Os Quatro Grandes

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Quatro Grandes

Taci.Souza 21/03/2024

Quando a gente acha que já conhece minuciosamente a receita dos enredos de Agatha Christie, ela vem com uma trama envolvendo teorias da conspiração, plano de dominação mundial, máfia internacional e um conjunto de elementos dignos do mais eletrizante filme de ação.

Como se não bastasse esses fatores, desenvolvidos numa narrativa cheia de mistérios e reviravoltas, ela ainda resgata a dupla dinâmica do seu imaginário: Hercule Poirot e o Capitão Hastings. Se os outros elementos falhassem, apenas a perspectiva de acompanhar a dinâmica divertida dessa amizade já seria o bastante para fazer a leitura valer a pena.

Embora reconheça que "Os Quatro Grandes" apresente alguns aspectos de enredo que o deixam aquém de outras obras da autora que tive o prazer de ler, desconfio que sou incapaz de criticar qualquer coisa escrita por essa mulher, pois minha admiração por ela chegou a um nível que até uma lista de supermercado de sua autoria seria favoritada.

AndrAa 16/03/2024

Diferente de tudo que li da Agatha
Eu gostei muito dessa leitura, foi uma leitura para curtir e não desvendar!
Os Quatro Grandes são descorto ao logo da história, mais o mistério está em como eles irão agir em cada situação. Gostei muito de ver o ego do Hércule Porot ser muitas vezes desafiado. A história é narrada por um dos personagens o que me fez gostar ainda mais, é como se ele nos chamasse para um café e relatase todo ocorrido. Amei! No o final queria maus detalhes, por isso dei 4 estrelas. Recomendo muito essa aventura internacional de Hércule Porrot

Ilmar 15/03/2024

Mais um livro da Rainha. Sempre acho divertido e a abordagem usando como leitura pra relaxar. O fato da trama ter se tornado global com múltiplos "chefões" foi algo que achei interessante. Sabemos do inimigo principal mas não sabemos quem é nem como lidar com ele. Mas ao mesmo tempo ficou um pouco "de mais". Acho que por estar acostumado com a maioria das histórias ocorrendo em uma área delimitada.

Herick 11/03/2024

Não é lá dos mais brilhantes.

depois de O Assassinato de Roger Ackroyd esperava mais, confesso.

Os Quatro Grandes parece uma coletânea de contos que foi "amarrada" para funcionar como história única, mas que não consegue cumprir seu objetivo.

bem aquém do potencial da rainha do crime, Os Quatro Grandes conta com um final bastante previsível, anticlimático e, por fim, decepcionante.

nem mesmo Poirot, com sua mente brilhante, foi capaz de salvar este livro.

natcalderini 05/03/2024

Poirot e Hastings
Mais um caso desvendado pelo detetive Hercule Poirot com ajuda de seu amigo,capitão Hastings.
Como eu li o primeiro livro, no qual é onde eles se conhecem, entende mesmo que em poucos capítulos a amizade entre os dois.
Clássico de Agatha Christie,livro de 18 capítulos bem escritos e diretos.

Maíra 04/03/2024

De todos os livros que li até agora da Agatha, esse foi o que mais saiu da realidade pra mim, porém tenho certeza que outras pessoas gostarão, não deixa de ser um livro bom e interessante.

Wallace50 01/03/2024

"O cérebro do Oriente,a ciência do Ocidente...e dois outros cujas identidades ainda desconhecemos"

Acho que por apresentar uma temática muito divergente da típica apresentada pela escritora,sua média não esteja tão alta quanto as dos outros dela,até porque seu início é consideravelmente frenético e envolvente,depois dele,o que lemos é um compilado de assassinatos e crimes misteriosos desafiando Poirot e seu amigo Hastings,conforme eles chegam perto da identidade de "Número Quatro",a tensão assume uma função predominante,embora às vezes seja anulada entre a transição de capítulos.Certos momentos do desenvolvimento não são tão interessantes quanto outros,o mistério envolvendo a morte de Mr. Whalley e o estranho falecimento de um enxadrista durante uma partida,são os casos mais memoráveis.A presença do integrante mais sigiloso dos Quatro Grandes é tão frequente devido aos seus inúmeros disfarces que em determinadas situações foi amedrontadora.Infelizmente,entre os capítulos 16 e 17,seu ritmo deixa de ser tão eficaz,mas nada que tenha arruinado minha experiência.

aylaffc 01/03/2024

Mais um da gatinha triste
Um poirot aposentado, um hastings, agora casado e morando na américa do sul, como narrador da história, uma viagem do detetive ao rio que deveria ser feita mas acaba não acontecendo e um homem invadindo o apartamento de poirot. assim se inicia uma guerra entre o belga e os quatro grandes, a organização criminosa internacional mais poderosa até então.

