O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Isabela Polezel 13/09/2020

Um livro que eu precisei ler para perceber que clássicos não é meu forte. Mas achei interessante uma escritora, mulher, escrever algo tão diferente. Mas sobre a história em si, nada justifica uma pessoa ter sofrido querer fazer as outras sofrerem, tanta angústia, ódio, rancor. Fiquei chocada com a sepultura, fico imaginando a sociedade nessa época o quão abalada ficaram ao saber que era uma mulher. Fora isso, não lerei tão cedo um clássico, quase entrei em uma ressaca literária forçando o livro

jgdalferro 09/07/2021

Um clássico indispensável
Jamais pensei que fosse ler um livro capaz de me fazer odiar todos os personagens, porém Emily Brontë foi capaz disso, o que faz o a leitura ser ainda mais interessante.
Nesse clássico que foca em mostrar como o ser humano está propenso a ser a sua pior versão nos prende do início ao fim querendo saber qual vai ser o destino das personagens que retratam uma época sombria em que o homem era capaz de fazer de tudo por dinheiro e poder, nos levando a questionar até que ponto nós evoluimos como sociedade.

white_castle 11/11/2020

Esperava mais do clássico
Para quem leu a sinopse não é de se estranhar que fique relativamente confuso nas primeiras páginas. O livro é basicamente o relato de um personagem sobre o passado dos protagonistas e tudo que os levou a situação presente; sanando nossas dúvidas do início conforme sua história é contada. A autora sabe muito bem como nos prender ao sugerir de leve na maioria dos parágrafos finais de cada capítulo que um grande acontecimento está para ocorrer, fazendo com que nos ansiemos pela leitura do capítulo seguinte. O modo como acompanhamos o desenvolvimento dos protagonistas e a construção de seus caracteres questionáveis é bem interessante, deixando-nos de certa forma apegados a eles.
Contudo, embora seus passados sejam duros por grandes períodos e a postura de anti-heróis seja divertida, chega um certo ponto que passamos a indispor de qualquer simpatia ao menos por um dos protagonistas, o qual torna-se detestável. A atmosfera crua e de desconforto como ocorrem a maioria das cenas, os comentários ranzinzas, o clima pesado, a princípio são interessantes, mas de tanto se perpetuarem deixaram-me realmente incomodado, fazendo com que eu chegasse a implorar por uma "respirada"; por um acontecimento mais agradável, que aliviasse pelo menos um pouco tanto incômodo e desgraça desenfreadas a ocorrerem na narrativa. Os momentos de alívio são poucos e geralmente de pequena duração, numa trama que é quase inteiramente carregada de ódio, desconforto, xingamentos, que me cansaram como leitor.
No fim é uma leitura que vale a pena, mas não considero um clássico obrigatório.

Cat 22/12/2021

Sou fã!
Essa é uma história de amor. Romântica e inspiradora? Não. Obssessiva e melancólica encaixam melhor. Há dor, ódio, vingança, um amor tão contraditório que talvez seja exatamente o que torna a história tão fascinante, porque embora os personagens sejam odiosos, a narrativa é envolvente a ponto de te deixar ali preso cultivando aquela ferida que não cicatriza.
Ana 22/12/2021minha estante
Kk concordo plenamente com você, esse não é um clichê que vá aquecer seu coração, Na verdade vai destrui-lo

Diessica 09/05/2021

Passei raiva....
O romance foi raso demais, os personagem são odiosos com atitudes extremamente problemáticas , o narrador não é confiável, só dei 2 estrelas por conta da escrita que é muito boa, mas fora isso esse livro não me cativou em nada, o final foi muito corrido tbm, opinião pessoal, não vou passar pano só porque é um clássico.
Fernanda.Viana 09/05/2021minha estante
Até que enfim alguém que pensa o mesmo que eu sobre esse livro horroroso ?

Diessica 09/05/2021minha estante
Né minha irmã ?

Yasmim Miranda 10/05/2021minha estante
É exatamente esse o sentimento que estou tendo. Tô lendo na base do ódio pra não abandonar a leitura

Diessica 10/05/2021minha estante
Eu passei o livro inteiro esperando aquela besta fera morrer kkkk

Awa 13/05/2021minha estante
Eu li 64% do livro e tô achando todo mundo simplesmente insuportável. Não tem um que se salve, tô lendo na base do ódio mesmo e não vejo a hora de terminar.

Limds 01/05/2020

Eu tinha lido esse livro quando era adolescente e não lembrava muito, apenas que tinha gostado muito. Depois de quase 10 anos reli e continuo gostando muito, apesar de algumas coisas que me incomodaram continua sendo o meu clássico favorito.
É um livro de leitura agradável, apesar de te fazer passar raiva com algumas atitudes dos personagens. Ótimo livro, indico sempre

Ju.paes 21/01/2021

Catherine... cathy
Um clássico escrito por Emily brontë, um romance, uma história muito sinistra.
Um livro do qual a gente se confunde com os personagens, porém depois de alguns poucos capítulos conseguimos distinguir quem é quem.
O sr. Lockwood é quem ouve essa incrível história de vida do sr. Heathclif, narrada pela nelly dean que cresceu junto deste.
Uma história que te prende bem, afinal, queremos descobrir quem foi Catherine..
Cinara... 31/01/2021minha estante
Amo!

yasminmoony 02/06/2021

"O mundo é uma terrível coleção de memórias de que, de fato, ela existiu e de que eu a perdi"
Bom, eu comecei a ler esse livro no início do ano e parei na metade do livro pq tava muito cansativo e arrastado, 3 dias atrás resolvi voltar a ler ele, e eu ate que...gostei? K eu gostei principalmente do drama do meio do livro pro final

Bianca1931 25/11/2020

Profundo
Nesta obra Emily Brontë expõe brilhantemente aspectos profundos da mente humana e como perturbações intensas podem ter grandes consequências. Uma obra gótica, escrita com maestria.
Tamiris.Santos 25/11/2020minha estante
Amo esse livro ?

Jamile.Almeida 25/11/2020minha estante
Personagens profundos, controversos, odiosos e um livro tocante!

Carol 04/08/2020

Aquele livro que ficou anos na lista de leituras e só agora saiu dos planos. Gostei, mas sinto que preciso ler novamente.
Davidson.Chagas 04/08/2020minha estante
Tenho vontade de começar também, só n sei quando:")

Carol 06/08/2020minha estante
Depois me conte o que achou

Leticia 25/06/2021

É ELE!!!
Esse livro foi O BOM, meus caros!!! Agora viverá na minha mente pra sempre. Obrigada Heathcliff e Cathy por serem dois perturbados egoístas que vivem pelo drama e obrigada Emily Brontë por ter me dado um final minimamente feliz.
Larissa 26/06/2021minha estante
parece bom, vou ler depois

Giovanna1242 26/06/2021minha estante
MUITO BOM NE

Leticia 26/06/2021minha estante
Leia, Larissa!!

Leticia 26/06/2021minha estante
De fato, Giovanna, O BOM.

Amanda 29/06/2021minha estante
Livro favorito da Bella tinha q ser bom né ?????

Leticia 29/06/2021minha estante
Amg, a bella é a maior songa monga da história das songa mongas

Amanda 29/06/2021minha estante
P A R E

Iris Souza 01/11/2021

O morro dos ventos uivantes
O romance atemporal de Emilly Brontë conquista até a mente mais ignorante. Quando o patriarca da família Earnshaw sai em uma viagem de três dias até liverpool, retornando após isso com um novo morador para sua casa, a história se dá início.

A começo achasse que será um livro sobre amor e consideração, mas logo se descobre o contrário, tendo um amor doentio e uma história sombria com total instinto de vingança. Heathcliff provou ser uns dos maiores anti-heróis da literatura clássica, da mesma forma que nos dá resquícios sobre sua mente aguçada e perfeita. Tendo em vista toda a história de Heathcliff, da humilhação ao desprezo é compreensível toda sua sede de vingança e ódio. Catherine não fica para a
trás em toda essa história, com sua personalidade forte e disposição para tudo que fosse contrariamente aceitável, contribui em muito para a degradação de ambos.

Seus primogênitos e descendentes que não tem culpa alguma nessa vingança teram de vencer suas diferenças por uma vida em paz.

Sem me aprofunda muito na história deixo a leve prazer de cada leitor iniciar-se na leitura, tendo em vista sua quebra de visão e suas expectativas, mas não se preocupe elas se tornaram algo muito melhor.

