Caminhos cruzados

Resenhas - Caminhos Cruzados

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Camila1856 24/06/2020

Contrastes Sociais
Chocante perceber que após quase 100 anos da publicação desse livro, a sua temática ainda é muito atual.
Achei muito interessante não haver apenas um protagonista e sim vários personagens que se cruzam durante a narrativa, e que são brilhantemente contadas através de cenas curtas e tiradas genais.
Entramos em contato com várias histórias de personagens que vivem em Porto Alegre em extremos contrastes sociais. De um lado uma máscara de uma sociedade burguesa fútil e que vive de sua imagem, e do outro as mazelas de famílias pobres, que precisam lidar com doenças, falta de saneamento básico e desemprego.
A literatura também está muito presente na vida de alguns dos personagens, como forma de subverter o presente duro e problemático buscam as aventuras, segurança e a magia no universo literário como uma espécie de fuga.
Veríssimo foi apontado por críticos e leitores na época, como um agente da propaganda comunista por denunciar em Caminhos Cruzados as desigualdades, injustiças e absurdos da sociedade burguesa.

Thaís Senra 14/06/2020

Caminhos Cruzados
Como o próprio autor diz, ele não entra em detalhes nesse romance fazendo o leitor gostar ainda mais da história, pois percebe que tudo aquilo pode acontecer com eles. Apesar dos fatos acontecerem no passado, por conta do próprio ano de nascimento do autor (1935), temos a inclusão da mulher no mercado de trabalho de forma mais evidente e também uma personagem que faz parte da comunidade LGBT+
O título também foi muito bem escolhido, porque é preciso ler a obra para entendê-lo, não entregando os fatos de bandeja.
Foi um livro fora da minha área de conforto que eu ADOREI

Edja 30/05/2020

A história se passa em Porto Alegre e o livro é riquíssimo em detalhes, capaz de fazer a gente montar os espaços e situações em nossa mente.

Alessandro117 04/04/2020

Uma historia de pontos e contra pontos.
Com a maestria de sempre Érico Verissimo faz uma obra prima da literatura brasileira, pequenas histórias em que você de identificará com os personagens se jogaram contra seus olhos, você irá chorar em alguns momentos e se revoltar coma hipocrisia rotineira da burguesia, mostrando o contraste presenta entre classes socais.
Uma leitura que vale cada página lida.

alemesquitaneto 07/02/2020

Mediano
Amo Érico Veríssimo. Todo ano leio um licor dele. Esse foi o mais fraco até agora, mas ainda assim um bom livro.

Lethycia Dias 22/07/2019

Contrastes sociais
Em "Caminhos Cruzados", Erico Verissimo nos leva ao cotidiano de vários núcleos de personagens que vivem em Porto Alegre durante a década de 30, e que se encontram revelando profundos contrastes sociais.
Acompanhando personagens ricos e pobres entre um sábado e uma quarta-feira, testemunhamos os excessos de uns e as necessidades de outros; a vaidade de uma "dama caridosa"; as intrigas políticas e a inveja; a proteção de conhecidos, que são favorecidos com empregos; a melancolia de uma vida superficial; entre tantos aspectos das vidas desses personagens. Apesar de parecer, por essa descrição, não é um livro panfletário, mas apenas um retrato de comportamentos.
Aqui, minha personagem favorita é Fernanda, uma pedagoga que trabalha como secretária do dono de uma grande loja e que é a única pessoa com "juízo" em sua casa, aguentando as queixas da mãe e a falta de preocupação do irmão com a vida prática.
O arco mais dramático gira em torno de João Benévolo, que está desempregado e sonha que um grande milagre irá salvar sua família da miséria, enquanto a esposa vê acabar até mesmo o dinheiro que tinham para comer.
Mas os personagens ricos também oferecem muito divertimento, contradizendo com ações aquilo em que dizem acreditar. Bajuladores, cheios de ego, interesseiros, ou apenas vivendo vidas vazias, incapazes de perceber quem está ao seu lado.
Nesse livro, a maioria dos personagens dá desgosto ou incomoda, ao mesmo tempo em que diverte ou faz a gente mexer a cabeça de um lado pro outro, desaprovando o que fazem. Mas muitas das situações descritas ainda são atuais, ainda acontecem, talvez apenas adaptadas ao contexto atual.

site: https://www.instagram.com/p/B0HXOTzjJkf/

Biahhy 25/07/2018

Uma das grandes descobertas do ano
Assim como vários autores que compartilho a dica de livro com vocês, Érico Veríssimo ate então era um autor novidade para mim, já tinha ouvido muito falar, e tinha vontade de ler alguns dos seus livros mais famosos, mas ate então não tinha tomado coragem para ler, por motivos de: ficar pensando que a leitura seria chata, penosa para ler e que eu provavelmente não iria gostar.

Ate que decidi que iria pegar um livro dele para ler nas férias, não importasse quanto tempo eu iria demorar para ler e como seria a leitura, quando peguei Caminhos cruzados para ler, não sabia sinopse, não sabia nada a respeito do livro, apenas peguei um dos primeiros que estava na frente e era menor. Se eu soubesse o que me esperava, teria pegado todos os livros para ler.

Caminhos cruzados tem um diretriz se assim posso chamar diferente de outros livros que já li, normalmente costumo me impressionar muito quando leio livros de autores que tem sua própria maneira de escrever, Érico verissimo é um desses autores, que tem sua própria maneira de escrever, de descrever cada parte da historia e particularidade e criar uma historia cotidiana mas sem igual.

Gosto muito de livros que narram a vida cotidiana dos personagens, ainda mais quando se trata de coisa cotidianas e simples mas que acabam se tornando diferente, especial e fora do comum dependendo da situação.

Em caminhos cruzados, Érico verissimo cria uma historia que se passa em Porto Alegre assim como muitas outros livros seus que vieram posteriormente a caminhos cruzados e acompanhamos a cada capitulo diferente e intercalado a vida de famílias que passam por conflitos do dia a dia, do amor, da sobrevivência, da duvida, da incerteza, do coração, da tristeza. Não temos um protagonista, mas sim vários protagonistas em um livro só, a ponto de o leitor simpatizar com muitos deles, mas outros nem tanto, ao conhecer sua postura e sua vida.

O livro se passa em um período de cinco dias, mas em momentos diferentes do dia e da vida desses personagens, desde um dia que amanhece chuvoso e professor Clarimundo pensa sobre Einstein e sua xícara de café, ate Laurentina imaginando o que fara naquele dia, com aquelas goteiras na casa, seu filho doente e o marido desempregado.

‘’os desvaneios, as apreensões, os caminhos se cruzam e realçam para o leitor traços marcantes das personalidades em jogo, ‘’multifacetando’’ o ponto de vista, costurando imagens subjetivas que estão longes de uma pretensa objetividade pura, mesmo nesse momento [...]’’

(Trecho do livro- Cronica Literária)

Sabe aquela frase que muito se diz, apenas falamos, mas só conseguimos compreender as coisas sentindo, já ouviram falar? Esse é o sentimento inexplicável que domina o leitor ao ler esse romance sem duvida um dos mais bem escritos que já li de Érico Veríssimo. Um autor reconhecido e que se tornou um dos meus autores favoritos sem duvida alguma.

site: https://emmeioacalmaria.blogspot.com/2019/07/caminhos-cruzados-de-erico-verissimo.html

Mayara Batista 07/07/2018minha estante
super entendo, apesar de ter amado o final e achado muito coerente com a realidade, também gostaria de saber mais sobre como cada personagem encontraria seu final :c

Isrrael Reis 18/07/2020minha estante
Sim!!! eu vi que o livro tinha terminado e fiquei tipo ????
Me deixou a impressão que ele deixou o livro inacabado. Ou por um ponto de vista mais viajado, ele quis deixar em aberto para que nós imaginássemos o desenrolar da trama de cada um (o que eu acho mais ou menos provável)

Iara Mendes 09/12/2017

Surpresa
Meu primeiro contato com a escrita do Erico, e me apaixonei. História envolvente, real e por vezes triste. E é incrível como ele fez essa história maravilhosa com tanto homi bosta, pelo amor, se juntar todos não dá um. E mesmo assim eu amei o livro, não vejo a hora de ler mais Erico Veríssimo. Super recomendo.

Erick 04/12/2017

Vidas que se cruzam ou Um Brasil sem Máscaras
Diria que esse é um dos melhores de Erico Verissimo, junto com I"ncidente em Antares". Aqui, Erico mostra toda a sua força e capacidade de prender o leitor desde a primeira página e de fazer profundas e ácidas críticas à respeito da sociedade brasileira e de sua organização. Aqui há a ausência de personagem principal ao qual, pelo contrário, são vários, cujo caminhos e histórias se cruzam em determinado ponto. E esses personagens se diferenciam entre si devido ao seus comportamentos, pensamentos e, principalmente, pela posição social que ocupam, desde os mais pobres aos mais ricos. É uma história muito impactante, emocionante e, acima de tudo, muito atual. Erico disseca e mostra todos os maiores problemas da sociedade, desde a hipocrisia, o falso moralismo até a desigualdade social de forma simples, séria e crítica. Uma obra essencial para entender o Brasil de ontem e de hoje, sem máscaras e sem rodeios, assim como tudo que Erico escreveu. Leiam!

Ronaldo 24/10/2017

Observador de Sírio
Caminhos cruzados é escrito por Érico Veríssimo no período contemporâneo com governos totalitários e ditatoriais na Europa ocidental, até por isso, há um protesto mesmo que seje tênue para com estes governos (capitalismo), percebe-se isso na estória da família da desolada, frustrada e triste (principalmente depois do ganho na loteria) mãe Maria Luiza que percebe o que o dinheiro fez com sua família, percebe-se está crítica ao capitalismo tbm na família dos hipócritas Leitão Leiria e D.Dodó que enganam a si msms com gestos efêmeros pensando que livraram suas almas... porém esta obra é mt mais do q isso, extremamente ampla e abrangente, cruzam diversos personagens, com diversas histórias, que nos faz pensar sobre as nossas próprias vidas.

ROBINHO 17/10/2017

Maravilhoso
Através de diferentes personagens que se enlaçam durante a narrativa, o autor faz um retrato de uma sociedade hipócrita, tipico de Érico Veríssimo. Recomendo a obra!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6