O Irlandês

O Irlandês Tayana Alvez

Resenhas - O Irlandês

Lorena.Crivelaro 07/05/2023

Uma fofuraaaaaa, tem um plot que por mais que vc pense que é aquilo quando acontece vc se choca kkk, as meninas são incríveis eles dois são dois fofos amo
Ana Calderon 07/05/2023minha estante
Nunca tinha visto falar. Vou atrás

Lorena.Crivelaro 07/05/2023minha estante
Super indico

Kab 12/05/2023minha estante
Tem hot?

Lorena.Crivelaro 17/05/2023minha estante
Infelizmente não é mais low profile

Aline 13/09/2020

Me decepcionei!
Sinceramente, minhas impressões não foram as melhores.

De fato, li o livro bem rápido, a escrita é fluida, os diálogos em português (com gírias e palavrões que não aparecem numa tradução) são ótimos. O retrato da vida do intercambista em Dublin é bem próximo da realidade (embora cada um tenha uma experiência única).

A narração sobre Dublin (lugares, comidas, história) deixou a desejar. A Irlanda é um lugar incrível, com umas vasta história e cultura... por exemplo, nada foi dito sobre o gaelico ou sobre as superstições irladensas (fadas e tal).

"Mas Aline, o livro chama O Irlandês, um romance (HOT)! Você esperava mesmo essa profundidade toda na trama?!"

Olha, alguns romances (mesmo HOT) trazem esse panorama completo sim. E, com os locais em Dublin, seria facil. Mas não, não esperava isso.

Assim como não esperava que o romance fosse tão focado em traumas e dificuldades da mulher negra. O racismo é uma tema tão complexo, que nem quero entrar nisso aqui. Só não esperava que ele fosse a temática principal do livro.

E, por fim, sobre o romance... Não o achei bem construído. Senhores, estamos falando de um homem com profundas feridas, a construção do romance, PARA MIM, não foi boa... Não dá pra ter um amor inabalável numa situação dessas de um dia para outro...

Enfim, tenho certeza que os outros livros da autora devem ser incríveis porque sua escrita é ótima... Não dá vontade de parar de ler. Mas, esse livro realmente me decepcionou.
Bianca.Reis 18/09/2020minha estante
Prezada Aline,
Boa tarde!

Ao redigir sua avaliação, tu leste-a em voz alta?
Acredito que não e aconselho que o faça.
Em caso positivo, vemos de fato onde reside o problema.

Acredito que podemos avaliar um livro como bem entendemos, todos temos o direito de não gostar. Sendo assim, a sua opinião sobre a construção do romance e afins é totalmente válida e jamais iria deslegitimar seu direito nesse sentido.

Com efeito, problematizar o enredo acerca de uma personagem negra, que trata de sua mazelas, ao ponto de afirmar que não deveria ser a temática principal do livro, afirmo com pesar que comentários como esse apenas reforçam a importância de tal temática.

Pessoas brancas estão tão acostumadas a sempre protagonizar, que de fato veem o racismo como centro da história e certamente não se faz necessário explicar o porquê. Todavia muito me surpreende que critiques a temática quando, em verdade, somente foi narrado a história de uma personagem. E se a personagem é negra, sua história deve condizer tal qual é a realidade.

Príncipes, fadas e cavalos brancos de fato ficam para as histórias de moças brancas, que sempre gozaram de tais privilégios, sendo esse o modelo da sociedade.

Ora, como falar do casamento de uma negra, num país EUROPEU, senão trazendo as questões raciais e toda solidão que envolve a mulher negra?

Ai, cara Aline... Deus sabe o quanto respirei para ser racional aqui.
Repense.

Carulina.Maximino 24/09/2020minha estante
Amiga, tu questiona a falta de abordagem da cultura local mas acha demais o tema central ser sobre as vivências de uma mulher negra sendo que a personagem é uma mulher negra? É lógico que o rascismo estrutural do nosso país ia ser o tema principal estranho se não fosse.

