Uma Vida Interrompida

Uma Vida Interrompida Alice Sebold

Resenhas - Uma Vida Interrompida

Liv 18/07/2010

Um livro encantador
A narrativa, contada sob a perspectiva de uma menina de 14 anos que sabe que não vai mais crescer nem viver tudo aquilo que sua irmã e seus amigos estão vivendo, é encantadora. Tudo é contado de uma maneira leve, assuntos pesados são abordados sem compromisso, criando um romance marcante. Por vezes, os acontecimentos podem ser confusos, já que tudo vai entre momentos antes do assassinato, momentos depois disso, e os momentos que a Susie vive em seu céu - tentando seguir em frente também. Mas não é impossível acompanhar esse vai-e-vem.
Eu queria algumas coisas diferentes, sim, mas isso é irrelevante se for analisar o livro no geral. Recomendo muito!

Lari 26/04/2020

A jornada de Susie Salmon, como o peixe.
Susie Salmon [como o peixe], descreve as pequenas mudanças que ocorreram no mundo depois de sua repentina ida para o limbo entre a Terra e o céu. Durante todo o livro, em uma escrita divertida e detalhada, é possível sentir o que a perda pode causar nas pessoas mais próximas e, até mesmo, naquelas que apenas nos dão um sorriso gentil quando passamos na rua.
Alice Sebold, além de pôr no papel fatos que ocorrem pelo mundo inteiro, contesta o quanto cada vítima perde quando lhe é tirado a chance de vivenciar pequenos e únicos momentos, o quanto pode ser doloroso deixar tudo o que um dia você pensou que teria anos para desfrutar, o quanto a saudade e a vontade de estar presente pode ser dolorosa e egoísta em níveis agoniantes.
A família Salmon é tão próxima da realidade quanto você está do seu aparelho eletrônico agora, são pessoas que refletem o meio familiar atual de forma tão precisa que é surpreendente, apesar da história se passar a alguns anos. Os Salmons renunciaram muito para estarem unidos e precisam fazer muito mais para continuarem juntos após a morte de Susie, mostrando o quão forte alguém que você ama pode marcar a sua vida.
O livro trás uma visão sobre os laços e suas instabilidades quando a morte cruza o caminho, seja direta ou indiretamente, de um ser humano. Como a família se porta após descobrir que um ente se foi de forma precoce? Como explicar a morte para uma criança? O quanto um casamento pode suportar após tal tremendo baque? O que fazer quando tudo parece lhe lembrar aquela pessoa? Como reagir quando tudo o que os outros vêem em seu rosto é o acontecimento trágico que lhe perturba? O livro trata de tudo isso e um pouco mais!
É uma obra incrível que precisa do tempo e da atenção do leitor para fazer uma detalhada construção de personagens e momentos com pesadas cargas emocionais, portanto, é necessária uma certa paciência para não tropeçar nas palavras e se atropelar nos acontecimentos. Contudo, vale a pena cada página lida.
Recomendo essa belezura de livro em todas as suas extensas páginas, uma bela mistura de sentimentos que devíamos todos provar, ou ao menos, pensar sobre.

thejanedoe 24/09/2020

Emocionante
Eu já tinha assistido o filme, mas quando descobri esse livro fiquei louca pra ler. Chorei muito, o livro passa muitos sentimentos e é tão emocionante quanto o filme. Vale muito a pena ler.

Becky Cunha 20/08/2010

Esse é um livro que eu só consigo pensar em "interessante". É um jeito estranho e muito agradável de se imaginar o "céu", e a história foi bem construida, mas muito confusa. Tem horas que não dá mesmo para entender muito bem do que ela está falando, e eu acho que enrola demais e mistura demais as lembranças dela.
Mas no fim, é uma leitura agradável. Nada demais.

