Os livros que devoraram meu pai

Os livros que devoraram meu pai Afonso Cruz

Resenhas - Os Livros que Devoraram o meu Pai

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Venâncio 04/01/2023

Os livros que devoraram o meu pai
Gostei do livro um pouco confuso mas a história é interessante so não da pra entender a proposta do livro é interessante só não foi bem executado minha nota é ??????

Isadora.Oliveira 03/05/2022

Os livros que devoraram meu pai
Caras que história, muito leve rápida de ler, no início não se percebe mas pouco a pouco se é "devorado" por ela, descobri casa vez mais desse mundo, e ir vendo as aventuras do Elias só nos dá vontade de ler os livros aqui citados, por mais que o fim seja de certo modo trágico é um ponto a se pensar, em como erramos e simplesmente vemos as coisas numa ótica diferente do real, em como machucamos a quem amamos por bobagens, enfim, é um livro sensacional, poderia de fato me perder dentro dele e nunca mais sair.

@deize6 22/08/2022

De leitor para leitor
Impossível não se emocionar com essa homenagem e suspirar a cada referência, ou mesmo desejar ler aquilo que aqui é citado mas ainda não tivemos o prazer de conhecer.

jota 25/01/2012

Livros e mais livros!
Geralmente são as pessoas que devoram os livros, mas aqui acontece o contrário. A ideia do escritor português, Afonso Cruz é muito boa: um garoto, Elias Bonfim, sai investigando o desaparecimento do progenitor (que lhe diziam ter morrido de enfarte) e o faz através da leitura de vários livros que, na verdade, devoraram seu pai.

Ele, Vivaldo Bonfim, um funcionário público que, sempre que podia, em vez de cuidar de seu serviço, devorava livros durante o expediente (algo familiar aqui?), não no sentido literal, claro. Até que um dia acabou devorado por um livro de H. G. Wells, A Ilha do Dr. Moreau.

Os Livros Que Devoraram Meu Pai me lembrou um pouco O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder, onde se tratava de filosofia e aqui, de literatura. Os livros são “contados”, didaticamente resumidos e até mesmo alguns personagens dos outros escritores passam a tomar parte na ação. Com direito a uma participação especial, entre outros, de Raskolnikov, o assassino de Crime e Castigo, de Dostoievski.

Sempre que vai ao sótão onde o pai guardava os livros, o menino “entra” dentro da história e “viaja” para, por exemplo, Londres – onde conversa com os personagens de O Médico e o Monstro, de R. L. Stevenson -, ou para São Petersburgo – e aí contracena com personagens de Dostoievski, etc.

O pai lia bons livros, não qualquer coisa: Odisseia (Homero), A Divina Comédia (Dante), Fahrenheit 451 (Ray Bradbury), O Barão Trepador (lá em Portugal; aqui, O Barão nas Árvores, de Italo Calvino), os já citados de Dostoievski e Stevenson, e muitos outros.

Opinião do menino acerca de Crime e Castigo, quando o retirou da estante pela primeira vez: “Era [um volume] pesado como uma feijoada (...).” Coisa que criança (de livro e da vida real) diz e que todo adulto gosta de ouvir (ler), não?

Bem, o livro de Afonso Cruz é para quem gosta de boas histórias e de bons livros. Se não é empolgante, é, ao menos, bastante interessante.

Lido entre 24 e 25.01.2012.
LuAs.Soares 11/04/2016minha estante
eu gosto de tomates cereja! sao tao saborosos, uma delicia mesmo ;)

LuAs.Soares 11/04/2016minha estante
eu gosto de tomates cereja! sao tao saborosos, uma delicia mesmo ;)

Regina 02/08/2018minha estante
Não é bem essa a narrativa do livro

Baconzitas 19/08/2018minha estante
me ajude a entender, por favor hahaha só de lembrar me dá desespero

Silvestarley Oliveira 19/01/2019minha estante
Foi tudo que conseguiu enxergar?

Kauany198 14/06/2023

Os livros te devoram
A proposta foi legal mas esse livro não me prendeu nada...A minha ressaca literária pode ter ajudado nisso,eu me perdi mto nessa história eu não sabia se ele estava de fato nos livros ou não,se essas conversas eram na vida real.

A intenção pode até ter sido essa pra demonstrar mas não fui mto fã,ainda achei Elias um egoísta e o final podia ter mais alguns detalhes.

Talvez não fosse o meu momento de ler esse livro

Daniel.Friedrich 03/09/2016

ótimo livro
Comprei este livro sem nenhuma expectativa, e por o fim o achei ótimo,ele tem uma narrativa constante, nenhuma ''encheção de linguiça'' com uma história realmente original.Vale apena dar uma ida nesse livro.

Cris Aragão 19/03/2020

Amo autores portugueses
Foi um prazer ler esse livrinho, é curto. Só achei o final um pouco precipitado, tem conclusão mas poderia ser mais detalhado.

pixu 04/09/2016

(?)
Este livro conta a história de um garoto que o pai sumiu enquanto lia escondido em seu escritório (boatos de que ele foi devorado pelos livros).
Quando o garoto completa determinada idade, sua avó, mãe de seu pai, lhe mostra os livros que seu pai lhe deixara. E então o rapaz começa ler todos os dias...
Durante o percurso do livro, é mostrado várias citações de outros livros (que é muito interessante sentir as referências enquanto se lê)...
O garoto começa a ler cada vez mais e mais, tentando fazer o mesmo "percurso" do pai, tentando encontrá-lo[...]
É um livro bom e envolvente; como disse antes: é muito interessante sentir a referência de outros livros no mesmo, ainda mais quando se gosta das referências e tudo o mais. É o tipo de livro que recomendamos para os amigos ou então escondemos deles por ciúmes...

Denise.Pereira 11/07/2018

Um passeio pelos clássicos da literatura
Um livro excelente e repleto de pensamentos profundos.
Um passeio pelos clássicos da literatura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5