Kindred

Kindred Octavia E. Butler

Resenhas -

Donnriscado 23/12/2022

Kindred
Achei um livro pesado e necessário, que mostra a complexidade do sistema escravista dos EUA do século XIX.

Apesar do grande foco ser a história da Dana, é possível se conectar, sensibilizar e odiar outros personagens através da narrativa dela. Olha, eu senti tanto ódio do Rufus em tantos momentos que acho que não consigo nem enumerar...

Achei interessante também a forma como alguns diálogos são construídos, como por exemplo o que a Dana teve com o Kevin a respeito a perspectiva sobre o período da escravidão. A forma como ela contrapôs ele foi muito boa!

A maneira como as diferentes formas de violência são utilizadas para manter esse sistema opressor é algo interessante de se observar também, tanto que uma frase que marcou a minha leitura foi "Você não precisa bater nas pessoas para tratá-las com brutalidade."

Vale bastante a leitura!

Artur 20/01/2023

Maravilhoso!
Uma vez li em algum lugar "você é o somatório das 5 pessoas que mais convive", lendo Kindred você passa a ter uma ideia de como o tempo, a sociedade e os costumes influenciam uma pessoa de diversas formas.
Imagine ser livre e voltar para o tempo de escravidão sendo uma mulher negra casada com um homem branco. Todos esses sentimentos foram brilhantemente retratados, você entende e não entende ao mesmo tempo o porquê da Dana, a protagonista da história, tomar certas atitudes, se emociona, sente raiva ? bastante raiva ? e bastante tristeza por como tudo terminou.
Enfim, não vou falar muito sobre o livro só enaltecer a Grande Dama da ficção científica Octavia Butler, grande livro!

Recomendo.

"Não era um monstro, de forma alguma. Só um homem comum que às vezes fazia coisas monstruosas que sua sociedade dizia serem legais e adequadas."

Nanna 15/03/2021

Adorei esse livro
Dana, uma escritora de 26 anos, vai morar em um novo apartamento com seu marido e de repente algo estranho acontece.
Dana passa mal e quando entra em si está em um lugar completamente diferente, com pessoas estranhas, um ligat hostil. Por sorte essa primeira "viagem" dura pouco tempo.
O problema é que essas viagens se tornam frequentes, e os períodos mais longos, com isso ela compreende que viaja no tempo. Dana vive na década de 70 e em suas viagens ela vai pra meados de 1815. Agora, meus amigos, imaginem uma jovem preta no séc. XIX.
Ela vai encontrar perigos, desafios, dor e ainda assim vai conseguir verdadeiras amizades e influenciará muitas pessoas para o bem.

Esse livro me tocou bastante, acho que nunca me identifiquei tanto com uma personagem, idade, etnia... mas sei que eu não teria a força e coragem que ela teve pra enfrentar tudo que viu. Eu certamente teria desistido na primeira chibatada que visse.
Super recomendo. E essa edição da Morro Branco TA LINDAAA.

Gabriela 01/08/2023

Esse livro é um grande tapa na cara, feito pra te deixar mal.
Dana começa a viajar no tempo para salvar sempre o mesmo menino, e sai de 1976 par 1819 sempre que o Rufus ?chama ela?. E ela sendo uma pessoa negra acaba sofrendo com a escravidão do período, que a autora não faz questão nenhuma de suavizar e até deixa ainda mais claro o absurdo que era justamente pela Dana ter uma cabeça do século XX onde a escravidão é um absurdo (mas o racismo não, mas isso ela não toca tanto)
A escrita do livro é incrível muito envolvente e te prende pra saber como ela vai dar um jeito naquilo tudo. Porém senti falta de alguma explicações do porque ela começou a viajar no tempo e como isso acontecia, ficou um pouco no ar pra mim essa explicação (aceito explicações, pode ser que eu tenha sido apenas burra)

Cicin 13/11/2021

Esse foi o meu primeiro contato com a autora e não poderia ter sido melhor! Me envolvi com a história desde o primeiro parágrafo, querendo saber mais e mais, me apegando aos personagens, sofrendo com eles, achei o final um pouco corrido, tirando isso o livro é perfeito! Estou louca para ler outra obra da Octavia!

Gi 31/12/2023

Não quero voltar, mas preciso
Gente! Que livro!
É de ficar aprensiva o tempo todo.
Dana volta no tempo, ela sendo negra não podia voltar no pior período que existiu no mundo, no período da escravidão. E tudo que ela sabia, não importava.
Quanto sofrimento para salva a vida de uma pessoa que faz parte da sua ancestralidade, da sua árvore biológica.
Tenso, perturbador e questionador.
Adorei!

