O caso da vara

O caso da vara Machado de Assis

Resenhas - O caso da vara

Janaina Edwiges 24/11/2020

Em O caso da vara, Machado de Assis nos faz refletir sobre um importante dilema moral: agir conforme nossa consciência ou tomar uma decisão apenas em benefício próprio? Sensacional!!!

Vivi.Montarde 21/10/2021

Uma história bem curtinha que retrata as estruturas de poder na sociedade. O protagonista Damião é enviado ao seminário por seu autoritário pai e de lá foge. E para ajudar a convencer seu pai a mudar de ideia pede ajuda a Sinhá Rita.
A narrativa mostra como é difícil depender do favor de pessoas ricas e poderosas. Como é difícil não poder desagradar essas pessoas, mesmo não concordando com as atitudes delas.

@quixotandocomadani 07/06/2022

Lucrécia e Damião, ambos de certa forma privados de sua liberdade. Se Damião escolher a atitude correta, ajudará Lucrécia e prejudicará a si mesmo. Qual será a sua decisão?

Todos temos um pouco de Damião em nós. Por isso somos imperfeitos, egoístas, ainda estamos na infância do nosso desenvolvimento.

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/

Marcinhow 11/06/2021

A dor do outro...
Machado de Assis em mais um conto onde mais uma vez mergulha nas contradições do ato de ser humano.
Afinal, como reagimos em situações conflitantes, onde para me sair bem, preciso prejudicar alguém, pior ainda, quando esse alguém é uma criança inocente?
Conto curtinho que nos leva a uma longa reflexão dos nossos atos.

nvelisy 16/10/2023

Machado como sempre explorando as facetas da burguesia, seus deveres morais e suas falsidades.
Machado de assis né, não tem muito o que falar.

Aline Zuim 26/06/2021

Machado, o que dizer?
Nesse conto podemos observar uma crítica aos costumes de uma sociedade que é muito conivente com os brancos ricos e que é displicente, agressiva com os negros, racista, que trata-os como ou pior que animais.

Mateus.fariadc 21/07/2022

Excelente conto que traz um grande dilema moral, e que crítica o comportamento humano de beneficiar a se próprio, e prejudicar o próximo.

Nalaura 18/02/2023

Esse foi o melhorzinho dos 3 contos que eu li.
O final mais uma vez mostra o egoísmo do homem .
Ainda esperando o Landim e a Nilce desvendarem esses mistérios pra mim.

Jaque 28/01/2022

Mais um conto pra pensar na vida
Todo mundo tem alguém... Todo mundo quer ajudar, mas está preso em suas próprias redes... Infelizmente, a vida é assim. Esse é mais um ótimo trabalho de Machado de Assis que, mesmo muito antigo, tem conceitos que podem ser aplicados aos dias de hoje.

kroth 04/01/2022

tive o prazer imenso de ouvir o conto pela voz da Isa, nada mais nada menos que machado de assis apesar de preferir outros contos dele

Karina252 22/06/2022

Quanta realidade...
Esse conto consegue entrar na mente e fazer o leitor ficar atordoado com o acontecimento.
De fato, é o retrato de uma sociedade, não só do tempo do Machado, mas da sociedade que independente do tempo, deseja seu bem estar acima de qualquer outro. E isso não é diferente com Damião e suas escolhas.

isa 24/01/2022

A omissão do Damião por conta de seu interesse pessoal pela ajuda da Sinhá Rita mostra o lado mais obscuro da nossa sociedade. O egoísmo e ambição fez Damião abrir mão de sua palavra e deixar a Lucrécia sofrendo só pra não perder o apoio da Sinhá.
Machado de Assis é um gênio! Seu olhar irônico e cético acerca da sociedade é impressionante.
Ótimo conto que me fez matar a saudade de Machado de Assis.

Sofia.Budal 03/05/2021

esperava mais
por ser um dos mais famosos eu achei que seria mais interessante, com personagens um pouco mais complexo por conta da sinopse