Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

Rayssa.Gaia 20/06/2024

"Lolita" é um livro controverso e profundo. Vladimir Nabokov aborda temas delicados através da história de Humbert Humbert e sua obsessão pela jovem Lolita. A narrativa é complexa e perturbadora, mergulhando nas camadas psicológicas do protagonista e explorando o impacto de suas ações sobre a vida da adolescente. Ler "Lolita" é uma experiência intensa e desconfortável, pois confronta o leitor com questões morais e éticas profundas. É um livro que provoca reflexões sobre poder, desejo e o lado sombrio da natureza humana.

dre26 20/06/2024

VAI CATAR COQUINHO H.H
Tem que ter muito estômago pra esse daqui ó. Adiei que só, mas tava me dando pena de ver o livro largado no armário. Resolvi ler e foi incômodo do início ao fim. Mas gostei (eu acho).
Mireille 20/06/2024minha estante
???

giovanna176 18/06/2024

Diferente do filme
Interessante, te prende, vc quer saber mais porém ao msm tempo vc fica chocada com oq vc ta lendo pq só piora a cada pagina

lisbfer 14/06/2024

Um dos romances mais bem escritos que eu já li. nabokov sabe muito bem dar vida aos personagens de modo que o leitor acabe se voltando pra humanidade de personagens que na vida real seriam totalmente desumanizados e marginalizados. se o autor tinha problemas pessoais para se sentir motivado a escrever uma coisa dessas eu nao sei; no entanto, espero que ele tenha se resolvido no decorrer dessa escrita.
ps.: o filme de 1997 é muito bom, o ator é um gato

Sohfii 12/06/2024

Para poucos
Eu tinha medo de ler esse livro mas a curiosidade me fez tirá-lo da estante.
É nojento, extremamente problemático e doentio acompanhar a cabeça desse personagem obsessivamente apaixonado.

A Lolita... eu amei ela, amei pelo menos a visão que Humbert nos passa dela.
Em muitos momentos durante a leitura eu detestei estar gostando tanto, ter torcido para que não descobrirem os segredos da mente dele, mas eu não consigo evitar adorar ler personagens loucos.
Por vezes eu ri e admirei a beleza da Lolita pelas descrições malucas desse senhor de meia idade (em particular a dela jogando tênis).
Outras vezes meu estômago se revirava com alguns absurdos e meu sorriso se desfazia a uma expressão de disgosto. Mas eu adorei a trajetória, é um livro pra sentir (e torcer pro protagonista ser preso)!
Acho errado dizer que o autor romantizou a pedofilIa, o único que romantizou foi o próprio Humbert que numa tentativa de justificar seus atos apenas piorou sua imagem.

Uma amiga minha disse que o próprio karma dele é justamente o gênio forte e a inteligência da Lolita, acho que essa é a mais pura verdade.
O texto do autor e o posfácio foram essenciais pra eu gostar e refletir mais sobre o livro!
Recomendo pra quem tem estômago forte e está disposto a vivenciar uma história perturbada e particularmente trágica para Lolita.

Ryquelme.Lantz 12/06/2024

Convulsão de plenitude estética
Assim como já é bem sabido pela maioria que já se interessou por esse livro, ele é extremamente bem escrito e tem uma história feita com uma coragem que antes dele (Vladimir Nabokov) não ousavam alcançar. De certa forma, tendo em vista todo imaginário, criado ao redor dessa obra, acabamos, durante a leitura, tendo uma certa quebra de expectativas quando percebemos que na verdade o livro não é tão explícito como é dito por aí, oque deixa a experiência mais "engolível", Embora ainda seja uma história bem pesada, como sabemos. Mas é digna de seu status de clássico universal e seu autor merece todo reconhecimento por sua audácia ao publicar um livro com essa temática. É uma história de amor, mas não dos amores que estamos acostumados a ler. Um amor doentio, de horror. Um "amor" obcecado e insano, e extremamente poético, está aí a magia que deixa tudo mais intrigante: a poesia do grotesco social. A leitura portanto nos faz nos questionarmos sobre como algo que é socialmente o maior tabu (e considerado um ato repulsivo) pode ser tão errado se parece tão bonito, nas palavras deste que nos escreve, e provindo de um espaço motivado completamente por amor (e será mesmo isso amor?).

