O Mistério da Casa Verde

O Mistério da Casa Verde Moacyr Scliar




Resenhas - O Mistério da Casa Verde


204 encontrados | exibindo 166 a 181
1 | 2 | 3 | 4 | 12 | 13 | 14


Karol 22/05/2020

O alienista
Com um tom moderno e personagens adolescentes como protagonistas da trama, é um livro interessante e divertido. Ao investigar o mistério que há por trás da velha casa de Itaguaí, Moacyr Scliar leva até os adolescentes a magia de "O alienista", de Machado de Assis.
comentários(0)comente



Daniela 16/05/2020

Já vai pra lista de indicações pros alunos
Muito boa a história, deixando quem lê curioso para (re)ler O alienista.
comentários(0)comente



celiabowen 09/05/2020

Para ler em uma sentada
Leitura super fácil e rápida! Muito maneiro o livro ter abordado a história de Machado de Assis em seu icônico "O alienista" e colocar um mistério nisso. Embora algumas coisas fossem meio óbvias, foi algo divertido de ler. O melhor é que agora estou com muita vontade de enfim ler a obra de Machado de Assis mencionada.
comentários(0)comente



bnolasco 25/03/2020

O mistério da Casa Verde
* livro infanto-juvenil baseado em "O alienista", de Machado de Assis.

Um grupo de amigos - Arturzinho líder, André cata-vento, Léo nerd e Pedro Bola - resolvem ter um clube pra eles se encontrarem. Pensam em tudo e decidem que será na antiga lendária Casa Verde, antigo manicômio que, há muito, está trancado. Ao lá chegarem, se deparam com um ser que não sabem nem se é real vivendo lá. A partir daí, se envolvem numa aventura até descobrirem toda a verdade sobre a misteriosa casa.
comentários(0)comente



CRIS 05/03/2020

Muito curioso, da vontade de ler o alienista, livro que é mencionado durante a leitura. Há momentos em que me diverti muito. Vale a pena.
comentários(0)comente



Prof. Edivaldo 17/01/2019

O alienista
Uma escrita muito bem elaborada e gostosa de ler. Moacyr sabe (sabia) prender muito bem a atenção do leitor. "O Mistério da Casa Verde" é um convite à leitura de "O alienista", de Machado de Assis. Muito bom mesmo!
comentários(0)comente



leiturasdamafe 16/01/2019

Li ele na escola
Esperaca mais, pra mim não há aprofundamento nos personagens, eles são todos rasos, sem características próprias. Tinha uma boa proposta que não foi bem utilizada.
comentários(0)comente



Thiago Barbosa Santos 15/01/2019

Uma relação de intertextualidade
E quando dois autores que você admira fazem uma “tabelinha”? Machado de Assis criou o célebre clássico “O Alienista” em 1882. Pouco mais de um século depois, Moacyr Scliar revisitou a obra ao estabelecer um intertexto de muita qualidade, para incentivar os leitores juvenis a conhecer a obra machadiana. A publicação chama-se “O Mistério da Casa Verde”, um projeto que nasceu justamente para que essa turma descobrisse as grandes preciosidades da nossa literatura.

No texto original, as crônicas de Itaguaí dão conta de que, por lá, viveu um excêntrico médico alienista de nome Simão Bacamarte. Ele causou grande alvoroço na localidade quando criou a Casa Verde, um local para tratar os loucos e estudar a loucura humana. Ele acabou identificando diferentes “falhas” mentais nos mais variados personagens de Itaguaí e foi internando todos.

No fim das contas, após tamanha confusão, acabou ele a se internar. No texto de Scliar, passaram-se todos esses anos e a famigerada Casa Verde virou um instrumento de grande mistério para todos. Um local fechado, que provoca medo nos moradores e alvo das histórias mais cabeludas. Uma espécie de lugar mal assombrado.

