O Mistério da Casa Verde

O Mistério da Casa Verde Moacyr Scliar

Resenhas - O Mistério da Casa Verde

leitorDedicado 25/06/2015

Não gostei desse livro, esperava mais.

Keh 07/07/2013

Releitura de O Alquimista
Eu sempre gostei de ler, porém nunca tive paciência para ler os clássicos da literatura, sempre achei um tédio.
Quem é como eu, pode ler esta releitura do livro O Alquimista, afinal é beeem mais emocionante!
Jean 23/12/2016minha estante
O Alquimista?

Laura Nepomuceno 20/10/2012

O Mistério da Casa Verde - Moacyr Scliar
Começo dizendo que nunca li o "O Alienista", e digo que depois de ler O Mistério da Casa Verde, você irá querer ler "O Alienista".
O livro gira em torno da Casa Verde, onde Arturzinho e seus amigos querem fazer um clube para jovens, já que a casa está abandonada, ou melhor eles pensam que estão. Depois que entram na casa eles descobrem que há um morador um tanto esquisito e procuram saber mais dobre a Casa Verde e sua história.
O livro é legal, interessante e não é chato ou cansativo. A história possui mistério na dose certa e por ser um livro curto dá para ler em um dia, que foi o meu caso. Indico a todos e também, mesmo não tendo lido o Alienista também indico, pois pareceu-me muito bom. Eu vou lê-lo e descobrir mais sobre a Casa Verde.

Matheus 20/09/2012

Mistério da Casa Verde
O Mistério da Casa Verde é um bom livro e ainda envolvendo um clássico de Machado de Assis, O Alienista que irei comprar na semana que vem para conhecer melhor a história de Simão Bacamarte. A única coisa que não me agradou foi que para um título como esse, podia haver mais aventuras e suspense porque em algumas páginas relatam muitas conversas e mais conversas, então para colocarem essas conversas achei que ele poderia ser ótimo se tivesse um maior número de páginas para interessar o leitor com aventuras e mais suspense.

Ingrid 21/08/2012

O livro conta a história de quatro amigos , Arturzinho (apelido : xereta) , André Catavento , Pedro Bola e Leo que querem construir um clube . Mas onde? Eles não sabem onde construir o seu clube . Então Arturzinho o líder do grupo tem uma ideia ,mas uma ideia muito maluca.

Ele então convida o grupo para uma reunião na pizzaria do Marcolino . Todos reunidos,Arturzinho conta sua grande ideia . E sabe q ideia é essa ? Construir o clube na famosa casa verde . Os olhos espantosos dos meninos ao receberem a notícia. Arturzinho estaria louco ? Ninguém ousava tocar no assunto da casa verde .

O casarão mencionado era conhecido como casa verde ,o nome aludia á cor das janelas , cinquenta de cada lado,na verdade as janelas nem existiam mais ,para evitar que o lugar fosse invadido ,algum prefeito teria mandado murá-las . Todos diziam que a casa verde era mal-assombrada . Mas por que razão ? Todos sabiam que ali havia existido um hospício (lugar para loucos), mas isso não explicava o pavor que todos tinham.

Bom, Arturzinho tinha um plano para entrar na casa verde,eles iriam se encontrar às nove da próxima noite , Arturzinho levou ferramentas para abrirem uma nova porta , já que as janelas e portas já existentes estavam muradas.

Chegando lá eles abriram uma porta o que não foi tão difícil , depois eles entraram mas tiveram uma surpresa , a casa estava limpa . Mas como poderia estar limpa se está a séculos fechada ? Um mistério . Andando pela casa encontraram uma sala escrita “director” na porta e entraram , quando abriram a porta levaram um imenso susto , havia um homem sentado numa grande cadeira de frente pra eles , um homem estranho desgrenhada cabeleira grisalha , imensa barba e os olhos ,que olhos aqueles! De sob as espessas sobrancelhas ,miravam fixo os garotos ,com um brilho verdadeiramente hipnótico.

Eles ficaram ali ,assustados por um instante ,e depois saíram correndo pra fora da casa.

Bom você quer saber o que aconteceu com eles ? Se o homem era um fantasma ?

Aí você vai ter que ler o livro , eu li e recomendo a todos . Boa leitura !

Hilton 02/06/2012

Os jovens xeretas e a casa mal assombrada
Resenha do livro
“O mistério da casa verde”
de Moacyr Scliar

Um livro bastante interessante, principalmente para pessoas que gostam de livros do gênero “Mistério”, onde o leitor reflete na história de um grupo de jovens que resolvem usar uma casa misteriosa do bairro onde moram para fazerem um clube.

Esse grupo de jovens é constituído por: Arthurzinho, conhecido como xereta; André, rival de Arthurzinho, mas sempre estão de bem; Léo, o intelectual e estudioso; e Pedro bola, o próprio nome já diz que ele é gordinho, e, além disso, muito medroso.

O porquê de eles quererem justamente uma casa misteriosa e abandonada por tantos anos, onde era um asilo para loucos, criado por um cientista maluco, o tal de “Alienista”? Eles querem porque é o único lugar onde eles podem escutar rock e outras coisas que eles gostam, porque muita gente reclama do barulho que eles fazem em qualquer outro lugar.

Assim, após uma longa reunião em grupo numa pizzaria, eles decidem ir fazer uma porta nos fundos da casa, quebrando a parede, sem que ninguém os visse, para entrar e vasculhar o lugar. Quem deu início a essa historia foi Arthurzinho, o xereta, e foi Pedro bola quem achou isso uma má idéia. Mas através de uma votação, foi concluído que eles iriam à casa misteriosa, e sem que eles saibam, há alguém os esperando por lá...

