O médico e o monstro & outras histórias

O médico e o monstro & outras histórias Robert Louis Stevenson
Ana Julia Perrotti-Garcia

Resenhas - O Médico e o Monstro

Gabriel Nativo 02/04/2024

A ideia em si é muito interessante, contudo, a história não possui nenhum elemento chocante ou surpreendente (exceto o final). Devido a isso, senti que a narrativa se tornou muito arrastada e pouco chamativa.
Caroline1091 02/04/2024minha estante
Te fiz ler o livro e eu mesma não li ?

Gabriel Nativo 02/04/2024minha estante
Kkkkkkkkk Pois é, vou nem falar nada pra você ?

gigio8 01/04/2024

No começo do livro eu não tava entendendo nada, mas no epílogo eu entendi
A história é boa só que eu não achei nada demais mas não é ruim

Naty Alves 31/03/2024

A mesma moeda
O médico e o monstro é dito como classico do terror e da ficção científica e eses gêneros não me atraiam tanto, mas como acho interessante ler os clássicos para entender o porquê de sua tal relevância amando uns e me decepcionado com outros, dei uma chance a ele. O último capítulo " salvou " o livro pra mim, a escrita do autor é boa, mas o mistério não me prendeu tanto assim, até porque ele é descoberto antes do fim.

Porém é interessante acompanhar o desenrolar o livro tem um quê de romance policial, gótico, mistério sobrenatural, (que pra mim, é mais um terror psicológico), e ficção científica. Talvez pode encarar o estranho caso Dr Jekill e Mr Hyde como um diálogo entre extinto e a consciência humana e a dualidade conflituosa em que as personagens estão inseridas uma duplicidade e dualismo em ambos.

Não posso dizer mais que isso.
Um exemplo da influência dessa estória na cultura pop seria um tal super herói da Marvel na cor verde. Porém seria para o livro um caso de anti heroísmo pra mim, não o contrário.

Zezinholendo 31/03/2024

O médico e o monstro conta a história de Dr jekyll: médico, cavalheiro de boa fama e de respeito, tudo ia bem até o dia em que o Dr jekyll deixa um testamento deixando todos os seus bens em posse de um tal Sr Hyde,caso o mesmo morresse ou viesse a desaparecer,nas mas do seu advogado e amigo Dr. Utterson.este testamento deixou o advogado muito curioso e preocupado, fazendo ele sair em busca de informações sobre esse tal hyde,fazendo com que ele entra-se dentro de um turbilhão de mistérios e terrores. Robert Louis Stevenson junta suspense,mistério e ficção em um só livro, nos prendendo do começo ao fim.....

stayawake 31/03/2024

Bom, mas óbvio.
Sendo um livro curto, o autor conseguiu fazer a história andar de uma forma agradável, apesar da escrita um tanto quanto cansativa. O protagonista é curioso, mas é direto e inteligente, e, a partir das suas observações, é fácil entender qual seria o plot. Apesar disso, ver a explicação do nosso antagonista é interessante e faz valer a leitura, é interessante ver como a vontade de ser moralmente correto, e, ao mesmo tempo, saciar os prazeres da própria maldade levaram os personagens a fazer o que fizeram, é uma leitura bem reflexiva, vale o tempo!

Marcos 29/03/2024

O bem e o mal?
O bem e o mal ou ?apenas? o HUMANO?
Jekyll e Hyde se complementam? São misturas? Ou são a mesma pessoa?
Chama a atenção como Jekyll mesmo sabendo que possui uma vida boa, não é muito feliz com tudo que conseguiu e nem tudo que lhe foi oferecido. E Hyde ao fim é encarado pelo próprio Jekyll como um amante da vida.
Suprimir suas vontades e desejos, infelizmente, faz parte de nossas vidas, mas nessa história maravilhosa de Stevenson, vemos o quanto o sufocamento do nosso EU pode nos levar aos limites mais impensáveis e cruéis da nossa mente.
Leitura maravilhosa.

Atriaz 29/03/2024

Esperava mais
Apesar de muito intrigante e cativante, a escrita é bem cansativa, máximo de detalhes e as letras são miúdas, a arte é belíssima e tenho que dizer que o plot é maravilhoso

Annaplima 29/03/2024

"Se cada um deles, eu dizia a mim mesmo, pudesse ser alojado em identidades separadas, a vida seria aliviada de tudo o que era insuportável; o injusto seguiria seu caminho, liberto das aspirações e do remorso de seu irmão gêmeo mais íntegro; e o justo poderia andar com firmeza e segurança em seu caminho para a elevação, fazendo as coisas certas nas quais
encontrasse prazer, e não mais exposto à desgraça e à penitência nas mãos desse estranho malévolo. Bom!!

AlessandroNunes 27/03/2024

Emocionante, empolgante
?? Resenha:
    ?Um clássico da literatura mundial que explora vários temas interessantes e que consegue fixar a atenção do leitor do início ao fim da experiência literária.
?Robert Louis Stevenson foi um renomado escritor escocês do século XIX que ficou bastante conhecido por suas histórias de suspense e aventura. Nascido em 1850, criou "A Ilha do Tesouro" e "Kidnaped", outras obras memoráveis de sua trajetória como escritor.
??"O Médico e o Monstro" apresenta, com maestria, os aspectos da dualidade da natureza humana, por meio da constante luta do bem contra o mal dentro de nós.
??A narrativa é protagonizada pelo advogado Gabriel John Utterson que empreende uma investigação de um caso muito estranho, que acaba envolvendo o respeitado médico escocês Henry Jekyll e Edward Hyde, o repentino beneficiário do testamento do doutor.
??O Dr Jekyll realiza pesquisas para entender os impulsos e os sentimentos humanos mais profundos, e acaba criando uma droga que libera os aspectos mais sombrios do ser humano, o animal adormecido sob o manto do homem civilizado, dando espaço à atuação de Mr Hyde, o alter ego de Jekyll.
??Com uma narrativa elegante, muito bem ambientada em cenários da época vitoriana e com uma sequência de fatos concatenados ao enredo da história, a obra consegue criar para o leitor um ambiente de tensão e suspense, despertando um interesse constante durante a leitura.
??É considerado um dos maiores clássicos do terror psicológico, marcado pelo cientificismo do século XIX, e traz ensinamentos importantes como a necessidade do autoconhecimento, as consequências de nossas ações e a busca pelo equilíbrio e controle dos nossos impulsos.
??A honestidade e a integridade pessoal são valores bastante destacados no livro, bem como a importância das amizades verdadeiras que enfrentam quaisquer dificuldades para ajudar um amigo.
??Uma obra emocionante, cativante e de elevada qualidade literária que envolve o leitor na história desde a primeira página.
   ?? Leitura muito recomendada!

Beatriz3821 26/03/2024

Que livro livro interessante!!
Sabe aquele livro que você chega no final e tudo parece se encaixar perfeitamente? Esse é um deles. Os seus mistérios, os seus conflitos só fazem nós, leitores, ficarmos cada vez mais curiosos em descobrir a verdade e o desfecho dessa narrativa.

Porém, algo que eu particularmente não gostei foi a quantidade de páginas do livro, que eu achei muito curtas, podendo fazer com que seus leitores não consigam degustar o suficiente do enredo nem dos personagens em si (mesmo que não seja um problema que afete tanto na mensagem final do livro).

Mas, em geral, eu realmente diria que é um ótimo livro, rápido e prático. Sua mensagem também é um tanto quanto criativa e peculiar, para quem quiser ler uma história diferente das demais. Bem bom!!

Larissa Telles 26/03/2024

Para ler pelo menos uma vez
Sem dúvidas esse é um clássico que vale a pena ser lido pelo menos uma vez na vida, traz algumas reflexões sobre a moral e isso tudo em poucas páginas.
Não chega a ser tão intenso como alguns outros que li, mas de modo geral, é uma leitura satisfatória.

Letícia 25/03/2024

Amei!
Me arrependi de não ter lido antes, personagens muito interessantes, bem desenvolvidos, com uma trama deliciosa. Adorei a motivação de tudo e o final.
Livro maravilhoso, recomendo.