Favoritei a leitura que me deixou contemplada e pensativa.

Naiara 04/08/2023

Nao é um livro para adolescentes apaixonados...
Comecei a ler pois queria um romance meloso e fofo, porem longe disso.
Um conto complexo em que o amor e o odio se misturam, pesado no sentido de ler e sentir o desespero dos personagens, extremamente envolvente e bem escrito (embora o inicio seja muito confuso).
Dei nota baixa porque tem muito sofrimento e cenas pesadas o que me deixou mal e em desespero junto com os personagens, foi um sentimento ruim, nao gostei, nota baixa kkk é isso.
Mas se voce nao for tao sensivel, se prepare para uma grande conexao e muitas surpresas, nao é um livro obvio..
Gleidson 04/08/2023minha estante
O que eu gostei nesse livro foi a forma como foi escrito. O enredo em si também não me agradou

Naiara 04/08/2023minha estante
ele prende muito pela forma que foi escrito, mas o enredo me deu desespero para que ficasse tudo bem logo, quase virei a noite tentando sentir um clima melhor, mas so piorava kkk
enfim...

Gleidson 04/08/2023minha estante
Pior que também senti isso. Uma agonia profunda . Rs

Ari Phanie 19/03/2021

Sobre paixões doentias e almas ardentes
Eu li O Morro dos Ventos Uivantes pela primeira vez em 2013 ou 14, e como acontece com frequência comigo, eu esqueci praticamente tudo, a não ser os nomes Heathcliff e Cathy. Mas sempre soube que se tratava de um romance gótico, e o único escrito pela Emily Brönte que infelizmente morreu precocemente. Então, essa foi uma (re)leitura e quando eu terminei eu fiquei realmente chocada que eu pudesse esquecer um clássico com esse peso.

Eu não tenho certeza, mas talvez o que tenha me feito esquecer a história foi ódio.
Provavelmente, eu devo ter ficado muito puta com esse livro. E a verdade é essa: essa história desperta ódio. Quem chega desprevenido, acha que o livro é a narrativa de um amor trágico. Você foi enganado. O Morro dos Ventos Uivantes NÃO é um romance romântico. Não importa o que vendam por aí com as sinopses e os filmes bonitinhos. É muito simples; dois jovens acham que amam um ao outro, mas são apenas obcecados, e tornam a vida deles próprios e de todos ao redor, miseráveis. Do começo ao final (ou quase isso), tudo é só amargura, sofrimento e tortura. Os personagens vivem esse ambiente tóxico e se tornam tóxicos. É difícil gostar de algum deles, ou são poucos os momentos em que você gosta. E você pode pensar por tudo isso que não vale à pena ler um livro assim. Ledo engano. Esse livro não faz sucesso à toa. Os personagens aqui não se encaixam no que seria “apropriado” para a época, principalmente tendo sido escritos por uma mulher. Se hoje lemos o que Emily escreveu com certa surpresa, imagine o que foi para a época dela escrever um livro cheio de personagens de caráter duvidoso, mesquinhos, manipuladores, cruéis e violentos? Mesmo sob o disfarce de um nome masculino, o livro não foi bem aceito. Fora Heathcliff, os outros personagens não se encaixam nos moldes “bom” e “mau”, eles são mais complexos do que isso. Mesmo Heathcliff não é só mau. Ele é pura e simplesmente produto do que viveu e perdeu, como todos nós. Só que ele teve mais perdas e viveu mais injustiças do que qualquer outro. E como todo oprimido que adoece, ele atua para ser aquilo que tanto odiou e que tanto o fez sofrer. Você não tem empatia por ele, mas consegue perceber o sofrimento dele.

Emily deu tamanha profundidade aos seus personagens que, ora você gosta deles (de alguns, pelo menos), ora você detesta. Esse é o caso, principalmente, da Nelly Dean, Catherine 2.0 e Hareton. Os únicos personagens que se “salvam” são Mr. Lockwood e Edgar Linton. Você até pode dizer que são os personagens mais equilibrados e honrados. Os outros não conseguem essa proeza por muito tempo, e mesmo assim acho que Nelly, Cathy e Hareton acabaram sendo “meus favoritos”, mesmo que na maior parte das vezes, fosse difícil gostar deles, especialmente dos dois jovens.