Gostei muito de ter lido esse livro, por que eu gosto muito de livros de machado de Assis, e porque ele que usa (em alguns livros) uma linguagem fácil de compreender o assunto retratado.
Hilton 02/06/2012minha estante
O que acharam? se vocês encontrarem algo que esta faltando ou que não devia estar ai me avisem! porque faz tempo que eu não faço resenha rsrsrs...

Digão 21/03/2012

Ao resolver transformar em clube a Casa Verde, um casarão abandonado que abrigara um antigo hospício da cidade de Itaguaí, Arturzinho e seus amigos vão topar com um grande mistério. Para resolvê-lo, a turma acaba recorrendo à leitura de O Alienista, livro de Machado de Assis, inspirado em fatos sucedidos na própria Casa Verde, muitos anos antes. Mas como é que um livro publicado em 1882 pode ajudar a compreender um mistério do presente? É o que os rapazes vão descobrir ao longo de uma história em que não faltam suspense, ação, amor e aventura. Em O mistério da Casa Verde, de Moacyr Scliar, um enredo original e vibrante leva o leitor atual a conhecer um dos maiores clássicos da literatura brasileira. O livro é uma releitura de O alienista, de Machado de Assis.

Arturzinho, personagem central da releitura, era um menino corajoso, gostava muito de aventuras, tinha um rival, André que fazia parte da turma junto a Pedro Bola e Léo, o intelectual e mais inteligente deles. Já na obra O alienista o protagonista é Simão Bacamarte, um homem estranho que achava que todas as pessoas eram anormais e as mandava para seu "consultório": a Casa Verde. Ele se achava perfeito, sem defeitos. A história de Machado de Assis aconteceu no final do século XIX, usavam roupa da época e foi quando começaram a surgir clínicas para loucos. Na versão original, Simão manda soltar todos os "presos" da Casa Verde, descobre que era normal ser maluco. O doutor percebeu que ele era perfeito e isso não era normal, então ele prendeu-se na Casa Verde e entregou-se ao estudo e à cura de si mesmo, assim acaba a história. Dizem os cronistas que ele morreu daí a dezessete meses, no mesmo estado em que entrou.

Já na releitura a história acaba com o começo do namoro de Arturzinho e Lúcia. Os meninos realizaram seu sonho, tendo o seu clube de jovens numa parte da antiga Casa Verde e na outra parte foram organizados o Centro Cultural Machado de Assis (onde acontece uma encenação todas às sextas-feiras), uma sala de vídeo, uma biblioteca e uma oficina de artes.

Na linguagem utilizada pelos dois autores, podemos perceber uma grande diferença, veja um trecho da obra de Machado de Assis: A vereança de Itaguaí, entre outros pecados de que é argüida pelos cronistas, tinha o de não fazer caso dos dementes. Assim é que cada louco furioso era trancado em uma alcova, na própria casa, e não curado, mas descurado, até que a morte o vinha desfraldar do benefício da vida; os mansos andavam à solta pela rua. O autor usa uma linguagem culta, difícil de entender. Já Moacyr Scliar, usa uma linguagem fácil, para jovens, veja: Espera um pouco: o cara disse que é um médico que cuida de loucos? Mas ele tem mais cara de maluco do que de médico….

Gabriela 26/12/2011

Releitura de "O alienista" serve para desperta interesse em jovens pela leitura.

Jo 29/03/2011

Autor: Moacyr Scliar
Páginas: 79
Editora: Ética

Uma releitura de um outro livro pode? O alienista de Machado de Assis.

A narração é bem coloquial e facilmente de se interpretar.

Adorei o livro, a trama é surpreedente, mistério, coditiano tudo em um pequeno livro.

Jose Henrique 26/02/2011

No livro, o mistério da casa verde uma turma de amigos vão prucurar um lugar para ser o clube então eles pensam na Casa verde que e mal desejada pelos morados da região.

A turma leva a ler o livro "O alienista" de machado de Assis, o livro com uma narração leve e história cativante e e rapidamente digamos "devorado"

Déh 15/01/2011

Só li por causa do colégio, muito sem sal.
Ingrid.Lima 10/06/2015minha estante
achei legal no começo até o final mas eles nao souberam terminar '-'

Vinicius 06/12/2010

O Misterio da Casa Verde
Arturzinho, personagem
central da releitura, era um menino corajoso, gostava muito de
aventuras, tinha um rival, André que fazia parte da turma junto a Pedro
Bola e Léo, o intelectual e mais inteligente deles. Já na obra ?O
alienista? o protagonista é Simão Bacamarte, um homem estranho que
achava que todas as pessoas eram anormais e as mandava para seu
?consultório?: a Casa Verde. Ele se achava perfeito, sem defeitos. A
história de Machado de Assis aconteceu no final do século XIX, usavam
roupa da época e foi quando começaram a surgir clínicas para loucos. Na
versão original, Simão manda soltar todos os ?presos? da Casa Verde,
descobre que era normal ser maluco.

Denner 02/12/2010

O Mistério da Casa Verde
Arturzinho,Léo,André e Pedro queriam um clube somente para eles porque seus pais não concordavam com barulho dentro de casa,então resolveram ir para um casarão verde abandonado onde Simão Bacamarte era conhecido como o alienista uma pessoa que cuidava de doentes mas através do livro O Alienista de Machado de Assis conseguiram desvendar um grande mistério.