O Livro De Líbero

O Livro De Líbero Alfredo Nugent Setubal

Resenhas - O livro de Líbero

Nêssa2442 01/11/2023

"Os livros estão sempre a nossa espera..."
O que você faria se lhe fosse oferecido o livro da sua vida? É nessa pergunta que se baseia o livro, entregando uma proposta deverás interessante. Eu gostei do livro, me tirou boas risadas em algumas partes(em especial nas que o Rubio aparecia), suspiros de ilusão romântica e um punhado de reflexão. Depois que acaba a primeira parte o personagem principal começa a ficar um tanto chato, tipo mn!? Assume teu erro e pronto, e o que salvou boa parte p mim foi o Rubio. A história dele, Rubio, então, nossa é tão real e comum em partes e por inteira.
No fim das contas eu até que gostei bastante, deu p surtar de várias maneiras por vários motivos. Ele tem uns plots legais, joga fake news na sua cara sim(ainda n aceito) e faz você pensar, traz diversas visões diferentes sobre a vida e a harmonia, fora que o fato de ser br e ter vários dialetos brasileiros e alguns em específicos nordestinos espalhados pelas pgs dá todo uma "tchan". Eu achei o final meio confuso porém meio esperado, ela fica plana no final.
Meu personagem favorito é definitivo o Rubio.

Leticia2513 25/10/2023

Passagens de O Livro de Líbero
Havia certa lógica também: diferentemente da Gazeta, dos amigos, da escola, enfim, das pessoas e dos lugares que amamos, os livros estão sempre à nossa espera para quando os quisermos, cães leais, pacientes mesmo diante dos mais longos abandonos.

Ele dizia que a esposa temia tirar os pés do chão e acabar descobrindo que podia voar. E pior: que isso era muito bom.

Uma ruga de tristeza brotou no seu rosto, daquelas que, tamanho o susto, surgem repentinamente e nunca mais desaparece da pele. susto de descobrir que o mundo era grande demais para ser abocanhado, que ele nunca conheceria tudo o que havia para conhecer, nem leria todos os livros que gostaria de ler. Talvez fosse por isso que mãe preferia se ater apenas às miudezas, àquilo que podia ver e pegar: uma serena admissão de derrota nessa disputa já perdida de antemão. O universo, em constante expansão, estaria sempre um passo à frente, inalcançável.

Viver era justamente isso: olhar uma coisa e perder tantas outras. Escolhas.

“Cada coisa tem o seu tempo, no virar, no viver de cada capítulo.”

E ele sempre começaria projetando uma foto da mãe, capturada à meia distância, sem que ela notasse. Uma imagem vertical, Norma de perfil, vestindo um avental surrado, sua medalhinha de Santa Lúcia no pescoço, descalça, os dedos dos pés fincados na terra, o rosto lambido por uma luz de pôr-do-sol. “Isso lá são modos de apresentar a própria mãe?”, perguntaria ela, horrorizada com seus cabelos desgrenhados, a roupa desajeitada. Mas aqueles dedos ásperos, de unhas sujas, cravados no chão, não havia metáfora melhor: isso era a fotografia para Líbero, uma ode à realidade.

Tudo isso foi há muito tempo, restam apenas os fantoches nas páginas do livro e as miragens que a mente insiste em lhe pregar. Como é fácil misturar os tempos. Mais do que fácil, tentador.

Por um instante achou que tinha um quê de assustado nos olhos dela, e talvez tivesse mesmo pois as coisas mais lindas do mundo também podem dar medo quando as vemos pela primeira vez.

Acho bonito esse meu ofício, como um carteiro distribuindo correspondências. Algumas trazem notícias ruins, é verdade, mas todas elas, enquanto lacradas em seus envelopes, guardam infinitas possibilidades, esperanças, histórias. Assim como esses livros.

- Posso ser um velejador e conhecer todos os mares?
- Pode ser o que você quiser.
- Mesmo que não esteja escrito no livro?
- Acho que você ainda não entendeu, garoto: é você quem escreve o livro. É só uma questão, digamos assim, de ter coragem para usar a caneta.

