O Irlandês

O Irlandês Tayana Alvez

Resenhas - O Irlandês

Karla Beatriz 13/12/2020

5 motivos para ler O Irlandês
Neste vídeo eu falo os motivos para você ler este livro :)

site: https://www.youtube.com/watch?v=cZFcuS65OKs
Oi

Bianca 29/09/2020

Surpreendente
Esse livro me ganhou por conta de dois pontos extremamente positivos que nunca havia lido, dessa maneira, em nenhuma outra obra.
Primeiro, a questão de Julia ser uma intercâmbista. Eu amo ler histórias que se passam em outros países e que descrevem muito bem o lugar, pois nunca viajei ao exterior e é um jeito que encontro de conhecer um pouco sobre outros lugares. Porém esse livro não é como, por exemplo, amor e gelato que nos apresenta Florença, mas de maneira geral, visto aos olhos de moradores (mesmo que Lina, a protagonista, seja alguém de fora). O irlandês, na verdade, nos leva a descobrir como realmente é a vida de brasileiros, intercâmbistas, turistas, vivendo na Irlanda.
Eu achei isso mágico, ainda mais porque a autora fala com propriedade sobre isso, coisas que ela vivenciou e que divide conosco através do livro.
O segundo ponto, é a questão racial. Já li alguns livros com essa temática, como o "Vozes Negras" que me tocaram bastante, mas acho que esse livro me fez abrir os olhos ainda mais para muitas questões. Sou uma mulher branca, nunca vou saber o que é vivenciar essa solidão, mas me parte o coração de saber que existem tantas mulheres sofrendo dessa maneira cruel. Procuro entender melhor sobre isso, saber como fazer a minha parte para nunca mais compactuar com o racismo, saber como as pessoas são obrigadas a se sentir (injustamente) por conta de sua vida, sua aparência e sua história.. Muitas vezes evitamos certos assuntos com medo de sairmos de nossa bolha de conforto. Não quero achar que o mundo está incrível quando não está e é preciso que todos nós leiamos relatos como esse, histórias emocionantes como essa, para percebermos o mundo a nossa volta. Não é porquê não está acontecendo conosco, que não está acontecendo de fato e, precisamos desse choque de realidade.
Enfim, sobre a história em si, o casal me conquistou demais e torci muito por eles. Em alguns momentos, achei que as meninas eram extremamente maduras, até demais, para suas respectivas idades e estava achando isso um leve ponto negativo, até ler a nota da autora (que inclusive, amei e me fez chorar) e perceber que, talvez, isso seja cultural e fiquei chocada em saber que até o amadurecimento de crianças pode ser uma diferença drástica entre regiões.
Gostei muito da leitura, com certeza aprendi muitas coisas com essa experiência e agradeço a autora por isso!
Indico super, é um livro que fala sobre racismo, sobre a solidão da mulher negra, sobre a dificuldade de quem decide morar fora, sobre superação, perdas, família e, principalmente sobre amor.
Glaucia 02/10/2020minha estante
Amei sua resenha,eu tmb estou amando saber mais da vida de quem vai para fora do Brasil a trabalho.

@paginaseimagens 20/12/2020

Cativante
Julia tem uma vida difícil, ela largou o Brasil para tentar a vida na Irlanda, mas com dois empregos e aulas de inglês, não sobra muito tempo para viver. Após uma noite de diversão no seu karaokê favorito, ela recebe uma proposta de trabalho e inclui mais uma tarefa na sua rotina, ser baby-sitter de duas meninas adoráveis. O que Julia não imaginava é que conhecer Robert iria mudar a sua vida.
??????
Quando li a sinopse imaginava encontrar mais um romance clichê e tudo bem se fosse, porque eu adoro. Mas o Irlandês me surpreendeu por abordar o racismo de forma direta, nua e crua. Por tocar em questões que muitas vezes não são faladas ou são minimizadas por quem não passa por isso.
??????
Uma vez, assistindo uma palestra da Alexandra Loras (@alexandraloras) sobre diversidade, ela comentou sobre a dificuldade que era para uma mulher negra encontrar um homem que quisesse assumir um relacionamento e lembro que aquilo me marcou muito porque fiquei chocada que alguém pudesse gostar de alguém e deixar de viver um amor por causa da cor da pele. É tão doentio que é difícil de assimilar. Histórias sobre racismo normalmente não abordam como isso afeta a vida amorosa. Embora todas as formas de racismo precisem ser combatidas, fui surpreendida por ver essa faceta. Esse livro retrata como o preconceito deixa marcas e como machuca. Só quem passa por isso sabe a dor, mas histórias como essa tem o poder de amplificar a voz, mostrar para sociedade o preconceito impregnado de tantas formas na sociedade e a necessidade de mudar.
??????
Também gostei muito de conhecer melhor a Irlanda e sua cultura, suas diferenças para o Brasil. Não conhecia esse lado "não preconceituoso" do Irlandês, mas como nunca fui lá, conheço muito pouco sobre eles. Também gostei de saber mais sobre a vida de imigrantes, a difícil escolha de largar tudo e começar do zero. Me apaixonei por Annabelle e Alice, que meninas fofas. Fiquei louca de vontade de conhecer a JumpZone, preciso ir lá rsss, enfim, foi uma história gostosa de ler que super recomendo para todos.

