Caminhos cruzados

Caminhos cruzados Erico Verissimo

Resenhas - Caminhos Cruzados

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

CAcera3 26/01/2023

Caminhos cruzados não é uma história com começo, meio e fim tradicionais. Ela é um recorte de muitas histórias em uma mesma cidade, no mesmo período de tempo que nos mostram realidades completamente diferentes. Você pode pensar: ?tá, é mais um livro sobre desigualdade social?. Porém é a forma como o autor apresenta essa realidade que se destaca nesse livro. É incrível como ele consegue captar tantas situações, sentimentos, realidades diferentes com narrações do cotidiano.
O livro inteiro de passa dentro de 5 dias na cidade de Porto Alegre. Dentro desse curto espaço de tempo e lugar conhecemos muitos personagens e não de forma superficial.
O início do livro demorar um pouco para te fisgar com a história pois os capítulos são curtos e vão de um personagem a outro com muita frequência. Porém quando você compõe o elenco na sua cabeça é quando já está envolvido com a história.
Mesmo sendo uma narração de sua época, Caminhos Cruzados é cheio de alfinetadas no leitor, mostrando tanto a pureza como a podridão dentro do ser humano.
Meu primeiro contato com a escrita do Érico Veríssimo foi muito positiva através dessa obra. Um livro excepcionalmente bem escrito e com reflexões muito necessárias.

Instagram @maecomlivros

Ewerton 03/01/2023

Caminhos cruzados
Adorei a experiência de ler Érico Veríssimo. Não conhecia sua obra. Esse foi o primeiro livro que li dele. Confesso que achei que seria massante, mas é uma leitura bem gostosa. É simples, mas ao mesmo tempo rica de detalhes. Seus personagens trazem personalidades e vida. Você sente com eles. Adorei o modo como as conexões se dão nessa história, ainda que, a princípio, os personagens parecem não se conectarem.

Gostei muito de todos os grupos tratados no livro. Todos com profundidade, espírito e razão de existir. Sobra bem pouco personagem. Todos têm uma função. Uma ligação. Uma visão de mundo, ora distorcida, ora romantizada, ora fria, ora resignada... isso torna todos não apenas heróis ou vilões, mas apenas pessoas.

A parte ruim é que algumas partes pareciam repetições de outras e em determinado ponto eu senti que nada de novo estava acontecendo, mas me enganei em partes, pois até isso é proposital. É como se ele fosse colocando camada por camada sobre as histórias até o ponto em que se cruzam e se separam.

Na real, o livro é muito bom. Me surpreendeu demais. Temos que valorizar mais a cultura brasileira.

Por fim, a história não termina pra quase ninguém (com exceção do Maximiliano...). Isso não é necessariamente ruim, mas instiga querer saber mais. Por exemplo, será que a Chinita vai cruzar com o próprio pai na saída do prédio em que vivem o Salu e a Nanette? A Laurentina vai deixar o João Benevolo e ficar com o Ponciano? São tantas coisas não finalizadas.... aaaaaaa! Só me deixou instigado.

Aline B. 24/12/2022

Vidas que se entrelaçam
Sou apaixonada pela escrita de Érico! Sem dúvida é meu autor nacional favorito. Apesar dos personagens terem um quê de caricatura, os vejo muito reais. Muitas vezes cruzo caminhos com pessoas que poderiam muito bem ser personagens desse romance. Sendo assim, termino o livro com a sensação de que Fernanda, João Benévolo, Chinita, Leitão Leria e todos os outros realmente cruzaram minha vida e me deixaram encantada e angustiada com suas existências.

Marcos.Carvalho 22/07/2022

Desafio literário região sul
-Os homens são formigas! ? repetia o velho. ? Formigas que levam às costas fardos cem vezes maiores que elas. Devemos ser mais é cigarras, meu filho!

Caminhos Cruzados foi o meu primeiro contato com a obra de Érico Veríssimo e se constituiu numa ótima experiência. Difícil conseguir traduzir essa leitura, mas vamos lá... Através de uma narrativa fluida e agradável, Érico faz o leitor refletir sobre alguns dilemas que fazem parte da condição e da existência humana. Nesse sentido, o autor nos apresenta a vida sob diferentes perspectivas, fruto das experiências de um conjunto de personagens que tem seus caminhos cruzados na Porto Alegre dos ano 1930. Explorando os contrastes da cidade, Érico nos leva a conhecer intimamente os abismos entre os modos de vida das diferentes classes sociais, tocando em questões sensíveis como a hipocrisia da moral religiosa burguesa, a fuga da realidade como forma de driblar a pobreza e a miséria, e a descoberta de sentimentos frente as experiências da vida. Caminhos Cruzados é um livro sensacional.

