A Última Batalha

A Última Batalha C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Última Batalha

5sebssab 15/03/2024

Adeus Nárnia
Última batalha, último livro da saga que sou apaixonado pelos filmes desde criança. Foi aleatório mas realista, triste e cheio de simbolismos. Passei muita raiva com o macaco, foi um desfecho surpreendente de como terminou a saga. Um falso Aslam, um falso profeta, guerras, escravatura, o mundo acabando assim como começou. Amei que trouxeram todas as crianças dos outros livros, odiei que colocaram uma desculpa qualquer para a Susana. Uma saga cheio de ensinamentos, tramas, um universo mágico.

samersr 13/03/2024

Nas palavras do próprio Lewis
"Para nós, este é o fim de todas as histórias, e podemos dizer, com absoluta certeza, que todos viveram felizes para sempre. Para eles, porém, este foi apenas o começo da verdadeira história. Toda a vida deles neste mundo e todas as aventuras em Nárnia haviam sido apenas a capa e a primeira página do livro. Agora, finalmente, estavam começando o Capítulo Um da Grande História que ninguém na terra jamais leu: a história que continua eternamente e na qual cada capítulo é muito melhor do que o anterior."

Gigiparrana 10/03/2024

Chorei muito
A última batalha é um livro muito bem escrito e emocionante. É tão lindo os cenários dessa história. Acho que com certeza ver todos os personagens na Terra de Aslam foi o ponto mais emocionante pra mim. Simplesmente perfeito. Já é um dos meus favoritos.

Clariar 07/03/2024

Ainda estou na dúvida do que achei desse último livro, mas com certeza as crônicas foram uma ótima experiência. Muitos personagens e histórias marcantes!

Joao366 06/03/2024

Amigos de Nárnia!
Que série perfeita, de verdade mesmo. Não sei porque nunca tinha lido antes. Esse livro parece meio corrido, não é o que eu esperaria de uma grande batalha, pois foi desgraça atrás de desgraça e no fim, foi realmente a maior batalha que poderia ter sido.

Mila105 04/03/2024

?Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista.?
(Cadeira de Prata)

Sabe aquela história que a Mentira vestiu as vestes da Verdade e saiu por aí fingindo que era a Verdade?

Pois foi assim a trama final das Crônicas.
Você junto dos personagens é invadido de raiva e sede por justiça.

Só que a mentira gerou uma desconfiança e um muro bem grande na mente de uma parte do povo de Nárnia. Fazendo com que eles não acreditassem em mais ninguém a não ser eles mesmos.
O que é triste. Mas a pura realidade.

Os protagonistas após lutarem para a verdade ser finalmente enxergada.
Repentinamente o escuro surge e uma porta se abre.

Aslam até agradece aos personagens mesmo no escuro continuarem firmes na fidelidade.

A paz estabelece,
rostos conhecidos surgem,
e Aslam reina para sempre.

booksdalaus 02/03/2024

A Última Batalha
Reinos mágicos, criaturas inesquecíveis e batalhas épicas entre o bem e o mal: essas histórias são narradas em As Crônicas de Nárnia ? uma série de sete livros que acompanha crianças curiosas e suas aventuras entre o nosso mundo e outros universos mágicos e que, por décadas, encanta leitores de todas as idades.
Em A Última Batalha, um falso Aslan está à solta dando ordens de arrepiar a espinha. Tirian X, o Rei de Nárnia, precisa agir rápido, antes que todos os animais sejam corrompidos. Para isso, conta com a ajuda de Eustáquio e Giu. O reino está imerso em caos e os danos parecem irreparáveis, mas, antes que tudo chegue ao fim, os narnianos fiéis ao verdadeiro Aslan ainda poderão contar com a ajuda dos lendários reis e rainhas de Nárnia ? irmãos que muito tempo antes derrotaram uma terrível feiticeira. A última batalha se aproxima!

Neila Porto 02/03/2024

"A Última Batalha" é uma narrativa rica em temas como fé, lealdade e redenção. Como em toda a série, C.S. Lewis utiliza a fantasia como uma ferramenta para explorar questões morais e espirituais de uma forma acessível para o público jovem. A batalha final entre o bem e o mal é o clímax emocionante deste livro, onde os personagens são testados até o limite e o destino de Nárnia é decidido.

Uma das características mais marcantes deste livro é a sua mensagem sobre o fim das coisas. Lewis aborda a ideia de que todas as histórias têm um fim, e que o fim de Nárnia marca o início de algo ainda maior e mais glorioso. Essa reflexão sobre o ciclo da vida e a esperança além da morte acrescenta profundidade à narrativa e ressoa com os leitores de todas as idades.

DavyLM 21/02/2024

Simplesmente UAU!!!
Olha, essa provavelmente vai ser minha resenha mais curta. Porque sinceramente, ainda estou me recuperando da jornada final. Este último livro ao contrário de O menino e o Mago (gênesis) foi o apocalipse de Nárnia.

Foram inúmeros acontecimentos, muitas revelações sutis e outras não, que foram bem marcantes. O último terço com certeza me marcou muito, muito forte, brutal, grandioso e revelador.

Sobre toda a saga, não tenho reserva nenhuma em dizer que entra no meu top 2 de sagas preferidas que eu já li. Foi uma excelente experiência.

mikxaelson 18/02/2024

O fim do nada e o começo de tudo
Acabar ?As Crônicas de Nárnia? foi como encerrar um ciclo. Você se envolve de verdade com aquele mundo e quer fazer parte dele. Os contos são tão bons que quase convencem qualquer um a querer ser cristão (quase). Foi ótimo acompanhar a história de todos até aqui, a partir de agora, eles estão vivendo a ?verdadeira Nárnia?.

M. Lima 18/02/2024

As Crônicas de Nárnia: A última batalha - C. S. Lewis
E finalmente chega-se à última crônica lançada desse universo, os acontecimentos dão-se cerca de 200 anos após os eventos de ?a cadeira de prata? e nesta época o rei de Nárnia chama-se Tiriam que é descendente do rei Caspian X.
Após muito tempo sem o aparecimento de Aslan em Nárnia, surge então um falso leão e um falso ?profeta?, que criam uma confusão sem precedentes na crença dos narnianos e divide opiniões, principalmente entre o rei e alguns súditos e toda população.
Vê-se então necessária a ajuda de todos que amam Nárnia (dentre as quais, as crianças que já se aventuraram nas crônicas anteriores) e o verdadeiro Aslan, portanto têm-se um cenário apocalíptico em que a fé de todos é posta à prova diante de inimigos já conhecidos e aliados que trocaram de lado após sua apostasia da fé.
Seguindo-se para o desfecho pode-se esperar muita emoção, mistério e como sempre, magia. Adianto que, entrementes, uma terrível tragédia ocorre na terra das sombras(nome pelo qual Lewis chama o mundo terreno) que impactará diretamente nos eventos de Nárnia e o clímax e, de todo, envolvente e emocionante. ?A Última Batalha? de C. S. Lewis é épico, é um final perfeito de uma saga literária, e além disso é ensinador, pois, orienta a cada leitor sobre lições simples que há tempos têm sido esquecidas e necessita de um alerta.