O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Gene Edward Veith Jr.

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

@helen.olivio 10/08/2020

Uma grande aventura
Os irmãos nem imaginavam o que o esperavam dentro do guarda-roupa...e a feiticeira Branca não esperava pelo ocorrido.

Ketlintaina 18/07/2021

Durante a guerra, quatro irmãos se refugiam na casa de um professor no interior, para fugir dos ataques aéreos. Na enorme casa, cheia de artefatos históricos, Lucia, a mais nova encontra um guarda roupa que a leva ao país de Nárnia. Seus irmãos tentam verificar a história e ao verem que o móvel é normal, duvidam dela.
Após alguns dias Lúcia, volta a Nárnia e é seguida por Edmundo, que acaba se perdendo e fazendo um acordo com a temida feiticeira branca. Ao voltar para a casa Edmundo se nega a admitir que esteve com Lúcia e os irmãos brigam com ele, por estar esnobando a imaginação da mais nova. Acontece que um dia, acabam todos entrando no tal guarda roupa para fugir da governanta, e encontram Nárnia, debaixo do mais rigoroso inverno e brigam com Edmundo por mentir.
Após serem encontrados pelo Castor, descobrem que são reis e rainhas de Nárnia e que há uma lenda onde eles são heróis que junto com Aslam, livram o povo do poder da feiticeira. Enquanto debatem a veracidade de suas identidades, Edmundo foge e vai de encontro a feiticeira, onde descobre que foi enganado e que a ela é muito má. Ele é feito prisioneiro e seus irmãos precisam da ajuda de Aslam, para libertá-lo.
O livro é fluído e envolvente, apesar de ser curto e ter muita coisa acontecendo, somos imersos na história. Senti falta de um desenvolvimento maior da Susana e do Pedro, mas espero que nos próximos volumes isso seja trabalhado.
O final é emocionante e um prato cheio para quem gosta de fazer ligações com histórias da vida real. As crônicas de Nárnia, tem se mostrado muito mais que livros infanto juvenis, e estou amando.

Vanessa.Oliveira 22/07/2020

Um encanto!
Que história linda! Cheia de verdade! Um encanto!
Confesso que me surpreendi com esse pequeno livro. Uma escrita tão simples mas rica em detalhes. Precisamos ler coisas infantis, de fato, para lembrarmos das miudezas da vida, de como a simplicidade pode ser mágica e especial, mesmo que por pouco tempo.
Se você, assim como eu, anda ansioso e angustiado, vá para Nárnia! Viaje! Uma leitura que indico a todos! Seu coração vai ficar quentinho, sentirá a mesma sensação de abraçar uma criança.

Leticia 07/07/2022

N A R N I A
LINDA, MAGICA, ENCANTADORA! Esta história desperta uma sensação tão boa. Eu lia e não queria parar de ler. Aslan é divino, literalmente. As árvores, os rios, as criaturas, os aromas. A vontade de conhecer Narnia e tudo que vive lá te acompanha em cada página.

Débborah 15/05/2021

muito legal ver que é tão semelhante ao filme, de forma que mesmo depois de TANTOS anos sem rever o filme, consigo rememorar as cenas ao ler cada parte do livro. Não é tão instigante quanto, no entanto, mas ainda assim tem seu valor

Ri :) 30/08/2020

Nárnia 2!
Agora a convicção de que preciso ler todas as crônicas. Que lindeza! Aslan é ainda melhor nas linhas. Quero um livro apenas sobre o Sr. e Sra. Castor.

RUDY 14/06/2021

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR
Começo logo dizendo que esse livro teve uma das melhores adaptações para o cinema, apenas algumas poucas alterações, o que o tornou um dos mais favoritos de toda série.

O autor tem uma forma própria e fazer sua narrativa. Mesmo sendo uma ficção fantasia carregada de aventura e trechos surpreendentes, o autor não divaga muito. É bem direto, todas as subtramas são desenvolvidas magistralmente e nada fica cansativo. Mesmo o livro sendo ‘pequeno’, tantas coisas acontecem e são tão intensas que dá para ler em uma tarde, ainda mais que tem ilustrações, tornando a leitura ainda mais lúdica. E aqui vou dizer a única coisa que me frustou um pouco foi não ter uma ilustração de Aslam, a não ser na capa... o que não atrapalha em nada a leitura.

