Frankenstein - O médico e o monstro - Drácula

Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein, Drácula, O Médico e o Monstro

Vanessa 21/04/2022

Sobre O Médico e o Monstro
Já havia lido os outros dois livros e o último foi O Médico e o Monstro. Me surpreendi co o conto, porque realmente esperei muito mais do livro do quê surpreendentemente encontrei. Acreditando eu que a história iria se prolongar com alguma perseguição e um assassino a solta, levando terror e inteligência na fuga, o livro acaba quando poderia estar começando, de fato, um suspense incrível.

No mais, a história é contada de forma rasa e, sim, aguça a curiosidade depois da pag. 20, mas acaba 100 páginas depois. Lamentável. Tinha tudo pra ser um suspense sensacional.

Laura 28/02/2022

Reflexivo!
Adorei o livro. Em específico a história do Frankenstein. Mary Shelley tem de fato uma sensibilidade encantadora!

Heloyse 13/01/2022

Antes tarde do que nunca...
Como fã de terror, é uma vergonha que eu tenha lido a tríade somente agora, mas antes tarde do que nunca rsrs
Meu favorito foi O Médico e o Monstro. Henry Jekyll se tornou um dos meus personagens prediletos, principalmente por sua complexidade. Queria muito que a história fosse um pouco maior para conhecer mais sobre esse personagem tão enigmático.
Gostei muito também de Frankenstein. É uma história que nos deixa refletindo sobre como deixamos nossas marcas nas pessoas.
Agora, não gostei de Drácula. Achei a história arrastada, desnecessariamente enrolada, e muitas descrições me deixaram incomodadas (no sentido ruim mesmo).
Mas ao todo, foi uma experiência legal, e agora me sinto uma pessoa mais culta hahaha

bruna a. 21/12/2021

TRILOGIA DE CLÁSSICOS
1. FRANKENSTEIN
"o que pode deter o coração determinado e a vontade decidida do homem?"

AUTOR: mary shelley
PALAVRAS-CHAVE: segregação; curiosidade; experimento;

ESTRUTURA
a obra nessa edição conta com um total de 169 páginas enumeradas, distribuídas em 24 capítulos e cartas soltas.

DIFERENCIAIS
o horror de frankenstein não está em seu monstro, mas antes - com a mistura dos principais tropos góticos de assombro, exílio e isolamento - nas ansiedades que tanto preocupavam os românticos da época, como as questões sobre religião versus ciência, as filosofias da justiça, os debates sobre as origens da vida e o papel da cultura e da educação na formação da identidade.

2. O MÉDICO E O MONSTRO
"não há dever que subestimamos mais do que o dever de ser feliz"

AUTOR: robert louis stevenson
PALAVRAS-CHAVE: dualidade; selvageria; moralismo;

ESTRUTURA
a obra nessa edição conta com um total de 49 páginas enumeradas, distribuídas em 10 capítulos.

DIFERENCIAIS
a obra retrata, acima de uma narrativa fantasiosa, uma alegoria do bem e do mal em guerra um com o outro. essa parábola ilustra o dualismo das facetas que compõem o que é ser humano, onde o outro lado (o lado oculto, representado pela personagem hyde) retorna para ativar tendências libidinais latentes escondidas pelo ego social.
isto exemplifica a teoria de freud, com o relato de um retorno do reprimido. ele vê a definição monista do caráter como limitada: o homem não é apenas dipsíquico, mas polipsíquico, composto por 'eus'.
a trama também chama a atenção para o mal como uma categoria moral relativa, como uma noção imposta sobre a desordem natural.

3. DRÁCULA
"o desespero tem suas formas próprias de trazer a calma"

AUTOR: bram stoker
PALAVRAS-CHAVE: degeneração; vampiro; obscuro;

ESTRUTURA
a obra nessa edição conta com um total de 310 páginas enumeradas, distribuídas em 27 capítulos, relatos, cartas, diários e memorandos.

DIFERENCIAIS
o conde drácula é descrito como uma força estrangeira, obscura e animalesca. pertencente ao chamado gênero gótico urbano tardio, a obra retrata, em ambientes macabros e de terror, as ansiedades do final do século XVIII, como a degeneração moral.

~ minha experiência & considerações finais ~

1. edição impecável.
a textura desgastada da capa e a coloração amarelada das páginas, colaboram numa leitura confortável, acolhedora e imersiva na temática gótica.

2. os diários.
sejam manuscritos, datilografados ou gravados, notei a prática constante da escrita e isso me deixou intrigada. o livro juntou obras pertencentes ao período renascentista, o maior percurssor de movimentos revolucionários de toda a história humana. logo, estamos onde estamos pois somos fruto de uma sociedade de escritores. me orgulho disso.

além de ser o maior livro que já li até então, o momento em que comecei o processo de leitura dessa obra colabora no meu imenso carinho por ela como um todo.
cada história despertou em mim uma bruna diferente, um lado diferente, o que certamente é um dos apontamentos que me faz julgar o livro como um dos mais interessantes que já li: ele me fez descobrir lados que eu nunca imaginei ter.
frankenstein foi o meu preferido. de certa forma, me identifiquei com a invenção do victor. me vi representada e entendi os sentimentos da criatura ao ser segregada. não concordo com a atribuição substantiva de "monstro", pois acima de tudo, ali eu enxerguei uma vítima.

