O Aleph

O Aleph Paulo Coelho

Resenhas - O Aleph

naty 25/10/2011

A Busca
O Aleph me aguçou a curiosidade, pois antes mesmo de lançar o Livro em seu twitter eram postadas algumas pequenas frases que muito me interessaram. Assim que lançou nao pensei duas vezes antes de comprar. Um livro no qual Paulo Coelho descreve sua experiência pessoal a uma crise de fé que o levou a procurar um caminho de renovação, busca espiritual de reencarnações .
A história d se passa durante uma viagem que Paulo Coelho fez pela ferrovia Transiberiana, em 2006. Durante a jornada, vivenciada pelo próprio escritor, muitos acontecimentos tomam lugar, alguns tão curiosos que fazem a gente questionar se realmente ocorreram.
Um livro que busca a fé do leitor, uma Viagem onde faz o autor recuperar a paixão e o entusiasmo pela vida, enfrentando desafios, lutando com seu proprio eu, um livro que engloba passado e presente. Uma busca por Um novo homem menos orgulhoso e com mais fé.
O grande segredo do Autor e o Mistério com que discorre seus livros que muitas vezes despertou a fúria dos críticos, não importa a forma, não importa se os acontecimentos da viagem são fato ou imaginação importa a mensagem passada. E essa deveria ser também a maneira correta de compreender a própria religião. Se nos ativéssemos mais à mensagem e menos às formas, julgaríamos menos, amaríamos mais

Cíntia 24/08/2011

Não é o que eu esperava. Não me agradou muito a leitura, mas confesso que tem trechos fantásticos, mas mesmo assim não chega a valer a pena. Sinceramente eu não recomendo. Paulo Coelho tem livros melhores!!!

Beto 20/07/2011

O Mago
Mais um belo livro do Paulo Coelho, leitura fácil e envolvente...

Paulo Sutto 03/08/2010

Ficção ou não ficção??
Olha, sinceramente o livro é muito bom. Dá para se aprender muitas coisas com ele. Mas Paulo Coelho que me desculpe, mas eu particularmente tenho minhas dúvidas de que tudo aquilo realmente tenha ocorrido durante a viagem. Aleph, anel de luz, vidas passadas....
Mas como um livro de ficção exelente.
Para quem gosta do Mago não irá se decepcionará.

Cleici 20/02/2011

Um livro maravilhoso
O livro pode até ser classificado como de autoajuda, mas não tem aquela lenga-lenga de: faça isso para conseguir aquilo, faça isso para que possa ser feliz, faça aquilo que é o melhor para sua saúde. O Aleph é um relato de uma das viagens que Paulo Coelho fez no ano de 2006 onde ele cruzou 9.288 quilômetros de trem através da Rússia, onde faz algumas paradas para um jantar com leitores, noites de autógrafos e conhece as cidades.

Antes de chegar á Rússia, Paulo faz noites de autógrafos em vários países, na Tunísia ele foi para a cidade de Túnis, ao percorrer a cidade com Samis e sua esposa, ele visita uma das entradas da muralha da cidade:

- Aqui está a origem de um dos mais célebres provérbios árabes: “A luz ilumina apenas o estrangeiro.”
Ele comenta que o provérbio se aplica muito bem à situação que estamos vivendo agora. Samil sonha em ser escritor e luta por reconhecimento em seu próprio país, enquanto eu, um autor brasileiro já sou reconhecido por aqui.
Explico que também usamos um provérbio semelhante: “Ninguém é profeta em sua terra.” Tendemos sempre a valorizar aquilo que vem de longe, sem jamais reconhecer tudo de belo que está ao nosso redor.

Pág. 45

Já na Rússia, ao chegar na porta do seu hotel, Paulo conhece uma garota de 21 anos, Hilal, que insiste em conversar com o autor, dizendo que ela tem a missão de ajudá-lo nesta viajem. Depois de muita insistência Hilal consegue embarcar, afinal, o trem não é de propriedade do autor. Porém para ter acesso ao vagão onde viaja Paulo, seu editor com a esposa, a editora e o tradutor, Hilal tem que ter uma permissão por escrito. Por razões não muito bem definidas, sua representante não embarca no trem, sendo assim, a cabine ao lado da de Paulo está vazia.

