O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O Jardim Secreto

Carina 13/12/2023

Levinha e gostosa
Esse é um livro muito bem escrito e com uma história deliciosa de se ler. Pessoalmente, achei bem infanto juvenil, mas no bom sentido.
A magia, a esperança, a diversão e as reflexões são leves e profundas ao mesmo tempo. Sem dúvida, uma bela história.

Beta Oliveira 09/12/2023

"Dona Mary, toda ao contrário"!

Mary era uma garota ignorada pelos pais, até que uma tragédia a deixou órfã. E ela teve que se mudar da Índia, onde morava para viver com o tio. ir para uma mansão isolada no interior da Inglaterra, cheia de regras, mistérios e coisas que não faziam sentido.

Até que ela soube da existência de um jardim, mantido em segredo. E ela abraçou o desafio de procurar por este local, sem imaginar como isso se tornaria um divisor de águas na vida dela e de todos em Misselthwaite Manor.

O interessante é perceber como o local é a metáfora do florescer de Mary, como ela deixou de ser “toda ao contrário” e se descontraiu. Como que ela deixou de enxergar o mundo a partir da dor do abandono sentimental dos pais e aprendendo a brincar, a se sujar, a enfrentar as situações e finalmente sendo uma se criança como outra qualquer.

É um livro lindo, sem ser idealizado e cor de rosa. Ele parte da dor para mostrar que a vida continua, que temos fases como as estações do ano. Ao aprender com isso, e compartilhar o que sabe, a gente pode se tornar cada vez melhor.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://literaturademulherzinha.com.br/2023/09/23/o-jardim-secreto-frances-hodgson-burnett-cap-1923/

lczmbj 09/12/2023

O jardim secreto
Eu amei esse livro, gostei muito. Foi leitura da escola, mas me surpreendeu! Me prendeu do início ao fim,os personagens são muito legais, livro bem levinho, bom de ler. Eu recomendo muito, vale a pena!!
bubuletta 19/12/2023minha estante
Peguei o livro pra ler porque está na lista de livros lidos pela Matilda, aquela da sessão da tarde. Eu adorei experiencia de fingir que a Matilda é real de novo, sendo eu mais crescidinha hahaha, pensar nela lendo esse livro o quanto deve ter ajudado ela, eu amei. Acabou que deu no novo brilho pro livro essa minha brincadeira

Isaaa! 08/12/2023

Amei mas é cansativo
Eu adorei esse livro, ele se tornou o meu favorito. Amo como ele realmente representa bem crianças machucadas, a criança realmente tem que ser uma criança e não ser acelerada para se tornar a frustração de adultos, porém o livro tem um grande problema de ser puxado, a leitura cansa muito e muitas vezes te faz querer desistir. Amei porém me fez ter ressaca literária depois.

Monalisa_da_vinci 08/12/2023

A narrativa escrita por Frances Hodgson Burnett é delicada e emocionante, repleta de descrições detalhadas e personagens cativantes. A autora utiliza uma linguagem poética e envolvente, transportando o leitor para a atmosfera mágica e rejuvenescedora do jardim.

O livro aborda temas como superação, amizade e amor, mostrando o quanto a natureza e a conexão com outras pessoas podem transformar vidas. A trama é envolvente, com reviravoltas que mantêm o leitor atento e emocionado.

"O Jardim Secreto" é uma leitura que encanta todas as idades, com uma mensagem de esperança e redenção que ressoa profundamente. Recomendaria este livro a qualquer pessoa que aprecie uma boa história sobre crescimento pessoal e descobertas, enraizada na beleza da natureza e da amizade.?

lulu191 07/12/2023

Que livro lindo e gostosinho de ler!! super indico pra quem tá atrás de um estilo clássico mas acessível! lindo lindo lindo

Samy 04/12/2023

Leitura quase com gosto de infância
Li pela recordação do filme de 1993 que me encantou muito na época. Era belíssimo, quase poético (para meus olhos de criança).
O livro, confesso, não causou este efeito.
A ideia de duas crianças que evoluem e se libertam de suas amarguras através da natureza é tocante, e sim, há momentos belíssimos e até mágicos, porém achei a narrativa cansativa e os personagens um tanto caricatos (principalmente os pobres). Eu sei do contexto, porém o preconceito é muito evidente e incomoda.
Sim, me incomodou tb

A Leitora Compulsiva 03/12/2023

Un livro que cura lentamente...
AVALIAÇÃO: ?????

Não sei o momento que parei e pensei: poxa, esse livro me faz um bem inestimável.

Mas deve ter sido a meio da leitura. Ou até mesmo no final. Não sei.

Uma coisa sobre literatura infantil: ela pode SEMPRE te enganar. Você quase sempre abre o livro achando que vai contar uma história bobinha. Mas acontece que os maiores ensinamentos que encontrei em livros, boa parte, veio de livros infantis. E este em especial é o tipo de livro infantil que atinge os adultos.

Nós acompanhamos a evolução de duas crianças que eram fracas, doentes e irritadiças para um estado total de melhora e rejuvenescimento com a ajuda da natureza, principalmente, como força-mãe de toda a narrativa.

E o ponto da autora foi justamente esse: o quanto estamos conectados com a natureza e o quanto nossas emoções são influenciadas por ela. Enquanto habitavam uma casa grande, vazia e triste, Colin e Mary foram crianças totalmente infelizes. A própria casa refletia o interior deles: sombria, escura, com animais tenebrosos rastejando nos cômodos velhos. Nem as plantas cresciam: eram mortas.

Mas quando foram melhorando e se tornando menos irritadiços, a constante exposição das crianças ao jardim as melhorou. E não demorou muito para que a própria casa onde estavam, os funcionários e o dono, sentissem as melhoras: ambientes escuros forma expostos à luz; um senso de limpeza varreu os cômodos e uma nova união alegrou a todos:

?Um sorriso foi se abrindo lentamente, e o velho jardineiro, de súbito, parecia outra pessoa. Mary pensou no quanto um sorriso pode transformar a aparência de alguém. Nunca tinha pensado nisso antes.?

E a autora também reserva um comentário especial sobre pensamentos, reforçando a necessidade de nos atentarmos para as coisas que entram em nossa mente, pois, na visão dela, todas essas coisas influenciam diretamente na nossa saúde como um todo:

?Permitir que um pensamento triste ou sombrio entre na cabeça é tão perigoso quanto deixar o germe da escarlatina penetrar no corpo. Se a gente o deixa ficar depois que ele entra, corre o risco de nunca mais se livrar dele pelo resto da vida.?

Também foi magnífico perceber as mudanças de estação dentro do livro, representando a evolução lenta dos personagens

Mary é uma criança que sai da Índia no pleno auge do verão, sofrendo todos os efeitos negativos do local. Se muda para a Inglaterra e é confrontada com um inverno e outono rigorosos, o inverno acompanhando o temperamento frio, melancólico e distante que ela tinha; o outono trazendo uma época de descobertas e mudança sutil de personalidade, para uma criança já mais aberta e exploradora, mas ainda reservada; e quando a primavera entra, todos eles já evoluíram: agora estão fortes, saudáveis e já amadurecidos.

Foi uma aventura emocionante, não pude dar menos que 5 estrelas. Não é um livro que contém adrenalina e aventuras como em livros de fantasia, e tem uma composição mais lenta, mais parada, com o objetivo de reflexão tranquila.

E justamente por isso, meu favorito. Amo livros que trazem essa inspiração calma, essa reflexão mais meditativa.

Vale a pena se aventurar em O Jardim Secreto se você gosta de uma literatura mais tranquila, com uma conexão completa com a natureza e se você quiser testemunhar o passar lento das estações do ano como símbolo de evolução pessoal. O tipo de livro pra ler num tempo chuvoso, com o som da chuva como guia para um rito de passagem ao mundo apresentado no livro. Não tem como se arrepender. E claro, aproveito pra deixar mais uma frase desse livro magnífico:

?Às vezes, quando estou no jardim, eu olho para o alto e vejo o céu por entre as árvores, e então tenho um estranho sentimento de felicidade, como se alguma coisa estivesse empurrando e brotando dentro do meu peito e me fazendo respirar mais rápido. (...) O coração fica em silêncio diante do estranho e imutável esplendor do nascer do sol, que vem acontecendo todas as manhãs há milhares e milhares de anos.?
Núbia Cortinhas 16/12/2023minha estante
Uauuu! Que resenha linda!! Parabéns, arrasouuu!!

A Leitora Compulsiva 16/12/2023minha estante
Olha só quem diz! Obrigada minha rainhaaaa ???

bubuletta 19/12/2023minha estante
Errado é o adulto que esquece que não é só criança que precisa de um conto de fadas. Seu texto foi tudo o que senti lendo o livro e também me fez lembrar de uma frase do C.S. Lewis: "Um dia você será velho o bastante para voltar a ler contos de fadas."

A Leitora Compulsiva 19/12/2023minha estante
Exatamente, bubuletta: a criança interior em nós nunca morreu, só está adormecida. Nos cabe acordá-la em alguns momentos!

A minha ficou muito maís que contente com esse livro ?

E o C. S. Lewis é outro contador de histórias ESPETACULAR!

Cardan0 02/12/2023

Nada do que eu esperava
Comecei esse livro por achar se tratar de uma história de fantasia cheia de fadas e coisas do tipo dentro de um jardim, mas não é nada disso e mesmo tendo quebrado minhas expectativas no início, eu amei o livro.

A protagonista brincando sozinha por aí me fez lembrar muito da minha infância, pois eu sempre passava as férias escolares nas casas dos meus tios e eles não tem filhos. E isso fez com que eu simpatizase com ela.

Eu também gostei muito da dinâmica dela com o primo, a ideia de juntar duas crianças mimadas e birrentas e fazerem elas evoluírem juntas foi muito boa.

Annelyse Magalhães 30/11/2023

O jardim secreto
Bom, eu sempre ouvi que esse livro era chato, mas sinceramente foi incrível no começo não estava contando muito, e preciso dizer que é meio cansativo porque tem muitas descrições, mas este livro virou um dos meus favoritos de verdade. Porfavor, deem uma chance para ele.

Jessica Moraes 29/11/2023

Me surpreendi com essa historia, não dava nada por ela;
li muito rápido e não só por ser fluido, uma escrita boa, mas sim por querer saber como ia terminar, o que aconteceria de fato com cada um.
Tirei meia estrela porque queria mais algumas interações, pretendo reler em outra edição para ver se não foi cortado da que eu li (TriCaju);

Rayane.Bahiense 27/11/2023

Super Nanny vem cá
É muita criança sem educação por metro quadrado assim não dá (são duas, o que já é demais)!

Queria ler mais um clássico, mas esse não me pegou tanto. É nostálgico quando associo ao filme da sessão da tarde que eu vi quando criança, mas fiquei num embate entre uns trechos idealizadores e até racistas. Claro que tem toda uma questão de quando foi feito, mas é incômodo até assim né kkkkKk

É um livro infantil, levinho de ler, só não me pegou muito mesmo.

isa godoi 25/11/2023

Foi uma releitura. A história é bem fofa, por conter crianças no seu processo de descoberta como protagonistas do enredo, por apresentar elementos da natureza também como essenciais para a construção de todo o universo da mansão Misselthwaite.
O que me encantou e me deixou curiosa para pesquisar mais, foi o potencial curativo da relação homem x natureza. Fiquei pensando em vivências pessoais e também em um episódio de podcast chamado A face experiencial da Gestalt-terapia, do canal Gestalt Paraná, que convergem no poder de cura/melhora/desenvolvimento saudável por meio da movimentação do corpo e do uso dos diferentes sentidos como forma de autoconhecimento e saúde.

Chana.Deon 24/11/2023

Gostei
Gostei, essa é o tipo de história que aquece o coração ver como a amizade entre crianças é tão simples e bonita.