A Última Batalha

A Última Batalha C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Última Batalha

mishalins 16/05/2024

Eu li esse aqui faz um tempinho já, no caso eu ouvi mas não vem ao caso. Eu me decepcionei muito com o final desse livro, eu sei que é um livro cristão e tudo mais mas eu particularmente detesto essa ideia de apocalipse e arrebatamento, pra quem acredita ver isso pelo lado da fantasia deve ser bem interessante, assim como eu achava interessante a representação de uma fé e da crença em um deus. Mas sobre o arrebatamento eu sempre achei uma coisa bizarra e ouvir isso em forma de fantasia conseguiu ser ainda pior porque eu amava os personagens e realmente me importava com eles, agora ouvir sobre isso como se fosse uma coisa boa pq vc acredita em deus e isso ainda ser normalizado pra mim é bisonho

Amanda 24/01/2021

Fascinante
Estou entorpecida ainda com esse desfecho... Que incrível! Que anseio pela eternidade! Com certeza é meu preferido da série, mas como complemento de todos.

Matheus 26/01/2021

Como é o último, há um certo receio de dar alguma definição, algum resumo, ou opinião que comprometam o leitor que está querendo começar, mas ficam duas coisas: o interior é bem maior que o exterior, leia o livro com a mente certa dessa frase do Sr. Tumnus.
Em opinião própria acho que uma definição se enquadra: eis a História da Salvação do povo Nárnia
Está pronto para se aventurar e ouvir a voz de Aslam?

Sarah.Lopes 28/01/2021

DESFECHO PERFEITO!
Mais uma vez, C.S. Lewis me deixou de boca aberta. Amei tudo o que ele fez nesse livro e durante a série toda.

ferrerovini 30/01/2021

Eu amaria não ter odiado
Ao longo de 4 anos eu li As Crônicas de Nárnia encantado com o universo do C.S. Lewis e desejei estar em Nárnia muitas e muitas vezes, e quando finalmente decidi ler o ultimo livro, eu me deparei com a história de um macaco e um jumento. Eu entendo que é um livro infantil e com analogias ao apocalipse e ao anti-cristo, mas o livro se torna problemático ao retratar pessoas de pele escura (como eles chamam no livro) a pessoas más e idólatras de um deus falso. Não posso dar spoiler mas a forma como trata o arco de uma personagem feminina é extremamente machista e dolorosa quando você para pra pensar sobre o que acontece no final do livro. Além de todos esses problemas os narnianos parecem extremamente burros nesse ultimo livro, sinto que se alguém falasse que uma pedra é o novo rei de Nárnia eles dariam uma festa em homenagem a pedra.

A impressão que fica é que Lewis queria acabar logo de escrever e enrolou um livro inteiro para dar um desfecho ao universo de Nárnia em poucas páginas e frases curtas e diretas. Eu quis gostar, eu me esforcei, mas não deu, A Última Batalha foi o pior livro dessa saga que eu amo tanto.

carstairs. 31/01/2021

Êxtase.
É difícil definir qual é a melhor crônica que descreve a história narniana, mas com certeza essa é uma delas! Fiquei em completa êxtase quando terminei esse livro e o final, surpreendeu demais, apesar de fazer total sentido! Eu sou completamente apaixonado por essa história e triste por estar acabado!

Para sempre no meu coração, Viva Nárnia!

amandabcca 31/01/2021

Ótimo final, mas tenho umas observações.
No começo, aquilo de um burro e um jumento, me desanimou de uma forma assustadora. "É o último livro da saga, e começa com personagens nada a ver?" Confesso que quase deixei de lado, mas esperei pelo final, e me surpreendeu de verdade, quase chorei em algumas partes. Foi um final de deixar o coração quentinho!

Observações: Não gostei do fato de as pessoas de pele escura sempre remetem ao inimigo, ao mal, ao ruim. E o machismo presente também incomoda. Entendo que era outra época, o contexto era outro, mas é apenas uma observação, para que desses detalhes não passem despercebidos pelos que lerem. ( talvez existam outros problemas, me perdoem por esquecer de citar )

Tirando esses eventos, foi um baita fim. Tirando o jumento e o macaco, óbvio. Sei que tem um significado/crítica por trás, mas mesmo assim não gostei, kkkk.

Vou sentir falta do Leão, dos reis, dos animais e criaturas... Provavelmente vou reler muitas vezes!

