Uma Vida Interrompida

Uma Vida Interrompida Alice Sebold

Resenhas - Uma Vida Interrompida

Michael 30/12/2010

Crescemos achando que vamos sempre ter tempo para fazer tudo que planejamos: o primeiro beijo, perder a virgindade, ir para a faculdade, casar e etc. Crescemos achando que sempre teremos tempo para desfrutar ao lado daqueles que amamos. E crescemos ignorando o fato que, fatalmente, estamos envelhecendo e a cada dia estamos mais perto da morte.
Susie Salmon descobre que não é bem assim. Susie descobre que, apesar de ter experimentado o primeiro beijo, ela não experimentará o segundo. Ela descobre que não irá para a faculdade (aliás, nem irá concluir o colegial). Ela descobre que não irá desfrutar de todo tempo do mundo com a família que ama, e descobre, acima de tudo, que não irá envelhecer como todos acham. Ela descobre que ficará parada no tempo, como uma menina de 14 anos. E ela descobre tudo isso após ser estuprada e brutalmente assassinada por seu vizinho.
Após o horrendo acontecimento, Susie passa a ser, a partir do céu, espectadora da vida que deixara para trás: a família atormentada, os amigos chocados, um potencial primeiro amor, o assassino tentando encobrir todas as pistas.
A autora usa uma linguagem única, na qual realmente temos a impressão que é uma menina de quatorze anos que nos conta a história: a narrativa, embora muito bem elaborada, não possui uma forma linear. Conforme vai se lembrando de fatos, Susie vai nos contando, levando nos inesperadamente do presente para o passado, mas sempre amarrando os fatos de forma eficaz e construindo uma narrativa muito atraente.
O personagem mais interessante da história, além da própria Susie, é seu pai Jack. Ele é o mais afetado pela morte da garota, e passa a zelar pelos filhos que lhe resta com grande dedicação enquanto se perde na memória da filha assassinada.
Cheia de beleza e passagens realmente emocionantes (cada encontro que Susie tem em seu céu é um convite à emoção), a autora Alice Sebold constrói uma fábula sobre morte, vida, amor, tristeza e aceitação. Vale cada segundo!

julia 02/01/2023

Incrivelmente doloroso
"Meu sobrenome era Salmão,igual o peixe;meu primeiro nome era Susie. Eu tinha 14 anos quando fui assassinada no dia 6 de dezembro de 1973" MEU DEUS! Não teve uma página que não tenha me dado uma profunda vontade de chorar,com tudo que aconteceu após a morte da Susie. Esse livro tem gatilhos terríveis que é muito difícil de ler,mas foi uma leitura e me deixou ainda mais curiosa para saber como seria a vida de todos após a morte. O final me deixou decepcionada com aquele final do Sr.Harvey pois ele merecia um fim mais doloroso,mas foi realista com fatos que acontecem no cotidiano.
Lali 02/01/2023minha estante
Não consegui nem terminar o filme, imagina o livro, dorrr e dorrr

Cida Zientarski 03/04/2023

LIVRO SOBRE ASSUNTOS FORTES
"Uma Vida Interrompida" é luminosos e surpreendente, um romance que constrói, a partir da dor, a mais esperançosa das histórias. Pelas mãos de uma brilhante nova escritora, essa história sobre a pior coisa que uma família pode enfrentar é transformada em um romance cheio de suspense, e até engraçado, sobre o amor, a memória, a alegria, o céu e a cura.

Quem nunca desejou poder saber o que aconteceria com os seus familiares, amigos e conhecidos após a sua morte? Esta é a abordagem do livro "Uma Vida Interrompida", escrito por Alice Sebold, no qual uma adolescente narra o seu assassinato e os desdobramentos do seu fim no dia-a-dia dos que continuaram vivendo.

Após a morte, a jovem Susie Salmon foi para um local onde era possível acompanhar o que estava acontecendo na Terra. Indagações e revoltas inundavam o pensamento da adolescência que questionava o por quê de ter sido assassinada e desejava que o seu assassino fosse preso.

Mesmo sendo alertada por uma de suas colegas do outro plano, Franny, uma espécie de tutora, sobre a necessidade de deixar os vivos para que eles seguissem em frente com suas vidas, Susie não está pronta para deixar sua antiga existência para trás e isto acaba afetando algumas pessoas, como o pai da menina.

