Príncipe Caspian

Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

samersr 16/01/2024

Lendo novamente, mas como se fosse a primeira vez. A leitura me parece ser um pouco mais extensa, digamos assim, em relação às demais crônicas. E assim como as outras histórias de Nárnia, traz suas próprias lições e conselhos.

beca 11/01/2024

Esse livro pra mim é um dos melhores de Nárnia! Surreal, eu achei muuuito bacana às analogias que consigo fazer com a Bíblia. Amo o príncipe Cáspian! ????

Roberto Soares 11/01/2024

O segundo livro publicado por C.S. Lewis como continuação das crônicas de Nárnia relata uma história que se passa milhares de anos depois dos acontecimentos narrados em ?O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa?.

Nesse meio tempo, Nárnia foi conquistada por telmarinos, descendentes de piratas inescrupulosos. Os narnianos, compostos por animais falantes e criaturas mágicas, foram dominados e precisaram fugir para as florestas, onde permaneceram escondidos até caírem no esquecimento e terem sua própria existência desacreditada.

Os irmãos Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia são considerados figuras lendárias de histórias fantásticas, e o próprio Aslam é julgado por muitos como nada mais que um mito.

Por muitos, mas não por todos.

As histórias da Nárnia antiga sobreviveram através daqueles que ainda acreditam que uma salvação virá e que a magia ainda vive naquela terra, e também que de além-mar Aslam retornará trazendo a libertação para seu povo.

Essas lendas chegam aos ouvidos do príncipe Caspian X, herdeiro legítimo do trono de Nárnia usurpado pelo seu tio Miraz, que planeja matar o sobrinho e assim tomar a coroa para si.

Correndo risco de vida, Caspian foge para os bosques, onde descobrirá não apenas que as lendas sobre os narnianos são reais, como também que estes estão dispostos a serem seus aliados na reconquista do trono em troca de sua liberdade e repatriação.

Bem, milhares de anos se passaram por lá, mas por aqui, no nosso mundo, faz apenas um ano que os irmãos Pevensie saíram do guarda-roupa na mansão do professor Kirke. Mas eles serão invocados por Caspian e se unirão a ele em mais uma missão para derrubar a tirania de Miraz e restaurar a paz e a ordem em Nárnia.

O livro explora temas como coragem, lealdade, justiça e luta contra a opressão, mas pra mim ?Príncipe Caspian? é principalmente uma história sobre fé.

Seguindo a linha de raciocínio das metáforas bíblicas, essa é a mesma fé que o povo de Israel precisou manter enquanto vivia sob o domínio de povos invasores, orando e esperando por um salvador que os libertaria da escravidão e do exílio e lhes restituiria sua terra e sua história.

Erisney 09/01/2024

GZUIX! É tão difícil assim acreditar na Lúcia?
Essa menina sofre, viu! Nem adiantar dar várias provas de sua confiança e os irmãos ainda dão bola fora. Livro incrível, leitura fluida e história fantástica.

Sofiaxavs 06/01/2024

Tenho que lembrar constantemente que é um livro para crianças? por ser uma saga que ditou a fantasia literária (junto com Senhor dos Anéis e As Crônicas de Gelo e Fogo) tenho muito interesse em conhecer o mundo que inspirou esse gênero que gosto muito, então me esforço para ler apesar de não ter interesse na narrativa. Contudo, eu sinto algo muito especial lendo As Crônicas de Narnia, é como se eu sentisse a magia que os irmãos Pevensie sentem quando saem do mundo deles (ou nosso), quando eles chegam em Narnia ou quando encontram com Aslam eu sinto a mesma empolgação e nostalgia que eles. Ler realmente te leva a outros mundos, e com esses livros eu entendo profundamente isso.

Juliana1390 31/12/2023

Uma Encantadora história de Nárnia
O livro se passa muitos anos após o reinado dos meninos, é um livro cheio de lembranças e que nos faz sentir o coração aqueçer ao lembrar tudo isso. Lembrar tudo que viveram além de algumas despedidas... rsrs Que universo lindo e cativante essa tal de Nárnia!

Larissa 31/12/2023

Oi Caspian, te amo
Acho esse livro meio confuso, mas amo mesmo assim. Gosto de ver outras partes desse mundo além de Nárnia.

Gosto do filme porque o ator do Ed está lindo pra caramba. Acho que tenho apego por isso e porque toca "The Call" no fim.

books.ana 30/12/2023

"? Será difícil para você, querida, mas as coisas nunca acontecem duas vezes da mesma maneira."

QUE LIVRO BOM EU AMEI MUITO

mrswestfall 26/12/2023

Nao tem erro
Meu amor e apego por narnia me faz reler os livros e rever os filmes frequentemente, por mais que enjoe nunca vou parar de gostar

Maricita 26/12/2023

3.5 na verdade. Esse livro não foi nem de longe tão bom e incrível quanto O Cavalo e seu Menino, mas foi doce e divertido o suficiente. Uma leitura agradável, mas não esplêndida como eu esperava — o filme também está entre os meus favoritos da vida, então talvez eu esperava algo como a adaptação. Isso é erro meu, claro.

Lillyt 22/12/2023

Gostei, passei muita raiva, comecei odiando um personagem que depois eu aprendi a gostar e a gostar ainda mais de outros

Lyssa 18/12/2023

A última vez de Pedro e Susana
Gostei bastante do livro, o universo em que se passa o livro é muito aconchegante e trás certa sensação de lar.
Mas acho que o quê mais me pegou na história foi o "Ele deseja a volta de vocês um dia. Su e eu é que não. Aslam diz que já estamos muito grandes", isso me lembra o quanto crescer às vezes é assustador e que conforme crescemos não podemos mais frequentar certos lugares que antes eram como refúgios pois estamos "grandes demais".

Obs.:Eu esperava um pouco mais de ação vinda do Caspian, acho que ele ficou meio apagado, não sei.

mirianbezerra 07/12/2023

"As coisas nunca acontecem duas vezes da mesma maneira."
É sempre maravilhoso voltar a Nárnia e revisitar este universo incrível que o Lewis criou.
Nesta crônica, acompanhamos mais uma aventura dos quatro irmãos: Susana, Pedro, Lúcia e Edmundo. O meu amor por estes personagens cresce cada vez mais! Juntamente declaro o meu total amor ao príncipe Caspian, que é um personagem incrível! Ripchip também ganhou meu coração, mesmo não tendo muitas falas.
Foi lindo ver a união e a perseverança dos personagens em busca de superação em meio as adversidades. Durante a leitura aprendemos sobre ter fé e acreditar, mesmo quando tudo parece perdido ou impossível.
Fico impressionada com a maestria do Lewis ao criar em quatro livros histórias incríveis sobre Nárnia, que não são repetitivas e que ficam cada vez melhores.
Foi uma leitura maravilhosa e uma despedida perfeita para Pedro e Susana, que não voltarão mais para Nárnia. Lúcia e Edmundo terão mais protagonismo nas próximas crônicas, espero que sejam tão incríveis quanto esta!