Ayrton.Silva 21/01/2023

Homenagem, memória e esperança
É muito difícil escrever sobre viagem no tempo. Como lidar como paradoxos e contradições? Como fazer para evitar cair em anacronismos? Como resolver todos os problemas que vão surgir (principalmente quando se trata de uma viagem ao passado)?
Octávia E. Butler consegue lidar com isso é de forma primorosa. A leitura de Kindred faz entender porque a autora figura no hall da fama da ficção científica.
Não é um livro fácil e nem pode ser. A história é cruel assim como o foi a história da escravidão. Quem se aventura pela leitura deve estar preparado para sentimentos intensos e muitas vezes desagradáveis.
Aos que se aventurarem, resta um prêmio no final: a certeza de que apesar da crueldade, da desesperança e da violência humana, continuamos a resistir; as marcas da escravidão estão em nossa sociedade até hoje e refletir e discutir sobre o assunto é um imprescindível para entender melhor as relações sociais do passado e do presente.
No tema da viagem temporal, este livro pode ser considerado um presente para os 3 paradigmas: homenageia a força dos que viveram e resistiram no passado; serve de alerta e memória aos que vivem no presente, para que nunca se esqueçam desse passado nefasto; esperança ao futuro, por mais difícil que seja, sonhar com uma sociedade diferente não é, nao foi e não será em vão.

Lucas 23/12/2020

Cotidiano de um mundo do passado
Octavia passa emoções fortes ao remeter o leitor à uma época em que ter escravos era uma realidade, tornando palpável as dificuldades e angústias dos personagens.

MaywormIsa 01/03/2023

Esperava mais
"Kindred" de Octavia E. Butler é uma obra de ficção científica que aborda questões como racismo, escravidão e a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. O livro narra a história de Dana, uma mulher negra que é transportada no tempo de forma misteriosa para a época da escravidão no sul dos Estados Unidos.

O livro apresenta uma trama intrigante e um tema relevante, explorando questões sociais e históricas de forma cuidadosa e sensível. A autora mostra a luta dos negros contra a opressão e a desumanização, além de destacar a importância da solidariedade e da empatia.

No entanto, o livro apresenta alguns pontos negativos. Um deles é a viagem no tempo mal explicada. A forma como Dana é transportada para o passado não é clara e a lógica do mecanismo não é bem definida. Outro ponto fraco é o desfecho abrupto e sem contexto. A trama parece ser resolvida de forma apressada, deixando várias perguntas sem resposta e sem uma conclusão satisfatória. Isso me deixou bastante decepcionada com a leitura.

Além disso, a personagem principal, Dana, muitas vezes fala como uma adolescente, o que pode parecer inconsistente com sua idade e experiência de vida. Por fim, a construção de personagens também é um ponto fraco. Alguns personagens são pouco desenvolvidos e apresentam comportamentos e motivações inconsistentes, o que dificultou a compreensão de suas ações.

Não quero tirar o mérito de Octavia, e tampouco acho que a leitura não seja válida, mas acredito que ela poderia ter trazido mais maturidade para sua história melhorando esses pontos que levantei.

Chanel 21/10/2020

Octávia Butler me deu uma oportunidade que eu nunca teria de outra forma, estar na pele de uma mulher negra durante a escravidão. Esse livro mexeu comigo de uma forma inimaginável, me fez repensar muito e me proporcionou uma bagagem que irei levar para o resto da vida. Simplesmente incrível!

Letty Rosse Ga 20/12/2022

Acompanhar a história de Dana e Kevin, me fez refletir muito no modo em que vivemos ultimamente, será que estamos realmente livre na forma que vivemos hoje em dia?
Kindred é um livraço, com enredo maravilho, esse livro tem que ter nas escolas, nos faz pensar refletir e trás uma carga emocional muito grande ....super recomendo

nocca 26/06/2021

"todas as lutas são, essencialmente, lutas por poder."
Livro incrível, com um fluxo de leitura que faz você não querer desgrudar dele. Terminei o livro refletindo, assim como Dana, como é fácil pra algumas pessoas simplesmente se acostumar com um sistema de genocídio e opressão e participar ativamente nele. É impossível não pensar o quanto características desse sistema se arrastam até hoje e ainda atravessam as relações humanas. Assim como Dana, é preciso que voltemos no tempo, que não nos esqueçamos da história, para garantir a nossa sobrevivência agora e no futuro.
Paulinho 26/06/2021minha estante
Maravilhosa sua resenha!

Alineígena Alien 29/06/2020

Um dia, Dana, uma moça americana, urbana, que vive nos anos 70, passa mal, sente tonturas e então acorda em 1815 em Maryland, sul dos EUA. O grande problema é que Dana é negra, e essa época é extremamente perigosa para ela. É uma época em que negros eram escravizados. Ela viaja para esta época sempre que Rufus, um garoto branco, corre riscos de morrer, e Dana aparece sempre a tempo de salvá-lo. Ela volta para sua casa, em sua época, sempre que ela corre riscos de morrer. Mas o tempo não passa de forma linear, e assim, em pouquíssimos dias dos anos 1970, Dana acompanha Rufus se transformar em um homem. Estar alguns meses no século XIX significa estar fora de sua casa apenas algumas horas.
O livro é intenso. A escrita é muito fácil muito e leve para um assunto extremamente dilacerador. É um livro emocionalmente bem difícil. Um dos melhores livros que li em minha vida.