Príncipe Caspian

Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

Ana 02/04/2021

Um livro cheio de ação e valentia, nos é apresentado o príncipe caspian e sua luta para se desvincular da consanguinidade com seu tio e tomar o reino de Nárnia de sua tirania.

Augusto 11/04/2021

RESENHA: Príncipe Caspian
Continuando com o objetivo de reler a série As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, cheguei ao quarto livro, Príncipe Caspian. Nesse livro Nárnia é governada pelo tirano Miraz, príncipe regente que assumiu a função em nome do sobrinho, Caspian. Porém, com o nascimento do seu filho, ele precisa que Caspian desapareça e o trono seja de fato seu. Com a ajuda de seu tutor, Caspian descobrirá o plano do tio e conseguirá fugir para as longínquas terras que, de acordo com as lendas, foram morada dos grandes reis da era de ouro de Nárnia, em Cair Paravel.

Enquanto centenas de anos se passam desde que Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia voltaram para a Inglaterra, para eles apenas um ano se passou, mas, ao serem chamados pela trompa de Susana, viram que muita coisa mudou. Em primeiro lugar, como eles reinaram há muito tempo, muitos não acreditam que eles ou mesmo Aslam tenham existido, pensam que não passam de lendas que não devem sequer ser repetidas. Em segundo, muitos animais falantes deixaram de existir, assim como os espíritos das árvores, rios e lagos hibernaram em suas formas básicas. A verdade é que os narnianos precisaram se esconder para sobreviver.

A invasão telmarina fez com que os verdadeiros narnianos tivessem que se esconder, mas agora Caspian, os narnianos remanescentes, Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia irão à luta para tirar o usurpador do trono e devolver à Nárnia a glória do passado. Esse livro é repleto de aventuras do início ao fim e também apresenta novos personagens como o rato Ripchip e o texugo Caça-Trufas, que eu amei. Além disso, reencontrar os irmãos Pevensie foi ótimo, ver que amadureceram e que ao retornarem à Nárnia, recuperaram o ar majestoso que tiveram no passado. E o que dizer de Aslam? Como sempre incrível, dando a oportunidade de ser encontrado não apenas pelos irmãos, mas por todos que ainda acreditam nele.

JoAo.Victor 13/04/2021

Telmarino e Telmachorando, mas afinal, quem é Telma?
Telma não é ninguém, mas Caspian, esse sim é um ótimo filho de Adão. Apesar de sua pouca idade e inexperiência, conquistou um reino, teve fé no inacreditável e derrotou o tio soberbo, ainda que por meio do Grande Rei Pedro.

livi123 15/04/2021

Eu acredito...
Neste livro iremos conhecer o príncipe Caspian e ver o retorno dos Reis e Rainhas de Nárnia.
Vemos neste livro muita fé, muito companheirismo, muita batalha, muitos ensinamentos, termino sempre um livro da saga achando um livro que melhor que o outro, uma boa escrita, um bom desenvolvimento da história, não tem como não gostar.?

cecelli 13/01/2022

príncipe caspian
ok eu vou admitir q além de eu ter demorado muito pra ler eu esperava bem mais do livro. sim eu vi os filmes antes e particularmente, o segundo filme é o meu fav então coloquei muita expectativa mesmo no livro? mas não recebi oq esperava mas tudo bem, fazer o que né?! valeu a pena pq amo nárnia com todo o meu coração, além de ser uma leitura mais ?antiga? (sabe o modo de escrita e afins) faz a gente refletir sobre muita coisa?
enfim, leiam!!

Vanessaliteraria 12/12/2022

"Nada acontece duas vezes da mesma maneira."

Neste livro Edmundo ,Pedro, Susana e Lúcia voltam a NárniA mas encontram uma nárnia completamente diferente da que reinaram um dia ...
Tempos difíceis abateram-se sobre a terra tão encantada. Os dias de paz e liberdade, em que os animais, anões, árvores e flores viviam em absoluta paz e harmonia, estavam terminados. O Príncipe Caspian, herdeiro legítimo do trono, decide trazer de volta o glorioso passado de Nárnia.
Eu fui com bastante sede ao pote quando peguei esse livro pra ler ,mas dos que li até o momento esse foi o que menos me pegou.

Angelis 29/04/2021

Já tinha lido, mas ainda assim é um livro que desperta muitas emoções, me sinto angustiada por ver o estado de Nárnia, mas feliz por rever Aslam e os "grandes reis do passado"

boogeyman 07/01/2023

QUE FINAL LINDO!!!! Estou emocionado, as aventuras de Nárnia sempre me comovem e aquecem o meu coração. Adorei esse livro e me apaixonei por vários personagens, como Caspian e Caça-Trufas! Único problema desse livro é a escrita do autor, que é repleta de detalhes, o que na maior parte das vezes cansa e deixa a leitura pesada.

Sander.Garcia 06/05/2021

O que parecia sonho vira realidade
Caspian amava ouvir histórias sobre os tempos antigos de Nárnia, em que seres mitológicos conviviam em paz, num mundo incrivelmente belo e mágico.
Em seu coração sentia vontade de ser transportado para aquele tempo, onde Nárnia esbanjava paz, beleza e magia.
Quando percebe que havia sido enganado por seu tio ganancioso, Príncipe Caspian consegue fugir do Castelo em direção à floresta.
Bem, muita coisa acontece depois disso, até que o príncipe resolve pedir ajuda dos antigos reis de Nárnia, que ele conhecia das histórias que ouvia.
A volta dos queridos Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia vai dar um toque todo especial a esta crônica.
Vale à pena ler!

Iris 16/05/2021

Divertido, mas apenas isto
Não tenho muito o que dizer desse livro em específico, foi uma leitura divertida e bem fluída, o que já era de se esperar, a escrita de C. S. Lewis é ótima, especialmente nas crônicas de Nárnia.

Entretanto tirando o tom leve e fluido do livro, em todo o resto do tempo ele só me passou uma sensação de mais do mesmo, o que não é necessariamente ruim, só não é muito interessante ou inovador.

Porém, só penso que tive tal sentimento por ter "acabado" de sair de um livro das crônicas que gostei muito (o cavalo e seu menino) para outro que em minha concepção não se iguala em favoritismo tanto quanto ao anterior. Contudo achei esse quarto livro no geral muito muito bom e o recomendo no geral.

Mari 18/05/2021

Resenha - Crônicas de Nárnia 4
Nem chato e nem legal, tem que ler para entender o resto, mais não é a paixão da minha vida!