Príncipe Caspian

Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

sabs.0 03/10/2021

Os quatro reis de Cair Paravel estão de volta a Londres, vivendo normalmente suas vidas enquanto relembram do ano anterior, quando estavam em Nárnia. Porém, eles não sabem que muita coisa mudou desde que deixaram o local. Na outra dimensão, o tempo passou muito mais rápido, e já se vão 1300 anos desde que enfrentaram a Feiticeira Branca. Mesmo sem o perigo da bruxa, porém, o mal se alastrou por lá, depois que os telmarianos atacaram os seres da floresta e quase dizimaram os narnianos.

Depois da morte do Rei Caspian IX, o trono é por direito de seu filho, mas o tio do garoto pensa de outra forma. Ele só mantém o sobrinho por perto por não ter nenhum herdeiro, mas quando sua mulher dá à luz um menino, o Príncipe Caspian precisa fugir e salvar sua vida. Mesmo sem acreditar nas lendas sobre Nárnia, ele se dirige à floresta e lá acaba dando de cara com os seres que julgava extintos. Cercado por soldados de seu tio e ainda sem saber se pode contar com os narnianos, o príncipe toca a trompa mágica, convocando os londrinos.

Os reis Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia voltam para a terra mágica e se assustam com as mudanças que aconteceram por lá. Com animais que não falam, árvores imóveis e sem a presença de Aslan, o grupo precisa ajudar os narnianos e o Príncipe Caspian a evitar que o exército de Telmar acabe de vez aquele povo. Logo eles percebem que não vai ser fácil, mas com a união do grupo, ajudada pela intuição de Lúcia e por um grupo formado por um texugo, um duende e um rato, podem lutar para que o príncipe possa se tornar o Rei Caspian X, tentando selar a paz entre os povos vizinhos.

Lolô 10/09/2023

Nostalgia e genialidade
Ainda em as Crônicas de Nárnia pq tem sido muito gostoso reler os livros que eu amava na infância. Amo o jeito que Lewis explora as fantasias com maestria e como cada obra tem uma novidade. Este livro é um dos meus favoritos, gosto dos novos personagens e de como os anteriores são trabalhados, especialmente a forma que Edmundo evolui. Diferente dos primeiros, esse é um pouco mais pesado em termos emocionais e políticos, mas nada que o faça deixar de ser um livro infantil. Queria um trabalho melhor com relação ao psicológico das crianças de terem se tornado adultas e depois voltado a serem crianças, mas não rolou. Confesso que esse é um dos poucos casos que prefiro a adapação cinematográfica pq preferi o ritmo do filme que o do livro, mas, por ser leve e bem escrita, recomendo a leitura mesmo assim. Não quis ir direto pro próximo livro da saga, vou ler algo diferente antes de voltar, mas acho que até o final do ano eu acabo!
Ps: o trecho marcante é um dos que mais fala ao meu coração. É interessante pensar em um Deus imutável, mas que, a medida que o compreendemos, ainda que de forma limitada, e nos relacionamos com Ele, Ele se torna ainda maior aos nossos olhos ❤️.

site: https://www.instagram.com/tantopraler/

Débborah 31/05/2021

Achei bom, não tão bom quanto o primeiro, mas bom também. Talvez seja a situação que estou vivendo, mas está mais arrastado ler livro (e acredito que qualquer outro). No mais, continuarei lendo as crônicas pois são bem leves e ótimas pra me acompanharem nesse momento turbulento de vida

AlineZucoloto 16/02/2022

Achei que seria uma leitura cansativa, igual do livro anterior ?o cavalo e seu menino?, porém superou as minha expectativas. Assim como os dois primeiros livros, C. S. Lewis desenvolveu a história super bem. Além de estar amando as aventuras, é impossível deixar de destacar os ensinamentos que o livro tem apresentado.

Sophi 15/01/2021

Aslam
História muito boa e envolvente, não consegui desgrudar do livro até terminar de ler. Tenho sentimentos neutros pelo Aslam, não sei se gosto dele.

Fran Nayara 23/01/2021

Caspian = Davi
Sempre quando leio essa Crônica, acabo com uma ressaca literária, pois é a última vez em que as quatro crianças estão juntas em Nárnia, e só de pensar nisso dá um certo aperto no coração.
É uma história que nos ensina muito, trata sobre a descrença, sobre a fé invisível, sobre não desistir em meio as lutas.
Mostra como os habitantes de Nárnia chegaram em um ponto de não acreditar mais em Aslam e até mesmo em animais falantes, Nárnia está totalmente em caos, e isso trás uma grande reflexão de Lúcia: "Não seria medonho se um dia, no nosso mundo, os homens se transformassem por dentro em animais ferozes, como os daqui, e continuassem por fora parecendo homens, e a gente assim nunca soubesse distinguir uns dos outros?." Uma frase nunca fez tanto sentido assim.
Ao desenrolar da história, Aslam retorna a Nárnia, e mostra todo o seu poder ajudando os Nárnianos, e restaurando a tudo o que estava perdido.
Caspian é coroado Rei de Nárnia, mesmo sendo o menor, mesmo não se sentindo preparado, Aslam já o tinha dado a sua identidade, identidade de filho e servo bom e fiel. ??
Laly Conrado 23/01/2021minha estante
Amooo ?

carstairs. 24/01/2021

Esse foi surreal!
Eu esperava muito pouco! Era o filme que eu menos gostava. Mas a perspectiva do livro é muito diferente e eu amei! Caspian aqui, é um grande homem! Mas sabe que não é Pedro, o grande. Adorei!

Diessica 21/10/2021

Achei ok
O início do livro me prendeu muito, mas não entendi o que aconteceu, foi me desprendendo da história... Talvez o problema seja comigo, cabeça muito cheia...

Maria 26/01/2021

Descendente de Adão e Eva. É honra suficiente grande para que o mendigo mais miserável possa andar de cabeça erguida, e também vergonha suficientemente grande para vergar os ombros do maior imperador da Terra.

Duquesa de Winnipeg 07/02/2021

Achei o início muito bom, depois deu uma esfriada e em seguida, a história ficou kkkk???? Mas esse é um livro muito bom.

doveliebriar 27/12/2020

A real é que eu achei esse livro bem chatinho. O final me deixou surpresa e eu acho que esperava que fosse mais parecido com o filme. Podem me julgar, mas acho que prefiro a adaptação cinematográfica dessa vez.

Sofia Santos 03/01/2021

Príncipe Caspian
Eu gostei muito desse livro , e eu fiquei pensando nas partes que não tem no filme e são muitas , e pretendo assistir de novo o filme pra poder relembrar das partes .