O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Emillypicanco 27/07/2022

De amor não tem nada
Doentio e obsessivo. Quem suspira e quer um amor como o de Catherine e Heathcliff é louco. Não consigo gostar nem ter empatia por nenhum personagem. Não li o livro e sim devorei. Não entendo quem não consegue terminar pq eu simplesmente não sosseguei até terminar a leitura, é viciante.

E por fim uma passagem bem hipócrita pq isso não é amor, não tem como ser amor: ?Mesmo se ele a amasse com todas as forças da sua pessoa mesquinha, nem em oitenta anos poderia amá-la tanto quando eu a amo num único dia.?
Aritana.Silva 27/07/2022minha estante
Gente infeliz e horrosa

k_snicket 02/06/2021

Absurdamente hipnotizante. Emily Brontë, em seu primeiro e único romance, prova que sua genialidade é digna de tanto renome. O lugar que dá nome ao romance, 'Morro dos Ventos Uivantes' é o protagonista desta história, que é narrada pelo ponto de vista de uma governanta e suas experiências ao passar a vida inteira trabalhando para duas famílias: os Linton e os Earnshaw. Desde o primeiro capítulo, é impossível largar a história, já que a autora descreve um local tão imersivo que nos deslumbra da mesma forma que nos assombra. Ao não termos de fato nenhum protagonista, esta história cresce ao ser um relato que nos permite mergulhar na vida de diversas personas completamente distintas, trazendo uma experiência rica e marcante. Se estamos acostumados a ler sobre personagens cativantes que raramente nos decepcionam, aqui, temos personagens odiosos que raramente nos agradam, mas isso é apenas um grande triunfo, já que, pois mais detestáveis que possam ser, é impossível não se envolver com eles. 'O Morro dos Ventos Uivantes' prova-se como um romance inesquecível, trágico e cativante, que é digno de todo o seu legado como um dos clássicos da literatura inglesa, uma leitura obrigatória.
Duda 02/06/2021minha estante
Me falaram tão mal desse livro que eu tinha desistido de ler antes de começa, mas depois dessa resenha com certeza vai ser um dos que lerei em 2021

Stephanie 02/06/2021minha estante
Depois dessa resenha fiquei até curiosa para comprar o livro rs

Gisele (@enquantoissoleio) 20/11/2020

Você irá amar e odiar esse livro
Um livro escrito para nos mostrar as diversas camadas dos seres humanos. Temos 2 narradores, mas nenhum é confiável. Fala sobre amor/paixão, mas não de forma saudável. Tem a união e separação de famílias. O que mais poderíamos pedir de um livro? Esse romance gótico me pegou do início ao fim e indico para quem curte livros ambientados em lugares mais obscuros e que trata dos conflitos de sentimentos.

site: https://www.youtube.com/watch?v=-YPveV_Uu1Y&t=3s

Jéssica 02/05/2021

Não sei como é possível, mas esse livro é perturbador, tenso e ao mesmo tempo gostoso de ler, rs.
Nunca tinha lido algo assim nem conhecido uma "história de amor" como a relatada aqui. Bem, eu não gosto de defini-la como história de amor; não é uma definição que se encaixa. Tá mais pra vingança, maldade e rancor. Nada que nos faça suspirar ou coisa do tipo.
Mas é uma história forte, com personagens intensos, e, principalmente, com uma escrita maravilhosaaaa! Queria muito ter mais livros da Emily Bronte pra ler.
Pelo enredo em si, eu não conseguiria levá-lo até o final, mas a escrita me cativou, surpreendeu e me fez ir até a última página.
Inaiara.LAbo 04/05/2021minha estante
tive a mesma sensação!

mundinfeysand 22/10/2020

Um pouco superestimado, porém agradável.
Tinha altas expectativas pra esse clássico, porém muitas foram frustradas. É um romance ou não é? Eis a questão. Não consigo responder com poucas palavras. O livro me trouxe um misto de sentimentos, a maior parte deles foram raiva, repulsa e indignação, porém em certos momentos também leveza e o desejo de que tudo desse certo para tal personagem. O "casal" principal da trama foi o menos atrativo de tudo na minha opinião. O que amei foi o final do Hareton e a narrativa feita pela Nelly. Estou satisfeita por enfim ter matado minha curiosidade sob tal obra, não vai entrar pra lista dos favoritos porém foi uma boa leitura.

Sabrina 29/03/2021

Dramaticamente perfeito
Um livro sensacional, dramático e cheio de suspense e reviravoltas na história.
Ana 29/03/2021minha estante
Já está na minha lista de leitura!