@paginaseimagens
Oiii,

Tayana Alvez 01/04/2021minha estante
Sua resenha é o tipo de coisa que me faz continuar escrevendo. Continuar escrevendo romances para pessoas pretas se verem neles...

Thamires, obrigada pelo seu comentário, espero que você leia O Casamento e ele te toque tanto quando o O Irlandês, ou mais. Eu, particularmente, tenho O Casamento como favorito ahaha.

Ah, você pode comprar o irlandês na amazon com frete grátis para clientes prime.

Bjs

Dani @dani.sonhosepoesia 08/10/2020

Me surpreendi
Temos um homem dilacerado pela ausência inesperada da mãe de suas filhas lindas e adoráveis; uma garota cheia de vida, que após um noite estranha num karaokê, aceita um terceiro emprego para equilibrar sua vida de imigrante na Irlanda e uma linda história que nasce desse encontro inesperado.
Fora o romance bem construído, a Protagonista negra , que é algo que amo e o diálogo que geralmente falta em várias história do tipo, a autora trás várias reflexões a respeito do Racismo no Brasil e das dificuldades enfrentadas por Mulheres negras e também por imigrantes brasileiros na Europa. E, uma das coisas que eu mais curti: trás vários detalhes a respeito da cultura Irlandesa, com a veracidade de uma brasileira que realmente viveu nesse país.

Amei a escrita da autora, amei as várias e importantes temáticas trazidas ao debate, amei um detalhe do final, que não posso falar sem dar spoiller. Enfim, não vou dizer que é um livro perfeito, porque sempre há alguém que pode achar uma falha, mas é uma história que me convenceu, conquistou e surpreendeu. Simplesmente vale a pena conhecer. Ri, me emocionei e me apaixonei

site: https://www.instagram.com/p/CFvWRTsjJuY/?utm_source=ig_web_copy_link
Oi,

Sandra.Rodrigues 15/04/2022minha estante
Lu,o meu único "mas" é exatamente o período entre a perda,o luto e a paixão de Robert pela Julia.....eu achei muito pouco tempo.
Bom final de semana para você ?

Pense Livro 24/06/2020

História Linda
Nada melhor que um bom livro para aliviar nossa cabeça não é mesmo? E eu sei o livro perfeito para isso: O Irlandês da Tayana Alvez.
Esse livro é maravilhoso! Li ele por indicação da Barbara Sá e Amei! É uma leitura rápida, envolvente, fluida, de aquecer o coração... Os personagens são bem construídos, o que faz com que se apeguemos a eles. Quando terminei deu até vontade de ler de novo!
O livro conta a história de Júlia que vai para a Irlanda tentar ganhar a vida e devido a uma pequena interferência do acaso acaba indo trabalhar na casa de Robert como babá. Para conseguir melhorar de vida, Júlia tem uma rotina super corrida pois tem três empregos, sem tempo para se divertir sua única distração se resume a algumas noites em que ela vai a um Karaokê.
Robert é um irlandês lindo que ainda sofre por uma despedida forçada e com duas filhas pequenas para criar sozinho.
E agora Júlia? Como resistir a esse patrão maravilhoso?
Será que duas pessoas tão diferentes podem ter algo além de sexo?
Mas a história não é só isso, os dois personagens possuem bagagem. Júlia é uma mulher negra e durante anos enfrentou preconceito, até mesmo de seus namorados. E Robert tem as duas filhas para criar sem a ajuda da mulher... A vida desses dois se entrelaça dando um toque de drama maravilhoso para o desenrolar da história.
Foi meu primeiro contato com a autora e adorei a experiência! Já quero ler tudo que ela escreve!

Monica Sobrinho 31/07/2020

Amor
Linda história de amor. Com uma protagonista negra a autora nos mostra, de uma forma leve, como o racismo está entranhado no Brasil e muitas vezes não percebemos. Júlia é uma mulher forte, batalhadora e que busca conquistar seus sonhos da maneira mais honesta e sincera possível. Ela conhece Robert, um homem gentil, pai de duas meninas encantadoras, e que está passando por uma tristeza profunda e mesmo assim não perde a gentileza e a docilidade. Vale muito a pena acompanhar a história destes dois personagens. Eu gostei bastante e a leitura é bem rápida. Deixou meu coração quentinho.

