O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Gene Edward Veith Jr.

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Yanna Paula 15/01/2021

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
Finalmente tomei coragem e impulsionada por essa edição comecei as Crônicas de Nárnia.
Eu confesso que esperava mais, mas consigo compreender que eu não sou o público-alvo dele e tenho que ressaltar que houveram pontos positivos.

Em primeiro lugar, decidi começar pela ordem de lançamento dos livros e não pela que é proposta pela própria edição, e acredito que esse fator não tenha mudado em nada a minha experiência.

O livro é bem fácil e rápido de ler, um ponto positivo e que me surpreendeu, e apenas senti falta de um aprofundamento quanto ao universo e aos próprios personagens. Não fez falta se nós olharmos a história como um todo, mas eu sempre vejo como uma forma de expandir e complementar tudo aquilo que foi contado.

Como leitora de fantasia, e fã de grandes autores, eu nunca poderia deixar de lado esse livro pela sua importância para o gênero e não me arrependo, pois toda leitura é válida e sempre é bom vivenciar publicações mais antigas que ajudaram a compor tudo aquilo que temos em mãos hoje.

rckmisa 15/01/2021

Maravilhoso!
A cada livro do C. S Lewis que leio fico abismada com o quanto ele era um gênio! Em um livro infantil, com uma história "bobinha" é possível perceber e fazer diversas análises!
É um livro rico, divertido e rapidinho de se ler, sobretudo é de extrema qualidade
Pelo visto, comecei 2021 bem se tratando de leitura!

Fran Nayara 16/01/2021

A paixão de Aslam
Impossível não ver Jesus em Nárnia! Aslam é uma verdadeira representação de Jesus lá, desde a criação de Nárnia, até seu sacrifício para salvar a vida de Edmundo e todos os habitantes de Nárnia. Seu amor por todos é algo magnífico, algo que é assim com Jesus.
Aslam é o verdadeiro Rei de Nárnia, o Grande Leão, o filho do Imperador do Além-Mar (nosso Deus), o criador de toda Nárnia e outros mundo, e a feiticeira Jadis queria roubar seu lugar, esqueceu até da magia mais profunda, a magia que faria a morte de Aslam voltar para trás, a magia que o faria ressuscitar, e voltar mais forte.
Estamos todos sobre as patas de Aslam, Ele está nos cuidando, pois o mal será bem quando Ele chegar.
"Dizem que Aslam está a caminho, talvez ele já tenha chegado." ??

Mariinorberto 16/01/2021

Que livro mais lindo (por dentro pq a capa...)
Uma escrita envolvente que superou minhas espectativas.

Priscila.Damiani 16/01/2021

Por: @ler.terapia
Livro: O Leão, a feiticeira e o guarda roupa (crônica 2)
Autor: C.S Lewis
Editora: Martins Fontes
180 páginas
Nota: 5

#dll21 Tema: De autor que nasceu no mês do seu aniversário

(Está resenha não contém spoiler)

""- Não tenha medo...Ele sabe o que faz.""

O Leão a feiticeira e o guarda roupa é a segunda Crônica de Nárnia.

Nesta crônica teremos um pouco mais de aventura e magia. É a primeira que foi adaptada para os cinemas.

Quatro irmãos se mudam para a casa de um velho professor misterioso, devido os ataques aéreos de uma guerra em Londres.

Nessa nova casa, Lúcia a irmã caçula é a primeira a encontrar o guarda roupa mágico. Faz sua passagem e conhece Nárnia, seus encantos e também um "amigo". Lhe é apresentado um pouco da história do reino e também sobre a feiticeira branca.

Ao retornar para casa os irmãos de Lúcia, Edmundo, Susana e Pedro não acreditam na história que a irmã conta.

Edmundo especialmente, zomba e humilha muito a irmã mais nova julgando-a com a imaginação fértil e mentirosa.

Mas ele nem imaginaria que seria o próximo a encontrar o mundo mágico e conhecer grandes coisas por lá. É aí que Edmundo cai em tentação e se entrega totalmente a feiticeira branca e seus "encantos".

No decorrer da história contamos com muitas aventuras dos irmãos para salvar o mundo de Nárnia. Temos traidores, amigos ajudantes e Aslam, o leão!!

Uma história juvenil emocionante como só C.S. Lewis consegue fazer. Me senti nostálgica e encantada com essa leitura. E já estou preparando a pipoca pra curtir o filme e também a próxima crônica

""Mas acontece que ele é bom. Ele é REI, disse e repito.""

dhoris 17/01/2021

Leve e Encantador
Um livro leve e rápido, as poucas páginas saem voando quando você mergulha no mundo de Nárnia junto com as quatro crianças.
Assim como o primeiro livro da série, essa aventura também aborda importantes e representativos trechos da Bíblia, fazendo com que a história ganhe um significado mais intimista para Cristãos. Embora sejam assuntos mais profundos, na história eles são repassados de maneira singela e encantadora, assim como o cenário do universo de Crônicas de Nárnia.