Não existem esses indícios, nem justificativas que expliquem tudo. A vida é uma sequência de aleatoriedades frágeis, pequenas sincronicidades que ocorreram, mas que poderiam muito bem não ter ocorrido.
Mas o livro da vida, que se reescreve a cada escolha de bifurcação, não deixava dúvida: não existiam respostas certas. Não havia como deixar seu futuro nas mãos de Deus, como acreditava Norma, ou nas mãos do destino, como preferia Massimo - Líbero era seu próprio Deus e seu próprio destino.

Eu era uma criança embasbacada com os mistérios do mundo, não acreditava piamente naquelas cartas e estrelas, mas tampouco as considerava mea falcatrua, pelo contrário, achava que somadas à Deus eram mais uma camada de sabedoria e proteção. Pra que escolher só um Deus se podíamos ter todos?

- Você também precisa ir longe, Líbero. Subir morros muito mais altos do que esse para conseguir de fato enxergar. Só assim você vai se perdoar, seja lá o que for que tanto te atormenta.

Falávamos pouco, não porque eu não tivesse perguntas a fazer ou novidades pra contar, mas porque Líbero parecia encontrar no silêncio uma forma de medicamento.

Assim como as casas que tínhamos pintado, a normalidade de Líbero residia apenas na fachada, por dentro ainda havia muito trabalho a ser feito, muitas rachaduras a serem restauradas.

- A liberdade, Sancho, é um dos mais preciosos dons que os homens receberam dos céus. Com ela não podem igualar seus tesouros que a terra encerra nem que o mar cobre; pela liberdade, assim como pela honra, se pode e deve aventurar a vida, e, pelo contrário, o cativeiro é o maior mal que pôde vir aos homens.

Se aprendi algo foi isso: somos paridos de nossas mães e caímos de bunda em um lugar muito vasto e confuso chamado mundo, onde nada faz sentido, cercado de pessoas tão perdidas quanto nós, e crescemos e saímos por aí tentando entender, aprender, tentando tirar uma canção de toda essa cacofonia, em busca de algo para nos salvar. Pra sobreviver, para tornar tudo mais tolerável e sobreviver, cada um precisa se agarrar a algo, encontrar uma maneira de botar ordem no mundo, no seu mundo. Uns encontram sentido na religião, outros no trabalho. Líbero Uns encontram sentido em outras pessoas, no amor. Outros não encontram nada, e passam a vida inteira lutando para não se afogarem no próprio ceticismo.

Kayque 05/10/2023

As vzs é preciso se perder para se encontrar
Quando eu começar a fazer a resenha assim que eu terminar de ele elas vão ser boas!
Enfim, o livro é muito e realmente muito envolvente como prometem, a parte dois eu li em uma sentada só pq n conseguia parar de ler.
N sei se foi intencional mas alguns momentos do livro tiveram uma pegada mais sombria e eu gostei disso pq deixo td mais aflitivo.
Admito q n peguei a mensagem do final mas durante tiveram diversos momentos pra se refletir sobre muitas coisas (até me peguei chorando enquanto lia).
Um livro sobre como pode ser cruel envelhecer e como ficar preso em como o futuro será só tornará essa passagem ainda mais tortuosa.

Tâmiz 27/09/2023

Esse livro é tão perfeito que dói. Chorei, senti raiva e ri, senti todas as emoções lendo ele. Simplesmente amei ?

Gigio 22/09/2023

Esse livro me despertou sentimentos contraditórios. No começo me apeguei ao Líbero, sua simpatia e simplicidade, seus sonhos simples e até ingênuos, sua capacidade de se deslumbrar. No entanto ele é muito intenso em tudo e não soube lidar muito bem com as dificuldades da vida e adotou um comportamento autodestrutivo. Foi necessário chegar ao fundo do poço pra se libertar de seus fantasmas. Inúmeras reflexões vem a tona, junto com as inúmeras vidas possíveis, cada uma resultado de uma escolha diferente que fazemos em algum momento de nossa trajetória.

"Há homens que se perdem para se encontrar."

"E se eu tivesse vivido uma vida diferente?"
"Talvez o amor conseguisse sarar as feridas que ele próprio, cutucando, impedia de cicatrizar."

"Viver era justamente isso: olhar uma coisa e perder tantas outras. Escolhas."

"Cada coisa tem seu tempo, no virar no viver de cada capítulo."

