O Livro De Líbero

O Livro De Líbero Alfredo Nugent Setubal

Resenhas - O livro de Líbero

vit 26/07/2023

O livro de libero
Não é exatamente o tipo de livro que eu costumo ou gosto de ler mas esse me pegou de alguma maneira

terminei a leitura e fiquei meio perturbada encarando a parede por um tempo porque não dá pra adivinhar que o livro é tão trágico só pela capa e a sinopse, na verdade eu só pensei o contrário, que era uma história leve

mas tudo, desde a obsessão do libero pelo livro até a cidade abandonada é bizarro

tem muitas mensagens e reflexoes pela historia, algumas mais explicitas e outras que precisam de mais atenção pra pegar e entender

enfim, achei o livro muito bom e recomendo, é uma leitura rapida mas que mesmo assim bota a gente pra pensar

Marina516 07/07/2023

Me surpreendeu
E se o livro da sua vida fosse oferecido pra você, você o leria?
Essa pergunta pode parecer fácil de se responder, afinal seria muito legal saber se você irá conseguir realizar aquele sonho antigo, ou se finalmente vai ganhar na loteria.
Pois é, também achei que essa resposta seria fácil de se dar até ler esse livro.

Jeni 24/06/2023

Surpreendida!
Li o livro em um dia, é muito envolvente. As palavras, pensamentos, histórias descritas no livro são fascinantes. O amadurecimento de Líbero com o passar das páginas, e Rubio com sua esperança, fazem o livro ser incrível.

oguiantonior 16/06/2023

Um menino curioso que se perdeu?
?Viver é justamente isso: olhar uma coisa e perder tantas outras. Escolhas.?

Esse livro é um soco no estômago, um grande soco no seu estômago. Me vi transportado para a pequena cidade de Pausado acompanhando toda a narrativa sobre o pequeno Libero e do nem tão grande Rubio.

Recomendo esse livro para todos aqueles que se sentem um pouco perdidos, que acham que estão afogados em problemas e o pesado pesa mais com o passar dos dias.

Líbero me mostra que as vezes é necessário ser perder para se achar, mas não leve isso muito a sério, pense apenas no sentido da frase sem se prender muito a tudo que aconteceu com o garoto. Aqui tratamos de ficção, certo?

Sentirei saudade de ler esse livro, penso em ler novamente em outra fase da minha vida. Essa sensação aconchegante da seca e árida cidade do interior, das noites frias e cheias de vagalumes, da simplicidade das coisas e também da dura realidade que é a vida fora dos sonhos?

Inclusive, eu tive um sonho e nesse sonho eu dançava com você? ?
oii, boa tarde!!
você sabe a classificação indicativa desse livro?
Se não, qual você indica??

oguiantonior 24/06/2023minha estante
@rafaela592 eu não encontrei a classificação. Acredito seja ideal para pessoas acima de 14 anos de idade. Recomendo bastante para estimular a leitura, tem uma história leve e muito envolvedora!

rafaela1789 24/06/2023minha estante
muito obrigada!

Karol Garnier 14/06/2023

Prometeu e não cumpriu
No começo da história eu estava amando! A relação de Líbero com os pais, o Rúbio que é um personagem que encontrou certo propósito no jornal da cidade, a relação de Líbero e Massimo com os livros... e ai vem o circo e a oferta para Líbero de ler o livro da sua vida. Depois disso foi ladeira a baixo...

Líbero faz uma escolha, mas vive amargurado o resto da vida por essa escolha. Na verdade ele não vive, vira um zumbi. Fica um personagem insuportável!

Mas até ai ok... vai que ele encontra alguma redenção.

Passei o livro inteiro esperando por isso. A maior parte do livro foi Rúbio vivendo numa cidade fantasma tentando conservar as casas.

Líbero volta para a história e mais parece um louco.

O que salvou nesse livro foram algumas frases legais, o personagem Rúbio e a escrita super fluida.

De resto achei triste, mas não de um jeito bom.
oiii, boa tarde!!
Você sabe a classificação indicativa desse livro?
Se não, qual você indica?