Uma série de eventos acontece dentro da casa da menina após a sua partida. O irmão mais novo finalmente sabe que sua irmã está morta após questionar insistentemente; a irmã precisa conviver com a morte como se fosse um espelho de Susie, quando tudo o que é busca é tentar se controlar diante de toda aquela situação; a mãe perde a vontade de viver e passa a sentir uma vontade de se desligar do mundo, dos filhos, do marido; o pai não descansa enquanto não consegue culpar um vizinho estranho pela morte da filha e a avó começa a se fazer mais presente na casa da família.

A obsessão do pai pelo vizinho é visto pela polícia como a necessidade de culpar alguém, e o mesmo não é levado a sério, tendo se tornado motivo de incômodo e piadas na delegacia. Cansado da falta de investigação da polícia, o pai de Susie decide fazer justiça com as próprias mãos quando vê alguém com lanterna no milharal do vizinho. O homem é surpreendido por uma das ex melhores amigas da filha, Clarissa, e o namorado que agride o pai de Susie para defender a garota assustada, aumentando ainda mais a fama de louco do Sr. Salmon.

Desde a agressão do pai, a vida da família Salmon virou de cabeça para baixo. A mãe foge para outra cidade, em busca de uma vida que sempre desejou ter; o pai convive com a solidão; o irmão mais novo enfrenta o peso de uma perda que deixou marcas e a irmã da garota se torna o alicerce da família.

Anos se passaram sem respostas sobre o assassinato de Susie. Mais do que acompanhar a incapacidade de aceitar a sua morte e a necessidade que a menina sentia de retornar à vida ou se fazer presente na vida dos familiares e pessoas que conhecia, Susie Salmon percebeu que aquele acontecimento serviu para formar conexões entre os que continuavam na Terra. Depois de algum tempo, todos conseguiram se desprender do passado, mas sem se esquecerem totalmente da adolescente que tinha marcado tanto a vida dos outros sem nem mesmo perceber.

Leninha Sempre Romântica 24/07/2010

Sabe aquele livro que você comprou há muito tempo e está esquecido na estante? Não por que ele não te atrai, mas pelo simples fato de não sobrar um tempo para ler, então você sempre passa, olha pra ele e pensa "logo vou te ler, me espere"! E o tão esperado dia chega você retira o livro da estante e começa a ler e quando vê está perdido entre as páginas, fascinado pela história, realmente arrependido por não ter lido esse lindo livro antes.
Foi assim que aconteceu comigo e "Uma vida interrompida".
Um livro emocionante que mostra um lado da morte que ninguém jamais espera conhecer, o lugar de onde vemos a vida continuar sem nós, onde a vida continua, não a vida perfeita da qual você fazia parte, mas uma vida diferente, onde tudo mudou.

Arrancada da vida por um assassino frio, Susie vê seu mundo acabar sem chances de reação, e depois por seus olhos inocentes tenta acompanhar sua família, amigos numa vida tão solitária sem poder fazer nada para mudar isso, ela apenas fica lá, na sua inércia de estar perto de quem ama, vendo seu sofrimento, angustias, e superação.

Esse livro fala realmente disso, Superação!

Um romance que quando se termina de ler sentimos uma leveza na alma, uma dor no peito, por imaginar que pessoas queridas podem estar aqui do nosso lado, dia após dia vendo que a vida continua mesmo sem eles, isso é muito triste, mas é a vida!
Vale a pena se emocionar com o relato de Susie, uma anjo assassinado, que foi arrancada da vida, mas nunca saiu dos corações de quem a conheceu e amou.
Ana 19/05/2012minha estante
Sei o que é esquecer um livro.Esqueci O Morro dos Ventos Uivantes e quando comecei a ler não parei mais

Érika 28/10/2012minha estante

Criei uma Fan Page do livro no Facebook
Quem quiser curtir o link é esse

1001 Páginas 15/04/2021

Depois de assisitir mil vezes ao filme... Finalmente li o livro.
E que livro perfeito, que nos transmiti muitos sentimentos (tanto o livro quanto o filme).
Vale muito a pena a leitura.

Vanêssa 16/09/2023

Incrível
? Essa menininha já deve estar crescida ? disse ela. Quase. Não exatamente. Desejo a todos vocês uma vida longa e feliz."

Kamila 27/01/2023

Bem pesado, da uma angústia de ler e ver todo o sofrimento. Não aconselho a leitura para pessoas sensíveis, pois tem gatilhos.