Ao retirar Hilal da sala do vagão por um instante para poder conversar, Paulo se vê no Aleph e entende porque Hilal está em seu caminho e que ela é importante para sua viajem.

Estou no Aleph, o ponto onde tudo está no mesmo lugar ao mesmo tempo.

Pág.76

Confesso que achei Hilal bem irritante no começo da viajem, mas as pessoas determinadas são assim, doa a quem doer elas não abrem mão do que decidiram fazer. Aos poucos vamos conhecendo a história desta bela violinista, que vai conquistando a confiança de todos e tem um papel muito importante para Paulo.

Miguel 20/02/2011

...
Posso dizer com segurança que esse é o livro mais fraco que li do Paulo Coelho até hoje (esse é o quarto que li). Já percebi que como autor, ele é bem prolixo e sua escrita é muito pretensiosa. Com pretensiosa, quero dizer que ele parece escolher meticulosamente as palavras de forma que possa passar da melhor forma possível a ideia de sua ampla inteligência e cultura, pouco ligando se o tipo de linguagem escolhido realmente condiz com a obra.
Acho inacreditável o fato de que todo mundo a sua volta tenha muitos dotes intelectuais e espirituais, já que sempre parecem saber os segredos da vida e falar da forma mais culta possível, ou é pelo menos essa a ideia passada pelos diálogos transcritos por ele em seus livros. Nesse então, que se trata de um relato de sua trajetória pela transiberiana em 2006, não faltam diálogos tão belamente maquiados que mais parecem fantasiosos que reais. Esse é o grande problema do livro. Apesar de ser uma história real, não acho que o autor tenha conseguido passá-la dessa forma. Claro, não critico a bela escrita por si só, mas sim a falta de necessidade dela na maioria das passagens (principalmente em diálogos).
O melhor livro do Paulo que li até hoje foi 'A Bruxa de Portobello', pois ele foge de sua narrativa comum, ousando no uso de depoimentos. Talvez por isso eu goste tanto do livro... é menos Paulo Coelho que Paulo Coelho.

Eduardo Spohr 27/09/2010

"O Aleph" é um tratado de filosofia oriental - hindu e budista - desfarçado de romance. Muito bom!

Kah 10/12/2010

Na minha opinião o melhor livro do Paulo Coelho. Muito bem escrito, com um bom enredo, uma leitura fascinante e viciante. Faz com quem o leia tenha uma nova maneira de pensar e agir sobre certos assuntos. Recomendo.

Gu 28/12/2010

Morníssimo!
Com exceção das descrições expetaculares de alguns lugares por onde se passa a história, como por exemplo o lago Baikal, posso dizer que "O Aleph" foi decepcionante pra mim. Livro de leitura empurrada com a barriga já que não se espera nenhum desfecho espetacular. Bem diferente de alguns outros livros como "11 Minutos" e "A bruxa de Portobello". Sou fã mas também sou crítico.

thaianerosa 03/12/2010

Livro Maravilhoso

_manuhh._ 07/12/2023

Achei a leitura bem arrastadinha, e muitas coisas sao meio contraditorias, ou eu q fiquei meio confusa, mas msm assim, gostei de algumas psrtes

Karina 14/03/2011

Paulo Coelho é Paulo Coelho...
... e em certas fases da vida acho que qualquer livro dele é indispensável!

Juninhooo 14/11/2010

Postado no CooltureNews
Antes de começar essa resenha, venho avisar que sou fã incondicional do Paulo Coelho, mas tentarei (fazendo um grande esforço) ser imparcial. Essa, sem sombra de dúvidas foi a resenha mais difícil que já fiz, os livros do Paulo Coelho passam uma linguagem muito subjetiva, a interpretação das mensagens é muito influenciada com o que você esta vivendo no momento. Se eu for resenhar este livro daqui uns 2 meses garanto que faria de outra forma. Mas é exatamente isso que torna as obras do Paulo Coelho perfeitas, são livros para ler e reler (Fiz muito disso quando não tinha a oportunidade de comprar novos livros, e tinha somente uma coleção de todos os livros do Paulo Coelho, lançada por um grande jornal de São Paulo).