Karol Garnier 21/06/2023minha estante
Oi Rafaela, olha ele não tem coisas muito pesadas. Acho que pode ser lido a partir de 12 tranquilamente. Mas acho que pra entender melhorbo sofrimento do personagem talvez o ideal seja 16.

rafaela1789 21/06/2023minha estante
muito obrigadaaa

Nicole 13/06/2023

Aos 11 anos de idade, ao visitar um circo, é oferecido a libero o livro de sua vida, um livro que contaria toda a vida, desde o nascimento até a morte do indivíduo. Libero recusa este livro, mas vive apreensivo por sua escolha, até o dia que resolve sair mundo a fora em busca deste circo e de seu livro.
É um livro ruim, espera mais, esperei algo mais filosófico, indo para o lado da psicologia mas nao traz nada disso. tem algumas frases bonitas (poucas). não é um livro que eu releria, não entendi o contexto na verdade, pensei que teria uma lição de moral ou algo do gênero, mas não teve. péssimo.

guilhermevasq 13/06/2023

O tempo é um touro incansável.
Talvez esse seja um daqueles livros que é melhor serem lidos sem informações prévias. dito isso, li ele por recomendação de dois grandes amigos, dito que eu queria ler um livro bom, que me prendesse e com reflexões interessantes. e é exatamente isso que é o livro de líbero. terminei ele em dois dias e fico com um pouco de pena de ter acabado tão rápido. o jeito como o livro é construído me fez imaginar ele, não sei exatamente porque, como um filme em stop motion. os personagens são muito bacanas, singulares. eles são falhos, inacabados e em diferentes momentos do livro a gente passa a gostar mais de um ou de outro. o grande conflito do líbero, mundo real e literário, está espalhado por todo o livro, como os pais dele. a resolução é belíssima, um justo meio entre o irreal e o palpável. só temos somente uma vida, na qual vamos seguir um entre os infinitos caminhos possíveis, profissões, amores, lugares. viver uma vida não basta. aí entram os livros, pequenos mundos em que podemos experimentar outras perspectivas. mas, ler sem viver não basta.
?viver era justamente isso: olhar uma coisa e perder tantas outras. escolhas.?
oii, boa tarde!!
Você sabe a classificação indicativa?
Se não, qual você indica?

PalomaMarcarini 09/06/2023

Hm, ruim.
Eu entendi a mensagem do livro, mas até chegar nela, é bem cansativo, o autor gasta muita palavra descrevendo coisas sem importância. Isso me irritou demais na leitura e atrasou bastante.

Yasminvieira0 02/06/2023

É um livro muito interessante
Confesso que fiquei meio confusa
Em alguns momentos chega ser meio tedioso
Mas se levar em conta o começo, aonde o cara só faz a mesma coisa que é arrumar a cidade, lutar contra o tempo, o seu dia todinho, vc acaba entendo que vai ser tedioso mesmo
Mas é bem bom

Francisco152 30/05/2023

Uma adorável surpresa
Acompanhar a história de Líbero representou pra mim essa grande e adorável surpresa, um passeio pela Literatura nacional por um caminho não percorrido. Ao final da leitura devo confessar que sentirei saudades de Pausado e de Rubio, e claro de Líbero e de sua busca incansável pelo livro.

Rhuan C. S. 11/05/2023

Leitura enfadonha.
A leitura não fluiu? não me apeguei a nenhum personagem, portanto, considerei uma leitura enfadonha e pouco proveitosa para mim. Quando descobri a sinopse, logo comprei de imediato pela Amazon e ele ficou guardado até que eu lembrei que desejava muito lê-lo. Em 6 dias de leitura, nada mudou e não gostei da história.

Victor225 17/04/2023

Não se martirize por suas escolhas
É um livro gostoso e fácil de se ler, o que começa como uma história doce, acaba indo para um lado mais amargurado e deprimente, depois que Líbero decide ficar preso a sua escolha. Acho que o livro busca falar de como se perde muito quando se decide ficar preso a arrependimentos de não ter feito algo ao invés de tentar seguir em frente. E acho que o livro também tenta falar de como certas vezes é necessário se desprender de quem você era, e se tornar outra pessoa para poder seguir em frente.

cat 16/04/2023

Me surpreendi muito com o quão bom é esse livro. Não tem pontas soltas e passa uma mensagem muito boa de forma poética. O fato de o livro se passar em nenhum tempo específico e em um lugar fictício ajudam muito na ambientação da história. Por outro lado as personagens são muito próximas de pessoas reais do dia a dia e muito bem construídos.