Menace 16/08/2021

Simplismente perfeito.
Não tenho palavras para descrever essa obra prima. Não é atoa que é um clássico. Cinco estrelas é pouco.
?????
?????

taynna cavalcanti 11/07/2021

li apenas frankenstein dessa edição
mary shelley foi uma verdadeira gênio.
a construção da narrativa, ora contada da perspectiva do criador, ora contada da perspectiva da criatura foram o ponto alto pra mim. a conexão entre os personagens, a forma como a criatura aprendeu a se comunicar e a ver o mundo, tudo fantástico!
claro que eu não poderia sair desse mundo da Shelley sem odiar o Victor Frankenstein. que carinha insuportável! sempre culpando os outros pelos próprios erros... sempre se lamentando. ai, cara chato!
mas gostei bastante do livro.
algo que me incomodou bastante foi a utilização da palavra "negra/negro" para falar de coisas ruins. sei que é culpa da época e/ou da tradução, mas realmente me incomodou. a palavra foi utilizada com essa conotação de coisa ruim 13 vezes!
enfim, 3 estrelas por que gostei, mas não amei.
Ester 20/09/2023minha estante
Oii, eu li esse livro faz mt tempo mas n lembro qual a página q começa o médico e o monstro q foi onde parei, e n tenho mais o livro, vc consegue me falar??

Ivan Fonseca 02/04/2021

Fantástico!
Três histórias muito bem feitas, clássicas, com destaque para Drácula! Esta última é simpesmente fantástica e nos envolve de uma maneira inacreditável, pois sofremos e lutamos junto com as personagens da trama. Recomendo essa leitura a todos!

Heloisa 20/03/2021

Achei que deu uma caída, na metade, tanto que desanimei de ler.
Não curti o final, mas é um livro bom, como é curto, vale a pena ler, afinal é um clássico

Sid Russo 07/02/2021

Clássico é Clássico
Que livro magnífico. Começa com a estória de Victor Frankenstein, depois o Médico e o Monstro e por último Drácula.
Apesar de serem três livros numa obra só, os contos não são resumidos.
Muito diferente do terror contemporâneo, essas três obras nos mostram como o principal monstro está no homem, na sua criação e no tempo.
Os dois primeiros contos não são assustadores ao ponto de nos fazer ficar com medo de ler no escuro. Poderia dizer que são suspenses.
Em Frankenstein, ao mesmo tempo que temos raiva da Criatura temos pena e nos apegamos a ela. O contexto e o abandono do seu Criador fizeram ele ser o assassino que foi. A parte mais emocionante do texto é a conversa que a Criatura tem com o seu criador. Aquilo é uma aula de filosofia.
O médico e o monstro guarda um suspense ao longo de todo o livro que só será desvendado no final. A construção dos personagens, da estória nos faz sentir falta, nos dias de hoje, de boas estratégias como essa para prender o leitor. (Isso eu falo no âmbito do terror).
Drácula já é mais assustador, nos faz ter medo de fato do personagem. O autor constrói uma narrativa muito demorada e as vezes arrastada, contudo não tira a importância de tal obra para a literatura de terror. O final é surpreendente, pois nos mostra que até a pior da criatura tem seus medos e suas limitações. Só uma crítica em relação a essa leitura; o autor deixa tudo para as duas últimas folhas, então fica tudo muito rápido e sem uma participação de todos os personagens.

Sem mais, para não dá spoiler da leitura (apesar de serem clássicos). As três obras são magníficas. Vale a pena a leitura.

ManukPontes 25/01/2021

Três clássicos consagrados, obrigatórios para o amantes de terror. O que dizer? Apenas saborear!

Jacq 18/01/2021

Três clássicos em uma edição linda
Essa linda edição da Editora Martin Claret reúne três clássicos da literatura mundial. Os três livros possuem escritas fluídas e narrativas envolventes.
Gostei bastante das três histórias, mas, sem dúvidas, Frankenstein foi a que mais me cativou, se tornando um dos meus livros favoritos.
Recomendo a leitura dos três, pois a versão dos livros é bem diferente daquelas que temos formuladas pelas outras mídias (filmes, séries...). São narrativas mais filosóficas, que nos fazem refletir sobre a visão de bem e mal.

Fer 28/12/2020

Bela edição
Que boa sacada a ordem em que as histórias se apresentam no livro, com certeza, Drácula é a que mais faz jus a classificação de terror... é impossível largar o livro antes do final de cada história.

Gisa Petry 11/12/2020

3 em 1 Favoritei DRÁCULA
Não gostei da leitura de FRANKENSTEIN... Chata, cansativa e sem emoção.

O MÉDICO E O MONSTRO me agradou mais. Gostei dos acontecimentos e do desfecho final.

Agora, ler DRÁCULA foi sublime! Que história minha gente!
Fiquei encantada com cada página que lia. Quando parecia que tudo estava perdido... Boomm! Algo renovava as esperanças do grupo! Foi um final lindo, emocionante!
Cada um dos personagem me encantou profundamente. Van Helsing... Você é demais!! Mina, que coragem! Jonathan, o seu amor por Mina é puro e sincero! Dr. Seward, como eu o admiro. Lorde Godalming, rico e poderoso, mas de um coração imenso. Morris... Ah, Morris Quincey!! Que personagens fantásticos!
Apaixonada nessa leitura!

Hallana 04/12/2020

Uma ótima edição !
Gostei muito de ler esses clássicos que já vi tantas adaptações. A minha história favorita foi ?O médico e o Monstro? !