O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Gene Edward Veith Jr.

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Jamerson.Alves 03/10/2022

Fanfic do Tolkien
Esse é então o tal livro que Tolkien dizia ser uma "fanfic" da Bíblia? Obviamente ele não usou esse termo, mais deixou claro a sua insatisfação quanto ao uso das alegorias de Lewis e, realmente, é inegável tais referências. No entanto, mesmo carregado de analogias, a história tem o poder de se desenvolver de modo independente e completo. Os personagens são bem desenvolvidos em referência a quantidade de páginas que tem o livro (ponto super marcante da literatura de Lewis). O que deixou a desejar um pouco é o capítulo da batalha, pois o clímax foi além do que fora entregue.

Rebeca 30/12/2021

"Não vale a pena falar do que aconteceu. O que passou passou"

Que livro bom!!!!!
Uma menina, um guarda roupa, uma floresta onde é sempre inverno, ninguém acredita nela... O que pode acontecer?

Reviravoltas, traições (Sim, ele traiu!), e um final excelente. Acho que o que mais me impressionou foi como os personagens foram desenvolvidos tão bem e de forma natural; e o que eu pelo menos, não gostei, foi que a leitura se passou muito corrida muito rápida...

camivitoriafer 17/10/2020

é muito bom, mas pra mim que ama o filme, foi uma grande decepção
gabi 17/10/2020minha estante
concordo!! achei o filme mais rico em detalhes (o que me chocou pq geralmente é ao contrário)

Karollinesg 29/10/2020

Um neném!
A famosa crônica que deu início ao nosso amor por Nárnia.. pra quem é apaixonado pelo filme, com certeza vai ser apaixonar ainda mais pelos personagens e pela história no livro. Principalmente pela Lúcia! ?
Gugab 06/11/2020minha estante
Eu tenho muita vontade de ler esse livro.

Ana 11 01/11/2020

Maravilhoso
Linguagem super fluída, a trama nos prende. É um livro excelente. Muito melhor que o primeiro.

rafael.rocha 03/11/2020

Cadê Nárnia?!
Que país maravilhoso, que história envolvente, coisas espetaculares acontecem nesse lugar e nessa história... Ainda mais quando sabemos que o escritor apenas está colocando sua visão de cristianismo no livro, como o fato de Aslam ser Jesus, e assim como Ele se entrega a morte por amor e no lugar de outro, morre como um inocente, mas renasce como um rei.

O livro que atravéz da fantasia nos coloca em uma realidade e na razão, para se entregar verdadeiramente a algo muito superior.

Thais.Nascimento 18/01/2021

Gostei...
Primeiro livro que li em 2021 e posso dizer que comecei bem o ano.
Queria que tivesse um detalhamento maior dos acontecimentos, acontece tudo muito rápido mas entendo que é uma crônica e é um livro infanto juvenil, então é pra ser mais curtinho e fluido mesmo. Sempre fui apaixonada pelos filmes, na minha opinião eles se complementam muito bem. Recomendo a leitura!

Gustavo447 28/01/2023

Maravilhoso!
Conheci Narnia através dos filmes e quando li este conto fiquei extremamente surpreso e satisfeito com a adaptação para os cinemas (até as naftalinas do guarda-roupa foram inseridas nas cenas!), trazendo uma fidelidade incrível.
Na resenha do conto anterior expressei a riqueza na escrita de Lewis e neste conto não foi diferente, além de novamente enxergar claramente as referências da mitologia cristã.
Susana me agradou bastante neste livro, pois tem uma presença mais lógica em relação aos eventos e não permite ser levadas a fortes emoções como Lúcia e não tem os traços de arrogância de Edmundo e Pedro (machista!).
Pedro é de longe o personagem que achei mais insuportável até agora, juntamente de Caspian.
Aslan (faz o urro) por outro lado, o vejo como um personagem ambíguo e neutro, que só aparece em momentos convenientes o que me fez fazer ligação com um outro personagem de outra saga (Dumbledore), pois além de sua figura imponente, ambos sabiam do futuro dos personagens e os papéis que cada um iria desempenhar no decorrer da história.
Por fim, achei este conto excelente!

P.S. A feiticeira é uma vilã extremamente envolvente, em alguns momentos torci para ela! Mas talvez seja apenas desvio de caráter mesmo.

marsilva 13/08/2021

esse livro!
que livro gostosinho, sério! é até melhor que o primeiro. eu adorei conhecer a lucia, Susana, Pedro e Edmundo. adorei tanto ler essa crônica. recomendo para todos

daday :) 12/05/2023

Viagem a nárnia
As vezes queria ter um guarda-roupas mágico para fugir de vez em sempre para Nárnia. Amei a construção desse livro a forma como faz sentir que estou lá. Os personagens foram bem desenvolvidos e encantadores. acredito que a mensagem central dessa crônica seria sobre coragem, Lealdade e fé.
é meu primeiro contato com a saga, mas na parte em que Aslam troca sua vida inocente pelo sangue culpado de Edmundo, e após a morte os ratos vão roer a corta me lembrou muito umas fábulas que li quando estava no ensino fundamental I, e me trouxe muita saudade, além de conter tantas referências....

Mssamuca 22/03/2023

Dê asas a sua imaginação
Uma história leve, gostosinha de ler e que nos trás uma nostalgia da infância, quando tudo parecia ser possível.

Giane 18/12/2020

Tudo começa com um guarda-roupas. Lúcia descobre Nárnia e leva seus irmãos Suzana, Pedro e Edmundo a uma aventura nesse país. Ali eles conhecem Aslam e tentam salvar Nárnia do encanto da rainha Branca.
Bia 18/12/2020minha estante
Esse livro é uma riqueza de criatividade do autor! Amo demais.