Um certo dia, Arturzinho e seus amigos, cansados de tanto suspense em torno da Casa Verde, resolvem explorar o local. Ao adentrarem, encontram um homem, quase um fantasma, com roupas do século passado. Claro, ele provocou medo em todos, que saíram correndo. Nos dias seguintes, tomados de coragem, eles voltam e vão descobrindo a identidade do homem, que na verdade era bisneto do Dr. Simão Bacamarte e vivia enfurnado na casa em busca de uma conexão com suas próprias raízes. Ele foi tomado por louco e outro alvoroço se fez na Vila Itaguaí.

Mas tudo se resolveu da melhor maneira, o homem foi tratado, se recuperou, e por fim as pessoas da cidade pensavam um destino para a A Casa Verde, que acabou se transformando em um grande centro cultural e um local onde os visitantes conseguiam conhecer mais sobre a cidade através do seu maior patrimônio histórico, que era a Casa Verde, com o bisneto fazendo divinamente o papel do Dr. Simão Bacamarte.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Erika Alcantara @literandofotos 18/01/2018

Muito bom! Mas todo crédito devido à O Alienista.
?Os loucos sempre entranham o que é normal, o que é sábio.?
?Vossas esquisitas vestimentas, vosso esdrúxulo penteado, as estranhas palavras que usais, tudo isto apregoa aos quatro ventos a vossa insanidade, a vossa alienação?.
?Dei-me conta: o lugar de louco é lá fora. O mundo é um hospício?.
Eu estou apaixonada por esse livro. Ganhei de presente e fiz cara feia por não ser o tipo de leitura que estou habituada, apesar de amar os clássicos, mas resolvi dar uma oportunidade e foi a melhor oportunidade que dei em 2018 rsrsrs. O mistério da casa verde é um reconto do livro o Alienista de Machado de Assis, que claro estou louca para ler. Casa verde é nome dado ao hospício da cidade de Itaguaí- Rj. Objeto de polêmica entre os moradores. Há lendas que a casa é mal assombrada e nesse conto os 4 amigos vão desvendar esse mistério. Uma narrativa simples e encantadora que faz o leitor devorar as páginas em segundos.
comentários(0)comente



adriel.adson 03/01/2018

Excelente leitura. O autor transforma a clássica história de Machado de Assis em uma versão acessível para o público infanto juvenil não familiarizado com a rebuscada linguagem machadiana.Eu recomendo tanto para jovens iniciantes como para os leitores mais experientes que busquem relacionar ambas ao obras (de Machado e de Scilar) e abraçar essa leitura tão satisfatória.
comentários(0)comente



thamirisdondossola 13/07/2017

O mistério da casa verde
O mistério da Casa Verde, de Moacyr Scliar é um livro juvenil que faz parte da coleção “Descobrindo os clássicos” e foi inspirado no conto O Alienista, de Machado de Assis. Tal coleção contém uma série de livros juvenis inspirados em clássicos, e eu achei essa proposta incrível, pois é uma forma interessante de motivar os alunos a lerem as obras originais.

Antes de tudo, a Casa Verde é um casarão trancado e abandonado, que antigamente serviu como asilo para pessoas com doenças mentais. Esse casarão inspirou Machado de Assis a escrever o conto O Alienista. Mas vamos para a história de Moacyr Scliar...

"[...] Até o momento em que, pela quantidade de de gente aqui confinada, dei-me conta: o lugar de loucos, como vós, é lá fora. O mundo é um hospício, o vosso hospício." (p. 26)

Arturzinho e sua turma estavam à procura de um lugar para chegar de clube. Eis que o garoto teve a brilhante ideia de abrir um buraco na parede da Casa Verde e transformar pelo menos uma sala daquele lugar, no tão sonhado clube. No entanto, quando Arturzinho e os amigos adentram o ambiente, eles encontram algo que jamais imaginariam: uma pessoa. Ela está vivendo lá dentro! E o lugar está tão limpo! É realmente muito estranho. A princípio, os garotos saem correndo, apavorados. Depois, decidem investigar e descobrir o que, de fato, está acontecendo. Quem é aquele homem? Como ele está vivendo dentro de um lugar abandonado e completamente trancado, com exceção do buraco que abriram? Como aquele ambiente está tão limpo, mesmo depois de tanto tempo fechado?

