O conde de Monte Cristo

O conde de Monte Cristo Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo

Lucas 23/07/2015

A Alexandre Dumas, meu muito obrigado
“Com efeito”, uma obra-prima sublime, digna das centenas de críticas favoráveis espalhadas pelo universo virtual e literário. Diz-se que é um livro grande, com 6 partes, 117 capítulos e mais de 1.300 páginas, escrito há 170 anos. De fato, isso é tudo verdadeiro, mas “O Conde de Monte Cristo” não deve ser simplesmente rotulado com estas características. Os números ou até mesmo uma simples resenha em si são objetivos demais, e não representam nem de perto a verdadeira grandiosidade da obra.
O enredo básico em que se dá a história é conhecido por quase todos. Edmond Dantès, um marinheiro honesto, bondoso e apaixonado, é levado à prisão por um erro que não cometeu. Seu encarceramento foi fomentado por três conhecidos e consentido por um quarto elemento, que tinham, individualmente, razões pessoais para prejudicar o marinheiro. Na prisão, Dantès conhece o abade Faria, personagem secundário mais interessante da história, que o incentiva a não desistir de viver. Edmond saí da prisão, enriquece, assume diversas identidades e arma um minucioso plano de vingança contra seus malfeitores.
Falar além desse resumo básico é dar “spoiler”, mas é impossível não citar com maior relevância o abade Faria. Sua inteligência singular, sua calma e sua bondade emocionam, e fazem dele um dos maiores coadjuvantes da literatura mundial. É também no momento de sua presença na história que podem ser extraídos os maiores ensinamentos do livro. Em suma, Dumas fez dos diálogos entre Dantès e o abade um espetáculo à parte.
Em síntese, “O Conde de Monte Cristo” é completo, denso e com uma linguagem perfeitamente acessível aos dias de hoje (a tradução de André Telles e Rodrigo Lacerda, no box com 2 tomos da editora Zahar, é primorosa). Além disso, a história fornece uma base didática de muitos assuntos. Conceitos essenciais de filosofia, política, química, economia, história antiga e um pouco de geografia são muito explorados. Isso não deve afastar o leitor que não gosta de algum desses assuntos; apenas demonstra a extensão e profundidade da obra, percebida também em termos literários. Drama, romance, suspense, aventura e fantasia são segmentos presentes em maior ou menor grau, apesar de que, pessoalmente falando, a história poderia ser definida como uma épica aventura.
Ao futuro leitor, registram-se dois conselhos: em primeiro lugar, a experiência da leitura tornar-se-á ainda mais agradável (especialmente no início da história) se houver um bom conhecimento das consequências da Revolução Francesa, especialmente a trajetória no poder do Imperador Napoleão Bonaparte, que possui vital importância em muitos desdobramentos do livro. Um segundo ponto importante é que “O Conde de Monte Cristo” é um livro que deve ser deleitado, acima de tudo. Não deve haver preocupação alguma com o tempo de leitura; é uma obra capaz de envolver intimamente quem a lê. Dependendo da realidade do leitor, é muito provável que os momentos diários dedicados à leitura podem salvar ou melhorar profundamente o dia do indivíduo. E é nessa imersão que Alexandre Dumas foi genial, pois ele mesmo dizia que entreter era o único objetivo que ele tinha ao construir uma história. Apesar de existirem algumas dúvidas quanto à autoria integral do livro, já que Alexandre trabalhava com alguns “ajudantes” ao seu lado, seu estilo romanesco é perceptível e fundamental à fluidez da história. Assim, como sua premissa foi brilhantemente alcançada, não resta nada aos leitores a não ser agradecer intimamente a Dumas por esta esplêndida história e garantir a sua perpetuidade ao longo dos séculos.
Peregrina 11/01/2016minha estante
O Conde de Monte Cristo é um livro completo e grandioso, um livro para ser lido muitas vezes e admirado a cada página. O melhor livro que já li, sem dúvidas. Excelente resenha!

Durães 19/06/2021

O livro de uma vida
Uma das grande obras primas da literatura e com certeza a magnum opus de Alexandre Dumas. Com uma história emocionante que toca fundo na alma e personagens cativantes, O Conde de Monte Cristo é principalmente a trajetória de "morte" de uma pessoa e seu ressurgimento como uma nova. Trata também de vingança (ou reparação), amor e amizade.

Apesar do próprio Conde de Monte Cristo ser o protagonista, os demais personagens acrescentam muito com suas próprias histórias.

Todos deveriam ler ao menos uma vez (eu leio todo ano). Faça um favor a si mesmo e leia. Me agradeça depois.
Suh 31/07/2022minha estante
Finalmente estou lendo! ?

Michel.sts 18/04/2020

"Esperar e ter esperança"
Finalmente cheguei ao fim! Com uma leitura um pouco cansativa e complicada por se tratar de uma outra época e diferentes costumes, além do autor muitas vezes se prolongar demais em alguns momentos que juguei desnecessário.

Porém, o livro é incrível trazendo uma história de amor, sofrimento, angústia, esperança, vingança e consequências. Recomendo a leitura!
YisraelC 19/04/2020minha estante

Su 16/01/2021

Livro favoritado!
Nunca! Nunca, em momento algum, tenham medo de um livro pela quantidade de suas páginas.
Sei que alguns livros podem ser assustadores, mas nunca permitam que esse medo faça vocês perderem a chance de ler uma história sensacional, bem construída e cheia de mensagens impactantes.

O Conde de Monte Cristo é um livro incrível e maravilhoso. Um clássico da literatura que deveria ser lido por todos. E não se assustem com as mais de 1000 páginas que ele possui, pois elas passam tão rápido, que desde o começo do livro você não vai sentir vontade de largar.

O livro conta a história de Edmond Dantès, que na noite do seu noivado foi traído por algumas pessoas. Foi preso injustamente, jogado num calabouço e esquecido por anos por aqueles que o traíram.

Mas como dizem os ditados populares:
"Quem bate nunca lembra. Quem apanha nunca esquece."
"A vingança é um prato que se come frio."
"A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena." - Seu Madruga.

________________

Eu vou tentar não falar muito sobre pra não acabar dando spoilers sobre a história, mas só pelos ditados que citei logo acima, já dá para imaginar como os fatos irão acontecer.

É um livro em que você pode se ver odiando alguns personagens e suas atitudes, mas que no final também se sentirá em paz quando tudo começa a se encaixar, se revelar e quando cada coisa acaba ficando em seu devido lugar.

Todos os personagens são bem construídos, tem um enredo sensacional, com acontecimentos empolgantes, inúmeras reviravoltas e revelações. É um livro que te prende do início ao fim, e que não deixa a leitura se tornar um fardo, porque o tempo todo a escrita é muito fluída, e você só sente vontade de ler, até tudo começar de fato a acontecer.

Com certeza se tornou um dos livros favoritos da vida, e um dos calhamaços que eu mais li rápido também, de tão incrível que é!

Emanuela130 20/04/2021

Favorito!
Foram 6 meses até que eu conseguisse concluir a leitura, desses, 4 meses foram de pausa. Mas que alegria ter retomado essa leitura.
Uma história incrível, com enredo espetacular e sem igual. Uma obra prima.
Ainda estou assimilando o tanto que este livro rem a me falar. Ri, chorei, tive raiva, alegria... Favoritado.
bel 20/04/2021minha estante
Com certeza está na minha lista de desejos ??

Emanuela130 20/04/2021minha estante
Leia Isa. É maravilhoso.

bel 20/04/2021minha estante
Vou me organizar para adquirir ?

Carlos Henri 02/03/2023

Livro sensacional. Como é um livro muito grande tem partes que são enroladas mas no final vale muito a pena.

Bruna3223 18/12/2022minha estante
eu adoro esse livro!! o melhor que eu li na minha vida, meu favorito pra sempre!!

