A Última Batalha

A Última Batalha C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Última Batalha

Wesley.Rodrigues 23/01/2022

Final épico e perfeito!!
Nem sei o que dizer nessa resenha, tenho certeza que nada que dizer fará jus ao livro, simplesmente perfeito, amei toda analogia à fé que este livro tem e todo o desenrolar dos acontecimentos. Fiquei muito feliz que essa saga termina bem, sem dúvidas, um leitura inesquecível, vou guardar comigo essas histórias em um lugar muito especial.
Vanessa 24/01/2022minha estante
Esse final foi incrível mesmo.

gabriel.smithy.7 24/10/2020

Eu chorei... Eu fiquei aprenssivo... Que final!!!
Eu li as Crônicas de Nárnia por uma semana, e fiquei totalmente apaixonado, a cada livro eu ficava cada vez mais imerso nesse mundo maravilhoso, e quando fui ler a última batalha eu não sabia o que esperar. Quando eu comecei a ler fui totalmente puxado para aquele mundo novamente poremnja senti que era uma Narnia bem diferente. Por boa parte do livro eu fiquei muito apreensivo todas as coisas que estavam acontecendo as mentiras, as brigas, as guerras, eu sentir temor e Esperança, sentir medo e senti raiva (é de você que eu tô falando manhoso) eu nunca vi um livro que me deixou tão imerso quanto a última batalha eu senti a dor e a luta de cada um dos personagens a imersão foi tanta que eu fiquei lendo direto 6 horas direto e quando terminei o livro fiquei muito emocionado com final Digno que C. S Lewis escreveu para esse Mundo Maravilhoso de Nárnia no fim tem uma sensação de que li uma das melhores Sagas, não só de fantasia, mas de toda a Literatura e com certeza sou um homem mudado em apenas uma semana desde que Comecei a ler as Crônicas de Nárnia. No fim das contas me sinto muito grato por esse livro e me sinto totalmente diferente como ser humano e como Cristão Pois todas as alegorias religiosas desse livro me pegaram bem no meu coração sinto que agora tenho uma relação diferente com Deus e sinto que ele falou comigo por esses livros e sim, eu sei que essas histórias não dependem apenas disso mas mas falaram cmg no profundo. Agora sinto que sou diferente até mesmo como Cristão e fico muito grato por isso com certeza uma das melhores experiências da minha vida viva a Aslam e viva ao nosso verdadeiro Leao o Senhor Jesus amém!
Lucas 25/10/2020minha estante
Boas palavras Gabriel, comigo não foi muito diferente, é uma serie para se reler de tempos em tempos.

obs. quanta dor passamos até mais da metade do livro, mas sempre com uma boa esperança.

André Pereira 14/04/2021

Esse final...
Acabei cadeira de prata e decidir iniciar A ultima batalha logo em seguida por volta das 19hrs... Queria ler pelo menos o início mas não pude parar, logo no início do livro todos acontecimentos são revoltantes e chocantes e te fazem ficar preso para descobrir como vão se resolver... Algumas horas depois finalizei o livro na mesma noite, Narnia representa pra mim muito mais do que qualquer obra, mesmo eu não sendo religioso! Preciso ainda digerir o final
Alguém que ama ler 23/04/2021minha estante
Sou muito fã de Narnia. Terminei o ultimo livro essa semana. Confesso q tambem não superei o final da série de livros. Que final incrível e ao mesmo tempo impactante.

Lucas1429 27/06/2021minha estante
Olá, não percebi esse aspecto de racismo, vc poderia conversar cmg sobre? Me envie uma mensagem, obrigado.

Claire Scorzi 19/05/2011minha estante

lewsi sempre admirou Platão e seu conhecimento das Letras Classicas - Filosofia, Poesia, Litteratura - dão seu estofo ao pensamento cristão dele, a meu ver muito apurado e imaginativo.

GeekCansado 20/09/2020

Meu... Deus?
O que rolou?

Minha cabeça deu um nó, ainda penso em diferentes hipóteses do que realmente aconteceu pois não aceito oq eu realmente li

Não aceito okay?
Luana G. 23/10/2020minha estante
Eu tb não aceito!

Júlia 18/07/2010

O final é surpreendente e lindo =')

mateus 11/08/2012

É um final bom para a série, mas eu acho que poderia ser muito melhor. De qualquer jeito, este livro está muito acima da média das obras de fantasia que existem por aí.

Coruja 24/05/2018

Terminando, enfim, a jornada, temos a sétima crônica, A Última Batalha, em que, de início, Lewis já nos causa um choque ao estabelecer a ação 'nos últimos dias de Nárnia'. Sabemos que esse é o fim, mas um fim muito mais absoluto do que seria simplesmente o término da série, pois a própria terra de Nárnia vive seu final. Mais que isso, a abertura da história não nos traz crianças valorosas prestes a viver uma grande aventura, mas um macaco malicioso, que usa de um abominável estratagema para estabelecer poder em Nárnia.