na busca pela verdade, mortes, desaparecimentos, mistérios, viagens, arqui-rivais e a vida do próprio detetive e seu amigo em jogo! uma história surpreendente onde o mistério não é descobrir quem são os 4, o que na verdade, acaba sendo bem óbvio, mas sim como fazer para detê-los. o mistério encontra a aventura nessa obra e mostra ao leitor, uma vez mais, a versatilidade da autora que merece o título de rainha do crime!

diferente de tudo que li da autora até agora, o estilo não parece o modo agatha christie de ser. não sei se por ser apenas a sua oitava obra, dentro de cerca de 80, e representar o início de sua carreira, ou por ter sido escrito em um período peculiar de sua vida. de qualquer forma, gostei. terminei o livro com uma estranheza de não ter lido christie, porém, isso não necessariamente é algo negativo. gostei muito de ler o livro e descobrir um lado da autora que ainda não conhecia!

leeesouzaa 29/02/2024

O pior tipo de mistério
Achei toda a ideia central muito interessante, com enorme potencial, mas não gostei da execução.
Poirot parecia simplesmente tirar as respostas e soluções dq cartola fazendo com que elas se encaixassem no contexto, o que acabou tirando todo o encanto para mim.

Helopes.s 27/02/2024

Os quatro grandes
Eu fui sem muita expectativa, e acabei gostando. Tem bastante reviravolta, eu me perdi algumas vezes, mas mesmo assim foi uma leitura que eu gostei muito.

Antes de Poirot fazer sua primeira travessia transatlântica para a América Latina, mais precisamente o Rio. Um homem invade a casa do investigador. O intruso se comporta como um louco, chamando por Poirot, rabiscando febrilmente o número 4 e balbuciando palavras desconexas. Até que, como num transe, começa a falar sobre os Quatro Grandes. Mas quem são eles? Uma organização clandestina? Hercule Poirot se vê em meio a uma intriga internacional, que envolve armas secretas, sequestros, laboratórios subterrâneos e fugas de tirar o fôlego.

Yasmim 27/02/2024

Interessante
Esse é o segundo livro de um caso do poirot qje leio e simplesmente amo a personalidade dele, sobre a historia gostei muito por ela ter varios plots e de como poirot resolve o caso facilmente mesmo estando contra a uma grande organização criminosa.

MariaCicilia 25/02/2024

Estava de ressaca, achei uma leitura super rápida e envolvente. Adorei que cada capítulo era um caso diferente, me prendeu mais ainda, achei um pouco confuso em certas partes mas é um bom livro

Bruna 23/02/2024

Não sei o que aconteceu com a Agatha aqui, o que ela queria fazer, se o público tava pedindo algo diferente do Poirot, mas não curti o resultado.
Essa história é mirabolante demais, toda aventuresca, com Poirot correndo pra lá e pra cá, fugindo de trem, fugindo pela janela em trepadeiras, planejando emboscadas com bombas. Isso ficou bem novela da tarde com Poirot e Hastings escapando incrivelmente de todas as armadilhas super bem pensadas dos criminosos. Nem preciso dizer o quanto seria fácil só matar o Poirot já que Os Quatro Grandes são criminosos tão impiedosos e cruéis.
Fora que o Poirot está vaidoso em extremo, completamente convencido falando a cada 5 páginas o quanto ele é o cérebro mais inteligente do mundo e que nem o cérebro da organização é tão inteligente.
No fim, a conclusão é ainda mais rápida assim como o livro todo, mas com um enorme parágrafo explicando comp ele já tinha antecipado os movimentos e pensado em cada detalhe. Usar esse recurso uma vez ta tudo bem, mas é o livro todo assim.
Como resultado, esse livro é diferente dos outros do Poirot, mas não de um jeito bom. O melhor é a fórmula conhecida: Poirot usando a cabeça de maneira verossímil para desvendar um único mistério.

Anne.Lisie 23/02/2024

Um joia mal divulgada! Esse é um dos livros mais antigos da Agatha e ele é tão bom que eu li em um dia, mas eu nunca tinha ouvido falar. Os capítulos são curtinhos e quando você acha que só vai ler mais um você acaba engatando o próximo, e o seguinte, e mais um e voilà: acabou! Recomendo demais para quem curte as histórias da Agatha Christie.

Wemison1 19/02/2024

Os quatro grandes
Foi a primeira vez que li algo de Agatha Christie e eu simplesmente fui cativado por este livro. Não tenho palavras para expressar o quanto eu amo Poirot e Hastings! A história é cativante e me deixou reflexivo e alerta todo o tempo. Estou apaixonado por este livro!!! ???
C'est ça!