o período da 2a Guerra Mundial.

O seu passado sempre lhe foi um mistério. Não sabia por que havia sido retirada de sua mãe nem o que havia deixado para trás. A única lembrança que tem são borrões de sua tia e ela correndo pelas ruas sitiadas de Paris.

No seu aniversário de 21 anos, Amelie decide lhe contar a verdade (ou pelo menos parte dela). É a partir daí que a jovem resolve largar tudo e ir a Paris para tentar entender melhor seu passado e obter informações que ainda eram desconhecidas para ela.

Valerie se candidata ao emprego de livreira em uma livraria administrada por ninguém menos que seu avô. No entanto, não querendo se identificar, cria uma identidade falsa para aos poucos ir arrancando informações do velho sisudo que lhe oferece o emprego.

Através de idas e vindas no tempo, a narrativa se intercala com o presente, o passado e um tempo mais remoto: os anos de guerra. Eu particularmente amo romances que têm como fundo a 2a Guerra e esse me cativou por completo. Aprendi muito sobre aquela época enquanto me emocionava com a história de Mireille, mãe de Valerie.

AllanaSant 11/04/2024

Um assunto denso escrito de uma forma bastante leve. Essa foi disparado uma das minhas melhores leituras do ano. Freddy é um personagem maravilhoso, a própria Valerie é uma personagem muito bem desenvolvida.

A trama é boa, e essa mescla entre as camadas do passado foi muito bem elaborado. Por ser um livro curto vc lê sem nem ver a hora passar! Recomendo muito a leitura

Alexandra50 08/04/2024

Uma leitura boa, rápida. Senti que o final foi um pouco atropelado, mas no geral gostei muito da história e do estilo de escrita da autora

Eduarda 08/04/2024

Que tristeza foi acabar de ler esse livro, senti uma constante sensação de ?quero mais?. É um livro incrível que te envolve na trama desde o início. É um livro em que você se apega a todos os personagens e assim sofre com eles. Uma delícia de leitura, só senti que podia ser um pouco mais desenvolvido, principalmente contando o final de Mireille e Mattaus. Se fosse um livro com 500 páginas com certeza leria todas com muita felicidade, pequena que é tão pequenininho :(

Ashanee 02/04/2024

Livro para pensar no pós guerra
Um livro bom para quem gosta de romance leve,mas quer pensar sobre outros assuntos não abordados com tanta frequência.
A autora dar muito mistério e curiosidade para saber o segredo... mas chega um ponto que vc suspeita o que seria pelo andamento da história.
Gostei muito e recomendo.

janja fragão 01/04/2024

Um bom passatempo
O enredo é interessante, a história envolve e o relato é bem feito
valeu a pena conhecer a verdadeira história

Sara.Pasetto 29/03/2024

Livro curtinho, tem 220 páginas, e a história é bem rápida, sem aprofundar seus personagens, os fatos acontecendo rápido, parece um resumo de outra história.
Tenho preferência por livros que possuem caráter histórico por isso me interessei por esse, mas o achei bem superficial em todos os sentidos, lugares, personagens, fatos históricos