Kindred

Kindred Octavia E. Butler

Resenhas -

Déa 25/08/2023

Totalmente impactada com esse livro, meu primeiro contato com uma obra da autora e já me surpreendeu logo de cara.
Ler os relatos cruéis e reais sobre o período de escravidão é muito difícil, em muitos momentos da leitura eu senti muito raiva, tristeza e dor, e parei para refletir sobre muitas coisas.
Fiquei me perguntando como a personagem Dana não enlouqueceu ou simplesmente morreu.
E o que mais me assustou foi perceber que tudo o que aconteceu no século XIX, quando se passa a parte principal da história, ainda é muito presente e real.
Jezinha 25/08/2023minha estante
É um dos melhores livros que já li.

Déa 25/08/2023minha estante
Quero conhecer as outras obras da autora.

igor 19/11/2020

terrivelmente doloroso
Que Kindred é uma obra prima da ficção, isso todo mundo já sabe. Mas, o que o torna tão fascinante é acima de tudo a densidade realística que a Octavia traz ao inserir em um livro de sci-fi com viagens no tempo, os inúmeros fatos sobre a escravidão. Você sofre juntamente com Dana ao longo das desventuras que ela vai enfrentando ao cruzar o tempo e voltar para os tempos horripilantes onde a escravidão era um sistema legalizado. Essa é uma leitura densa, dolorosa mas MUITO necessária.

Vitor 21/05/2023

Impacto
Um livro fabuloso e que lhe prende do início ao fim. Sem fantasia excessiva, o que causa a viagem de Dana entre os tempos é o de menos. Suas vivências entre as épocas é o clímax de toda narrativa, que ora se coloca com muitos diálogos, e ora preenche as páginas com os pensamentos da protagonista.

Um livro escrito nos anos 70, e que consegue ser extremamente atual à batalha contra o preconceito racial. Denso, ágil, cortante, profundo?

Leiam

João 09/07/2021

Sensacional!!
Octavia Butler nos presenteou com uma obra de excelente qualidade, que às vezes é mais lenta e outras mais intensa, mas sem ser maçante em nenhum momento. Tem uma escrita excelente, que faz com que você leia sem nem perceber as páginas passando.

A história é sobre uma jovem negra que vive em meados dos anos 70 que mudou recentemente para morar com o marido. Enquanto estava arrumando seus pertences, ela sente uma tontura e se vê transportada para um outro lugar, que descobre mais tarde se tratar do sul dos EUA, no ano de 1815, um péssimo ano e local para uma pessoa negra viver.

O enredo é muito bem construindo, abordando bem os temas da escravidão e a tortura física e psicológica que era imposta a eles. Tem passagens bem forte e tristes, mas muito realistas em relação ao deveria ser a vida na época. Mostra também o forte contraste entre a vida da década de 70 com o período antes da abolição da escravidão nos EUA, tornando esse choque de cultura um dos vários pontos muito interessantes do livro.

Há a possibilidade de algumas críticas a história, como a não explicação da viagem no tempo e espaço da protagonista e um período lento no meio da história, o que, particularmente, não me incomodaram.

Eu recomendo fortemente a leitura do livro, é excelente, tem uma protagonista forte, um enredo fechado e gera várias discussões que constroem a visão de mundo e fomentam uma cultura individual. E só o simples de uma mulher negra ter feito tanto sucesso como escritora de ficção já é um indicativo de qualidade dela, tendo em vista a dificuldade que ela enfrentou para se destacar.

nocca 26/06/2021

"todas as lutas são, essencialmente, lutas por poder."
Livro incrível, com um fluxo de leitura que faz você não querer desgrudar dele. Terminei o livro refletindo, assim como Dana, como é fácil pra algumas pessoas simplesmente se acostumar com um sistema de genocídio e opressão e participar ativamente nele. É impossível não pensar o quanto características desse sistema se arrastam até hoje e ainda atravessam as relações humanas. Assim como Dana, é preciso que voltemos no tempo, que não nos esqueçamos da história, para garantir a nossa sobrevivência agora e no futuro.
Paulinho 26/06/2021minha estante
Maravilhosa sua resenha!

naomyuchida 10/12/2020

Um bom livro mas que em muitas partes ficou cansativo.
Eu amo livros com a temática viagem no tempo e esse foi muito interessante, prendeu minha atenção desde o começo.
O problema, para mim, foi quando as coisas começaram a ficar muito repetitivas, na metade do livro chegou até a ser previsível o que iria acontecer.
Rufus é um personagem muito problemático e que ao mesmo tempo torci muito para que ele mudasse, depois do ocorrido com a Alice eu simplesmente parei de me importar com ele.
Kindred é um bom livro mas que não me prendeu tanto quanto eu gostaria.

Thiago 14/12/2020

O tempo (ou a humanidade) é cruel?
É fato que os meios de entretenimento estão nos proporcionando histórias de viagens no tempo cada vez mais complexas com seus argumentos técnicos até lá críveis, mas Butler, lá no final da década de 1970, especulava sobre uma viagem temporal a partir de um laço consanguíneo. E apenas isso. Acompanhando Dana, saímos de uma época em que os EUA liberal para regressarmos ao início do Século XIX, em um estado de Maryland escravocrata e opressor.
As descrições de atrocidades aos negros nos infligem e sabemos, junto com Dana, que nossas vidas jamais serão tão difíceis como daqueles que não tiveram o privilégio de nascer (ou até morrer) livres.

?Kindred? foi meu primeiro contato com Octavia E. Butler e, sem mais, achei a leitura fascinante! Mal espero para ler os outros livros dela.

Nelson.Nogueira 17/01/2021

Foi o primeiro romance da autora que li e gostei muito. A história fala de muitos temas que ainda são atuais mesmo o livro sendo escrito em 1979.
Viagem no tempo, racismo, escravidão, amor, esperança, coragem são temas que encontramos nessa história emocionante que nos faz não querer parar de ler. Recomendadíssimo!

Cangigigica 10/07/2023

Duramente verdadeiro e vívido
Promete muito e entrega ainda mais do que prometeu.
Acompanhar Dana por sua jornada foi uma experiência inacreditável. A escrita de Octavia me envolveu tanto à história, que eu tinha que me esforçar para ver além do que Dana via, para prestar atenção em como ela era manipulada pela época e por Rufus, e não só para como ela via as coisas.
É assustador olhar para a Dana no início do livro e para a Dana no final dele. Esse livro me transformou e provavelmente vai me deixar pensando sobre o assunto por um bom tempo.
A história é forte e me fez ter que tirar momentos para dar respiradas profundas e digerir o que estava acontecendo ? não recomendo ninguém a fazer o que eu fiz (ler tudo de uma vez em dois dias), ao invés disso tire tempo para refletir sobre o que Octavia se propõe a falar.
Nicolas388 10/07/2023minha estante
Ahhh, ainda quero ler um livro dessa escritora incrível. Adorei sua resenha, me deu muita vontade de lê-lo. ^^

Adegilson.Alves 24/02/2022

Um livro para ser ler novamente
A viagem no tempo ao passado pode ser perigoso para algumas pessoas. E Dana provou isso na pele e na consciência. Um trauma ou o trauma que Dana teve nessa estória é palpável. Um final a altura

estante.dos.encantos 16/09/2021

Gostei, mas poderia ter gostado mais
Desde o começo fiquei muito intrigada com essa história. Uma mulher negra de 1976 que viaja no tempo para a época escravista nos Estados Unidos, sempre para salvar uma pessoa que vive se colocando em perigo e que é importante para a vida dela.
O livro é sobre racismo, principalmente. Sobre violência, sobre ausência de direitos, sobre obediência. Mas, ao mesmo tempo que trata de temas tão sensíveis e profundos, achei os diálogos e os pensamentos da protagonista bem robóticos e artificiais.
Gostei bastante da narrativa, achei bem fluida, mas em determinado momento não consegui descobrir onde o livro ia parar, qual o objetivo maior de tudo aquilo, e achei o final um pouco sem sentido, com alguns furos e coisas que não ficaram bem explicadas.

Micaelly.Santos 06/04/2021

incomparável
Esse é o meu vigésimo livro do ano! ?
Comprei esse livro em novembro, mas demorei muito pra ter coragem de ler. Eu sabia que seria doloroso demais em alguns momentos. A parte da ficção científica aliviava um pouco porém as cenas sobre escravidão eram tão vivídas, era como se eu pudesse ouvir os açoites.
Um ponto que me incomoda é não entender o ligamento tão forte que Dana sentia por Rufus, apesar que o nome do livro já diz "laços de sangue", ainda assim acho que faltou algo pra mim. Rufus não merecia a compaixão que Dana tinha por ele, o personagem mais imprevisível. Podia ser mel ou fel.

Há coisas piores do que morrer. (Dana)

Tim 12/03/2022

Ótimo
É realmente espectacular a escrita é muito fluída. O final deixa a desejar, mas não é uma perda de tempo.

Ana 20/01/2022

kindred

nota:??????????
classificação indicativa: +16

dana é uma escritora negra, que acabou de se mudar com seu marido para seu novo apartamento. em meio a bagunça ela começa a sentir náuseas, e se depara em um lago com um menino se afogando. ela tenta salvar a vida do menino mas a mãe da criança da um tapa nela, e depois de ela ter salvado o menino, o pai dele chega a ameaçando com uma espingarda.

sem entender nada, dana volta a sua casa e seu marido diz que ela desapareceu do nada, e ficou fora uns 15 segundos, mesmo para ela tendo passado minutos.

um tempinho depois isso volta a acontecer e ela percebe que sempre que o menino pode morrer, ela se teletransporta pra o século XIX, na época que pessoas negras ainda eram escravizadas.

como ela não tem controle de ir e vir ela passa muito tempo la, tendo que lidar com a vida de escravizada.

O QUE EU ACHEI DO LIVRO: no começo eu não estava preparada, pois, mesmo eu sabendo que se passava na época da escravidão eu não estava imaginando aquilo. eu não sei se, por eu não estar preparada eu achei o começo do livro mais pesado que o resto, ou se realmente o começo é pior. prepare o seu estômago para alguma cenas. mas eu AMEI o livro, comecei num dia e terminei no outro.

Jane.FAlix 04/08/2021

Octavia virou uma das minhas autoras favoritas
Kindred - laços de sangue

Esse livro narra a história de Dana, uma jovem negra que misteriosamente viaja no tempo. Infelizmente Dana vai para o passado, para a época da escravidão americana. Ninguém sabe ao certo o que a leva a esse lugar específico, mas sempre que ela vai, Rufus está em perigo e correndo risco de vida.

Essa narrativa é incrivelmente fluída, a gente quer ler sem parar e além disso trata de um assunto importantíssimo.