Príncipe Caspian

Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

Dani 12/11/2020

nostálgico
um ano se passara desde a gloriosa aventura dos filhos e filhas de Adão e Eva. mas nada é como antes. não há animais falantes, árvores que dançam e vida pura entre as terras de Nárnia. para restaurar a paz e trazer de volta a liberdade, o príncipe Caspian, rei legítimo do trono, decide soprar a trompa mágica, trazendo, assim, Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia para a nova Nárnia.

eu estava super ansiosa para continuar as aventuras por Nárnia. já começará a sentir os efeitos da saudade dessa terra esplêndida. e, mais uma vez, C. S. Lewis faz tudo. eu terminei o livro em 2 dias, de tão animada e envolvente que a história estava. como sempre, eu amei. me deu um gostinho da infância, já que eu amava o filme quando era pequena. chegar no final não foi fácil, já que desde o primeiro livro da série, eu me apaguei a escrita, aos personagens e a, claro, Nárnia.

Maria 15/10/2022

É sempre um conforto ler os livros da saga.
Sinceramente, eu vou sentir falta de Pedro e Suzana nas histórias.

Yasmin 20/10/2022

"Eu acredito"
Príncipe Caspian, obra concluída em 1949 e publicada em 1951, narra a volta dos irmãos Pevensie à Nárnia depois de apenas um ano (na contagem realizada por nós humanos) em sua rotineira Inglaterra. Nesse relativo período que passaram em nosso mundo, tempos difíceis instauraram sobre aquele território e os dias gloriosos eram como mito para os habitantes da terra encantada.

Caspian, herdeiro do trono e sobrinho do Rei Miraz, depois de certas verdades reveladas, empenha-se em restaurar o magnífico país das antigas histórias e junto com os antigos narnianos (uma espécie de rebeldes segundo o anão Trumpkin) trava uma grande batalha contra os telmarinos, seu próprio povo.

"Foi um antepassado de Vossa Alteza, Caspian I, que conquistou Nárnia e fez dela o seu reino. Foi ele quem trouxe a sua gente para cá. Porque vocês não são narnianos de origem, mas telmarinos. Vieram todos de Telmar, para lá das montanhas ocidentais."

Com novos personagens, como os já citados Caspian X e Trumpkin (aquele, segundo Aslam, anãozinho, famoso espadachim e arqueiro, que não acredita em leões), o velho "elenco" se une mais uma vez para combater todo o mal que assola criaturas inocentes e servir aos propósitos de Aslam.

Relendo alguns trechos percebi quantas vezes C.S. Lewis abordou nesse livro a fé no invisível. Anos, décadas e milênios se passaram desde a última aparição de Aslam, de modo que gerações nasceram e gerações morreram sem conhecer Aquele que antes parecia tão presente. Alguns deixaram de acreditar, duvidando das histórias e dos reinados de paz; outros, porém, mantiveram-se fiéis, aguardando ao dia em que Aslam retornaria e colocaria (novamente) tudo nos eixos.

? Oh, Aslam! Sabia que era verdade. Esperei a vida toda por este momento. Veio para me levar?
? Sim, minha querida ? disse Aslam. ? Mas ainda não para a viagem final.

Lembro então do relato em Lucas que descreve a "aparição" de Jesus para Simeão e Ana, servos de Deus que viviam à espera do Messias.
"Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel. E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém."
(Lucas 2:27-32; 38)

Kat 30/03/2021

Confie em Aslam
Mais uma vez o livro mostrando o quanto se deve acreditar e ter fé em Aslam porque a ajuda vem.

"? O auxílio ainda vem! ? disse Caça-trufas. ? Continuo a confiar em Aslam."

Viva Aslam e suas 4 crianças, continuo recomendando As Crônicas de Nárnia.

Marcela204 11/04/2021

Favoritado ??
O filme Príncipe Caspian me marcou mais que os outros, é meu queridinho, e o livro não me decepcionou. É uma leitura super rápida e envolvente.
Também respondeu algumas dúvidas que eu tinha sobre a origem de Caspian e alguns aspectos dessa Nárnia tão diferente. Simplesmente adorei!

Eduardo.Medeiros 11/04/2021

Diferente
Esse eu acredito que deixou um pouco a desejar com relação aos outros livros
Não é ruim, mas me pareceu o mais fraco até o momento
Não gostei muito do enredo e claramente é bum tanto mais infantil que os demais livros.

Muito diferente do filme, onde a história discorre com mais ação e emoção.

pam 26/04/2021

Príncipe Capian
Até o momento, foi a crônica que eu menos me conectei, mas não deixa de ser um livro muito bom (tanto que recebeu 4 estrelas). A história é incrível e muito envolvente. A cada dia que passa eu me encanto mais com a forma que o autor C. S. Lewis consegue narrar essa grande história.
O que mais me encantou, de fato, foi o amadurecimento dos personagens, Reis e Rainhas de Nárnia. Mesmo eles estando apenas 1 ano mais velhos (na idade natural, até porque cronologicamente, na história de Nárnia, Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia reinaram a milhares de anos antes do Nascimento de Caspian), eles não tiveram suas essências mudadas, apenas estão mais maduros, e isso é encantador!
Edmundo segue ganhando o meu coração em disparado, ver sua redenção após conhecer Aslan me deixa eufórica.
Fiquei um pouco decepcionada por ter criado expectativa em algo que acontece no filme, mas, infelizmente não tem no livro (Poxa Disney, por que né?), mas nada que mude a história. Feliz em saber que a antiga Nárnia vive e que sua história não pode ser apagada, por mais que tentem.
Aguardo ansiosa a leitura da Próxima crônica, com grandes expectativas!
Nárnia é um mundo fantástico, que consegue me fazer viajar e viver experiências únicas.

ellenkchaves 02/05/2021

só pra contabilizar
eu amei, chorei bastante lendo, por isso recomendo. um leitura levinha dms sem contar que aslam ?????

Barbara.Rolim 04/05/2021

O mesmo Leão que guerreia é o que, com amor, vai em busca dos perdidos, cura os doentes e alimenta os famintos. ??????

Marina.leituras.da 23/05/2021

Acho que acabei saturando um pouco dessa série e a nostalgia que senti quando li os livro 1 e 2 já passou. Acredito que o que ajudou foi pelo fato do filme ser bem fiel ao livro, acabou deixando a minha releitura um pouco maçante.

No entanto, foi divertido ler algumas partes que eu já não lembrava que eram exclusivas do livro, não somente acontecimentos como personagens também.

A linguagem e narrativa continua como nos livros anteriores e, felizmente, não teve mais momentos em que os personagens falam de forma extremamente pomposa como no final de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, o que me irritou um pouco quando li.

Vou dar um tempo na série e voltar só quando surgir novamente o sentimento de nostalgia, assim não irei estragar minhas lembranças de quando li pela primeira vez, nem a experiência da releitura.

site: https://leiturasdamarih.blogspot.com/2021/02/resenha-principe-caspian.html

Andrade 02/06/2021

Esse livro, assim como os outros da coleção são demais e super recomendo. Todos deveriam ler