O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Tatiana.Carvalho 14/07/2022

Leitura fluida e encantadora
Apesar da linguagem rebuscada (porém, lindíssima) do século XIX, que pode desencantar alguns, a leitura é fluida do começo ao fim, trazendo uma triste (porém, intensa) história de amor. Enaltece a relação que o amor tem com o ódio e como esse sentimento tão forte pode afetar gerações. Recomendo demais!

Mariinaisabel 23/10/2021

Não existem vítimas. Existem escolhas.
? A degradação humana também pode ser poética, se contada por uma das irmãs Brontë.
? A narrativa de Emily é tão capciosa que em vários momentos esqueci de que a história ali contida não deve ser romantizada.
? Você vai do amor ao ódio em uma única página. Essa obra te faz amar com toda ternura e odiar com toda a força o mesmo personagem. Não existem vítimas. Existem escolhas.
? É impossível não se agoniar com as atitudes de Cathy, não ter vontade de pegar essa menina mimada e dar uns chacoalhões, mas mais impossível ainda é não se compadecer com a tortura do amor compenetrante dela por Heathclif.
? Está aí, outro personagem que te atordoa. Heathclif.
? Ele é o anti-herói, que tinha tudo para ser o mocinho, mas se transforma no vilão de sua própria história. A questão é que você fica do lado dele a maior parte do tempo, porque ele te faz acreditar que suas atitudes são justificáveis.
? Uma verdade seja dita: A primeira infância e adolescência dele foram terríveis. E depois disso temos um hiato sem a aparição desse homem. Quando ele reaparece está rico, poderoso, cheio de ódio no coração e querendo vingança de tudo e todos, inclusive Cathy.
???? ?????, ????? ??????? ?? ???? ? ???? ? ????, ????????? ??? ?????????.????
-----> Essa é uma leitura poderosa, poética, arrebatadora e melancólica. Eu AMO e indico para todo mundo.

Tâmise Pereira 18/02/2022

Emoções conflitantes.
Eu amei muito o livro, mas tirando Nelly, odiei todos os personagens.
Vou fingir que a antipatia/ódio pelos personagens era a intenção da autora.
Mas o livro merece a fama que tem. Sensacional.
Ste - ummundo_porlivro 18/02/2022minha estante
Nossa, eu odeio os personagens desse livro também. Inclusive, quero reler algum dia pra ver se perco o ranço que fiquei...

mundinfeysand 22/10/2020

Um pouco superestimado, porém agradável.
Tinha altas expectativas pra esse clássico, porém muitas foram frustradas. É um romance ou não é? Eis a questão. Não consigo responder com poucas palavras. O livro me trouxe um misto de sentimentos, a maior parte deles foram raiva, repulsa e indignação, porém em certos momentos também leveza e o desejo de que tudo desse certo para tal personagem. O "casal" principal da trama foi o menos atrativo de tudo na minha opinião. O que amei foi o final do Hareton e a narrativa feita pela Nelly. Estou satisfeita por enfim ter matado minha curiosidade sob tal obra, não vai entrar pra lista dos favoritos porém foi uma boa leitura.

Thais 08/01/2011

Decepcionante.
Sinceramente, na minha opinião, o livro não vale a fama. Por ser um clássico da literatura inglesa, acredito que muitas pessoas fazem boas críticas para não serem taxados de diferentes,mas para mim, o livro é muito ruim,a estória é cansativa, além de não ter um bom desfecho. Minha opinião. Cada um tem a sua!
Amanda H 02/12/2012minha estante
Obrigada por alguém ver o quão ridículo e sádico é esse romance. Inúmeras descrições, pouca história de amor, apenas algo doentio e possessivo.
Melhor resenha de todas.

Douglas 02/04/2015minha estante
Nota-se que a imensa maioria das pessoas que não gostaram do livro são leitores assíduos de Crepúsculo..

Nanda 13/07/2015minha estante
Concordo com você, Thais. Ainda estou tentando entender o porquê desse livro ter virado clássico.
Realmente o enredo é cansativo, gira sempre em torno de vingança, maldades, amarguras e esquisitices. Também achei o final péssimo.

Aria 07/08/2017minha estante
Concordo com muitas opiniões daqui. E diferente da imensa maioria que não gostou do livros e são leitores de Crepúsculo, eu nao gosto dessa saga e não gostei deste livro.