As respostas para essas perguntas estão no conto O Alienista, de Machado de Assis, e elas são respondidas ao longo do livro, enquanto a turma vai conhecendo o conto com a ajuda de uma professora. O mistério da Casa Verde contém apenas 77 páginas e vai te fazer querer ler tudo de uma vez só. A escrita de Scliar me prendeu de forma admirável, simpatizei bastante com sua narrativa misteriosa e instigante.

O que está por trás desse mistério vai surpreender o leitor. Sempre fico muito feliz quando os escritores conseguem abordar assuntos sérios de forma leve e reflexiva. E é isso, basicamente, o que você irá encontrar em O mistério da Casa Verde, além, é claro, de querer ir correndo ler o conto O Alienista. A propósito, eu já conhecia o conto, que é bastante extenso, por sinal, mas ao ler O mistério da Casa Verde, senti uma vontade enorme de reler. É uma leitura poderosa!

Aventura, mistério, amor e muita reflexão: se você curte essas características em livros juvenis, precisa ler O mistério da Casa Verde.

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/2017/07/resenha-o-misterio-da-casa-verde-moacyr.html
comentários(0)comente



Emile Escatena 28/11/2016

Muito bom
Outro livro da minha infancia que super recomendo!
Aventura o tempo todo, um livro empolgante!
comentários(0)comente



Bruna Moraes 01/10/2016

O Mistério da Casa Verde
A ideia de fazer um clube começou com Artuzinho, que incentivou seus amigos, Leo, André e Pedro Bola, a ajudarem a por o plano em prática, só que eles não imaginavam que o local escolhido tinha sido a Casa Verde. Conhecida como a casa mal-assombrada, foi abandonada e murada por ordens do prefeito devido seu histórico de servir de moradia para os loucos, como conta Machado de Assis no livro O Alienista.
A turma de curiosos decidiram, por meio de votos, que iriam investigar a casa naquela noite. No entanto, o mais surpreendente era que ao entrar no lugar tudo se encontrava limpo e em perfeito estado, os meninos ficaram ainda mais surpresos quando abriram a porta do Diretor, como dizia a placa, e se depararam com um homem vestido com roupas que não pertenciam aquele tempo. O medo foi tão grande que eles saíram correndo apavorados.
Já fora da casa, eles tentando analisar a situação tinham certeza que o que viram não era um fantasma e se tinha alimentos sobre a mesa era por que alguém trazia, o grupo decidiu investigar aquele mistério que assombrava Itaguaí. Só que eles não sabiam em que história estavam se metendo.
O Mistério da Casa Verde escrito por Moacyr Scliar apresenta uma intertextualidade com a obra machadiana O Alienista, no entanto com algumas mudanças na narrativa.
Com uma leitura mais leve, por ser um livro mais juvenil, possuem personagens infantilizados, apesar de terem idades entre 16 anos, e um mistério muito fraco, a capa já é bem reveladora.
Todavia é um livro típico para despertar o interesse entre o público para, futuramente, ler outros estilos mais sérios. Divertidíssimo e rápido apresenta uma boa história com uma grande lição.
comentários(0)comente



regifreitas 27/10/2015

Trata-se de uma intertextualidade com o conto (ou novela) O Alienista, do Machado. Mas fiquei decepcionado! O livro é fraco, o enredo muito bobo e preguiçoso, personagens superficiais e sem carisma. Não é por se tratar se uma obra infantojuvenil que o texto tenha que ser tão raso.
comentários(0)comente



204 encontrados | exibindo 166 a 181
1 | 2 | 3 | 4 | 12 | 13 | 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR