A Filha da Minha Melhor Amiga

A Filha da Minha Melhor Amiga Dorothy Koomson

Resenhas - A Filha da Minha Melhor Amiga

Vanessa Vieira 24/01/2012

A Filha da Minha Melhor Amiga_Dorothy Koomson
O livro A Filha da Minha Melhor Amiga, de Dorothy Koomson, nos conta a estória de Kamryn Matika, uma executiva bem-sucedida e independente. Apesar de sua vida profissional ser um verdadeiro sucesso, ela carrega uma profunda mágoa no peito: a dor de ter sido traída pelo seu ex-noivo, Nate, e sua melhor amiga, Adele.

Adele Brannon sempre teve grande consideração e carinho por Kam, mas em uma noite tempestuosa, acabou se envolvendo com Nate. O relacionamento deles não passou de uma noite, mas rendeu frutos: Adele teve uma filha, a doce Tegan.

Quando Kam ficou sabendo da traição pela própria Adele, tempos depois, rompeu o noivado e se afastou da amiga e de sua filha. Foi muito difícil e doloroso ser traída pelas duas pessoas que ela mais amava nesta vida, e ficar longe de Tegan, por quem ela nutria um afeto muito especial. Mas descobrir quem era o verdadeiro pai de Tegan foi um golpe cruel em seu coração.

Passam-se os anos e Kam canaliza toda a sua dor e solidão no trabalho, passando mais tempo no escritório do que em sua própria casa. Isso serve como válvula de escape para que ela não se veja presa ao passado. A sua surpresa é imensa quando recebe um recado urgente de Adele, a quem ela ignora por anos.

Por mais que ela fique relutante, resolve atender o pedido e visitar Adele. Adele está com leucemia, e tenta a todo custo o perdão de Kam. Ela não quer apenas se reconciliar com sua amiga, ela também precisa de um grande favor de Kam: que ela adote Tegan quando ela vier a falecer. Adele está conformada com a sua situação, mas o seu único temor é como será a vida de Tegan após a sua morte.

Ao contrário de Kam, que sempre recebeu amor e carinho de forma incondicional de sua família, Adele teve uma infância triste e frustrada ao lado de seu pai e madrasta, sofrendo violência física e emocional. Ela também nunca revelou a Nate que Tegan era sua filha, para não causar ainda mais transtornos para ele.

Ela pede, ou melhor, suplica, que Kam adote Tegan quando ela vier a falecer. Mas será que Kam conseguirá realmente perdoar Adele e assumir tão grande responsabilidade? Será que a amizade, o afeto e o bem-estar de uma inocente criança serão mais fortes do que a dor e a mágoa arraigados em seu peito? E os fantasmas do passado que insistem em assolar a sua mente?

Esse é o enredo de A Filha da Minha Melhor Amiga, um livro intrigante e repleto de sentimentos. A estória por si só, é polêmica e repleta de mágoa, dor, amizade, amor, e sobretudo, compaixão e perdão. Vislumbramos o ponto de vista tanto de Adele quanto o de Kam, entendendo os motivos e o dia-a-dia de cada uma das personagens.

Kam é perfeccionista e sempre que algo dá errado, culpa a si mesma. Esse tipo de comportamento não a ajuda e alimenta um complexo de inferioridade cada vez maior nela.

A tutela de Tegan não será fácil: a menina é loira de olhos claros e Kam é negra. Só o fato dela estar perto da garota já gera comentários maldosos e atitudes impensadas por parte de diversas pessoas. Achei essa parte muito bem trabalhada pela autora, abordando o preconceito e como as pessoas são hipócritas e egoístas quando querem assim o ser.

Um triângulo amoroso mexe ainda mais com a protagonista, que se vê presa em um turbilhão de sentimentos. Um livro sensível, tocante, com cenas dramáticas e de profunda reflexão. Vale a pena conferir!

Thamires Oliveira 21/12/2011

Linda história!
Uma história emocionante de perdão,superação e aprendizado. A cada página lida nos faz sentir mais vontade de ler e conhecer a história.

Ewelyn 15/10/2011

Maravilhoso!!
A filha da minha melhor amiga da Dorothy Koomson é composto por 383 paginas de pura emoçao!!!

Kamryn sofreu uma traiçao da sua melhor amiga, e não a via há mais dois anos, quando descobriu que sua melhor amiga estava morrendo!!

Adele acabou transando com o noivo da melhor amiga (Nate), não por ter tido um momento de paixao ou amor, mas por conseguencias da vida, acabou ficando grávida (sem a amiga saber de quem era a filha), e com isso acabou perdendo a melhor amiga!! Passado alguns anos, descobre que tem leucemia, e mesmo sem o contato, sabe e pede a amiga para que seja tutora legal de sua filha!!!

Graças a vários acontecimentos, Ryn (como Tegan gosta de chamar Kamryn) sabe que apesar do que houve no passado, nunca diria NÃO ao pedido de Adele, e com isso Tegan vai morar com ela!!

Um livro cheio de muitas emoçoes, com a volta de Nate a sua vida, e recomeço de sua vida com um novo relacionamento!!! O livro foi mais que perfeito!!! Emocionante do começo ao fim!!!

Apesar doas provações que tiveram que passar para ficarem juntos, achei que Ryn perdoou Luke muito fácil! Heheh...Poderia ter dificultado as coisas um pouquinho mais...heheh!!!

*Rô Bernas 03/10/2011

Muito bom, mas muito angustiante!
Ler esse livro foi meio que como um soco no estômago! É que no passado minha melhor amiga engravidou do meu namorado, mas a minha história parou aí.

Fiquei pensando o que eu faria se estivesse no lugar da Kamryn e simplesmente não sei. A história é tocante e por ter vivenciado algo parecido, foi muito angustiante pra mim ler este livro. Mas, é um livro emocionante e com personagens cativantes.

Tudo bem que teve momentos que eu tinha vontade de esganar Rym, mas ela estava vivenciando tantas emoções que eu me controlava rss

Muito bom!!!!

SARITA 08/08/2011

Chorei. Chorei. Chorei. E depois chorei de novo. E depois de novo. Enfim, chorei.

Há abordagens bem interessantes dentro desse livro, sobre a brevidade da vida, sobre preconceito racial, sobre classe social, sobre laços familiares, sobre agressões físicas e emocionais. É tanta coisa, aposto que não citei 20%.

É um livro que recomendo caso você queira desidratar.

Maria Faria 31/07/2011

É bom, mas poderia ser excelente
“A Filha da Minha Melhor Amiga” é um livro emocionante que fala de adoção e superação. Kamryn e Adele eram amigas inseparáveis até Kamryn descobrir que Adele a traiu com seu noivo e o resultado desta traição foi uma filha. A menina é Tegan que fica sob os cuidados de Kamryn após a morte de Adele. Mesmo sabendo que magoara muito sua amiga, após descobrir que a leucemia lhe tirara as esperanças, Adele não viu outra opção a não ser suplicar para que Kamryn cuidasse de Tegan. À medida que os fatos se desenrolam, é emocionante acompanhar a adaptação de Tegan à nova mãe e de Kamryn à nova vida. O livro é sublime ao evidenciar as dificuldades que cada uma enfrenta para encontrarem novamente a felicidade, mas diminui o valor emocional da história ao mostrar Kamryn como uma mulher muito fragilizada, insegura e indecisa com relação à sua vida afetiva. Luke aparece como chefe de Kamryn, mas com o tempo os dois se apaixonam e ele demonstra ser um excelente candidato a pai de Tegan. E quando Nate, o antigo noivo de Kamryn, reaparece na história, a autora passa a segurar o desenrolar dos fatos através da indecisão de Kamryn, mergulhando a narrativa numa infinita expectativa. Pode-se afirmar que o livro é um belo romance, com um tema interessante, mas que não conseguiu alcançar sua excelência por ter misturado um tema tão complexo como adoção a um clichê presente em chick lit.

Maria Faria 31/07/2011minha estante
Compartilho da mesma opinião e achei que a autora ficou enrolando demais, usou Nate como forma de alongar a história.

Cau :) 05/07/2011

Emocionante
No dia do seu aniversário, Kamryn recebe uma notícia inesperada: sua amiga Adele está morrendo. As duas não se viam há 2 anos, por conta de uma traição. No passado, Adele teve um caso com Nate, que na época era noivo de Kam, e ficou grávida de Tegan.

Mas a partir do reencontro das duas amigas no hospital, tudo começa a tomar um novo rumo.

Adele quer que a amiga adote sua filha, que está vivendo temporariamente com o avô, depois da sua morte. Logo Kamryn que jamais desejou ter filhos! Quando Kam vai atrás da menina, que por acaso é sua afilhada, e se dá conta dos maus tratos que ela vem sofrendo, sem pensar duas vezes a leva embora.

Com a morte de Del, Kamryn inicia o processo de adoção. Além de sofrer pela perda da amiga, ela também carrega a culpa de não ter dado à Adele a chance de se explicar antes de morrer, e de perdoá-la pelos erros do passado.

“Se eu tivesse sabido, poderia ter-lhe dito adeus apropriadamente. Poderia tê-la beijado e abraçado. Poderia ter-lhe dito quanto a amava. Eu não havia dito aquilo, havia? Nem uma vez sequer, ao longo dos nove dias anteriores eu disse que a amava. E não disse que a perdoava. Eu a perdoei? Não sei. Não quis falar sobre o passado, eu sei, mas eu a perdoei? Mesmo que não tenha perdoado, deveria ter dito que sim? Não deveria tê-la deixado em paz em relação àquilo também?” (pg. 79)

Além disso, ela precisa procurar Nate, o pai da garota e seu ex-noivo, para que ele abra mão dos direitos legais de paternidade e assim ela possa adotar Tegan.

As dificuldades que Kam enfrenta num processo de adoção interracial, somadas às mudanças em sua rotina e tentativas de readaptar sua vida à chegada dessa criança que agora a tem como sua nova mãe, levam o leitor a pensar em três coisas fundamentais que são tratadas no livro: amor, perdão e amizade.

Com a ajuda de Luke, Kamryn e Tegan vão se conhecendo, criando laços, e construindo uma linda família que surge não pelos laços de sangue, mas por amor.

Nadz 17/10/2011minha estante
Você me deixou curiosissima para ler este livro... que eu nunca tinha ouvido falar!!!! òtima resenha!

Robélia 26/11/2011minha estante
Cau, comecei a ler o livro. E depois de ler a resenha que você fez estou bem animada com a leitura.
Beijos!

Tiffannyk 14/03/2011

A Filha da Minha Melhor Amiga - Dorothy Koomson
Eu li o livro já faz algum tempo, coisa de meses, me interessei a ler por causa do título e da arte da capa, eu não havia lido nem a sinopse para ser sincera. Ele ficou aqui parado por um tempo até que numa madrugada dessas sem o que fazer eu parei para folea-lo e me apaixonei, fiquei a noite inteira acordada absorvida nos primeiros 7 capítulos.

Dorothy Koomson começou a escrever com 13 anos, um romance de nome “There’s A Thin Line Between Love And Hate”, ela costumava escrever um capítulo todas as noites que circulava entre suas amigas de escola na manhã seguinte. Cresceu e se formou em Londres, onde também conseguiu sua primeira chance na carreira de escritora. Seu terceiro livro foi “A filha da minha melhor amiga” que vendeu 90 mil exemplares no Reino Unido em poucas semanas. Um pouco mais de 2 meses depois o livro foi selecionado para a Richard & Judy Summer Reads Book Club e as vendas do livro aumentaram tanto que ele foi traduzido para várias línguas.
O livro trata de uma relação de amizade muito forte, que se transforma de uma hora para outra por causa de uma banal traição. Por causa dessa traição a vida de Kamryn, sua melhor amiga, Adele e a filha Tegan, e o noivo de Kam, Nate, mudam drasticamente.

A tragédia de Adele e o destino de Tegan unem os personagens novamente, cada um com sua carga de culpa e rancor o que torna essa reaproximação ainda mais difícil. Pra piorar a morte paira entre os personagens causando ainda mais dor e culpa.

A história não tem um enredo simples e foi muito bem escrita. Tudo no livro é bem forte e emocional, mas a sensibilidade de Dorothy é incrível. Kam começa como uma moça não tão bonita, negra, acima do peso e inteligente, um conjunto de coisas que a torna distante e até anti-social. A amizade de Adele e o amor de Nate fazem à personagem crescer, assim como os erros que encadeiam a trama do livro.

Quando tudo parece estar se ajustando na vida de Kam, ela recebe um chamado da ex – melhor amiga. Um pouco desconfiada e amarga ela atende e acaba descobrindo que Adele esta no seu leito de morte e que tem planos para passar a guarda da garotinha para ela. Só que Kam mora num apartamento de solteira é uma workholic, se isso não fosse dificuldade suficientes, a adoção ainda envolve a interacialidade.

O livro vai se desenvolvendo com base na adoção e na nova rotina de Kam. As coisas vão acontecendo de forma tão natural, real e espontânea que você se sente na pele de Kamryn. Com certeza “A filha da minha melhor amiga” é um romance incrível, e tem tudo na medida certa, além de ter uma mensagem e conclusão incrível. Eu gostei do começo ao fim sem exceção.

O que ficou pra mim desse livro é que as escolhas são partes da vida, e por mais que às vezes elas sejam difíceis e que o futuro se mostre incerto, devemos sempre optar por aquilo que nosso instinto diz. A amizade é muito importante, nós temos um tempo curto demais e às vezes só precisamos ser menos radicais. E é exatamente isso que Kamryn passa durante o livro, ela toma escolhas movidas pela raiva e o rancor, não tem tempo de voltar a atrás, sente a culpa, é arrastada para um turbilhão parecido e sabe perdoar.

mile47 24/01/2011

Tegan e Mamãe Rym!
um livro especial que me tocou profundamente, toda mulher ou homem idenpendente tem que ler esse livro. Trabalho não é tudo. Se apaixonar, construir uma familia que é!
Tiga é tão fofa, *-* ameeei demais
koomson é demais.

AnnGominho 23/12/2010

Kamryn é uma mulher com certos traumas de infância - por sofrer Bullying - quando freqüentava o colégio. Sem pouco auto-estima, fingia-se de durona para ninguém descobrir seu lado fraco. Assim, em seu primeiro ano de faculdade conhece Adele, outra garota com problemas perturbadores em casa e ambas acabam se tornando melhores amigas. Porém, um erro de Adele faz com que as duas briguem e passem dois anos sem se falar. Kamryn não queria nem saber da ex-melhor amiga até receber um cartão nem um pouco feliz no dia de seu aniversário.

A partir desse cartão, Kamryn, tem certeza absoluta que sua vida focada no trabalho não irá mais existir quando retornar para casa. Adele tem leucemia, e já se encontra em seu estado terminal, porém, sua unica preocupação é sua filha de cinco anos, Tegan. O problema é que Kamryn nunca quis ter filhos, e agora, está sendo imposta pela ex-melhor amiga a ficar com a criança. Ter Adele em estado tão debilitado, e a afilhada recebendo maus tratos na casa dos avós, Kamryn nem pensa duas vezes e inicia o processo de adoção. Mesmo sabendo que para isso acontecer legalmente terá que entrar em contato com o pai da menina, por sinal, seu ex-noivo, Nathanel Turner, e relembrar o motivo de brigar com sua amiga há dois anos.

A morte da amiga trás um baque a sua vida, por vezes Kamryn acredita que não dará conta de cuidar de uma criança. Ao voltar para casa, descobre que seu chefe e grande amigo irá embora da empresa, e o cargo que deveria ser seu, passa para um empreendedor Luke, que não vai com sua cara, mas ao que parece torna-se melhor amigo de Tegan, obrigando-a a concordar com sua presença em suas vidas.

Um livro emocionante, que retrata a amizade de duas mulheres separadas por um erro, mas unidas pelo resultado desse mesmo erro. Sobre o antigo amor destruído de forma brusca, e o inicio de um novo, através do amor por uma criança. Simplesmente perfeito! Recomendo!

Helena 17/11/2010

Nossa, tenho quase total certeza de que esse é um dos melhores livros que eu já li, se não for o melhor! É uma mistura de sentimentos, como amor, raiva, compreensão e o perdão. Tem até cenas cômicas. É um ÓTIMO livro ! Com muita certeza, valeu totalmente a pena, porque com essa história, você aprende que deve perdoar, e que o tempo de vida é curto, mas sempre deve seguir em frente. Eu amei. *-*

Lucy 25/05/2011minha estante
Este livro é simplesmente inesquecível!

Gigi Vergetti 06/09/2010

Quando li a sinopse desse livro me chamou logo a atenção e confesso a historia é tão boa, ou melhor do que eu imaginava. Toda a questão de amizade e perdão envolvida, e tudo por causa de um bem maior. E todo a aprendizado diario dos personagens, as superações. A história é linda e comovente.

Nessa Gagliardi 23/06/2010

Nos últimos tempos, poucos foram os livros que me fizeram chorar.
"A Filha da Minha Melhor Amiga" foi, definitivamente, o que conseguiu isso com mais rapidez e frequência durante sua leitura.

A história é linda! Eu AMEI esse livro!

A escritora não é um gênio, a história não é super original, mas todo o mix dramático, todas as dúvidas de Kamryn, a situação inimaginável de Adele e as incertezas de Tegan fizeram dessa leitura algo super marcante para mim.
Se eu fazia as unhas lendo o livro, precisava me segurar e disfarçar para não chorar. O mesmo acontecia no ônibus, no metrô e onde quer que eu tivesse. Tomei o cuidado de ler as últimas páginas em casa mesmo para minha cachoeira de lágrimas não incomodar ninguém.

Estou completamente apaixonada pela história. Quero mais da Koomson!

Dri Ornellas 09/06/2010

O livro A filha da minha melhor amiga, de Dorothy Koomson, conta a história de Kamryn Matika, uma mulher que após sofrer uma grande decepção no passado, reencontra sua melhor amiga em estado terminal de câncer, Adele, que a pede que seja a tutora legal de sua filha ,Tegan quando morrer, pois não quer que a menina fique com o avô que já maltratara Adele quando pequena.

Mesmo hesitante, Ryn, como a menina a chama, aceita, sem saber ao certo o que fazer, além das novidades e tormentos da nova experiência de criar uma criança, Ryn tem que lidar com os traumas de seu passado e os problemas em seu trabalho.

O livro é sensível e verossímil, parecendo muito com a nossa vida. Ryn é uma mulher com a auto-estima muito baixa causada por bullying na época da escola, por conta disso, ela se protege através de uma aparência de determinação e indiferença, porém não é tão durona quanto tenta mostrar. Além de ter que enfrentar a morte da melhor amiga, criar uma criança, ela terá que encarar seus medos quando ficar dividida entre um amor do passado e outro do presente.

A história é bem conhecida de leitoras: quem não conhece a história da mulher que tem a vida toda acertada e de repente uma criança cai em sua vida e ela tem que aprender a lidar com todas as situações que não havia escolhido para si? Sim, A filha da minha melhor amiga trata disso. Mas tem um pouco mais. Primeiro a protagonista é negra. Mas em nenhum momento do livro isso é usado como panfletagem para alguma denúncia ou revolta. Adorei ler um livro com uma protagonista negra e isso não ser um elemento essencial da história, um fio condutor. Ela era apenas uma mulher. Nada mais. Branca, negra, amarela, azul, verde que seja... a história acontece para todas. Isso foi um ponto muito positivo para a autora.

Ryn também não é uma protagonista com o charme comum a personagens femininas: ela não é estabanada, nem distraída, nem coisas do tipo. Ela é centrada, não quer filhos, não acredita no amor, não tem ilusões, apesar de ter vindo de uma família completamente normal. Adele, sua melhor amiga, já é seu avesso: espontânea, romântica, bonita e loira e ela, sim, teve problemas na família.

Na história, os personagens não são perfeitos, todos erram, e tem que conviver com seus erros. Eles são fatos. E nem sempre eles tomam a atitude certa, precisam errar e ponderar sobre sua decisão. Esse é o ponto mais positivo do livro.

Leia mais no blog A menina do fim da rua (http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/)