Gisele.Pavellegini 30/07/2019minha estante
Tragam um prêmio para esta mulher. Que livrinho chato, leitura cansativa. Concordo com vc, acredito que a maioria diz que gosta pra se enturmar.

Janice42 14/04/2021

Do amor ao ódio..
"Qualquer que seja a substância das almas, a minha e a dele são feitas da mesma coisa"

Lindo, triste, doloroso... minha caminhada com esse livro foi mais ou menos assim, com personagens tão reais, tão humanos. Conseguiu me deixar aflita, sentir a raiva, sentir o amor e com certeza vou reler com tamanha felicidade. No começo, eu não consegui me conectar muito com a história mas do meio ao fim, eu só conseguia pensar UAU, uma verdadeira obra-prima!!!!

A Leitora Compulsiva 29/08/2023

O grande divisor de águas: Morro dos Ventos Uivantes!
AVALIAÇÃO: ????

Normalmente eu sigo um roteiro para fazer resenhas, mas este livro é tão perturbador que nenhum roteiro será suficiente pra sermos capazes de analisar todas as facetas do livro.

É um livro amado e odiado por muitos ao mesmo tempo e tem uma explicação bem convincente para isso.

A começar pelo fato de que não é um livro romântico ? sinto muito dizer. Se você está aqui esperando ler algo como Jane Austen ou Jane Eyre, feche imediatamente esse livro e saia. Não terá NADA disso aqui.

Arrisco dizer: neste livro a única coisa que realmente nos cativa são os animais da casa, os cavalos e a paisagem.

Você não vai se apegar a nenhum personagem: são todos horríveis, tanto em personalidade como caráter e moral.

Até mesmo aqueles que você acha inicialmente que poderão se salvar: não vão. Em uma cena ou mais, te mostrarão que podem ser mais podres do que jamais esperou. As verdades sombrias serão reveladas, manchando suas reputações irremediavelmente.

PONTOS POSITIVOS:

É até difícil achar um ponto positivo nesse livro mas vou tentar.

A começar pela escrita: eu particularmente amo a escrita refinada dos clássicos. Transmitem uma seriedade imortal nas páginas. São textos impossíveis de não levar a sério, e a Emily caprichou muito na linguagem do livro.

Todo o livro é não mais que uma fofoca contada entre um inquilino e uma empregada doméstica, e isso faz o livro ser difícil de ser analisado. Ambos podem ser parciais. São duvidosos o suficiente pra você acreditar no que estão contando, afinal: você só tem a palavra deles. Mas ao mesmo tempo e por isso mesmo: é surpreendente.

Depois da escrita magnífica da Emily, o próximo ponto positivo a se considerar, talvez, é a exposição do que há intrínseco dentro dos humanos.

As irmãs Brontë não fazem livros para endeusar pessoas ou mostrar sua parte boa: aqui, o intuito é revelar o que há de pior dentro de nós.

Nossos piores demônios, nosso mau gênio, e a inclinação ruim que há dentro de cada um de nós é exposta através dos personagens, em sua forma de falar e agir.

E por incrível que pareça: isso é um ponto positivo. Temos a tendência a querer encontrar em livros um mundo perfeito para escapar à realidade ? e tudo bem com isso; mas esses livros, que ilustram a realidade como ela é de fato, servem de alerta ao leitor sobre como não ser, e o que não fazer. E por isso mesmo, são fundamentais.

E talvez cabe me dizer que os personagens aqui construídos são bem executados. Posso não gostar de nenhum deles e suas ações, mas são independentes um do outro, e você poderia facilmente dizer que existiram na vida real se não souber que se trata de ficção. Na verdade, é justamente a presença de tantos defeitos em cada um que nos aproxima de senti-los como se fosse reais.

Mas aqui, não encontro mais nada positivo a dizer. Como eu disse ao começo dessa resenha: os personagens nos impedem de amá-los. São desprovidos de caráter, cínicos, por vezes, simplesmente insuportáveis. Dentre eles, o mais horrível é Heathcliff.