Manhoso, o macaco, vizinho de um burro manso mas tolo, chamado, convenientemente, de Confuso, vive convencendo o ‘amigo’ a se colocar em posições de vulnerabilidade a fim de conseguir vantagens para si mesmo. É num desses estratagemas que Manhoso descobre uma pele de leão, costura-a em Confuso e passa a apresentá-lo para os outros animais de Nárnia como ninguém menos que o próprio Aslam. Arvorando-se porta-voz do Grande Leão (e afirmando também ser humano e não macaco), Manhoso faz acordos com os calormanos - que já conhecemos em O Cavalo e seu Menino como um povo traiçoeiro e belicoso - que permitem a destruição das árvores de Nárnia (e, como consequência, o assassinato das dríades) e a escravidão dos animais falantes.

Tirian, então rei em Cair Paravel, tenta fazer frente a Manhoso e convencer os outros animais que as ordens do macaco não podem ser provenientes do Grande Leão, não da forma como as histórias que todos eles ouviram com o passar das eras se passavam. A traição de Manhoso, contudo, é muito maior que apenas um breve lucro comercial com a Calormânia: disfarçados de mercadores, soldados da nação vizinha se infiltraram em Nárnia, e não demora para que estejam em número suficiente para tomar a capital, matando ou aprisionando seus principais opositores.

Capturado junto com seu fiel companheiro, o unicórnio Precioso, Tirian passa uma noite de agonia e desespero, caindo numa espécie de transe, no qual termina por encontrar-se com ‘os amigos de Nárnia’ reunidos - os Pevensie (exceto Susan), Jill e Eustace, Digory e Polly. Tirian implora ajuda, e eles respondem: pela manhã, Jill e Eustace chegam a Nárnia, prontos para o resgate.

A essa altura dos acontecimentos, contudo, é tarde demais. Tendo tomado Nárnia de forma covarde, os calormanos transformaram o campo de batalha em um banho de sangue. E, no centro da ação, onde Manhoso continua com seu teatro, será servido o julgamento final.

A última batalha por Nárnia pode parecer uma luta sem esperança, pois a verdade é que nada que qualquer dos personagens faça pode impedir o que já nos foi dito às primeiras linhas da história: esses são os derradeiros dias daquele mundo. Mas existe uma verdade maior por trás da porta do estábulo por onde vão sumindo os personagens. E existe um Jardim após o julgamento.

Se O Sobrinho do Mago é o equivalente do Gênesis, A Última Batalha é, decididamente, o Apocalipse. Essa é uma história que começa com falsos profetas que prometem trazer uma mensagem divina e fiéis crédulos que se sujeitam sem questionamentos ou reflexões. E termina com o julgamento, e as justas recompensas que cada um fez por merecer, de acordo com sua fé e suas ações.

E no desfecho descobrimos que o lugar que conhecemos desde que entramos pela primeira vez através do Guarda-Roupa era apenas o reflexo do verdadeiro mundo, da verdadeira Nárnia. Como diz o professor Digory (que no passado foi um menino que assistiu à Canção e, depois, foi o anfitrião de quatro irmãos fugindo da Guerra), “Está tudo em Platão...tudo em Platão…”. É o mito da caverna, uma vez mais.

É importante dizer que, da mesma forma que a cena de criação de Nárnia é de uma beleza comovente, sua destruição é tristemente poética. Lewis tem uma capacidade descritiva impressionante, concebendo imagens poderosas, emocionantes, desoladoras. Sua qualidade narrativa por vezes pode derrapar - trechos muito apressados, ou uma impressão de que ‘há penduricalhos demais nessa árvore natalina’ -, e há ainda muitas outras críticas a fazer (que ficarão para a próxima parte deste especial), mas ele decididamente sabe como fisgar nosso coração.

E é por isso, por mais que saibamos que aquele mundo de que desfrutamos e onde vivemos tantas aventuras, era apenas uma pálida imagem de um paraíso, não deixamos de amá-lo e, por consequência, de sofrer com sua destruição.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2018/05/por-narnia-parte-iv-comeco-e-fim.html

Psychobooks 09/05/2010

A Última Batalha é bom, triste e revoltante. Nesse livro alguns de nossos personagens voltam e outros não, o que me deixou bem ferrada, mas não posso comentar detalhes pois seria spoiler. Todos os personagens tem um final nesse livro, menos um. Mas no geral, esse livro é muito bom, aliás, a série toda é muito boa.

Gostou? Quer ler mais? Acesse: