Uma vida interrompida

Uma vida interrompida Alice Sebold

Resenhas - Uma Vida Interrompida

Maria.Fatima 08/04/2024

A leitura mais dificil do ano, demorei um pouco para concluir a leitura, pois tinha que parar para poder respirar, só não dou 5 estrelas polo fato do assacino não ser capturado

saasbe 24/02/2024

Aqueles pequenos casos onde o filme é melhor
Demorei anos pra ler esse livro porquê tinha muita expectativa em cima. Por ver recomendações onde as pessoas diziam que o livro era mais pesado e mais detalhado achei que ia ser uma leitura que me afetaria bastante já que sou bem emotiva mas tenho que dizer, me decepcionei.

O livro tem uma narrativa muito confusa?muitas vezes me peguei tendo que reler parágrafo pra conseguir entender. Isso afetou demais minha experiência porquê achei uma leitura muito conturbada.

Sinceramente eu odeio me frustrar mesmo que faça parte da vida se decepcionar quando criamos expectativas. Sinto que foi uma perda de tempo.

Agora sobre a adaptação para os cinemas, o filme não tem nenhum defeito e sinto que ele conseguiu colocar tudo de mais importante sem deixar cansativo (uma coisa que o livro peca bastante, ele se estende muito)

Geralmente é difícil dizer que um filme conseguiu sobressair a obra literária mas nesse caso oque o filme tem de bom o livro tem de ruim.

Luiza1199 18/02/2024

No início eu estava muito esperançosa, animada com a pegada policial, mas com o decorrer, a leitura foi se tornando entediante.. Na minha opinião, a história não foi muito bem tramada. Todavia, é uma boa leitura.

badassy 05/01/2024

Perfeito e emocionante (do começo ao fim)
Eu literalmente tremi ao ler os últimos 10% do livro. sem palavras. um livro maravilhoso que fala sobre perda, luto e aceitação. mdss. talvez revolte pela falta de justiça, mas oq a autora falou, que escreveu esse livro (baseado em uma experiência sua com abuso sexual) não em busca de justiça mas sim fe vingança e oq um pai pode fazer por seu filho é a melhor mensagem que um livro poderia passar. absolutamente incrível.

Paula 29/12/2023

O final poderia ser melhor
A história é boa comove mas ao decorrer se desgasta o fim poderia ter sido melhor não a solução de nada um final aberto demais

Caroline 20/11/2023

Uma Vida Interrompida - Alice Sebold
Já tinha assistido o filme, que por sinal é muito bom, mas como na maioria das vezes, o livro consegue ser ainda melhor. É um livro sensacional, possui muito mais detalhes do que no filme, você conhece os personagens e as suas histórias bem mais a fundo, dá para sentir a emoção de cada um. O crescimento e o amadurecimento da personagem principal também é bem perceptível. A escrita é excelente, realmente muito boa. Porém, achei algumas partes desnecessárias para a história, o que acabou tornando o livro mais extenso e menos atrativo e cativante, poderia ser um livro com menos páginas. É bem detalhista e muitíssimo completo, retrata muito bem sobre como ficou a vida dos personagens depois da morte da protagonista. Para resumir, é um livro muito tocante, emocionante, com uma linda história e trajetória, recomendo muito. Uma das histórias mais bem contadas e escritas que eu já vi e li, derramei até uma lágrima quando terminei.

Patti Spissoto 17/11/2023

Não acredito, então não curti
Eu não acredito em vida após a morte, então pra mim foi difícil de aceitar. A parte da superação da família foi o que me fez continuar lendo o livro...

laiane.caio 15/11/2023

O mundo sem você
Me interessei pelo livro porque The Lovely Bones é um dos meus filmes favoritos, que já assisti incontáveis vezes. O livro não deixa a desejar, fornece detalhes que o filme não abrange, mas eu queria ainda mais, queria saber mais sobre os outras meninas mortas e etc. É um livro bem profundo, sensível, descreve muito bem alguns sentimentos, você consegue ver os personagens nitidamente, humanos. Você se questiona sobre a vida, sobre a morte e sobre o mundo sem você, Muito bom!

MarAlia63 05/11/2023

Tão doce e tão cruel.
A história você provavelmente já conhece, o filme ?Um Olhar do Paraíso? foi inspirado nessa belezinha.
O livre mexe demaais, a gente sofre com o assassinato, sofre em ver a família se desestruturar totalmente, sofre esperando a justiça? é um sofrimento sem fim.
Uma leitura sensível separada entre a morte de Susan e a vida da família.
Gostei muito do que li. Só fiquei frustrada com o encontro final com o Ray, achei total desnecessário e invasivo.

May 10/10/2023

Como chorei
O filme não faz jus a essa obra!
Como eu chorei, como me senti triste a tudo que aconteceu a família salmon.
A irmã coitada, carregando um peso que não era dela.
Queria que o final daquele 🤬 #$%!& fosse mais cruel, a morte foi muito fácil pra ele.
Mas entendo que não existia tecnologia e recursos pra provar que ele era culpado.

Caroline 20/11/2023minha estante
mas vc deu 4 estrelas mulher kkkkkkk

Lacrimosa 20/11/2023minha estante
3,5 mulher

Vanêssa 16/09/2023

Incrível
? Essa menininha já deve estar crescida ? disse ela. Quase. Não exatamente. Desejo a todos vocês uma vida longa e feliz."

Cida Zientarski 03/04/2023

LIVRO SOBRE ASSUNTOS FORTES
"Uma Vida Interrompida" é luminosos e surpreendente, um romance que constrói, a partir da dor, a mais esperançosa das histórias. Pelas mãos de uma brilhante nova escritora, essa história sobre a pior coisa que uma família pode enfrentar é transformada em um romance cheio de suspense, e até engraçado, sobre o amor, a memória, a alegria, o céu e a cura.

Quem nunca desejou poder saber o que aconteceria com os seus familiares, amigos e conhecidos após a sua morte? Esta é a abordagem do livro "Uma Vida Interrompida", escrito por Alice Sebold, no qual uma adolescente narra o seu assassinato e os desdobramentos do seu fim no dia-a-dia dos que continuaram vivendo.

Após a morte, a jovem Susie Salmon foi para um local onde era possível acompanhar o que estava acontecendo na Terra. Indagações e revoltas inundavam o pensamento da adolescência que questionava o por quê de ter sido assassinada e desejava que o seu assassino fosse preso.

Mesmo sendo alertada por uma de suas colegas do outro plano, Franny, uma espécie de tutora, sobre a necessidade de deixar os vivos para que eles seguissem em frente com suas vidas, Susie não está pronta para deixar sua antiga existência para trás e isto acaba afetando algumas pessoas, como o pai da menina.

Uma série de eventos acontece dentro da casa da menina após a sua partida. O irmão mais novo finalmente sabe que sua irmã está morta após questionar insistentemente; a irmã precisa conviver com a morte como se fosse um espelho de Susie, quando tudo o que é busca é tentar se controlar diante de toda aquela situação; a mãe perde a vontade de viver e passa a sentir uma vontade de se desligar do mundo, dos filhos, do marido; o pai não descansa enquanto não consegue culpar um vizinho estranho pela morte da filha e a avó começa a se fazer mais presente na casa da família.

A obsessão do pai pelo vizinho é visto pela polícia como a necessidade de culpar alguém, e o mesmo não é levado a sério, tendo se tornado motivo de incômodo e piadas na delegacia. Cansado da falta de investigação da polícia, o pai de Susie decide fazer justiça com as próprias mãos quando vê alguém com lanterna no milharal do vizinho. O homem é surpreendido por uma das ex melhores amigas da filha, Clarissa, e o namorado que agride o pai de Susie para defender a garota assustada, aumentando ainda mais a fama de louco do Sr. Salmon.

Desde a agressão do pai, a vida da família Salmon virou de cabeça para baixo. A mãe foge para outra cidade, em busca de uma vida que sempre desejou ter; o pai convive com a solidão; o irmão mais novo enfrenta o peso de uma perda que deixou marcas e a irmã da garota se torna o alicerce da família.

Anos se passaram sem respostas sobre o assassinato de Susie. Mais do que acompanhar a incapacidade de aceitar a sua morte e a necessidade que a menina sentia de retornar à vida ou se fazer presente na vida dos familiares e pessoas que conhecia, Susie Salmon percebeu que aquele acontecimento serviu para formar conexões entre os que continuavam na Terra. Depois de algum tempo, todos conseguiram se desprender do passado, mas sem se esquecerem totalmente da adolescente que tinha marcado tanto a vida dos outros sem nem mesmo perceber.

Bruna 16/02/2023

'Meu nome é Susie - sussurrei - e meu sobrenome é Salmon, como o peixe'.
Eu demorei para ler esse livro. Comecei em 2016 e simplesmente parei. Agora em 2023, peguei ele para ler e não consegui parar mais, eu acabei devorando ele em pouquíssimo tempo. A escrita da Alice Sebold, tão cheia de detalhes e intimista, somada ao fato deste livro ter tido uma adaptação cinematográfica que é a minha favorita da vida (Um Olhar do Paraíso), fizeram eu entrar de cabeça nessa leitura, que agora findada, considero também minha favorita (2º lugar).

A cada capítulo, cada acontecimento, um sentimento diferente. Eu fiquei imensamente triste, com raiva, mas também fiquei emocionada, animada e feliz. Essa é uma história densa, pesada, que diz muito sobre como a vida é frágil, como tudo pode vir abaixo tão facilmente - e não somente para a vítima - mas para todos que estão ao seu redor.

Durante a leitura, eu tinha lembranças do filme, de algumas frases e acontecimentos. Achei que a adaptação foi bem fiel e isso fez eu curtir ainda mais o trabalho do Peter Jackson. É claro que houve uma ou outra diferença, mas que na minha opinião, deixaram o filme com uma pegada mais leve, com um certo grau de delicadeza (o que não é ruim, eu particularmente gostei - e sempre irei levar no meu coração, a cena da Susie e do Ray na cabana).

Outro ponto marcante, para mim, é o bilhete que o Ray deixou para Susie, com o trecho de Otelo. Não encontrei no livro, mas deixarei a versão do filme aqui:

'Se eu tivesse somente uma hora de amor
Se fosse a única coisa que eu teria,
Uma hora de amor
Nesta terra,
Meu amor então eu te daria'.

Lindamente... triste.