Maria Bia 13/11/2022

Poderia ser melhor
Apesar de ter um começo emocionante e que comovia para pler mais páginas, o restante do livro foi se perdendo e ficando muito extenso, e quando chegou perto do final que realmente importava, já estava sem sentido.
O final do livro poderia ter sido vem melhor, mais bem escrito, e com uma finalização que coubesse mais no tema

Goldenlion85 03/07/2009

O inocente no Mundo Cruel
Ultrapassou todas minhas expectativas... sem adjetivos
a autora é sem duvida, demais...

Frase Inesquecivel
"Não se preocupe,Susie; ele tem uma vida boa.
Está preso dentro de um mundo perfeito."

Maria.Fatima 08/04/2024

A leitura mais dificil do ano, demorei um pouco para concluir a leitura, pois tinha que parar para poder respirar, só não dou 5 estrelas polo fato do assacino não ser capturado

Amanda.Ramos 22/03/2021

"Eram estimulados pela culpa que liam na pele escura de Ray"
Aqui temos o tipo de história que prende o leitor desde a primeira página. O livro aborda temas extremamente dolorosos, sob a perspectiva de uma criança, trazendo uma mistura de choque e leveza ao mesmo tempo. Uma triste e linda história.

Andre_Sch 09/07/2009

Favorito!
Perfeita a história, os personagens.
Tô loko para o filme que chega em janeiro/2010 por aki.

emys 22/01/2022

diferente
Esse livro foi uma experiência interessante pra mim, pude sentir os personagens e o efeito da morte de susie em cada um e como essa perda vai moldando a personalidade deles. Sério, é bem diferente do que eu costumo ler, mas ver o ponto de vista de susie no limbo e entender que ela não queria de jeito nenhum se desprender da terra foi muito bom de se ler, é realmente uma história de amor e laços profundos que superam o post mortem.
Caroline 20/11/2023minha estante
concordo totalmente

Gladis 19/09/2020

Que velhos conhecidos sejam esquecidos e nunca mais lembrados, se velhos conhecidos forem esquecidos e dias muito remontados!

Bru 27/02/2022

Sensível e lindo. Não esperava menos nem mais desse livro. Ele foi o que tinha que ser e foi com excelência.

Uma obra sobre a morte e a vida que permanece depois da brutalidade dela.

"Eram esses os restos angelicais que tinham nascido da minha ausência: as conexões - algumas vezes tênues, algumas vezes criadas com muito custo, mas com frequência magníficas - que aconteceram depois de eu morrer."

LissBella 29/03/2011

“Porque o horror na Terra é real e acontece todos os dias. É como uma flor ou como o sol; não pode ser contido”.
Neste livro Alice Sebold nos emociona com a história de Susie Salmon. Uma menina de 14 anos que é estuprada e assassinada por um vizinho enquanto voltava da escola.

Embora seja uma história triste, em nenhum momento é uma história pesada... pelo contrário, é com muito carinho que Susie nos fala sobre sua vida, sua família e o céu onde se encontra.

Em alguns momentos me peguei totalmente emocionada com o amor do pai, que não se conforma com a morte da filha, muito menos com a impunidade e com a perda do direito de ao menos ver uma última vez sua menina, já que o corpo nunca foi encontrado.

A mãe? Como a própria Susie narra... “Ela esperava ingenuamente que um dia fosse diminuir, sem saber que ele apenas seguiria doendo de maneiras novas e variadas pelo resto de sua vida”. “Os olhos de minha mãe eram oceanos e dentro deles havia perda”.

Outras passagens adoráveis...

“A dor de cada uma de nós foi se derramando dentro das outras como água passando de corpo em corpo. Todas as vezes que eu contava a minha história, perdia um pedacinho, uma minúscula gota de dor. Foi nesse dia que eu soube que queria contar a história da minha família. Porque o horror na Terra é real e acontece todos os dias. É como uma flor ou como o sol; não pode ser contido”.

Um lindo livro. Recomendo!
CACAU TOSTES 11/08/2011minha estante
Estou lendo,já assisti ao filme e gostei bastante.
Creio que depois de sua resenha e do filme,vou amar esta leitura.