Jéssica Berton 24/11/2020minha estante
Eu teria vergonha de escrever uma resenha dessa, tipo dane-se o sofrimento da mulher negra por não conseguir um relacionamento sério, dane-se o racismo, na sua cabecinha o conto de fadas é mais importante, reveja seus conceitos pareceu racista, uma coisa é não gostar do livro porque o enredo é maçante outra coisa é não gostar porque trás enfoque de uma protagonista negra

Marina 02/11/2020

que romance gostoso!! não tem aquele casal tóxico ou um homem babaca. A protagonista é incrível! eu amei mto e já emendei no próximo livro
Tayana Alvez 04/11/2020minha estante
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Eu realmente não queria reproduzir boy babaca, sabe? Foi importante demais fazer um Robert tão humano. A Julie é maravilhosa, né? Eu aprendi tanto com ela!!!

Oi
Você tem o PDF desse livro?

Marina 11/01/2021minha estante
oii, não tenho, li pelo kindle unlimited

Letícia Góis 05/12/2020

Um livro necessário, enriquecedor e cheio de ensinamentos. Com certeza um dos meus favoritos do ano, super recomendo a leitura.

Letícia Góis 12/01/2021minha estante
Olá não tenho, assinei o kindle unlimited na Amazon

Rosana288 02/01/2021

São tantos detalhes sobre Dublin que me fez sentir saudades de quando eu era intercambista lá. Essa estória me emocionou de formas que não consigo explicar

Rosana288 08/01/2021minha estante
Não tenho. Li pelo Kindle unlimited

jessicanacto 23/10/2020

Romance e traumas
Um livro que não retrata apenas um romance de forma clichê, mas fala sobre traumas, preconceito e principalmente das transformações que crescer em um ambiente preconceituoso trazem.
Primeiro livro da autora que eu li e gostei demais da abordagem e escrita.
Oi
Você leu esse livro em PDF?

jessicanacto 08/01/2021minha estante
Oi Aninha, li sim pelo kindle unlimeted.

Martinha.Souza 18/11/2020

Superação
Robert um irlandês cria duas filhas sozinho, e um dia por acaso em um bar karaokê conhece a mulata brasileira Júlia.
Júlia enfrenta seus desafios de mulher negra, muita vezes menosprezada nos relacionamentos devido sua melanina, como ela diz.
Robert um homem cheio de remorsos, dores e feridas não cicatrizadas.
O destino ou o acaso os une; e se ajudaram na luta para superar seus desafios.
Oi
Você tem o PDF desse livro?

Martinha.Souza 09/01/2021minha estante
Não tenho, li pelo unlimited

Rafa 05/06/2020

Esse é aquele tipo de história que aquece o coração da gente. No começo fiquei meio impaciente com aquelas meninas. Jesus que ninguém me convencia que tinham só quatro e seis anos, cheias de vontades e falavam como adultos. Mas não era crianças tentando parecer adultas. Elas eram como gente grande só que em miniatura rs. Isso me irritou muito no começo, porque parecia forçado sabe, mas no decorrer da história vi que elas foram meio que "forçadas" a uma maturidade precoce. Depois que compreendi tudo que estava acontecendo foi só amores por Júlia, Robert e as pequenas Annabelle e Alice.
Tayana Alvez 05/06/2020minha estante
Muito obrigada pela resenha, fico feliz que tenha gostado desse casal ?

E Rafa, acredite, as crianças irlandesas são exatamente assim. Fui babá de 13 crianças, em 4 famílias diferentes e TODAS eram assim, TODAS. Eu tinha uma criança de 4 anos que não me deixava ajudar quando ele caia pq ele era grande o suficiente pra levantar sozinho, desesperador. Kkkkk.
E um outro rapaz de 9 que fazia bolos e cupcakes SOZINHO.
Difícil a vida da brasileira imigrante. Kkk

Rafa 06/06/2020minha estante
Kkkkkk gente um país de adultos em miniatura ?. Tay amei tanto esse livro. Parabéns pelo lindo trabalho ?

Kttavares 13/05/2020

Uma leitura rápida
O livro me surpreendeu demais, tem uma temática muito delicada mas também é leve... Eu amei, senti como se eu realmente estivesse la, e também mostrou muito bem a realidade de pessoas que moram em outros pais (intercâmbio) eu amei demais os amigos dela... Sério foi muito real... Não me surpreenderia se no final estivesse falando que era uma história real..
Tayana Alvez 13/05/2020minha estante
QUE AMOR!!!
Obrigada por ter dado uma chance pro meu livro, e muito obrigada por compartilhar sua experiência!

Kttavares 13/05/2020minha estante
Mulher eu amei demais o teu livro ??

Bianca 29/09/2020

Surpreendente
Esse livro me ganhou por conta de dois pontos extremamente positivos que nunca havia lido, dessa maneira, em nenhuma outra obra.
Primeiro, a questão de Julia ser uma intercâmbista. Eu amo ler histórias que se passam em outros países e que descrevem muito bem o lugar, pois nunca viajei ao exterior e é um jeito que encontro de conhecer um pouco sobre outros lugares. Porém esse livro não é como, por exemplo, amor e gelato que nos apresenta Florença, mas de maneira geral, visto aos olhos de moradores (mesmo que Lina, a protagonista, seja alguém de fora). O irlandês, na verdade, nos leva a descobrir como realmente é a vida de brasileiros, intercâmbistas, turistas, vivendo na Irlanda.
Eu achei isso mágico, ainda mais porque a autora fala com propriedade sobre isso, coisas que ela vivenciou e que divide conosco através do livro.
O segundo ponto, é a questão racial. Já li alguns livros com essa temática, como o "Vozes Negras" que me tocaram bastante, mas acho que esse livro me fez abrir os olhos ainda mais para muitas questões. Sou uma mulher branca, nunca vou saber o que é vivenciar essa solidão, mas me parte o coração de saber que existem tantas mulheres sofrendo dessa maneira cruel. Procuro entender melhor sobre isso, saber como fazer a minha parte para nunca mais compactuar com o racismo, saber como as pessoas são obrigadas a se sentir (injustamente) por conta de sua vida, sua aparência e sua história.. Muitas vezes evitamos certos assuntos com medo de sairmos de nossa bolha de conforto. Não quero achar que o mundo está incrível quando não está e é preciso que todos nós leiamos relatos como esse, histórias emocionantes como essa, para percebermos o mundo a nossa volta. Não é porquê não está acontecendo conosco, que não está acontecendo de fato e, precisamos desse choque de realidade.
Enfim, sobre a história em si, o casal me conquistou demais e torci muito por eles. Em alguns momentos, achei que as meninas eram extremamente maduras, até demais, para suas respectivas idades e estava achando isso um leve ponto negativo, até ler a nota da autora (que inclusive, amei e me fez chorar) e perceber que, talvez, isso seja cultural e fiquei chocada em saber que até o amadurecimento de crianças pode ser uma diferença drástica entre regiões.
Gostei muito da leitura, com certeza aprendi muitas coisas com essa experiência e agradeço a autora por isso!
Indico super, é um livro que fala sobre racismo, sobre a solidão da mulher negra, sobre a dificuldade de quem decide morar fora, sobre superação, perdas, família e, principalmente sobre amor.
Glaucia 02/10/2020minha estante
Amei sua resenha,eu tmb estou amando saber mais da vida de quem vai para fora do Brasil a trabalho.

Karla Beatriz 13/12/2020

5 motivos para ler O Irlandês
Neste vídeo eu falo os motivos para você ler este livro :)

site: https://www.youtube.com/watch?v=cZFcuS65OKs

Anna Karolina 18/08/2020

Me surpreende muito com esse família lindaa!
Depois de ter lido ultimamente um monte de livros com personagem femininas extremamentes brancas e PERFEITAS foi muito lindo ler esse livro cheio de representatividade e de ter uma personagem negra super linda e cheia de confiança e amor pela sua cor, eu amei ver como a Júlia é forte e trabalhadora, eu me senti vivendo a vida dela sendo negra e morando em outro país, foi tudo muito bem escrito.