Como eu disse antes, esse não é um livro sobre amor. É um livro sobre a deterioração humana, sobre uma paixão desgovernada que leva a pessoa ao inferno e à obsessão. E não há redenção ao final da história, mas felizmente há descanso.

Currer Bell vulgo Charlotte Brönte disse que a escrita de sua irmã era ingênua e rústica, obra de um diamante bruto, ainda não lapidado. Sorry, amada, mas eu discordo. A escrita da Emily era crua, e ela teve a audácia de escrever sobre os piores aspectos do ser humano, isso sendo mulher do seu tempo, e se eu não me engano, é a única das irmãs Brönte que teve a coragem de escrever sobre beijos e carícias. Decidamente, Anne não teve essa ousadia. E provavelmente, nem Charlotte (pelo menos, não em Vilette, não me lembro se o fez em Jane Eyre). O fato é que ao ler as cenas de paixão arrebatadora entre Heathlcliff e Catherine, me deixou surpresa. Emily pode ter vivido pouco, e ter tido pouca experiência de mundo, mas tinha uma alma ardente, quis e falou de coisas e sentimentos intensos, sem se importar com as polêmicas que causaria eventualmente. E fez tudo com riqueza de detalhes, seja de cenários, seja de sensações. Novamente, não é à toa que seu livro perdura através dos séculos.

Apesar do que eu possa ter feito soar no começo, eu adorei esse livro. Das Brönte sisters, o primeiro livro de Charlotte (Jane Eyre) ainda é meu preferido, mas O Morro dos Ventos Uivantes e A Inquilina de Wildfell Hall, estão ali praticamente no mesmo patamar; cada uma tendo impresso com genuína habilidade suas próprias características em seus escritos. É pesaroso que as duas mais novas tenham partido tão cedo com tão pouca produção. Mesmo assim, bastou pouco para que elas se tornassem eternas. E eu vou reverenciar essas mulheres para sempre.

P.S.: Essa edição da Zahar é perfeita. Vale muito à pena. Tem textos da Charlotte, Cronologia e Apresentação da história de vida de Emily, e muitas notas que elucidam dúvidas sobre certos termos, mitologia, características de época e até mostram as simbologias da história. PERFEITA!
19/03/2021minha estante
nunca li uma resenha tão incrível

Ari Phanie 19/03/2021minha estante
Oww, obrigada querida ?

Cristian 19/03/2021minha estante
Bah! Que bela resenha! Obrigado por compartilhar suas impressões.

Ari Phanie 19/03/2021minha estante
Obrigada, Cristian ??

Craotchky 19/03/2021minha estante
Também adorei a resenha! Acho sempre muito interessante um texto que traga sobretudo as percepções/impressões/opiniões de quem leu, acerca da obra em questão.

Craotchky 19/03/2021minha estante
Também adorei a resenha! Acho sempre muito interessante um texto que traga sobretudo as percepções/impressões/opiniões de quem leu.

Ari Phanie 20/03/2021minha estante
Filipe, obrigada ??

Clari§e 17/01/2021

?O Morro dos Ventos Uivantes?
Considero esta, uma história única.

Para mim, "O Morro dos Ventos Uivantes" é muito mais do que um romance. Na verdade, eu nem vejo este livro com um romance. Ele é muito mais uma mistura de sofrimento; agonia; drama; paixão; desespero; vingança; fixação; e muito mais.
Essa história foi muito diferente do que eu esperava.
Às vezes nós esperamos que livros escritos no século XIX sejam apenas um romance e nada mais. Mas, lendo os livros das Irmãs Brontë, me surpreendi diversas vezes. Suas histórias contém críticas; muitos acontecimentos marcantes e emocionantes? cenas que nunca esperariamos encontrar nesses livros. Suas personagens femininas são fortes e únicas.
Em "O Morro dos Ventos Uivantes" não foi diferente. Mas acredito que nem um dos personagens desse livro foram criados para que nós gostássemos deles. Todos tem uma personalidade peculiar e diversas vezes irritante. Suas escolhas nem sempre consideramos as corretas a serem tomadas. Na verdade, nunca consideramos.
Mas esse livro foi muito especial para mim. Inúmeras frases ficaram marcadas na minha cabeça após terminar a leitura.
A escrita de Emily Brontë e excelente!
A história é maravilhosa!
Recomendo!!!