alaurabreu 10/06/2024

É bem diferente de tudo que já li!
Lolita é um livro pesado em vários sentidos. Primeiramente, pela linguagem. É dito um clássico pela sua linguagem e também pela sua descrição e narrativa sobre os contornos das estradas e cidades norte-americanas... a verdade é que isso torna a leitura maçante e pesada, pois na tradução meio que se perde um pouco a "riqueza linguística" que o tornou um classico da língua inglesa, além das descrições das viagens se tornarem bastante cansativas e, talvez, meio repetitivas na segunda parte do livro.
Apesar disso, Vladimir Nabokov rebate as criticas sobre o livro ser desnecessariamente extenso com sua ideia de arte e tal perspectiva me fez ver "Lolita" como um livro realmente diferente dos demais: não é uma história para te ensinar alguma coisa, não precisa significar o que o leitor espera que significa... É simplesmente arte.
Mas, a arte, principalmente aquela arte trágica que encontramos no livro em questão, não tem compromisso com a moral, mas pega essas ferramentas humanas e transforma em algo que nos faz rir e ter pena do ser humano, da forma mais comicamente trágica, como só a arte pode fazer. Ainda que, por ventura, não seja considerado um exemplar da escola realista, representou para mim o que só livros realistas foram ate então.
O enredo em si é também pesado... Contudo, como é o próprio abusador que narra a historia, seu lirismo em todo momento tenta mascarar ou enfeitar seus crimes. Dessa forma, ao ler, não há um espanto tão grande, mas quando paramos para pensar no que realmente aconteceu, trazendo para aquele universo nossas próprias ideias e sentimentos, é que o estômago embrulha e tendemos a ficar bastante atordoados.
Como uma boa tragédia, ninguém tem um bom fim. Mas, também como uma boa comédia, a reflexão sobre como as peculiaridades da narrativa em primeira pessoa podem ocultar muita coisa, torna intrigante, cômico e, mais uma vez, trágico imaginar Humbert Humbert sem ser com seu próprio ponto de vista. Um homem que se diz bonito, elegante e inteligente... se mostra desequilibrado e mal caráter, mas pode ainda ser visto como mediocre em tudo aquilo que ele promete ser muito bom. Assim como Lolita, que ele descreve como um raio de sol tão distinto, pode ser apenas uma garota comum, até mesmo sem graça, ainda que com um final extremamente trágico...
Acredito que o livro tem muitas camadas. Vale a pena lê-lo e até mesmo relê-lo... e eu espero um dia poder fazer isso e descamar essa história de maneira mais profunda. Confesso que, nessa primeira leitura, foi um livro desafiante que demorei muito para finalizar e, por vezes, não compreendia o que queria dizer. Então, acho que não sou capaz ainda de compreender tudo que se desprende do desinteresse e do compromisso exclusivo com a arte e a língua que Nabokov clama nas páginas dos livros, o que torna a releitura de Lolita obrigatória em breve.

Lais.Santos 10/06/2024

Indigesto e perturbador
Não podemos negar que a escrita é impecável mas esse livro é de um incômodo sem tamanho! É uma historia com inúmeros
gatilhos e é necessário ter estômago para seguir até o final. Por muitas vezes fiquei desacreditada que estava lendo aquilo mesmo.

jackpveras 02/06/2024

Uma história asquerosa
Lolita é um livro para os fortes.
Leitores amadores e inexperientes vão abandonar a leitura antes de concluir o primeiro capítulo, tamanha a repugnância contida em suas páginas. Vladimir Nabokov, representando com maestria a tradição grandiosa da literatura russa, montou um palco esteticamente formidável em que o seu monstruoso Humbert Humbert, um pedófilo da pior espécie, romantiza e poetiza os seus crimes contra a pequena Dolores, sua enteada.

A escrita é absurdamente sublime e a maneira com que o narrador em primeira pessoa explora seus devaneios é de uma repulsão plena (ou seja, a estética do autor tocou o âmago dos leitores com sucesso, provocando a tão sonhada catarse aristotélica, que, no caso de Lolita, é absurdamente nojenta).
Como eu disse, não é uma leitura recomendada a leitores amadores.

mrswestfall 02/06/2024

Diferente
Eu peguei esse livro sem expectativas, apenas queria sair da minha zona de conforto, o que deu certo. Eu amei as primeiras 50 páginas, todo o resto eu considero razoável por conta das expressoes em frances que meu francês básico raramente dava conta, o fato de quase nao ter ponto final me dava falta de ar enquanto lia e por conta do próprio gênero que eu não sou acostumada. Teve um momento que eu comecei a ler no automático mesmo, e fiquei sem entender muuitas coisas, como: quem carambas é McFate? Mas enfim, realmente foi o que eu queria, pq saí totalmente da minha zona de conforto e não foi um livro ruim, mas não leria de novo ou leria outros do autor ou nesse estilo.

Marianað 29/05/2024

Eu li e gostei, mas fiquej um pouco traumatizada com a maldade..
Quer dizer, o livro é muito bom mqs um bocado pesado.

Rozane .souza 29/05/2024

É um livro que desnuda toda a sordidez do ser humano, um homem vil, perverso, indecente, sem nenhum principio de moral ou ética ,um.ser humano que podemos encontrar em qualquer lugar.Por isso é um excelente enredo.