Tassio 29/03/2021minha estante
amo

Nina 02/06/2021

O morro da fofoca gigante
uma boa leitura para quem gosta de romances de épocas, intrigas e fofocas afinal o livro é todo uma fofoca.
Os personagens são um tanto irritantes, mas ainda dei algumas risadas de tão absurdas que são algumas coisas que eles fazem durante a história.
A linha do tempo e a linhagem familiar são as partes mais confusas e complicadas de entender, a linha do tempo você entende no fim já a árvore genealógica se você se esforçar um pouco mais você entende de cara antes da metade do livro.
Thais645 02/06/2021minha estante
O morro da fofoca gigante kkkkkkk

Nina 02/06/2021minha estante
Eu fiquei chocada com a proporção da fofoca da Nelly Dean. Que memória é essa

Josy.Ribeiro 14/03/2021

Eu tinha muita curiosidade de ler esse livro desde a época que lançou crepúsculo. Eu sempre fico curiosa com livros e músicas citados. Eu não botava muita fé pois ouvi muitas críticas. Foi uma leitura difícil no começo por ter uma linguagem antiga mas se mostrou bem interessante.
Tassio 14/03/2021minha estante
gostei muito!

Ingrid 02/07/2021

Resenha - O Morro dos Ventos Uivantes
O Morro dos Ventos Uivantes foi publicado em 1847 e é o único romance de Emily Brontë, que morreu no ano seguinte à publicação. Essa é a segunda vez que estou lendo o livro. Na primeira, eu tinha só 15 anos, e li por conta de Crepúsculo, pois era o livro preferido de Bella e Edward, o que tinha até escrito na capa do livro.

Eu odiei o livro nessa primeira leitura. Não entendia muita coisa da história, e ficava me perguntando porque uma autora de livros adolescentes indicou esse livro. Mas depois de terminar, ficou aquela vontade de entender porquê o livro era bom. E hoje, depois de quase 10 anos, consegui entender.

O livro é um romance de formação de Catherine Earnshaw e Heathcliff (nome e sobrenome). Nós acompanhamos de Ellen Dean. Ellen, ou Nelly, trabalhava na casa dos Earnshaw desde a infância, e muitos anos depois, como governanta na Granja dos Tordos, começa a contar a história de Cathy e Heathcliff para o inquilino, Lockwood.

Lockwood visita Heathcliff, seu senhorio, no Morro dos Ventos Uivantes. Lá conhece Cathy Heathcliff, por quem fica um tanto apaixonado, mas ela se mostra uma moça muito amargurada. Ele passa a noite no lugar e percebe o quão sombrio é tudo.

O começo da narrativa sobre a família se dá quando o pai de Catherine, o sr. Earnshaw, faz uma viagem a Liverpool e volta trazendo Heathcliff, um menino de pele escura pobre e desamparado. O menino passa a ser criado pela família, e odiado por todos, exceto Earnshaw pai e Cathy, com quem cria uma bela amizade.

Após a morte de Earnshaw, Heathcliff e Cathy se veem nas mãos do irmão da menina, Hindley, que odeia Heathcliff, e faz de tudo para separá-los. Além de tornar o menino um servente na casa, mesmo tendo sido criado como irmão.

Em certo momento, Cathy conhece Edgar e Isabella Linton, da Granja dos Tordos. Eles a ensinam a ser uma dama, e se tornam seus amigos. Com o tempo ela vai se afastando de Heathcliff, e ele dela. Ele então foge, some por alguns anos, e retorna rico, ao mesmo tempo que ela está casada com Edgar.

Recomendo muito a leitura, se você não se importar com a trama sombria e um pouco complicada.

A Leitora Compulsiva 29/08/2023

O grande divisor de águas: Morro dos Ventos Uivantes!
AVALIAÇÃO: ????

Normalmente eu sigo um roteiro para fazer resenhas, mas este livro é tão perturbador que nenhum roteiro será suficiente pra sermos capazes de analisar todas as facetas do livro.

É um livro amado e odiado por muitos ao mesmo tempo e tem uma explicação bem convincente para isso.

A começar pelo fato de que não é um livro romântico ? sinto muito dizer. Se você está aqui esperando ler algo como Jane Austen ou Jane Eyre, feche imediatamente esse livro e saia. Não terá NADA disso aqui.

Arrisco dizer: neste livro a única coisa que realmente nos cativa são os animais da casa, os cavalos e a paisagem.

Você não vai se apegar a nenhum personagem: são todos horríveis, tanto em personalidade como caráter e moral.

Até mesmo aqueles que você acha inicialmente que poderão se salvar: não vão. Em uma cena ou mais, te mostrarão que podem ser mais podres do que jamais esperou. As verdades sombrias serão reveladas, manchando suas reputações irremediavelmente.

PONTOS POSITIVOS:

É até difícil achar um ponto positivo nesse livro mas vou tentar.

A começar pela escrita: eu particularmente amo a escrita refinada dos clássicos. Transmitem uma seriedade imortal nas páginas. São textos impossíveis de não levar a sério, e a Emily caprichou muito na linguagem do livro.