Salve Nárnia!

Nathan Soares 02/02/2021

De volta a Nárnia, Eustáquio e Jill precisam ajudar o Rei Tirian na última batalha de Nárnia. Dessa vez os antigos reis e rainhas de Nárnia estão reunidos para juntos verem o fim da criação de Aslam e o começo de uma nova vida.

Nana 09/02/2021

Destino Final
Uauuuu!
Ainda estou tentando processar tudo o que aconteceu nesse livro.

Uma conclusão épica digna da história envolvente que nos prendeu do início ao fim. Rica em ensinamentos e alusões bíblicas, essa narrativa aquece nosso coração e nos enche de emoções diferentes durante todo desenvolvimento.

Em uma conclusão movimentada temos momentos com muita ação e adrenalina, mas também muito comovente. Além do retorno de Eustáquio e Jill para ajudar o então rei de Nárnia, Tirian, vamos encontrar novos personagens como Manhoso, um macaco vil e manipulador, Confuso, um jumento com um coração doce e gentil, Preciso, um unicórnio nobre e guerreiro, PassoFirme, um centauro estudioso, sábio e forte, Poggin, um bom e determinado anão, Sagaz, uma águia forte, guerreira e inteligente, e muitos outros novos personagens que nos enchem de aflição e carinho.

Centenas de anos se passaram e é chegado o fim, mas será mesmo esse o fim? Nárnia de vê sendo ocupada por calormanos gananciosos e cruéis, que juntos com Manhoso vão tentar ludibriar todos os narnianos usando o nome de Aslam. Há muito tempo Aslam não aparece em Nárnia, então muitos já não acreditam mais nele. Porém nossos já queridos heróis vão lutar até o fim por sua fé.

Um livro mais maduro, inteligente e esperançoso. Supresas e reencontros repletos de emoção.

Ericoo 10/02/2021

"
Emocionante , comovente e triste foi o que presenciei nesta última leitura e que me deixou de coração apertado em um detalhe: Suzana.

Fran Nayara 11/02/2021

O Apocalipse de Nárnia
Segunda vez que eu leio essa Crônica, e sempre é tão impactante como da primeira vez. Uma palavra: Suzana.
É a Crônica em que mais nos dá saudades de casa, da nossa verdadeira casa que é o céu. Vemos que essa vida é só um ensaio para a vida eterna que Jesus nos reservou, da história que Ele tem para nós, e como será tão maravilhosa que não dá nem para imaginar.
Impossível ler essa Crônica sem terminá-la com um aperto no coração (quem já leu sabe do que estou falando) mas é como a nossa realidade, o nosso mundo não é um mar de rosas, é a terra sombria (como é dito na história) não levamos nada daqui, é tudo tão passageiro.
Mas, Aslam está a espera, só esperando o momento certo para retornar e nos levar com Ele, pois Jesus está a porta, e estamos embaixo de suas mãos ??

Thassia.Camille 14/02/2021

Acabou... ainda não sei o que dizer porque estou assimilando a leitura, mas estou triste em pensar que não voltarei mais a Nárnia. Foi uma leitura incrível, um ótimo encerramento para essa saga. Vou sentir saudades.

Danizio0 16/02/2021

Um Belo candidado a piores do ano.
Esse livro das crônicas de Nárnia pra mim é um tabu muito grande, eu acho que não conseguiria fazer uma resenha sincera dele, eu não conseguiria esconder o meu ódio e repúdio desse livro, que pra mim, foi o pior do ano até agora, mais aí você me pergunta porque eu não gostei?

Pois bem vamo lá, primeiro o livro muda completamente o tom das histórias dos livros anteriores, onde tínhamos um cenário de aventura leve e descontraído, agora temos um mundo sombrio, onde reina a descrença, a desconfiança e as mentiras, estamos numa Nárnia que não crê mais, que perdeu a vontade de acreditar e que não quer mais lutar para se reerguer, segundo o livro apresenta um nível de violência que não estava presente em nenhum outro livro até o momento, e terceiro e mais importante motivo de todos, o final tem uma cara de Creepypasta e não uma boa, mais uma muito ruim, sério foi o pior final de livro que eu já lê na minha vida, mais como eu sempre digo, não é porque eu li e odiei com todas as minhas forças que você não vá gostar.

Então se você já leu crônicas de Nárnia me diz aqui nos comentários o que achou desse final.