Jessi 23/05/2022

Os ensaios de Érico
Erico para mim é muito engraçado, não sei com quantos anos ele começou a publicar seus livros, mas sei que começou como autor de livros infantis depois passou a escrever romances mais sérios, tudo percebo de forma gradual, Érico vai amadurecendo nos livros e vc percebi isso desde ?Clarissa?, seu primeiro livro não infantil até ?incidente Antares?, mesmo assim diferente dos outros autores modernistas, Érico para mim tem um olhar doce nos seus livros, inocente, apaixonante algumas dá raiva, outras vezes me emociono com seus personagens. Tudo isso pra dizer que sou apaixonada na forma de escrita desse cara!!

Jéssica Nogueira 07/05/2022

Um bom livro
Um clássico da literatura nacional, que traz em pauta as relações humanas e cotidianas.
Gostei bastante da leitura apesar de ter tido dificuldade em me conectar com os personagens. Indico pois é uma ótima leitura.
* talvez o sentimento que ficou ao final da leitura, de vazio, tenha sido exatamente a intenção do autor.

Supercut09 19/01/2022

Verdadeiro clássico
Romance muito sagaz revelando as diferenças sócias muito existentes naquela época e em paralelo também nos dias de hoje.

A narrativa nos mostra os ricos, novos ricos e os pobres intercalando os capítulos entre eles como forma de exibição mais concreta de como é a desigualdade social(proposta inicial do livro). O curioso desse livro e observar que os mesmos problemas apresentados ao longo da historia poderiam facilmente serem visto hoje em dia.

Gostei de todos os personagens, eles souberam acrescentar brilho e carisma na narrativa sem torná-la desgastante mesmo do personagem mais caricato, até os mais simples.

paulo 26/12/2021

Um conceito em si mesmo
Li caminhos cruzados no começo deste ano, quando estava enfrentando um período, de certa forma, conturbado, repleto de novidades e que demandava demasiada organização de rotina. Pensando nele, agora, vejo que foi uma leitura bem leve e gostosa, levei-o em minha bolsa para cima e para baixo, ocasionalmente lendo um capítulo ou dois por dia, o que custou muito tempo para finalizar a leitura, coisa que não é muito comum comigo. Ainda assim, pode-se perceber a partir do que disse acima que trata-se de uma narrativa cordial, com uma trama simples, mas muito bem construída, e Érico Veríssimo provou seu ponto, acredito, no momento em que me fez perceber que a narrativa se transfere de suas páginas para vida real. Afinal de contas, a vida continua, e hoje penso em todos os caminhos que cruzei e os rastros deixados.

isabelle. 25/12/2021

a vida é uma sucessão de acontecimentos monótonos, repetidos e sem imprevisto. por isto alguns homens de imaginação foram obrigados a inventar o romance.

stella87 19/12/2021

interessante!
uma obra para refletir (e se divertir também!). personagens que predem o leitor e o fazem mergulhar no livro! vale a pena!

Lara 19/12/2021

um pouco cansativo
muito bom, mas não deixa de ser um pouco cansativo pela repetição marcada da rotina. a falta de finais me deixa agoniada. personagens muito bem construídos e o contraste entre eles e as situações sociais é sempre muito visível.

Edmar.Candeia 10/11/2021

Excelente
Terceira obra do que autor que leio, como as demais não deixa a desejar, e por sinal é daqueles livros que nos prendem a atenção, e ficamos ansiosos para saber o que vai acontecer. No início fiquei sem entender o título, porém com o avançara da leitura fez sentido. Os personagens são marcantes, e em cada um podemos encontrar uma pessoa do nosso convívio.

Lucas 15/09/2021

Alheios
Érico é fantástico, essa obra tem um grande apelo social, mas o que me chamou atenção mesmo é de como que os personagens, de certa maneira, estão alheio ao mundo real, Professor Clarismundo é um grande exemplo disso, passa a história toda não vivendo mas reagindo ao mundo real porque sua atenção atenção está longe, em Antares talvez, e assim acontece com outros personagens como Chinita e Benévolo, vivendo em mundo fantástico criado na própria cabeça e reagindo a vida real

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6