Livros de Cabeceiras 24/07/2020

Julia é uma mulher de vinte e sete anos que decide abandonar toda a sua vida no Brasil e ir estudar inglês em Dublin, na Irlanda.
Tendo investido toda sua economia no intercâmbio ela se vê presa na rotina maçante de uma imigrante e uma de suas poucas diversões é um bar de karaokê, depois de uma noite atípica nesse bar Júlia recebe uma proposta de emprego, ela pensa em negar, mas os euros a mais falam mais alto e ela acaba aceitando mais um emprego, e assim ela fica conhecendo Robert.
Robert trabalha em uma editora, tem uma família feliz ao lado de Annabelle, sua filha mais nova, Alice, sua filha mais velha e de Aimee, sua esposa. Até que em uma típica tarde, uma despedida inesperada, sua vida vira de cabeça para baixo e ele agora tem que lidar com o vazio, o abandono e ainda conciliar tudo isso com o trabalho e a família.
Até um dia em que Robert se deixa convencer por alguns clientes ele atravessa a cidade para comemorar um novo contrato num bar que nunca tinha pisado antes.

Clara 12/07/2020

APAIXONADA!
Esse livro me surpreendeu positivamente! Não esperava toda essa intensidade, amor, gentileza e cuidado em uma história só. Tudo foi colocado de uma maneira tão inteligente e bonita... amei tudo! Obrigada por esse livro.

Alessandra Leandro 11/07/2020

Envolvente!
Realmente, o livro me prendeu do começo ao fim. A forma de escrever da Tayana Alvez faz com a gente crie uma grande empatia e proximidade com a Julia, protagonista do livro. Tive muitos momentos de reflexão durante a leitura, principalmente no que tange a realidade dos relacionamentos amorosos das mulheres negras e na vida dos imigrantes na Irlanda. Temas como autoestima feminina e diferenças culturais também aparecem na obra e são muito bem trabalhadas pela autora. E o principal, nos deixa de coração quentinho!!! Ah por favor, leiam a nota da autora, vale a pena demais!

Ceiça alves 17/02/2020

Vem se apaixonar
Se tem um tema que adoro é representatividade! Me sentir representada na história pois a Júlia é uma jovem forte, destemida, que realizar seus sonhos. Uma menina doce que nos cativa logo nos primeiros capítulos.
O Robert é aquele cara que mesmo sem você querer se apaixona , e as filhas dele então?! Ai são fodas de mais.
Com uma narrativa fluída a gente vai embarcar nessa história de amor linda onde dois corações sofridos ela por ter sofrido preconceito por ser negra, ele por ter cido deixado . Mais com a chegada de Júlia na sua casa tanto ele como as meninas se iluminam. A paixão e atração que os cercam vai fazer com que eles superem as diferenças e vivam esse amor.

raellen. 05/05/2024

Nao gostei
Quando eu tava lendo "até que eu te mate e nos separe" eu pelo menos conseguia desligar o cérebro e tentar me divertir com a história, já com esse, tive uma péssima experiência de leitura e nao consegui não reparar no que tava me incomodando

Camila 19/02/2020

Livro Maravilhoso
Uma história envolvente do início ao fim. Nos proporcionas bons momentos alegras, mas também tem que de tristeza na história.
Amei o Robert e a Julia. Alice e Annabelle são crianças muito fofinhas.

Ray Freire 11/03/2020

Leitura obrigatoria!
Julia é uma brasileira que partiu para Irlanda para fazer intercâmbio e batalhar por um futuro melhor. Sua vida na Irlanda não é nada fácil, ela revesa seu tempo em estudar e correr de um emprego para o outro. Seu momento de lazer é quando consegue ir para um pequeno Karaokê nas noites de quinta-feira.

Robert tem a vida dos sonhos: trabalha como editor, tem uma esposa que ama mais que tudo e duas filhas lindas, mas tudo muda na sua vida quando ele tem que lidar com uma perda terrível.

Robert precisa de uma babá para cuidar das suas duas filhas e é justamente Julia quem será contratada. Duas pessoas com fantasmas do passado que irão se redescobrir juntos.

Primeiramente é preciso dizer que esse não é mais um livro clichê de funcionária e chefe que se apaixonam, ele vai muito além disso. A história de Robert e Julia é emocionante, dolorosa e faz você mergulhar de cabeça do prólogo até o epílogo.

Confesso que não foi fácil acompanhar a trajetória da Júlia, uma mulher negra que sempre viveu com a sensação de nunca ser boa o bastante por conta da sua cor de pele, ela evoluí de forma incrível durante a história. Robert tinha tudo para ser um babaca por causa dos seus fantasmas, mas ao contrário do imaginado, se tornou um homem gentil e propagador do amor. Alice e Annabelle, filhas do Robert, são as crianças mais gentis que eu já conheci, me apaixonei por elas e senti suas dores como se fossem minha.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e eu só posso dizer que quero muito mais livros dela. A Tay tem uma escrita envolvente e consegue nos prender dentro história de uma forma única, tanto que devorei o livro.

O racismo e o preconceito são abordados na história e a autora consegue nos dar um tapa na cara, mostrando como é a realidade de uma pessoa negra, nos fazendo refletir sobre muitos aspectos da nossa própria vida. Esses dois personagens me ensinaram a ver o mundo de outra forma e a ser uma pessoa melhor.

Uma leitura carregada de emoções e ensinamentos que levarei para a vida toda e cuja leitura, para mim, deveria ser obrigatória.

site: https://www.instagram.com/p/B9PFrPJDBZt/