Danizio0 17/01/2021

C.S Lewis é um gênio
Para fugir da guerra os 4 jovens irmãos, vão viver numa casa afastada da cidade, com um velho professor e sua governanta, uma casa muito antiga que guarda inúmeros segredos.

Um dia brincando de esconde esconde na enorme casa, Lúcia a irmã mais nova acaba entrando num velho armário, e vai parar numa terra mágica chamada Nárnia, lá ela conhece um jovem sátiro com quem toma chá e faz amizade, depois de horas ouvindo as histórias do seu amigo ela decide voltar para os seus irmãos que devem estar preocupados com o seu sumiço, mais quando ela volta, não se passaram nem mesmo minutos.

Ela conta a seus irmãos do mundo incrível onde foi parar dentro do guarda roupa mágico, mais seus irmãos não acreditam nela, até o dia em que Edmundo também vai parar em Nárnia, e lá ele acaba conhecendo a temível feiticeira branca, auto proclamada rainha de Nárnia, que acaba lhe fazendo muitas promessas, para que ele também traga os seus outros irmãos para Nárnia, mais quando ele volta pra casa nega tudo prós seus irmãos, e diz que Lúcia estava só inventando que Nárnia realmente existia.

Quando num chato dia de chuva, todos acabam indo parar nas terras mágicas de Nárnia e lá vão viver inúmeras aventuras para livrar essa terra do poder da malvada feiticeira branca.

As crônicas de Nárnia são uma grande coleção de livros de fantasia que misturam contos de fadas e referências a bíblia, de uma forma magistral, uma história que encanta crianças, jovens e adultos do mundo todo, essa edição que está a venda na livraria da família cristã, e os livros são publicados pela Martins Fontes, o preço vale super apena, e é uma história que vai lhe encantar demais

Marcela204 17/01/2021

Muito bom!
Depois de entender como Nárnia foi criada, é incrível notar os detalhes e referências que antes, quando assisti o filme sobre essa parte da história, eram sem sentido para mim.
Os personagens são incríveis. Foi um misto de sentimentos me identificar com Edmundo, me lembrou da parábola do filho pródigo e o quanto ela significa para mim. Foram muitas partes do livro que me arrepiaram, não pela história em si mas pelo que ela representa.
Deve-se levar em consideração que é livro escrito para crianças, apesar de todos lerem. O desenrolar é rápido, sem muita descrição, sem muito aprofundamento, mas a leitura é muito boa e proveitosa.
Vale a pena não importa a idade.

Thais.Nascimento 18/01/2021

Gostei...
Primeiro livro que li em 2021 e posso dizer que comecei bem o ano.
Queria que tivesse um detalhamento maior dos acontecimentos, acontece tudo muito rápido mas entendo que é uma crônica e é um livro infanto juvenil, então é pra ser mais curtinho e fluido mesmo. Sempre fui apaixonada pelos filmes, na minha opinião eles se complementam muito bem. Recomendo a leitura!

Newi 19/01/2021

Me surpreendeu.
Confesso que não estava tão empolgado para começar essa série de livros, mas depois que comecei a ler não consegui parar mais. A história já é bem conhecida, mas com certeza ler traz uma sensação diferente. Ansioso para continuar os próximos volumes.

Rebeca_Moledo 19/01/2021

Nárnia é um mundo que eu sempre quis entrar e fazer parte desde a minha primeira leitura do livro. É muito bom reler essa fantasia cheia de significados. Todo mundo devia ler as Crônicas de Nárnia algum dia...

Mih 20/01/2021

Nárnia acontece.
Assim como o primeiro, a leitura é fácil e prazerosa. Os personagens principais nos fazem sentir um misto de emoções, principalmente a Lúcia e o Edmundo ( na minha opinião). O segundo livro da saga é emocionante e singelo. Pra quem assistiu a adaptação cinematográfica, não irá decepcionar com o livro e, por incrível que pareça, a adaptação é muito fiel ao livro. O Lewis deve ter ficado orgulhoso! Simplesmente maravilhoso! ??

Cirlei oliveira 21/01/2021

Morar em Narnia
Amei o livro e a escrita, uma linguagem simples e de fácil compreensão. O autor relata as aventuras das filhas de Eva e filhos de Adão, passa a viver as suas aventuras quando entra dentro de um guarda roupa para se esconder e acaba saindo em Narnia, um mundo que fora congelado por uma feiticeira mau.