Quem já leu “Diários de um Mago” e as “Valkirias” vão reconhecer a forma com que “O Aleph” é contato. Em “O Aleph” o autor nos conta como ele conseguiu recuperar sua fé após um momento de dúvidas, para isso, seguindo os conselhos de seu mestre “J.”, Paulo se arrisca, marca compromissos e sai em mais uma viajem, em busca de respostas, tentar novamente se reconectar com o mundo e consigo próprio. Entre Março e Julho de 2006 Paulo passa por três continentes (África, Europa e Ásia). Percorrendo seu 3º caminho sagrado (depois da transformadora peregrinação a Santiago de Compostela, em 1986, e do perturbador Caminho de Roma, três anos depois). Essa não foi somente uma viajem física, foi espiritual, através do tempo e do espaço, do passado e presente o autor viajou em busca de si próprio.

Antes de embarcar atravessando a “Transiberiana” e seus 9.289 km de extensão, o autor conhece Hilal, uma leitora que acredita que deve fazer essa viajem junto do autor, e “acender o fogo na montanha vizinha”. Devido a insistência da moça, ela embarca junto desta jornada. Porém, a vida mostrou a ambos que eles se conheciam a muitos e muitos anos, em uma vida passada.

“Aleph”

“… na Tradição Mágica ele se apresenta de duas maneiras. A primeira delas é um ponto no Universo que contém todos os outros pontos, presentes e passados, pequenos ou grandes. Geralmente o descobrimos por acaso, como aconteceu no trem. Para que isso aconteça, a pessoa – ou as pessoas – tem que estar no mesmo lugar físico onde ele se encontra.”

“Estou no Aleph, o ponto onde tudo está no mesmo lugar ao mesmo tempo. Estou em uma janela olhando para o mundo e seus lugares secretos, a poesia perdida no tempo e as palavras esquecidas no espaço.
Estou diante de portas que se abrem por uma fração se segundo e logo tornam a se fechar, mas que permitem desvelar o que está escondido atrás delas – os tesouros, as armadilhas, os caminhos não percorridos e as viagens jamais imaginadas.”

Através do “Aleph” Paulo consegue, após 4 tentativas, entender o que aconteceu em uma de suas vidas, recupera sua fé, e volta a viver! Tudo graças a uma moça de 21 anos. “O Aleph”, como todos os outros livros do Paulo Coelho nos passa muitas mensagens importantes, que deveria fazer parte de nossas vidas, não vou colocá-las aqui, porque o contexto em que elas se encontram faz muita diferença. Recomendo não só essa mas todas as obras do Paulo Coelho.

Muitos classificam as obras do Paulo Coelho como de auto-ajuda, e o pior, como se fosse algo ruim… Do meu ponto de vista, não importa em qual gênero determinado livro é classificado e sim se é um livro que consegue te prender logo nas primeiras linhas ou páginas (essa é uma das características das obras do Paulo Coelho), e a história, a mensagem que o livro nos transmite, aquilo que fica em nossa mente e coração após ler. Isso, para mim, e não o gênero. Convido a todos que criticam sem ao menos dar uma chance (digo isso a todos os livros), que leiam antes de falar algo, não deixe a maré te levar, tenham suas próprias experiências e ai sim criem suas próprias opiniões. Não julguem um livro pela capa, e mais importante não julguem!

Mariana Dal Chico 09/09/2010

Sim, eu gosto de alguns livros do Paulo Coelho. Veronika decide morrer, Diário de um Mago, Brida, As Valkirias, Onze Minutos, são alguns dos livro que gostei bastante de ler. Já O monte Cinco, Manual do Guerreiro da Luz, A Bruxa de Portobelo, não me agradaram muito.

Respeito todos os tipos de religião e gosto muito de ler sobre diferentes crenças e suas tradições. Neste livro, Paulo Coelho vai relatar uma busca para se reconectar consigo e com o mundo mágico a sua volta.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2010/09/resenha-o-alpeh-paulo-coelho.html