Todo o livro é não mais que uma fofoca contada entre um inquilino e uma empregada doméstica, e isso faz o livro ser difícil de ser analisado. Ambos podem ser parciais. São duvidosos o suficiente pra você acreditar no que estão contando, afinal: você só tem a palavra deles. Mas ao mesmo tempo e por isso mesmo: é surpreendente.

Depois da escrita magnífica da Emily, o próximo ponto positivo a se considerar, talvez, é a exposição do que há intrínseco dentro dos humanos.

As irmãs Brontë não fazem livros para endeusar pessoas ou mostrar sua parte boa: aqui, o intuito é revelar o que há de pior dentro de nós.

Nossos piores demônios, nosso mau gênio, e a inclinação ruim que há dentro de cada um de nós é exposta através dos personagens, em sua forma de falar e agir.

E por incrível que pareça: isso é um ponto positivo. Temos a tendência a querer encontrar em livros um mundo perfeito para escapar à realidade ? e tudo bem com isso; mas esses livros, que ilustram a realidade como ela é de fato, servem de alerta ao leitor sobre como não ser, e o que não fazer. E por isso mesmo, são fundamentais.

E talvez cabe me dizer que os personagens aqui construídos são bem executados. Posso não gostar de nenhum deles e suas ações, mas são independentes um do outro, e você poderia facilmente dizer que existiram na vida real se não souber que se trata de ficção. Na verdade, é justamente a presença de tantos defeitos em cada um que nos aproxima de senti-los como se fosse reais.

Mas aqui, não encontro mais nada positivo a dizer. Como eu disse ao começo dessa resenha: os personagens nos impedem de amá-los. São desprovidos de caráter, cínicos, por vezes, simplesmente insuportáveis. Dentre eles, o mais horrível é Heathcliff.

PONTOS NEGATIVOS:

Precisamos reforçar que os personagens são de longe os piores que já peguei para ler. Apesar de bem construídos pela autora, complexos da forma que gosto e elementares para a história, sinto que a Emily reuniu um grupo tóxico de pessoas dentro da mesma história. Não há um que se salve. Todos, absolutamente todos são odiáveis em graus diferentes.

E acredito que fazer um livro para todos os personagens serem odiados é algo arriscado e no mínimo não prazeroso para o leitor. Mas de novo: entendo que este FOI O OBJETIVO dela. E me sinto grata por isso.

Ainda no âmbito dos personagens: alguns são apenas mimados demais. Há personagens aqui dentro que simplesmente se recusam a pegar qualquer coisa que cai no chão, ou fazer coisas por conta própria. Eu sei que numa família rica do século XV isso tudo é perfeitamente possível, mas ainda assim: é totalmente irritante.

Mas saindo agora do cenário de análise dos personagens, há ainda outro ponto a se considerar: a escrita, na mesma medida que é ótima, também sabe ser densa demais.

Me peguei em várias partes do livro postergando a leitura para o próximo dia simplesmente porque os capítulos são longos o bastante e altamente descritivos. Sei que isso faz parte de livros clássicos, mas de novo: para um livro que só tem personagens horríveis, continuar a leitura se torna inviável num dia que você deseja ler algo mais ameno. E eu, com meu irrequieto e constante trabalho de segunda a sábado, me pegava querendo qualquer coisa ? qualquer coisa MESMO ? que não fosse essa história trágica.

Emily, te culpo por isso.

CONCLUSÃO:

Daí talvez você possa me questionar:

?Caraca Lah, por que mesmo após tantas críticas você deu um famigerado 4 estrelas para o livro??

Bem, posso explicar. O final foi a única parte prazerosa do livro e talvez a mais forte. No fim, este livro é sobre o que há de pior nós seres humanos, sim, mas também é sobre redenção. Aqui, o vilão não vence no final e por mais clichê que isso possa soar, depois de ler quase 32 capítulos de total desgraça e degradação, é apenas satisfatório poder dizer que tudo terminou bem. Os personagens encontraram redenção, felicidade e aprenderam valiosas lições ao longo da jornada. Eles descobriram o verdadeiro significado da amizade e a importância do perdão.

E pelo final, por ele apenas e mais nada, é que esse livro merece essas 4 estrelas. Depois de tudo que me fez passar e sentir, me senti perfeitamente vingada ao final.

Mais um livro que entra para minha coleção de favoritos após me fazer sofrer tanto e me emocionar na mesma medida. Foi uma honra participar disto aqui, obrigada Emily Brontë! ?
Gabi1568 30/08/2023minha estante
amei sua resenha e amei acompanhar a sua leitura e reler junto com vc

A Leitora Compulsiva 30/08/2023minha estante
Foi uma aventura e tanto ler com você, amiga ?. Que possamos fazer mais leituras juntas!