PONTOS NEGATIVOS:

Precisamos reforçar que os personagens são de longe os piores que já peguei para ler. Apesar de bem construídos pela autora, complexos da forma que gosto e elementares para a história, sinto que a Emily reuniu um grupo tóxico de pessoas dentro da mesma história. Não há um que se salve. Todos, absolutamente todos são odiáveis em graus diferentes.

E acredito que fazer um livro para todos os personagens serem odiados é algo arriscado e no mínimo não prazeroso para o leitor. Mas de novo: entendo que este FOI O OBJETIVO dela. E me sinto grata por isso.

Ainda no âmbito dos personagens: alguns são apenas mimados demais. Há personagens aqui dentro que simplesmente se recusam a pegar qualquer coisa que cai no chão, ou fazer coisas por conta própria. Eu sei que numa família rica do século XV isso tudo é perfeitamente possível, mas ainda assim: é totalmente irritante.

Mas saindo agora do cenário de análise dos personagens, há ainda outro ponto a se considerar: a escrita, na mesma medida que é ótima, também sabe ser densa demais.

Me peguei em várias partes do livro postergando a leitura para o próximo dia simplesmente porque os capítulos são longos o bastante e altamente descritivos. Sei que isso faz parte de livros clássicos, mas de novo: para um livro que só tem personagens horríveis, continuar a leitura se torna inviável num dia que você deseja ler algo mais ameno. E eu, com meu irrequieto e constante trabalho de segunda a sábado, me pegava querendo qualquer coisa ? qualquer coisa MESMO ? que não fosse essa história trágica.

Emily, te culpo por isso.

CONCLUSÃO:

Daí talvez você possa me questionar:

?Caraca Lah, por que mesmo após tantas críticas você deu um famigerado 4 estrelas para o livro??

Bem, posso explicar. O final foi a única parte prazerosa do livro e talvez a mais forte. No fim, este livro é sobre o que há de pior nós seres humanos, sim, mas também é sobre redenção. Aqui, o vilão não vence no final e por mais clichê que isso possa soar, depois de ler quase 32 capítulos de total desgraça e degradação, é apenas satisfatório poder dizer que tudo terminou bem. Os personagens encontraram redenção, felicidade e aprenderam valiosas lições ao longo da jornada. Eles descobriram o verdadeiro significado da amizade e a importância do perdão.

E pelo final, por ele apenas e mais nada, é que esse livro merece essas 4 estrelas. Depois de tudo que me fez passar e sentir, me senti perfeitamente vingada ao final.

Mais um livro que entra para minha coleção de favoritos após me fazer sofrer tanto e me emocionar na mesma medida. Foi uma honra participar disto aqui, obrigada Emily Brontë! ?
Gabi1568 30/08/2023minha estante
amei sua resenha e amei acompanhar a sua leitura e reler junto com vc

A Leitora Compulsiva 30/08/2023minha estante
Foi uma aventura e tanto ler com você, amiga ?. Que possamos fazer mais leituras juntas!

Edson 04/09/2023minha estante
Não tenha dúvidas que vou ler essa resenha com muito gosto. Ô mulher boa pra escrever resenhas.

A Leitora Compulsiva 06/09/2023minha estante
Hehehehe, gosto muito de saber que vocês gostam das minhas resenhas ?

Vania.Cristina 29/10/2023minha estante
Gostei da sua resenha. ??

A Leitora Compulsiva 29/10/2023minha estante
Muito obrigada, Vânia! ?

Manu.Patricio 21/04/2021

No começo foi um pouco difícil de ler, pela escrita, mas logo me prendi á história, sendo ela, com situações muito pesadas. Amei a narrativa, o desenvolvimento, a forma que foi escrita foi o que realmente me prendeu.

Ana Simão 31/12/2020

"... eu sou Heatcliff! Ele sempre está no meu espírito, não como um prazer (...), mas como meu próprio ser."
Uma história de rejeição, vingança, amor e ódio através dos tempos. Personagens perturbados e complexos.

Maria4556 19/05/2021

Nem acredito que finalmente acabei!!!!!!! Só gente chata, c4r4lh0.
Thallys.Nunes 19/05/2021minha estante
Socorro!!! Tá na minha meta! Kkkkkrying

Andre.28 19/05/2021minha estante
Meu deus, tive a mesma impressão quando terminei de ler kkkk... Fiquei exausto com a quantidade de personagens chatos kkkkk

Maria4556 19/05/2021minha estante
Nossa eu fui me sentindo no próprio morro dos ventos uivantes, sem energia, sem animo, me sentia sugada pelos personagens

Fer 20/05/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKK morri com seu comentário, maravilhosa ??