_Gerzilaine 18/09/2023

Uma leitura fofa, nada óbvia, te faz pensar mas também aquece o coração. Imaginação vai a mil nesse livro

Amanda Cabral 20/08/2023

Meio confuso, mas bom
No começo eu fiquei fascinada, o futuro promissor de Líbero, a Gazeta, as possibilidades. Depois o sentimento de perda, tanto do personagem, quanto nossa... Sentimos tudo. Mas o final me deixou meio perdida, mas acho que entendi.
Os homens precisam se perder para se encontrar, acho que foi assim que líbero se reconheceu.

Victor 17/08/2023

Expectativa no lixo
Nunca fiz uma resenha pra esse livro porque ele me deu raiva e acredito ter sido o primeiro livro que eu realmente detestei. O decorrer da história era sem pé nem cabeça e muitos acontecimentos não fizeram sentido algum. Apesar disso, teve muitas marcações e acho que foi um dos que mas consegui destacar frases.

nick 16/08/2023

Pensei muito sobre a nota que daria pra esse livro pois tive várias sensações enquanto lia. foi uma leitura difícil e sufocante, entretanto não entendi a moral da história, parece que foi tudo gratuito e a leitura não fluiu como o esperado

morgsoo_velour 14/08/2023

?Há homens que se perdem para se encontrar?.
Confesso que as resenhas da plataforma me deixaram um pouco apreensiva, descrevem a história basicamente como um emaranhado de pontas soltas, mas na minha opinião o livro é solto desde o início e talvez seja esse o propósito. Aqui, somos expostos a possibilidades, confusão, tentativas e as coisas incompreensíveis da vida (ela própria). Talvez eu tenha lido o livro no momento certo já que estou mais perdida do que jamais estive, e por isso consegui sentir, sim, mais do que tentar entender ou procurar algum sentido em tudo isso eu pude sentir cada palavra e conflito interno do protagonista, a percepção dos narradores? é sem dúvidas um dos meus livros preferidos, foi como me olhar em um espelho! Não sei expressar ao certo minha relação com essa leitura, mas nunca sei expressar nada mesmo?
Ce10 18/08/2023minha estante
nossa, sim, Ellen! graças a Deus decidi ler o livro sem consultar o skoob, porque se tornou um dos meus favoritos, e chegando aqui só tem gente odiando o Líbero e o livro.

Ce10 18/08/2023minha estante
é angustiante, sim, e por diversos momentos você tem raiva de Líbero. mas acho que isso é intencional, sabe? ademais, muitas reflexões, muita beleza e ambientação. eu criei laços íntimos com o livro e me sinto ofendida por ver as pessoas descendo o pau nele. meu queridinho, que pena.

samir27 07/08/2023

O LIVRO DE LÍBERO
É um livro bom, mas um pouco confuso as vezes. Tanto que cheguei a ficar um pouco de bloqueio literário por um tempo. O que você faria se pudesse ler o livro da sua vida? É um livro de fantasia e bastante interesses em alguns pontos de vista, de forma que o personagem principal que vive imerso em várias aventuras desenvolvidas pela sua imaginação literária tem a oportunidade de ler eventos do próprio futuro revisado e escrito em diferentes versões. O livro passeia em nossas cabeças brincando com aquela frase do: eu poderia ter feito diferente? Daí eu consegui me confundi em alguns momentos da leitura, mas não deixa de ser um livro bem interessante a ser explorado.

Victória Silva 06/08/2023

Bem escrito?
? porém além da minha capacidade de entendimento.

Inicialmente, parece que a jornada do Libero e seu livro vai ter alguma mensagem, chegar em algum lugar ou ter uma conclusão. Mas não tem ou eu não entendi ?????

Queilinha 02/08/2023

O Livro de Líbero...
Fui arrebatada por essa história. Terminei o livro emocionada. Com lágrimas e tudo que tem direito.

O livro traz uma história envolvente, que me prendeu do início ao fim. Li super rápido e fico me perguntando o motivo de ter demorado tanto pra lê-lo.
Ce10 18/08/2023minha estante
(as pessoas odeiam o livro por aqui, fiquei super magoada, porque amei a experiência)

Queilinha 18/08/2023minha estante
Infelizmente é o tal do gosto, eu sou do time que amou o livro, inclusive favoritei...