Edson 04/09/2023minha estante
Não tenha dúvidas que vou ler essa resenha com muito gosto. Ô mulher boa pra escrever resenhas.

A Leitora Compulsiva 06/09/2023minha estante
Hehehehe, gosto muito de saber que vocês gostam das minhas resenhas ?

Vania.Cristina 29/10/2023minha estante
Gostei da sua resenha. ??

A Leitora Compulsiva 29/10/2023minha estante
Muito obrigada, Vânia! ?

Janice42 14/04/2021

Do amor ao ódio..
"Qualquer que seja a substância das almas, a minha e a dele são feitas da mesma coisa"

Lindo, triste, doloroso... minha caminhada com esse livro foi mais ou menos assim, com personagens tão reais, tão humanos. Conseguiu me deixar aflita, sentir a raiva, sentir o amor e com certeza vou reler com tamanha felicidade. No começo, eu não consegui me conectar muito com a história mas do meio ao fim, eu só conseguia pensar UAU, uma verdadeira obra-prima!!!!

jessicaglbb 14/03/2021

"Te odeio com todo meu amor" : seria a frase para o casal.g
Leitura complexa, mas que me deixou marcada e "encantada" com tais partes. Contudo, a sede de vingança com muito ódio por causa de um amor possessivo, doentio pode ser altamente letal, tanto para si mesmo, como também para quem os rodeiam.

Mariinaisabel 23/10/2021

Não existem vítimas. Existem escolhas.
? A degradação humana também pode ser poética, se contada por uma das irmãs Brontë.
? A narrativa de Emily é tão capciosa que em vários momentos esqueci de que a história ali contida não deve ser romantizada.
? Você vai do amor ao ódio em uma única página. Essa obra te faz amar com toda ternura e odiar com toda a força o mesmo personagem. Não existem vítimas. Existem escolhas.
? É impossível não se agoniar com as atitudes de Cathy, não ter vontade de pegar essa menina mimada e dar uns chacoalhões, mas mais impossível ainda é não se compadecer com a tortura do amor compenetrante dela por Heathclif.
? Está aí, outro personagem que te atordoa. Heathclif.
? Ele é o anti-herói, que tinha tudo para ser o mocinho, mas se transforma no vilão de sua própria história. A questão é que você fica do lado dele a maior parte do tempo, porque ele te faz acreditar que suas atitudes são justificáveis.
? Uma verdade seja dita: A primeira infância e adolescência dele foram terríveis. E depois disso temos um hiato sem a aparição desse homem. Quando ele reaparece está rico, poderoso, cheio de ódio no coração e querendo vingança de tudo e todos, inclusive Cathy.
???? ?????, ????? ??????? ?? ???? ? ???? ? ????, ????????? ??? ?????????.????
-----> Essa é uma leitura poderosa, poética, arrebatadora e melancólica. Eu AMO e indico para todo mundo.

Tâmise Pereira 18/02/2022

Emoções conflitantes.
Eu amei muito o livro, mas tirando Nelly, odiei todos os personagens.
Vou fingir que a antipatia/ódio pelos personagens era a intenção da autora.
Mas o livro merece a fama que tem. Sensacional.
Ste - ummundo_porlivro 18/02/2022minha estante
Nossa, eu odeio os personagens desse livro também. Inclusive, quero reler algum dia pra ver se perco o ranço que fiquei...

Thais 08/01/2011

Decepcionante.
Sinceramente, na minha opinião, o livro não vale a fama. Por ser um clássico da literatura inglesa, acredito que muitas pessoas fazem boas críticas para não serem taxados de diferentes,mas para mim, o livro é muito ruim,a estória é cansativa, além de não ter um bom desfecho. Minha opinião. Cada um tem a sua!
Amanda H 02/12/2012minha estante
Obrigada por alguém ver o quão ridículo e sádico é esse romance. Inúmeras descrições, pouca história de amor, apenas algo doentio e possessivo.
Melhor resenha de todas.

Douglas 02/04/2015minha estante
Nota-se que a imensa maioria das pessoas que não gostaram do livro são leitores assíduos de Crepúsculo..

Nanda 13/07/2015minha estante
Concordo com você, Thais. Ainda estou tentando entender o porquê desse livro ter virado clássico.
Realmente o enredo é cansativo, gira sempre em torno de vingança, maldades, amarguras e esquisitices. Também achei o final péssimo.

Aria 07/08/2017minha estante
Concordo com muitas opiniões daqui. E diferente da imensa maioria que não gostou do livros e são leitores de Crepúsculo, eu nao gosto dessa saga e não gostei deste livro.

Gisele.Pavellegini 30/07/2019minha estante
Tragam um prêmio para esta mulher. Que livrinho chato, leitura cansativa. Concordo com vc, acredito que a maioria diz que gosta pra se enturmar.