Eu amei as duas filhas do Robert, a Alice e a Annabelle são meninas super inteligentes e educadas pra idade delas, é lindo a ligação delas logo de início com a Júlia, e ver elas passando pela falta da mãe e mesmo assim confiando na babá pra amar e aceitando o relacionamento novo do pai.

O Robert me deixou muito desconfortável em alguns pontos em relação a fazer da Júlia o seu amor absoluto, as vezes tive a impressão dele gostar mais dela do que das próprias filhas, mas graças a Deus no final ele percebe que isso é errado e começa a fazer terapia, o que me deixou muito satisfeita. O amor dele pela Júlia foi instantâneo e por ter tido somente 6 meses que a ex esposa dele tinha morrido, ele não se importou com seu trabalho ou com a sua cor e amou ela pela pessoa maravilhosa que ela é, e esse amor tão cedo faz com que a Júlia fique um pouquinho assustada no início, mas enfim no final tudo ficou resolvido e eu ameei a família que eles formaram juntos.
Tayana Alvez 19/08/2020minha estante
Que resenha maravilhosa!!!
Meu Deus, que amor.
Eu amo tanto essa família que fico extremamente feliz quando alguém os enxerga assim, como família.
Espero que goste da continuação.
Um grande beijo, Tay.

Tayana Alvez 04/11/2020minha estante
MEU DEUS, QUE PERFEITA!!!

Tayana Alvez 19/08/2020minha estante
Eu é que agradeço.
Obrigada por ter gostado do meu romance com protagonista pé no chão e sem mocinho frio e calculista.
Obrigada por ter sido tocada pelo protagonismo negro e tudo o que eu tentei trazer nesse livro. Obrigada por ter deixado minha história te alcançar.

Espero que a continuação te encante ainda mais,
um grande abraço.

@paginaseimagens 20/12/2020

Cativante
Julia tem uma vida difícil, ela largou o Brasil para tentar a vida na Irlanda, mas com dois empregos e aulas de inglês, não sobra muito tempo para viver. Após uma noite de diversão no seu karaokê favorito, ela recebe uma proposta de trabalho e inclui mais uma tarefa na sua rotina, ser baby-sitter de duas meninas adoráveis. O que Julia não imaginava é que conhecer Robert iria mudar a sua vida.
??????
Quando li a sinopse imaginava encontrar mais um romance clichê e tudo bem se fosse, porque eu adoro. Mas o Irlandês me surpreendeu por abordar o racismo de forma direta, nua e crua. Por tocar em questões que muitas vezes não são faladas ou são minimizadas por quem não passa por isso.
??????
Uma vez, assistindo uma palestra da Alexandra Loras (@alexandraloras) sobre diversidade, ela comentou sobre a dificuldade que era para uma mulher negra encontrar um homem que quisesse assumir um relacionamento e lembro que aquilo me marcou muito porque fiquei chocada que alguém pudesse gostar de alguém e deixar de viver um amor por causa da cor da pele. É tão doentio que é difícil de assimilar. Histórias sobre racismo normalmente não abordam como isso afeta a vida amorosa. Embora todas as formas de racismo precisem ser combatidas, fui surpreendida por ver essa faceta. Esse livro retrata como o preconceito deixa marcas e como machuca. Só quem passa por isso sabe a dor, mas histórias como essa tem o poder de amplificar a voz, mostrar para sociedade o preconceito impregnado de tantas formas na sociedade e a necessidade de mudar.
??????
Também gostei muito de conhecer melhor a Irlanda e sua cultura, suas diferenças para o Brasil. Não conhecia esse lado "não preconceituoso" do Irlandês, mas como nunca fui lá, conheço muito pouco sobre eles. Também gostei de saber mais sobre a vida de imigrantes, a difícil escolha de largar tudo e começar do zero. Me apaixonei por Annabelle e Alice, que meninas fofas. Fiquei louca de vontade de conhecer a JumpZone, preciso ir lá rsss, enfim, foi uma história gostosa de ler que super recomendo para todos.

@paginaseimagens
Oiii,