Outra coisa que me agradou muito foram as inúmeras citações e analogias cristãs. E como é um livro infanto voltado para crianças mais jovens, acho importante já começarem a ter introdução aos ensinamentos bíblicos. Veja, é uma opinião bem pessoal, porque entendo que nem todos tem formação cristã, contudo, para mim, foi um ponto bem positivo.

Tem toda uma mitologia lúdica criada pelo autor e que não é difícil de ser entendida pelas crianças, e é mais um ponto a favor, porque cria fantasias que as crianças podem entender através das personagens.

Já deu para sentir que gostei demais e só posso recomendar a leitura para todos.

site: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2021/06/resenha-37-o-leao-feiticeira-e-o-guarda.html
@sara_ranielle 14/06/2021minha estante
Eu estou lendo e amando! É incrível ??

Michelle 10/08/2021minha estante
Que edição vintage!
Tenho vontade de entrar nesse guarda roupa e embarcar nessa aventura!

Angela Cunha 07/09/2021minha estante
Uma pouca vergonha, mas eu tenho essa coleção linda da Família Cristã e ainda não comecei a ler rs
Mas farei isso em breve, pois para Nárnia é onde sonho ir.
E sei que terei leituras lindas e oh,essas edições estão impecáveis!!!!
Beijo

Caroline 22/12/2022

Uma leitura diferente
Na época que li este livro, eu estava muito na vibe de assistir aos filmes e pesquisando sobre os livros e não contive a curiosidade, precisei ler e não me arrependo. A história dos livros tem uma linguaguem um pouco mais antiga do que os livros que estou acostumada a ler, mas não muda o fato de que é tão interessante quanto os filmes. Todas as obras de As Cronicas de Narnia são interessantes leituras. Me interessei mais ainda por ler as continuações que infelizmente, não foram adaptadas aos filmes. Falar sobre esse livro me dá vontade de lê-lo outra vez!!

JJ 26/06/2021

Primeiro livro que leio de Nárnia
Primeiro livro que leio das Crônicas de Nárnia, resolvi seguir a ordem de publicação e não me arrependo. O livro é sensacional. Todos os personagens são cativantes, e é incrível a alegoria com o cristianismo, tendo Aslam como Cristo. Assisti o filme em seguida, e achei bem fiel ao livro, com pequenas mudanças que não afetam a história central. Muito bom. Recomendo muito a leitura do livro. É bem leve, rápida e vale cada segundo de leitura.

Jade 26/09/2020

Encantador
Eu nunca vou me acostumar com a criatividade do Lewis. Criar um mundo de contos de fadas, e misturar com religião de uma maneira tão sútil e respeitosa é muito admirável.

Camila.Floriano 01/10/2020

Dois filhos de Adão e duas filhas de Eva!
Mais uma vez a história chega ao fim, ou melhor ao começo de novas aventuras...
'O leão, a feiticeira e o guarda - roupa' uma história cheia de fatos surpreendente, que dá uma nostalgia (para quem assistiu o filme antes de ler), e claro da uma vontade imensa de saber qual será a próxima aventura dos quatro irmãos, pois..."Quem é coroado rei ou rainha em Nárnia será para sempre rei ou rainha"

Alice485 08/03/2022

O leão,a feiticeira e o guarda roupa
Que leitura maravilhosa.
Cenas bem construídas,que faziam paralelo com partes da Bíblia.
Amei quase todos os personagens.
Me emocionei com a escolha de Aslam.
08/03/2022minha estante
PERFEITO

Anak_o 14/06/2021

Eu amo como o Lewis faz analogia a bíblia sem muita pressão, como a escrita é fluida e nos traz um quentinho no coração. Esse é um dos meus favoritos da série, eu realmente me emociono com os ensinamentos ali descrito e com o próprio Aslan.

Thassia.Camille 21/01/2021

Foi uma leitura super leve e rápida, muito divertida também. Mas ainda prefiro o primeiro livro.

Kedma0 12/05/2023

"As crônicas de Nárnia", é sem dúvidas uma das histórias que mais amo. Assitir todos os filmes,mas como todos sabemos,os livros são os melhores né..?
Enfim, é maravilhoso,lindo e emocionante!
Agora vamos para a próxima aventura!! Em Nárnia, é claro!!????