Maisa @porqueleio 28/05/2021minha estante
Estou lendo agora, pior é uma estória se repetir...

Talita 24/08/2021

Um livro intrigante
Este é um livro que desperta muitos sentimentos e consequentemente muitas reflexões. Um romance muito contraditório e egoísta. Os personagens são todos detestáveis, talvez a narradora, seja a menos pior. De qualquer forma, admiro a capacidade da autora de construir os personagens e a ambientação pois apesar dos acontecimentos não agradar, é inegável seu talento. Costuma ser um livro 8 ou 80, onde uma parte gosta e uma parte odeia. Eu, estou na parte que gostou da experiência e de ter conhecido esse grande clássico. Vale muito a leitura!

Nerwen 25/10/2021minha estante
Amei a sua resenha!! Me identifiquei demais!

Cristina.Amaral 25/10/2021minha estante
Obrigada! Torci muito para que o Heathcliff sofresse bastante, mas achei pouco. Kkkkk

Nerwen 01/11/2021minha estante
Kkkkkkkkk eu tbm!

Bruna 17/07/2022

Que livro maravilhoso, que história incrível, que personagens profundos! Emily Brontë com uma imaginação maravilhosa! Escrita, os detalhes, tudo muito bom.
O livro é tão melancólico que me senti assim também enquanto estava lendo.
Uma das melhores leituras do ano sem dúvidas.

Eliana.Souza 02/10/2020

O que você faz com o que fazem de você?
O Morro dos Ventos Uivantes é dito como uma história de amor, mas não acho que essa seja a temática central, é mais sobre a natureza humana: vingança e sofrimento. Os personagens estão tão imersos no seus próprios sentimentos e interesses que acabam por machucar uns aos outros. Dedicam tanto tempo alimentando seu ódio, seu desejo de vingança ou tão imersos em suas dores que deixam a vida passar. E acho que seja essa a mensagem que o livro traz:. “(...) a traição e a violência são lanças de ponta dupla: ferem aqueles que recorrem a elas mais do que a seus inimigos.” (pág. 185).
Em muitos momentos da narrativa os personagens são altamente irritantes e não acho que isso seja bem um problema, tendo em vista que a leitura cumpre seu papel de causar sensações, sejam boas ou ruins. Outro ponto importante é que por mudar muito de narrador, a história pode ficar um pouco arrastada ou confusa em alguns momentos, mas basta um pouco mais de atenção e vale a pena persistir (recomendo anotar o nome dos personagens para não se perder muito no começo como eu me perdi).
Buscando compreendê-los melhor entre minha muitas reviradas de olhos com seus dramas burgueses, acredito que na mentalidade de cada personagem eles estão sendo justos, mas sua percepção de amor é conturbada pela vida que tiveram e por isso agem dessa forma. “Bem, no fim das contas, devemos zelar por nós mesmos; os brandos e generosos são apenas mais justos em seu egoísmo do que os autoritários; e a felicidade acaba quando as circunstâncias fazem cada um deles pensar que seus interesses não são a principal preocupação do outro…”(pág. 97).
Além disso, é possível encontrar o retrato de machismo na exigência de que as mulheres sejam recatadas, delicadas e no fato de que estão sempre sendo oprimidas e submissas aos seus respectivos maridos; como também do racismo, tendo em vista que a infelicidade de Heathcliff se inicia nos maus tratamentos que recebe apenas por ser um órfão pobre e negro “Enforcá-lo, antes que ele demonstre sua natureza real por meio de atos, além das feições?” (pág. 52).
Em suma, o que deve tornar O Morro dos Ventos Uivantes um clássico é que ele nos leva a estar entre reprovar e ao mesmo tempo ter compaixão dos personagens mediante suas escolhas e suas mágoas junto ao fato de que qualquer pessoa vive ou viverá em algum momento a sombra do amor e do ódio e se a mesma se deixar afundar nesses sentimentos, irá degradar a caminho da sua pior versão.