Willianpm1 18/12/2022minha estante
Uma dos melhores livros que já li. É muuuuuito massa

Davi.Modesto 13/11/2021

"Esperar e ter esperança."
Não existe nem felicidade nem infelicidade nesse mundo, existe a comparação de uma com a outra, só isso. Apenas aquele que atravessou o extremo infortúnio está apto a sentir a extrema felicidade. É preciso ter desejado morrer, Maximilien, para saber como é bom viver.
Portanto, vivam e sejam felizes, filhos diletos do meu coração, e nunca se esqueçam de que, até o dia em que Deus dignar-se a desvelar o futuro para o homem, toda a sabedoria humana estará nestas palavras: Esperar e ter esperança.
Seu amigo, Edmond Dantés( Conde de Monte Cristo).

Duda 22/05/2022

NUNCA ESQUECEREI ESSA HISTÓRIA!
O tanto que amei esse livro, não tá escrito! Os personagens, a trama, tudo!
Claro, tiveram algumas partes que eu não gostei tanto, mas isso anulou tudo o que o livro foi! Recomendo demais, e com certeza lerei outras obras do autor.
Fábio Yeshua 21/09/2022minha estante
Um dos melhores livros já escritos sem dúvidas. Sou mais que apaixonado por essa história. Recomendo demais a leitura das outras obras de Dumas ???

Duda 21/09/2022minha estante
Fábio, com certeza lerei outras obras do Dumas, ele é incrível! Já adicionei na minha lista: "os três mosqueteiros", "o quebra nozes" e "hobin hood"

Fábio Yeshua 21/09/2022minha estante
Não deixe de add a continuação de Os Três Mosqueteiros. Ela se chama "Vinte anos depois." A zarrar tem uma edição dela com capa azul.

Duda 22/09/2022minha estante
Pode deixar, Fábio!!

Marcella 17/09/2021

?Esperar e ter esperança!?
Puxa! Que livro! ?
Surpreendeu-me MUITO positivamente.

Quantos personagens bem trabalhados, histórias se entrelaçando, tramas bem desenvolvidas!

??

Rebeca1267 02/04/2020

Incrível
Amei esse livro. A leitura de fato é longa, mas todo o enredo é viciante!
Não se assustem com o número de páginas; é muito bom e vale a pena! ?

iamdudis 26/07/2022minha estante
Amo demais esse livro ?

Yanne0 26/07/2022minha estante
@iamdudis ??????

Syrah 22/10/2021

Maravilhoso
Provavelmente por ter lido uma versão antiga, o português é arcaico e eu pensei que por essa razão eu teria dificuldade de ler mas não foi assim. Porém, são nomes demais pra associar kk (dificuldade minha, nada sendo culpa do livro) então agradeço por já ter visto o filme antes, facilitou muito para os personagens principais.
Quanto a história em si, é realmente maravilhosa como sempre mas devo dizer que depois da fuga do Conde eu achei que a vingança seria um pouco diferente... é diferente do que no filme claro, mas eu achei que fosse... mais. Mas a história continua maravilhosa do mesmo modo e recomendo obviamente, e se tiver dificuldades assim como eu para nomes estrangeiros e muitos personagens eu recomendo ver o filme antes, quem sabe ajuda

Felipe Seibert 19/04/2020

Muito Bom. Mas longo.
Não tenho problemas com livros longos (tenho problema com livros ruins). Então ler uma obra clássica como essa de 1300 páginas não foi cansativo, já que Dumas sabe conduzir o leitor de forma única.

A minha ressalva apenas é que não seriam necessárias todas essas páginas para contar o processo todo de vingança.

Depois, lendo sobre o escritor, eu entendi. Ele ganhava na época por folhetim. Quanto mais texto, mais renda. Isso fica evidente (textos adicionais e desnecessários) em alguns capítulos.

De qualquer modo, o texto flui bem. Mesmo sendo um livro do sec XIX, não existe dificuldade na compreensão. Os capitulos I, II e V são os melhores. Os outros, caem na minha colocação citada acima, ao qual teve muito descritivo e muita enrolação. Os personagens mudam de nome, o que gera uma certa desconexão algumas vezes e o leitor pode se perder. É bom não deixar intervalos grandes de leitura. Tente ler direto, mesmo q demore.