A Cidade e as Serras

A Cidade e as Serras Eça de Queiroz

Resenhas - A Cidade e as Serras

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso
Como não se apaixonar por um homem que tem não 7000, mas 70 000 livros em sua biblioteca particular, já valeria por toda parafernália tecnológica de última geração da época. quem precisa de agua quente

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Fabi 12/05/2023

Um frescor irônico
Esse livro me surpreendeu. A carga irônica ao representar, como grandes aventuras, os pequenos percalços dos ricos, a tentativa de prencher um vazio emocional com atributos que o dinheiro traz. De forma muito refrescante, a descrição do campo me levou ao amor que contagiou Jacintho, e que já era conhecido do inabalável Zé Fernandes.

Mahalia 29/04/2023

Que maçada
Li na época em que fui fazer vestibular, inclusive amava a disciplina de literatura.
O livro é bom, mas um pouco cansativo. O interessante é que faz uma crítica a sociedade da época e o estilo de vida da alta sociedade imersa em seus privilégios. Jacinto é o retrato dessa classe abastada - rico, chato e monótono.
Um clássico que merece ser lido.

Julia.Rodrigues 11/04/2023

Por estarmos inseridos numa sociedade moderna acabamos esquecendo o contato com a natureza e o que há de mais simples e belo nela. É realmente um progresso a urbanização? Urbanizamos nosso cotidiano como a quem respira,estamos sempre conectados,mas sem prestarmos atenção nos pequenos detalhes...

Romeu Felix 10/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A Cidade e as Serras", de Eça de Queirós, é um romance que narra a história de Jacinto, um homem rico e sofisticado que vive em Paris. Ele é um exemplo de um homem moderno, imerso em tecnologia e progresso, mas que é desconectado da natureza e do mundo rural. Ele não tem interesse em suas raízes, nas memórias da infância e nos valores tradicionais.

No entanto, uma reviravolta acontece na vida de Jacinto, quando ele decide passar um tempo em sua propriedade rural, em Tormes. Lá, ele reencontra a natureza, a simplicidade da vida rural e as tradições que havia esquecido. Aos poucos, ele descobre a beleza do campo e a sabedoria das pessoas simples que vivem lá.

O romance é uma crítica à modernidade e ao progresso desenfreado, que afasta as pessoas de suas raízes e das coisas simples da vida. Eça de Queirós descreve com habilidade a cidade de Paris, com seu brilho e tecnologia, mas também a contrasta com a simplicidade e beleza da vida rural em Tormes.

"A Cidade e as Serras" é uma obra-prima de Eça de Queirós, que mostra sua habilidade em descrever personagens complexos e cenários realistas. A obra é um retrato fiel da sociedade portuguesa do final do século XIX, e aborda temas como modernidade, tradição, progresso e identidade cultural.

O livro é uma leitura agradável e envolvente, com uma prosa rica e elegante. O autor utiliza uma linguagem refinada e detalhista, que faz com que o leitor se sinta imerso na história. A obra é considerada uma das mais importantes da literatura portuguesa, e é uma leitura indispensável para aqueles que apreciam romances realistas e críticos.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

Nandavxr 17/01/2023

Natureza né, sagrada né.
Escrita massante, minha cabeça em certos momentos estava no mundo da lua enquanto lia.

Mas com uma ótima história, q me fez refletir em certos momentos.

Vi 10/11/2022

é o segundo livro do eça que eu leio e tenho a mesma impressão, de que começa muito bem e extremamente interessante, mas conforme vai acabando se torna maçante

Ney Santos 26/10/2022

E, assim como todos os livros clássicos, essa é uma obra atemporal!
Uma leitura agradável e que nos faz refletir, com críticas ao modo "consumista" de viver das sociedades das cidades (incorporada por Paris), em contrapartida ao "viver somente com o necessário" dos habitantes do campo (as serras portuguesas).
O que Eça faz, nesta obra póstuma, é contrapor a vida na cidade e a vida no campo, e mostrar seus defeitos e suas qualidades através da vida do personagem Jacinto.

Bernal 24/08/2022

Chato, mas necessário
Este livro foi uma tentativa de reconciliação do autor com seu país, lugar que tanto alfinetou ao longo de suas obras, por isso é possível sentir um tom nostálgico em muitos momentos. Foi meu primeiro contato com Eça, cuja escrita rebuscada não achei nada fácil de lidar. Mas, independente desta experiência, é inegável o peso deste clássico. Recomendo!

Resenha completa no IG @be.thereader

Juca Fardin 28/07/2022

Festa da Língua Portuguesa
Que escrita, que técnica, que festa!!!! Para aqueles que apreciam clássicos de grande arte!!!! Eça é monstruosamente um grande escritor. Quero, agora, ler tudo dele, inclusive ir a Tormes.

Betânia 28/06/2022

A cidade e as serras
O livro destaca os contrastes da vida na cidade e da vida no campo. Faz o leitor refletir com uma história simples, agradável e com uma boa crítica sobre o ser humano e a busca pela felicidade.