Josie 12/10/2011

Morte e Vida
Tudo o que sabemos sobre a vida cai por Terra quando lidamos com uma pequena palavra: morte.
A morte tira todos os óbvios das frases.
A morte retira todos os nãos e sims de um contexto.
A morte quebra padrões, rompe com estilos, acaba com preconceitos.
Mas caro leitor, por mais que isso pareça bom, não o é.
E esse livro coloca em xeque o quanto a morte pode atrapalhar os sonhos de alguém.
Tirar a vida de uma criança é horroroso. A percepção de que violência só ocorre com mulheres é quase que um clichê, mas também é quase que uma verdade. Não por elas serem mais fracas, mas por elas serem criadas como as mais fracas. Por elas serem criadas, ainda no século XXI, como porcelanas, fáceis de quebrar. E muitas são quebradas todos os dias por homens violentos que aprenderam que o certo era menina abaixar a cabeça e menino mandar. ERRADO! MUlheres! Ergam a cabeça, digam: Velho nojento! Bem alto, em bom som, façam esses caras nojentos passarem vergonha na rua. Não são vocês que tem que passar vergonha.
A culpa de um estupro não é da menina que foi estuprada, mas da sociedade que se coloca em omissão e tende a vitimar a pessoa que já foi criada para ser vitimizada desde que a vestiram de rosa na maternidade.
Mulheres! A luta pela inteligência, pela sabedoria, tem que vir de vocês! O povo lá fora vai só alegar que vocês são fracas e débeis, que o estupro foi consequência. NÃO! Assumam que vocês tem culpa sim, mas é de ter acreditado alguma vez que outro ser ia cuidar de vocês. Cuidem de si mesmas e esse já será um grande passo para não viver a consequência de atos tão violentos.
Susie era só uma criança indefesa e inocente. A autora Alice retratou muito bem como a violência contra o corpo de alguém é algo que ainda hoje assola multidões. Um vida inteira interrompida. Está na hora de interromper uma vida inteira de regras só para meninas. Chega de sermos submissas.

Sophia Sophia ;) 08/08/2022

O Proerd precisa fazer uma intervenção naquele lugar
Olhe aqui. Você acabou de ser estuprada e assassinada pelo seu vizinho. Você NÃO VAI atrás do seu ex-namorado do ensino fundamental. E por que todo mundo fuma tanto?

JoiceCoutinho 17/04/2022

Um olhar do paraíso...
A escrita é excelente e faz você querer devorar o livro em pouco tempo, mas os temas pesados exigem certas pausas. O perigo pode estar onde menos se espera...

GATILHO:

Aborda assuntos como estupro, assassinato, esquartejamento, traição, racismo...

Sweet_wonderland 09/08/2021

"
Esse com certeza é um dos livros mais tristes e ao mesmo tempo geniais que eu já li..o sentimento que você tem ao ler é impossível de descrever,a forma como a Susie é assasinada me deixou em choque por horas,o luto de seus pais é doloroso..É triste ver que uma garota tão jovem com tantos sonhos não realizados (como seu primeiro beijo e o desejo de se tornar uma fotógrafa) é destruído por um ser humano cruel e asqueroso. Porém esse livro também nos mostra o quanto devemos saber perdoar alguém por mais difícil que seja e que a vida vai muito além do que achamos que é em terra.O final é de primeira revoltante,porém ao olhar por outro lado descobrimos que era o que tinha que acontecer. Um dos melhores livros que já li.

Rose 06/06/2011

Se você espera um romance água com açúcar, esqueça. Se você procura um livro policial passe longe. Este livro é um livro excelente, que todos deveriam ler, mas sei que poucos gostariam de ler. Susie é uma garota de 13 anos que foi brutalmente assassinada, e é ela que nos conta sua história. Ela nos conta sua vida antes do seu assassinato, mas nos conduz logo nas primeiras páginas ao dia de sua morte. Depois disso, ela mesma segue sua história e junto com ela viajamos por caminhos que muitas vezes não imaginamos. Através dos olhos desta menina, conhecemos sua famíla, seus amigos, seus vizinhos e de como poderia ter sido e de como está sua vida e daqueles que ela ama. É um livro intenso que me fez muitas vezes chorar (tudo bem que sou manteiga derretida). É um livro que conta a história de Susie, mas que poderia ser a história de tantas outras crianças mortas sem motivos e que cansamos de ver pela tv. É a história de uma vida que tinha tudo pela frente, mas que infelizmente foi interrompida...