A Cadeira de Prata

A Cadeira de Prata C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata

Camila 04/08/2022

Sem os irmãos Pevencie, Eustaquio retorna a Nárnia e vive sua própria aventura em busca do principe perdido. Encontraremos gigantes, feiticeiras, um "novo mundo" desconhecido e com uma população muito peculiar. Preparem-se para se emocionar com o final deste livro. Caspian é o maior !!

leitora de fics 04/08/2022

A Cadeira de Prata
[citação] . . . ?Chorar funciona mais ou menos enquanto dura. Porém, mais cedo ou mais tarde, é preciso parar de chorar e tomar uma decisão.?

6ª crônica de Nárnia, +10 anos. Acompanha as aventuras de Eustace e Jill, que voltam à Nárnia para encontrar o filho perdido do Rei Caspian.

Sobre referências bíblicas:

?Satanás persiste em transformar-se em anjo da luz? (2 Coríntios 11:14).

A Feiticeira (tal qual o Satanás, que usa da nossa fraqueza para nos tentar e afastar do caminho de Deus, do Bem, da Luz?) manipula e seduz o Príncipe ao usar das fraquezas humanas DELE a seu favor.

A outra referência, que tem a ver com o que foi dito acima e o que será dito abaixo, é à serpente que seduz Eva a comer do fruto proibido. Aqui, temos também uma bruxa, serpente e sedução. Não posso elaborar mais, porque seria spoiler.

Outra referência é à Alegoria da Caverna, de Platão. Além disso, a existência de vários níveis de submundo demonstra que há também vários níveis de consciência da realidade.

O Reino Profundo lembra muito o Submundo onde Hades, da mitologia grega, vive. Ademais, o acesso à este Reino se dá por meio de um barco, assim como na mitologia supracitada.

Fazendo mais pesquisas, encontrei isto aqui:

?Uma mensagem do livro também é sobre como as aparências podem enganar e escravizar uma pessoa sem que ela perceba isso. Alguns desejos humanos, quando manipulados pela mídia, religião, política e etc, tornam-nos escravos do consumismo, fanatismo e outras ideias que dominam sutilmente a nossa mente.?

?Outra referência bíblica é ao fato de Aslan ter instruído Jill a ?buscar os sinais?, e assim ela conseguiria encontrar o príncipe. Isso é uma alusão ao fato de que devemos buscar os sinais da volta de Jesus.?

Essa história é MUITO BOA! Eu adorei a pegada diferente que tem das três crônicas anteriores. Parece que a pegada mágica que eu senti lendo os dois primeiros voltou. Eu amei muito! Favoritado.

Maiara.Souza 01/08/2022

Uma aventura no sub mundo!
Aslan mais uma vez provando que sabe muito bem o que faz juntando um antigo amigo, uma garota inesperiente e um "sapo" pessimista (que na verdade tinha muito mais fé que todos eles) para entrarem em uma missão quase que impossível.
Eu particularmente demorei pois estava em uma leve ressaca, porém, a leitura é muito maravilhosa e recompensadora.

Mari 30/07/2022

" - Como você chegou até lá? - perguntou Jill, também um pouco encabulada.
- Da única maneira possível: magia."

Domitila 28/07/2022

O caminho
Esse livro irá falar sobre Eustáquio e Jillian, dois colegas da escola e sucessivamente, Brejeiro, Caspian X e Rilian.
Passei um bom tempo para conseguir terminar de ler, no início à leitura é mais fluída e depois a história fica parada e depois fluí melhor.

ibellaoliver 21/07/2022

Muito cativante
Esse livro tem tantas coisas a se refletir?
Eu não sei realmente oq colocar aqui a não ser dizer que isso é uma obra prima!!
Eu tô chorando tanto por esse ser o penúltimo livro, mas o discurso de Nárnia ser minha saga preferida fica para a resenha do último livro kkkkkk

Thay 19/07/2022

Com certeza esse livro está na minha lista de favoritos.
Ao contrário do livro "O Cavalo e seu menino", não achei que enrolaram muito no progresso da aventura, o que fiquei bem aliviada.
Foi até emocionalmente ver sobre o Caspian novamente, e amei o seu filho Rilian e o paulama, o Brejeiro.

Kaylan 18/07/2022

Meu pai, o nível da leitura não caiu, despencou!
Através de perigos incontáveis e cavernas profundas e escuras, o grupo de nobres amigos persegue na missão que os deixam cara a cara com um mal mais belo e mortal do que eles jamais poderiam esperar.

Maria20903 12/07/2022

Eu tô espantada em como essa crônica têm um peso tão grande, e como eu me senti claustrofóbica lendo a parte do subterrâneo, pq eu estava tão envolvida na história que parecia que eu tava vivendo aquilo tudo.
Cada livro tem personagens diferentes, histórias totalmente diferentes, explorando cada pedacinho da nossa imaginação, mas mesmo assim está TUDO interligado.
Essa leitura vai ficar pra minha vida, e com certeza vou correndo ver os filmes depois de terminar a saga.

Lia 10/07/2022

Nd tem um impacto tão grande como o quarteto original de Lucia, Susana, edmundo e Pedro.
Lendo so pra poder ler o proximo msm

Miguel 07/07/2022

Acredito que seja um livro que cumpre com a proposta mas que não acrescenta muito. Como uma história pra crianças realmente se sai muito bem, mas lendo enquanto adulto parece que falta algo. É bom, mas não chega a ser nem de perto o melhor de Nárnia. No geral achei meio morno e com um clímax fraco. Poderia ser muito melhor, o enredo tem um potencial bem maior, mas é o que eu disse: não dá pra esperar muito de uma história para crianças.

Bea 05/07/2022

Simplesmente perfeito
Uau que livro lindo !! Definitivamente um dos meus preferidos dessa Crônica, é um livro leve como todos os outros, tem alegria, aflição, diversão, confusão.. nesse mais do que todos os outros Aslam aparece em Sua formosura e grandeza!
Construído de forma clara e simples, com diálogos instigantes e esperançosos, definitivamente uma perfeita aventura ?

Bia 02/07/2022

Nárnia tá chegando ao fim ?
Eu amei o Eustáquio nesse livro ele tá maravilhoso, a evolução dele tá visível, a Jil foi ótima tbm apesar de as vezes me irritar e o que falar do Brejeiro então maravilhoso, a dinâmica desse trio tá perfeitaa eu amei o livro.

Rodrigues 29/06/2022

Demora, mas é muito legal
Peguei para ler todos os Nárnia de uma única vez e nem tinha muitas expectativas para esse, porque para mim o Peregrino da Alvorada foi uma decepção (eu gosto demais do filme, e não tem quase nada a ver). Mas conforme fui lendo, fui me encantando. E quando eles finalmente encontram o filho do Caspian... minha cabeça explodiu! Obrigada, C. S. Lewis.

Thayla Oliveira 27/06/2022

A Cadeira de prata
A Cadeira de Prata' vai trazer referências ao mito da caverna, de Platão, retratado quando Eustáquio, Jill e Brejeiro vão parar no Reino Profundo, um mundo subterrâneo onde os habitantes, chamados de terrícolas, vivem escravizados e subjugados pela Feiticeira Verde, a única que possui livre acesso ao Mundo de Cima.

Esse com certeza é o meu livro menos favorito, na verdade eu n tava com muito saco pra ler ele, e tbm eu fiquei com um pouco de preconceito por n ter mais nenhum personagem que eu já tanto conhecia e me apeguei. C.S Lewis é um escritor muito fácil de ler, principalmente seus livros infantis, mas esse foi taaaao chato de ler...