Caminhos cruzados

Resenhas - Caminhos Cruzados

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lucas 15/09/2021

Alheios
Érico é fantástico, essa obra tem um grande apelo social, mas o que me chamou atenção mesmo é de como que os personagens, de certa maneira, estão alheio ao mundo real, Professor Clarismundo é um grande exemplo disso, passa a história toda não vivendo mas reagindo ao mundo real porque sua atenção atenção está longe, em Antares talvez, e assim acontece com outros personagens como Chinita e Benévolo, vivendo em mundo fantástico criado na própria cabeça e reagindo a vida real

safh 18/06/2021

Li em 2019 mas esqueci de colocar aqui, foi o meu primeiro livro do autor e uma experiência apaixonante!

g i g i 06/06/2021

Razoável
Caminhos cruzados, foi mais um livro que eu li por obrigação, então, obviamente, não comecei o livro com expectativas altas.
O livro tem muitos personagens, e cada um deles tem histórias diferentes, e também o caminho desses personagens se cruzam, literalmente, talvez seja por isso que o livro, para mim, ficou confuso, muito. Os capítulos são longos, mais uma coisa que deixa o livro cansativo, você lê e parece que não sai do lugar.
As últimas 60 páginas foram as mais "emocionantes", a leitura, a partir daí, foi mais rápida.

francis 15/05/2021

Um escritor que em cerca de 350 páginas consegue nós mostrar a alma de umas 10 pessoas, não é pouca coisa e é para poucos. Sensacional.

andrealog 21/04/2021

Como pode ser tão atual?
Escrito na primeira metade do século XX o livro traz ainda muita atualidade ao abordar as desigualdades sociais, os pequenos dilemas envolvendo ascensão social e a ?sociedade aristocrática? de um capital que se imagina cosmopolita mas continua muito provinciana, as trocas de favores políticos, o controle sobre os corpos das mulheres, o intelectual desconectado da realidade. Talvez não seja, e não é, a grande obra de Erico, mas com certeza me fez pensar na circularidade do tempo

Marcelo.Oliveira 12/04/2021

"O mundo infinito dos sonhos é tragado pelo mundo finito da realidade [...] pois bem, entretanto, a vida é uma história bonita. Uma aventura, em que nunca sabe-se o que vai acontecer depois. Não é sensacional? Há incertezas sobre o amanhã, as possibilidades, os choques entre mazelas e amores. Não é magnífico?"

Rebecca 12/03/2021

O que dizer de caminhos cruzados?
Amo os grandes clássicos da literatura brasileira que são basicamente várias fofocas da vida das personagens. Falando sério, um grande e belo livro

Pauliane.Brito 11/02/2021

A sutileza do profundo
E hoje me dispenso (temporariamente, não duvido) de Érico Verissimo. Foi um deleite essa leitura, foi de uma suavidade deliciosa, ao mesmo tempo que me arrebentou em mil pedaços e recriou em mim uma nova eu mesma velha conhecida. Super recomendo essa leitura. Seus personagens são atemporais, nas suas futilidades, crueldades, ingenuidades e complexidades. Não é um romance sem propósito, é um retrato do Brasil, o recorte caricaturado do povo brasileiro e suas mazelas. Faz uma crítica social sem ser militante, pega da raiz de todas as coisas as superficialidade que reconhecemos em todos. Não tem como não se colocar no lugar dos personagens, pensar em situações, rever conceitos. Leitura apaixonante.

Will 07/02/2021

Encontramos em Caminhos Cruzados, uma história que se passa na cidade de Porto Alegre, na década de 30 em um período um tanto conturbado devido aos vários acontecimentos que ocorriam tanto no Brasil como no restante do mundo. A história nos apresenta uma crítica a sociedade, a qual temos uma burguesia com muitos recursos financeiros que é o casos da família de D. Dodó , uma personagem a qual se empenha em ajudar os necessitados e a igreja por meio de obras de caridade e pequenas ajudas financeiras, mas que na verdade tem como real objetivo de suas ajudas apenas a intenção de ser reconhecida pela mídia e ter o prazer de ver seu nome nos jornais. já em outro momento nos é apresentado um lado de extrema pobreza e grandes dificuldades em conseguir se impor na sociedade como alguém participativo por meio do trabalho, caso esse que nos é apresentado por meio de João Benévolo, o qual já se encontra desempregado a mais de 6 meses, após ter sido demitido. Situação que se agrava mais ainda pelo fato do mesmo ter em casa uma esposa e um filho que dependem dele, filho o qual necessita de constante tratamento médico pois tem a saúde debilitada.

_Mi 05/02/2021

Um livro profundamente humano
Caminhos Cruzados é uma obra em que se acompanha vários personagens, divididos entre os núcleos pobre e rico, em suas inquietude cotidianas. A partir dessa oposição, entre extratos socias, o autor explicita o inconformismo diante das injustiças e desigualdades sociais sem ser panfletário.
Utilizando de linguagem simples e direta, mas de forma alguma pobre, Érico Veríssimo transporta o leitor para a vida interior de suas criaturas de forma exemplar. Sobre essa imersão, é curiosa a incapacidade de enfrentar a realidade demonstrada por alguns personagens.
Em suma, Caminhos Cruzados é uma obra profundamente humana.

Gabriela3319 14/11/2020

As cem primeiras páginas apresentam os personagens que compõem o enredo.....
Para o meu gosto, não é um livro que me agrada por causa da falta de ação, por ter muita descrição que torna a leitura massante (confesso que pulei um monte de partes porque não levavam a lugar algum) e aparente falta de algo que conduz a história.
Mas conhecendo o autor, sei que o livro é um retrato e uma crítica da sociedade de sua época.

Anienne 29/07/2020

Caminhos Cruzados
Um dos primeiros romances de Érico Veríssimo. Eu sou suspeita para opinar porque sou imensamente apaixonada pela escrita e obra de Érico.
Em Caminhos Cruzados ele traz uma história com viários personagens, nenhum é principal, todos são e vivenciam a Porto Alegre da década de trinta. Traz uma crítica ácida, fazendo um contraponto interessante entre as classes sociais, sem precisar se utilizar de acontecimentos além.do comum. A luta e vida diária é o ingrediente principal, pincelado com grandes doses de um humor caricaturesco com a classe alta e uma piedade a sentimento de empatia com a classe baixa trabalhadora. E como era de esperar, Veríssimo traz à tona discussões sobre preconceitos arraigados na sociedade, relacionados às minorias, de forma surpreendente, pois naquele tempo e contexto, não eram considerados.
Livro maravilhoso!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6