O Dia do Curinga

O Dia do Curinga Jostein Gaarder

Resenhas - O Dia do Curinga

Stee Bruno 03/08/2020

É um livro bem legal. Voltado para um público mais jovem talvez.
Dá algumas "filosofadas" mas nada muito aprofundado.

henriqueaveiro 02/08/2020

A importância de ser um curinga
Uma jornada entre pai e filho cheia de estórias e filosofia, uma lição para aqueles cuja vida se resume a viver sem questionar, seja por inércia ou seja por estar anestesiado com as bebidas púrpuras que a sociedade nos dá, bebidas púrpuras que nos tornam menos nós mesmos e mais peões do consumo, dos sonhos e objetivos de vida programados, em vidas cujo sentido deixou de ser viver faz tempo.

Brenda.Balk 31/07/2020

Reflexivo e filosófico
Nas palavras de Jostein Gaarder: "Quando a tempestade que se instalara no meu interior por fim começou a se acalmar, tomou conta de mim um sentimento que desde então nunca mais me deixou: (...) eu me dei conta, pela primeira vez, de que o mundo é um milagre que está além da nossa compreensão. 'Como explicar', eu me perguntei, 'o fato de que nascemos seres humanos?'. Essa indagação e esse sentimento tiveram em mim o impacto de uma descoberta totalmente nova. E, não obstante, aquilo que eu descobria estava ali, à mostra, desde os primeiros dias da minha infância. Era como se eu tivesse dormido durante toda a minha vida até aquele momento. Um sono de muitos anos."

meninaloris 29/07/2020

Esse é o primeiro livro do Josteein Gardeer que eu leio e eu adorei a escrita do autor. A história é muito boa, quando parece que vai pra um lado, ele muda pra uma coisa completamente diferente.

Gostei muito da pegada de "isso pode ou não ter acontecido de verdade", até porque ele sempre coloca essa dualidade imaginação,/realidade lado a lado.

Os personagens são ótimos, tem seus defeitos, mas também tem suas qualidades. O pai pode até ser considerado meio amalucado, porém não se pode negar a sua inteligência. O Hans-Thomas é ótimo, tem comentários muito perspicazes pra alguém com doze anos. O que eu achei até um pouco estranho, porque quem de doze anos se comporta do jeito que ele se comporta, mas deixei isso de lado um pouco considerando a licença poética do autor.

Por fim, muito necessário dizer que para além de uma história com um quê de fantasia, esse livro é muito mais sobre as pessoas; a busca de identidade de uma mãe e esposa, a capacidade de cada um de perdoar, o impasse entre o medo do desconhecido e da solidão e coragem de seguir em frente, sobre segredos passados de geração em geração.

Só um adendo: dá até gosto de ler um livro em que a história é bem amarrada e não abre espaço para furos e perguntas não respondidas.

Pattrícia Meireles 28/07/2020

Sem palavras
Dizer que eu amei é pouco, o livro é bonito, simples, complexo, intenso e muito mais.

Dalía 27/07/2020

Um curinga no grande jogo de paciência da vida
Por várias vezes durante a leitura, eu dava uma pausa e ficava refletindo sobre o que acabei de ler. Apesar de ter desfrutado bastante da leitura, acho que não peguei todos os pontos que o autor quis despertar em mim. Me senti como o Hans-Thomas: "Quem eram todas essas pessoas? De onde tinham vindo? E, o mais importante do que tudo: será que alguém além de mim e de meu pai se fazia essas perguntas?"

Recomendo a leitura para todos que possuem um lado "filósofo" adormecido que sem querer desperta e que nos faz pensar que somos curingas no grande jogo de paciência que é a vida.

Tarso 22/07/2020

Imaginação vai bem longe
Gosto muito do gênero e esse é um clássico. Nós faz pensar em coisas de nossas vidas com uma história cativante de plano de fundo, muito bom.

milkyaha 16/07/2020

"Este mundo é um milagre tão fantástico que, diante dele, a gente não sabe se rir ou chora, talvez as duas coisas ao mesmo tempo, o que não é nada fácil."

É lindo, uma obra de arte.
devo muito ao meu tio ter me dado esse livro para ler. admito que quando chegou eu não dei muita bola por não ser o meu estilo usual, mas quando li foi uma sensação estranha de felicidade que esse livro transmite

realmente o mundo é um jogo de paciência, aonde você segue jogando ou está destinado a ser o coringa, o que está longe de ser algo ruim.

esse é a minha primeira avaliação de um livro, e esse livro com certeza é um dos meus favoritos.

nota: 10/10

Letícia Campanelli 13/07/2020

Para os apreciadores da Filosofia com um toque mistério
Gaarder trás nesta bela leitura, questionamentos em formas de mistério com fundamento principal a Filosofia. É um romance filosófico (beeeeeem Gaarder) incrível e surpreendente.

"Um curinga é pequeno bobo da corte; uma figura diferente de todas as outras. Não é nem de paus, nem de ouros, nem de copas e nem de espadas. É um caso à parte; uma carta sem relação como as outras."

Foi um livro que me incentivou a estudar Filosofia. Portanto, O Dia do Curinga merece ser lido e relido, não deve, nunca, ser esquecido!

Mayara945 24/06/2020

Um livro de fantasia para todas as idades
Neste livro, acompanhamos a viagem de Hans-Thomas junto com seu pai, em busca de mamãe, que os deixou oito anos atrás.
Hans é o tipo de personagem infantil que nos cativa já nas primeiras páginas: esperto, curioso e cheio de perguntas e reflexões inteligentes, durante sua jornada vai encontrar muito mais do que aquilo que busca.
É livro que mescla fantasia e realidade, cheio de reflexões filosóficas e existenciais.

Andre Passos 24/06/2020

Fantástico !
Uma imaginação é uma forma de realidade, e se questionando a realidade da qual se faz parte, um ser se convencer de uma hipótese que não é pensada pelos outros seres, surge assim um curinga... As pessoas em geral estão convencidas do mundo, e a marca de Jostein Gaarden é que, por intermédio de personagens juvenis, a admiração e os questionamentos das pequenas coisas do mundo, que não indagam a maioria dos adultos, sejam os fundamentos das questões filosóficas, em O dia do curinga não é diferente, o livro é uma verdadeira viagem, com história entrelaçadas asseguradas por uma ideia de um destino, super recomendo pois é uma aventura rica em detalhes muito bem trabalhados, que resultam em uma obra para abrir a mente para uma maneira diferente de conhecer o que já conhecemos, o mundo! (O qual pode ser apenas um jogo de paciência haha)

Lau 15/06/2020

Outra indicação incrível de uma pessoa maravilhosa. Apesar de longa, a história é maravilhosa e muito bem construída.

Aurea Sergia 10/06/2020

Apesar de ser um infanto juvenil, é um livro que eu recomendo para todas as idades.
Sobre histórias familiares e busca pelo autoconhecimento, durante o livro os personagens fazem vários questionamentos e reflexões filosóficas que o autor conseguiu deixar de forma simples, mas que ao mesmo tempo chegam a tocar profundamente nossa alma. Percebi referências da
teoria do Eterno Retorno de Nietzsche.
Achei muito inteligente toda a construção do enredo, de como os acontecimentos foram se interligando.
Ademais, é uma leitura rápida, fluída e descontraída.

Wandeson Felipe 06/06/2020

"Quem quer entender o destino, tem de sobreviver a ele"

Ele livro estava na minha lista de leituras há muito tempo e muita gente falava bem dele.

Não sei que li no morrendo errado, mas não curti tanto. Esperava mais... Demorou pra ficar interessante a história.